Barroso critica quem relaciona o problema da educação com pautas de costumes

O ministro Luís Roberto Barroso criticou quem acha que o problema da educação no Brasil está ligado a pautas de costumes, mostra O Globo.

“Quem achar que o problema da educação básica no Brasil é escola sem partido, identidade de gênero ou saber se 1964 foi golpe ou não foi golpe, está assustado com assombração errada.”

Em uma palestra em São Paulo, Barroso também afirmou que a crise democrática brasileira não está ligada a golpes.

“O que há de relevante é que essa crise da democracia não foi produto de golpes. Tem sido causada por líderes populares e populistas eleitos pelo voto. E chegando ao poder eles vão tomando providências. Concentra-se poder no Executivo, persegue-se o líder da oposição, censura-se a imprensa aqui e ali e empacota-se o Judiciário acolá. A soma disso leva ao autoritarismo.”

Ataques à liberdade de expressão: a coisa pode piorar. LEIA AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PPaulo Lasta disse:

    LUCIDO E CORAJOSO, TODOS NOS, TEMOS QUE FALAR, AS VERDADES, ESTAMOS EM UMA DEMOCRACIA, AQUELES, QUE AMEAÇAM, NAO PODE CALAR UMA NAÇAO, PARABENS BARROSO, TENTAM MOSTRAR UM FANTASMA. AO POVO SILENCIOSO

Ler comentários
  1. JJorge Luiz Tavares disse:

    O ministro é de esquerda declarada . As posições citadas influenciam em muito a qualidade da escola . Escola sem partido é uma das bases de um ensino melhor.

  2. AAntonio Souza disse:

    Quem não consegue ser bem educado em casa, conseguindo ter parâmetros e sensatez, jamais terá sucesso em sua vida escolar, pessoal e profissional. Temos que dar um basta, ao Marxismo e ao Gramiscismo!

  3. Rodrigo disse:

    Falou o Ministro MAIS esquerdista do STF. So faltou dizer que se pudesse ele gostaria de ser filiado ao PT/PSOL.

  4. sabino disse:

    Esqueceu-se, solene e propositalmente, de dizer que o judiciário insiste em usurpar a prerrogativa constitucional do legislativo e V. Sa., talvez, seja o maior dentre os onze que comete esse absurdo.

    1. Barroso acabou com o mensalão: lembram da dosimetria?

  5. José disse:

    A direita vencer as eleições é uma crise na democracia! Esta é a lógica de um juiz do Supremo! Pobre Brasil, de´pois da esquerdalha aparelhar a justiça pretendiam dar o Golpe final na crise do

  6. Junior disse:

    Mas quem censurou a imprensa foi o STF!

  7. Ranoy disse:

    Ha Barroso, eu sei que já disse mas vou dizer de novo , ti amo Ministro!

  8. Chiganer disse:

    Ao menos tais líderes têm legitimidade para fazer mudanças, diferente de militante psolista como o Barroso.

  9. RachidBolsonaro disse:

    Isso mesmo. Tipo, o fato de você ser formado pelo Estado para ser miliciano não faz de você um traficante em primeiro lugar.

    1. Com um povo desses nada presta. Polícia não presta. Juízes não prestam. Advogados não prestam. Políticos não prestam. Imprensa não presta. E FFAA também não.

  10. Marcos disse:

    Esse ministro não tem moral nenhuma para falar, foi escolhido por Dilma para livrar José Dirceu do crime de quadrilha no mensalão. Foi advogado do Cesare Batisti, é meio-irmã da advogada Tórtima

    1. Porém se comparado ao "Trio de Ouro" é um santo homem. Não podemos colocá-lo no mesmo saco de Gilmar, Lewandowski e Tofolli. Ele é um dos poucos que bate forte nos corruptos.

  11. Rodolfo disse:

    Problema da educação no Brasil é falta de PORTUGUÊS, de MATEMÁTICA, de FÍSICA, de INGLÊS, ALEMÃO, COMPUTAÇÃO, FINANÇAS PESSOAIS... e excesso de filosofia, história e sociologia! Resto é b

    1. Fui socialista quando fiz a redação na prova do ENEM. E minto bem porque tirei nota 1000. Quase deixei a direita ! Mentira, nem o Kim e o Marcel juntos são mais Direita ! Kkkkkkkkkkkkkkk

  12. Renato disse:

    Ministro Por que os alunos saem sabendo tudo de ativismo político de esquerda e quase nada do aprendizado?

    1. Porque foram doutrinados e, por consequência, se tornaram alienados. Digo isso em verdade, por conta de ter trabalhado na área educacional durante, somente, 45 anos. Fui um grande esquerdista, mas,

  13. Sarcástico disse:

    Em parte concordo com o Barroso, o problema é a falta dos professores ensinar o currículo escolar.

    1. Qdo o desmonte da Educação começou muitos Professores/Educadores se levantaram contra o desmonte.Foram humilhados e perseguidos pelo SISTEMA.Isso não foi ACIDENTAL, foi bem arquitetado

    2. Caro Didi Morrowind mininu fora da caixinha, que leva de novos professores, qdo pretende-se fazer cortes, as pessoas não terão como pagar por univ. particular. Nem todos estão encostados no papi.

