Barroso se antecipa a acusações de que teria beneficiado o Itaú, cliente de seu antigo escritório

Nas últimas 48 horas, o gabinete de Luís Roberto Barroso foi indagado por três diferentes veículos de comunicação sobre a mesma questão: o ministro julgou algum caso envolvendo o Banco Itaú, que foi cliente de seu antigo escritório?

Antecipando-se à divulgação do que chama de “campanha difamatória”, o relator do inquérito dos portos que investiga Michel Temer enviou a O Antagonista um esclarecimento sobre o tema.

Ele admite que a área técnica de seu gabinete, sem que ele soubesse, deu aval a uma ação que excluía ICMS/ISS do cálculo do PIS/COFINS – reduzindo a dívida do banco. O plenário do STF já havia decido favoravelmente sobre caso semelhante.

Como a decisão do plenário teve repercussão geral, o “critério foi automaticamente aplicado ao caso”.

Quando a União recorreu e a ação voltou para o gabinete, Barroso viu que o interessado era o Itaú e se declarou suspeito, pedindo a redistribuição do processo. “Na prática, o Itaú nunca se beneficiou da minha decisão.”

O ministro também afirma:

“Jamais atuei em qualquer processo que fosse patrocinado por meu antigo escritório. Não chego nem perto e até saio do Plenário quando algum processo entra em pauta”, diz.

“Mesmo antes do novo Código de Processo Civil, havia no meu gabinete a orientação, por motivo de foro íntimo e não por impedimento legal, de não atuar em casos do Banco Itaú e do Google, por terem sido meus clientes antes de me tornar ministro.

Apesar da solicitação feita à presidência de que não me fossem distribuídos processos dessas partes e do próprio controle interno do meu gabinete, o Gabinete atuou em alguns poucos casos dessas duas empresas, que escaparam ao filtro, em recursos apresentados antes de 2016.

Lembro que o Gabinete recebe a média de 7 mil processos por ano. Nunca, porém, atuei em casos dessas empresas levados ao Plenário ou à Turma. Só houve atuação do Gabinete, em raríssimos casos, em decisões padrão produzidas pela Assessoria.”

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Barroso é um ativista esquerda-caviar. As decisões sobre a investigação referida , diante da letra clara da lei, são absurdas. Pouco importa se Temer é isso ou aquilo, as decisões são equivocadas. No caso do banco, confessou a incompetência de seu gabinete. Falou a verdade ?

Ler mais 91 comentários
  1. Barroso é um ativista esquerda-caviar. As decisões sobre a investigação referida , diante da letra clara da lei, são absurdas. Pouco importa se Temer é isso ou aquilo, as decisões são equivocadas. No caso do banco, confessou a incompetência de seu gabinete. Falou a verdade ?

  2. Ministro Barroso me representa mais do que os congressistas e senadores. Sua atuacao eh sempre impecavel, imparcial e competente. Faz com que renovemos nossas esperancas no Pais e nas suas instituicoes.

  3. Quem omitiu escandalosamente parte do Regimento, que estabelecia diretrizes que demolia os seus argumentos com relação a forma de votação no Senado, pode ter algum credito? Só alguns idiotas esquerdopatas acreditam

  4. Pelo que se vê e acompanhamos diariamente, nenhum político, Presidente, Ministro, Senador, Dep. Fed. e Estadual, Governador, Prefeito e Vereador, de qualquer partido político existente neste País, não tenha rabo preso com a ilegalidade de todas as espécies. A última, FHC preocupado com a prisão do lula ? É o fim do mundo !!!!!! Que vergonha meu Brasil amado. Você não merece isto jamais.

  5. Ok agora o mais importante. E os 5 milhoes da JBS em doacao para a escolinha do Gilmar Mendes? Isso pode? Precisamos de leis que acabem com isso e nao ficar contando com filtros e a boa vontate do ministro de se colocar impedido

  6. Nunca, porém, atuei em casos dessas empresas levados ao Plenário ou à Turma. Só houve atuação do Gabinete, em raríssimos casos, em decisões padrão produzidas pela Assessoria.”……..canalha…mutretas só no gabinete…

    1. Temer não tem de ser preso, tem de ser morto, assim como Lula e todos os outros. Se possível, junto com seus eleitores.

  7. Devia ser proibido. Servidor público da área jurídica não deveria poder servir a dois senhores…. Tem que ter dedicação EXCLUSIVA AO SERVIÇO PÚBLICO

  8. O Barroso também precisa se antecipar e explicar por que todos envolvidos no mensalão ele solta. Já foi posto no STF para soltar o Zé Dirceu e, recentemente, ficou enternecido com o bom comportamento do Pizzolato, corrupto, e o o livrou da cadeia. Que lindo! Falou mensalão, a caneta barrosa concede liberdade. É pacto!

  9. Esse ministro bolivariano deveria ser IMPICHADO pelo Congresso. Agora está posando de paladino da justiça, da farsa jato e guerreiro anti-corrupção. Mas ele foi o advogado do terrorista César Battisti e operou no STF para salvar o corrupto petista Zé Dirceu da acusação de formação de quadrilha. Aliás, concedeu o Indulto da Dilma para todos os corruptos petistas do Mensalão.
    Quer dizer que o Barroso só aceita a corrupção praticada pela ORCRIM do PT?????

  10. Até agora, a PF e o MP não avançaram em nada com relação à acusação feita por Janot na primeira denúncia contra Temer, em 26/06/2017. Mas desde que ficou óbvio que a economia voltou a crescer, e que a patuscada armada por Janot, Fachin e Joesley não deu certo, a cruzada para tentar derrubar Temer recomeçou com força total, agora liderada pelo incansável Ministro Barroso. Ele sabe que não vai derrubá-lo. Mas continua o esforço para tentar impedi-lo de governar e assim garantir alguns minutos no Jornal Nacional. Pois é. Os órfãos da Dilma estão com saudades da inflação acima de 10%, dos juros de 14,25%, do desemprego na casa dos 13 milhões, do setor elétrico à beira do caos e do apagão, do pré-sal paralisado e da Petrobras como cabide de emprego de vagabundos. É impressionante…

  11. O Antagonista tenta comparar Barroso a Carmen Lucia. Um absurdo.
    Mais: como Barroso se antecipou? Quem vazou pra ele? Quem são os parceiros da imprensa que vazou pra Barroso?
    Itaú também faz parte do “clube” que patrocina a agenda globalista, muito “cara” ao ministro que já advogou para terrorista, arbortistas e outras causas esquerdo-pedófilas.
    É Mainardi da Globonews que vive a defender Luis Roberto Barroso?

  12. Ministros do STF, sempre apoiaram e acharam que políticos fossem bonitinhos. Até hoje, nenhum deles foi JULGADO, apesar de provas abundantes. Agora se acham acossados. De um lado os bandidos que os seduziram e de outro os PALHAÇOS que sempre pagaram os impostos. AINDA É TEMPO, seus velhos sábios e idiotas. Comportem-se como gente DECENTE !!!!

  13. É preciso acabar com essa ilusão de que o Barroso está do nosso lado.

    O cara é Petista até debaixo da água, pois ele próprio admite isso!

    http://m.congressoemfoco.uol.com.br/noticias/indicado-ao-stf-admite-influencia-do-pt-e-de-marx-na-sua-formacao/

  14. Acho que o ministro é homem de bem e honesto. O problema é que as mesmas explicacoes e desculpas dele em relacao ao caso ( ele admite que errou ) em tela, se fosse outro que tentasse se explicar, será que ele aceitaria ? ou já abriria inquérito para ” investigar”. Ou seja, falta humildade qdo acusa, mas sobra humildade qdo se explica.