    3. É uma leva muito mal formada, vai demorar pra vir outra mais preparada

    4. O problema é que não há professores que saibam ensinar, são muito mal formados, infelizmente é uma leva e vai demorar pra vir outra mais bem formada

  14. Carlos disse:

    O STF as vezes se intromete no legislativo querendo fazer leis, outras vezes no executivo dando pitacos como deve governar. A soma disso leva ao autoritarismo!!

    1. Como ministro do stf, o sr. Barroso não deveria se comportar como ativista (de esquerda), manipulando votações, legislando e defendendo, de graça, tipos como o terrorista e assassino Battisti.

  15. #LulaLivre disse:

    Os caras saem do ensino médio sem saber fazer tabuada e entender um texto, mas tem bobo só falando em ideologia. Culpa dos pais que não estão nem aí, professores sem ética e diretores ganancioso

    1. Tudo resultado dos governos do seu querido PT. Felizmente esse partido que tanto mal fez ao Brasil, acabou.

  16. Elisabeth disse:

    Esqueceu de dizer q a corrupção e a impunidade nos últimos 22 anos de governo de esquerda com seus cúmplices nos 3 poderes foi q destruiu o país.

    1. Do qual ele fazia parte, inclusive adulando José Genuíno no julgamento do mensalão. É meio-irmão da adv Fernanda Tórtima, que junto com Janot, Miller, Fachin fizeram acordo do perdão total para

    2. A educação nas escolas particulares dos pais ricos de direita também é risível. Isso é balela de quem enfia o filho na escola só pensando no diploma, ele não aprende nada e fica desempregado.

  17. Raymundo disse:

    Crise da democracia? Qual crise?? Falando de censura, o único ato evidente partiu de seu Tribunal, Ministro...

    1. O Didi mininu surtado, Morrowind, já tomou seu Urbanil? Deveriam pedir teste psiquiátrico de pessoas como vc antes de "integrar" equipes "..

  18. Juliano disse:

    Claro que ideologia afeta a qualidade do ensino. A esquerda quer um povo desinformado e miserável para manobrar a vontade.

  19. Trengr disse:

    Caro Ministro, "não dê ouvidos a fofoca alheia , e creia.., a estupidez não lhes permitem ver que "...extremismo é doença!

  20. Matheus disse:

    Também defendeu aborto "por saúde pública" (ridículo), desarmamento e interferência do supremo no legislativo. Não temos um que salva nesse país.

  21. Otto disse:

    Barroso é um jacobino, sabe que o poder do seu grupo político se deve a desinformação! O antagonista poderia analisar o que ele diz e comparar com a realidade.

  22. Paulo disse:

    É uma meia verdade. É necessário verificar o tempo de doutrinação que é retirado das aulas. Se é importante deve ser previsto no próprio currículo, com número de horas / aulas e inclusive a

  23. Lanterna disse:

    Tá, se a professora passa as aulas fazendo proselitismo político-ideológico, ao invés de ensinar o conteúdo programático, qual o resultado? Hein, "jênio"? O resultado é o que estamos vendo.

  24. Palao disse:

    Pauta de costumes? Querem voltar aos tempos de Moisés? Sem chance. A igreja deixou de nomear reis há vários séculos. Não vai acontecer aqui. Olha Israel. Acabaram de nomear ministro gay.

  25. julio disse:

    Este povo lá do Olimpo não sabe o que acontece nas escolas. Deveriam procurar saber a realidade. Existe sim doutrinação e é confirmada por vários professores que são contra tal procedimento.

  26. Marcelo disse:

    Tem de ser escola com partido, então, ministro? Que partido? Aquele da presidente que o nomeou?

  27. RICARDO disse:

    Que é isso ministro? É óbvio que vc defende quem te colocou no stf. As escolas no Brasil se tornaram lixos esquerditas. Cheias de professores aloprados que só querem implantaçao da ditadura lulop

  28. Vergonha disse:

    Concordo com o Ministro, gracas a deus, o chefe da quadrilha do dito partido que criou toda esta zorra, esta preso , e se tivessemos um judiciario mais EVOLUIDO, outros do partido tambem estariam !

  29. Marcelo disse:

    Outro que tudo sabe...porque não se candidata? Aí sim, com voto, no parlamento poderá contestar, ou, se candidata ao executivo e faça acontecer seu paraíso na terra.

  30. Renato disse:

    Qual "crise da democracia"? A crise de tirar a esquerda do poder pelo voto?

  31. Claudio disse:

    Tudo certo. Só esqueceu de dizer que o judiciário está sempre ao lado do ladrão de dinheiro público. Sempre !!!!! Olhe bem o que o STF vem fazendo , de mau, ao país .

  32. Capitão! disse:

    Canhota progressista, você e seus pares são minoria, cabe respeitar e acatar o que quer a maioria, simples assim numa verdadeira democracia!

  33. Elaine disse:

    Barroso os Líderes Populares e Populistas nos são enfiados goela a baixo por PARTIDOS Políticos das "ELITES Financeiras" e temos votado nos menos piores vide a proibição de candidatura avulsa

  34. Terry disse:

    Acho que filhos e netos do Ministro estudam no exterior.

  35. Daniel disse:

    Como não tem relação? Paulo Freire, herói da esquerda mundial, é o criador do modelo de ensino destruidor de intelectos que temos.

  36. Tiago disse:

    Agora a Vossa Excelência diz que não tem culpa alguma com o flagelo nacional. Que Ministro doce.