  15. Acostumada a chafurdar e prosperar, impunemente, na lama ProveiTosa da quadrilha (vulgo “governo”) multipartidária de coalizão, a PTralhada e seus acólitos, com ou sem toga, acreditam que todos comParTilham a bandidagem…

  16. Sou auditor da Receita e acho um absurdo o cálculo do Pis/ Cofins. Vocês certamente nunca olharam a fórmula da aberração e também não conseguiriam entender, de tao complexa. Simplesmente Pis/ Cofins é cobrado em cima de todos os impostos que a empresa paga, salvo IR. As empresas pagam Cofins sobre imposto de importação, IPI, ICMS, ISS.. Assusta a voracidade do Estado.
    A nossa legislação tributária é um pavor.

  17. Pois é né, LULA, DILMA, TEMER, EDUARDO CUNHA, todos ALEGAM que vivem sofrendo uma triste “CAMPANHA DIFAMATÓRIA”! O Lula mesmo, tadinho, não viu, não sabe, não teve FILTRO, que coisa!! Que mancada inexplicável do Gabinete! kkkkkkkkkkkkkkkk

  18. Está pressão que o ministro recebe, todos os outros setores da sociedade já passar por isto. Logo vai passar e surgirá um Ptista graúdo amenizando e apaziguando, tirando proveito da situação por todos os flancos

  19. Por esse caminho vocês não conseguirão muita informação, normalmente os membros das FAMÍLIAS TOGADAS trocam entre si os processos dos quais irão receber propina, é como o nepotismo cruzado. A fraude inicia-se na distribuição. É necessário fazer pesquisa para descobrir quanto faturou determinado pseudo escritório de advocacia – traficantes de influencia – ligado a determinado magistrado com as “decisões” (venda da jurisdição) de seus pares. Haverá um equilíbrio entre os valores ganhos pelos pseudos escritórios ligados aos membros da máfia. Também se deve considerar as causas de grande valor em que o representante da INDUSTRIA DE ATOS ILÍCITOS DAS FAMÍLIAS TOGADAS divide com os demais as propinas. Exem.: se afilha de um foi indicada para um cargo público a filha de outro também será.

  20. “Ele admite…., sem que ele soubesse……” Claro, claro!
    “Apesar da solicitação……., o Gabinete atuou em alguns poucos casos dessas duas empresas, que escaparam ao filtro…….” Sei, sei!
    “Só houve atuação do Gabinete, em raríssimos casos………” Ora, vejam!
    O “bailado da toga” de Barroso é “escorregadiiiiiio……….

  21. O thepravda noticiou hoje que Bazorro vai no Faustao domingo mostrar como se interpreta de forma transparente, republicana e legitimamente moral nossa querida Constituiçao.

  22. AS CORTES SUPERIORES DEVERIAM SER OCUPADAS APENAS POR JUÍZES APROVADOS EM CONCURSO QUE TRILHARAM A CARREIRA NAS DEMAIS INSTÂNCIAS DO JUDICIÁRIO E, POR MÉRITO, NOMEADOS AO STF. ADVOGADO NÃO É JUIZ. ADVOGADO TEM LADO. ENQUANTO NÃO MUDAR A FORMA DE NOMEAÇÃO ISSO NUNCA VAI ACABAR.

  23. E o terrorista assassino Cesare Battisti vai bem? Está bem instalado no Brasil? Está com seus direitos individuais sendo respeitados longe da Itália totalitária? E quantos fetos de até três meses de idade já foram estraçalhados por sucção hoje?

  24. Essa campanha difamatória não terá êxito. O povo interessado que privilegia a verdade sabe bem separar o joio do trigo. Barroso tem sido incansável contra a corrupção, daí os ataques.

  25. O que salta aos olhos não é simplesmente a suspeita de mau comportamento dos dois Ministros do STF atacados hoje. É perceber que nossos políticos não passam de chantagistas da pior espécie. Confundem “fazer política” no sentido nobre do termo com “fazer politicagens” ou intimidações rasteiras, valendo tudo, inclusive eventuais fake news. Tanto Lula e o PT, quanto Temer e sua patota se utilizam do mesmo artifício baixo de tentar atingir a honra daqueles que apenas cumprem o papel profissional de julgá-los.

  26. Nao confio nesse cidadão, quando era Dilma quem assinava os indultos ficava quietinho, agora que é ano eleitoral tenta desestabilizar a presidência, o prejudicado é o pais inteiro

  27. Aí tem!! Aí tem!! Tudo muito explicadinho demais… Que tal Barroso abrir mão do seu sigilo bancário e divulgar sua evolução patrimonial, para o bem do interesse público. Divulga o extrato bancário, Barroso! Dê o exemplo a Temer!

  28. Nao chega nem aos pés dos reiterados HCs do Beiçola para clientes do escritório da mulher dele, a Gui Feitosa! VERDADEIRA ADVOCACIA ADMINISTRATIVA!

  29. Barroso também julgou ação que ele mesmo apresentou ao STF, naquela vergonhosa manobra da OAB para acabar com o financiamento privado em campanha.
    Quem mistura canais não tem moral para ser ministro do STF!
    IMPEACHMENT DO BARROSO JÁ!!

  30. “Só houve atuação do Gabinete, em raríssimos casos, em decisões padrão produzidas pela Assessoria.” Sim, e a decisão beneficiou o Banco cliente do Ministro, por coincidência e um descuido da assessoria. Ai, ai, ai assessores, não se enganem mais, viu?

  31. O problema, na verdade, é que o STF virou juizado de discussão de boteco! A conclusão que chegamos, é que a Constituição de 88 é uma farsa! Qualquer assunto tem de ser resolvido no STF?!!! Mostrem como funciona nos EUA ou outros países! Esses 11 pilantras, tem o país na mão!

  32. Enviou a O Antagonista um esclarecimento sobre o tema? Sei. Coincidência, não é? Agora, vai mandar, também, a seu outro parceiro jornalístico, a Globo.
    É senhor ministro cuidado, pois, quem tem telhado de vidro nunca deve jogar pedra nos outros.
    O senhor será, brevemente, desmascarado.

  33. O gabinete dele fez e ele não sabia! Tadinho, um santo, tudo culpa do gabinete!
    Ele ainda advogou pra Eletrobras depois de nomeado pela Dilma!
    Barrosinho é o queridinho da Rede Globo e do Antagonista, que não aprendeu absolutamente nada com o caso do bandido do Janot!

  34. Caramba, Antagonistas! Além de ensandecido, Barrosão está também com medo de ser apanhado na na mesma lei que prevê o impedimento de um presidente da República — a 1.079, que estabelece, no seu artigo 39, que “São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:
    1- alterar, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal;
    2 – proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;
    3 – exercer atividade político-partidária;
    4 – ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo;
    5 – proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções.”
    Ele, pelo visto, já incorreu nos artigos 1, 3 e 4 e, agora, quer escapar do 2 também. Que doideira, hein?

  35. Senadores que serão reeleitos em 2018:

    ▶EUNÍCIO OLIVEIRA
    ▶ROMERO JUCÁ
    ▶LINDEMBERG FARIAS
    ▶HUMBERTO COSTA
    ▶RENAN CALHEIROS
    ▶GARIBALDI ALVES
    ▶JADER BARBALHO
    ▶EDSON LOBÃO
    ▶GLEISI HOFFMANN
    ▶AGRIPINO MAIA
    ▶CIRO NOGUEIRA
    ▶BENEDITO LIRA
    ▶ AÉCIO NEVES
    ▶ ALOYSIO NUNES
    ▶ CÁSSIO CUNHA LIMA
    ▶ VANESSA GRAZZIOTIN
    ▶ LÍDICE DA MATA
    ▶ VALDIR RAUPP
    ▶ RICARDO FERRAÇO
    ▶ IVO CASSOL
    ▶ DALIRIO BEBER
    ▶ EDUARDO BRAGA
    ▶ JORGE VIANA