Bebianno defende “equilíbrio” e “critério técnico” para publicidade de jornal

Gustavo Bebianno disse ao Globo que Jair Bolsonaro, no Jornal Nacional, não fez ataques, mas críticas à Folha de S. Paulo.

“Será que a crítica é unilateral? Nós vivemos num regime democrático. Se ele se sentiu atacado em algum momento fora de uma linha de normalidade [é natural criticar], afinal há outros tantos jornalistas [citou alguns] que fizeram comentários a respeito da postura desse jornal. São críticas recíprocas.”

Questionado se as declarações de Bolsonaro, com a advertência de tirar a publicidade oficial da Folha, significariam uma ameaça, o ex-presidente da PSL disse que de “forma nenhuma”.

“A publicidade do jornal tem que ter um equilíbrio, seguir um critério técnico. Estamos estudando isso. Entendemos que o estado gasta muito dinheiro com publicidade de forma desnecessária. Acreditamos que isso é um desperdício. Na secretaria de comunicação já houve muitas desconfianças de como se manipula esse dinheiro. Então tudo isso vai ser revisto de forma democrática e tranquila, seguindo os padrões legais.”

Com a eleição de Bolsonaro, você precisa se situar no novo mundo da política — e tem de ser rápido. Entenda AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Mauricio disse:

    É o que se espera. Porém não fico tranquilo dado que as declarações foram assustadoras.

Ler comentários
  1. Lucas disse:

    O melhor critério, o mais equilibrado, é dar ZERO a todos. Não façam da publicidade estatal uma nova Lei Rouanet.

  2. Fatima disse:

    O governo só precisa trabalhar bem. Gastar com publicidade ja era. Chega de enriquecer jornais tirando recursos da população tão necessitada. Já basta os bilhões que o PT torrou comprando a imp

  3. Marujo disse:

    Já vi hoje uma manchete "... ameaça com corte de verbas o jornalismo crítico". Não sei a quem se referem, pois ficaram calados durante 13 anos de suruba. Corta geral.

    1. Verdade. O PT, nestes 13 anos, faia o que bem entendia; mas como mandava nosso dinheiro para bancar jornalistas de merda (não precisamos destes idiotas inúteis).

  4. SILVIOJD disse:

    Em outras palavras. Será um enforcamento tranquilo e democrático da imprensa marginal, que há décadas extorque o país.

  5. EDSON disse:

    A foia tá é lascada, aliás não só ela né grobo!

  6. Lauro disse:

    As mídias tradicionais estão a beira da falência. Sem as verbas públicas morrerão. Bolsonaro deve salvá-las ou deixar morrer? Qual a melhor decisão? Os jornalistas estão com medo, ficarão des

  7. Antonio disse:

    O estado é obrigado a gastar o dinheiro do contribuinte com propaganda?

  8. Presidente-XVII disse:

    Espero que a sustentação seja zero. Não entendo esse choro. A mídia não confia na própria capacidade de convencimento? Não consegue depender só de seus assinantes, telespectadores, ouvintes?

  9. BR Paralelo disse:

    Rede Globo -50%! Pegando outra fala do JB sobre tais verbas, + redução por vir. Acabar de vez provavelmente não o faça, mas vai reduzir e bem. Mas podemos cobrá-lo nas redes + firmeza.

  10. Edilson disse:

    Não concordo! Tem que cortar de todos! Empresa privada que se vire, não pode entregar dinheiro público para malandro. E ainda, não gastar com propagandas institucionais.

  11. Ralph disse:

    Eu desautorizo que meu dinheiro (impostos) seja utilizado para este propósito, temos outras prioridades. A imprensa que se vire, como todo brasileiro de bem!!!

  12. Mario disse:

    Critérios técnicos sem viés ideológico, que fique bem claro.

  13. Letícia disse:

    Já é necessário privatizar um nº imenso de estatais, imagine então cortar subsídios de empresas privadas como as mídias em geral... É urgente cortar, que sobrevivam com patrocinadores privados

    1. Tem que fazer reforma de previdência, trabalhista, diminuir ministério e ficar sustentando a mídia? Vá à merda! Que tal um plebiscito?!

    2. Com esse déficit monstro do governo, subsidiar empresa privada deveria ser considerado crime! Chega gente!

  14. Paulo disse:

    Tem q acabar esta farra BOLSONARO elegeu-se com 8 segundos... O caminho é este, se gastarem nosso $ com isto seremos OPOSIÇÃO no mesmo momento...CHEGA !

  15. Andre disse:

    Entendo que vale o divulgação na imprensa somente campanhas que tenham o objetivo de informar o cidadão e não para promover o governo.

    1. Não é necessário, basta um comercial na TV sobre saúde, educação, quando for o caso! Não precisa ficar sustentando essas empresas!

  16. Adriano disse:

    Se quiserem saber minha opinião, zero de grana para publicidade. Use o twitter...

  17. Edu disse:

    No meio privado se diz que "a publicidade é a alma do negócio". Será que podemos dizer que no meio público a publicidade é a corrupção do negócio?

  18. MARCO disse:

    Traduzindo, acabou a mortadela ampla, geral e irrestrita. Acabaram os pixulecos desviados do bolso do brasileiro através do assalto às estatais e fundos de pensão. Tábula rasa na comuna jornalista

  19. Patrizia disse:

    Pelo fim da publicidade de governo. Só pode pra campanha de vacinação.

  20. Ivan disse:

    Que o governo use seus canais institucionais para as propagandas: TV Câmara / TV Senado e qualquer outro.

  21. Eliezer disse:

    Toda empresa privada tem como objetivo criar riqueza e gerar lucro!!! Porém a imprensa Brasileira só pensa em mamar numa teta dos governos que seguem!!!!

  22. Ivan disse:

    O discurso não era zerar o gasto com publicidade? Agora querem estudar a "tecnicidade" da coisa...

    1. Nao dá pra chegar lá e zerar tudo. Tem que começar com mudanças gradativamente, sem assustar. Vide o aumento da idade mínima de aposentadoria para 1 ano, inicialmente. Ano a ano, aumentaria 1 ano

  23. Margareth disse:

    Digamos que será do tamanho da sua "significância e credibilidade".Hihihi.

  24. Caco disse:

    Não tem que ter porra nenhuma de publicidade com dinheiro público em mídia alguma. O PT também tinha "critérios". Que governo é esse, jogando rasteiro quando nem começou?

  25. Andre disse:

    Corta tudo.Perfis 'Brasil Notícia' no Facebook,Twitter,Instagram,WhatsApp.De graça,fulminante.A TrueNews tem a mesma capilarização que a FakeNews.O que não pode é salvar gente da Lava Jato via

  26. DebuQuizOndeTeibol disse:

    A Rede Globo ficará somente com anúncios de remédio para verrugas e de fungos nas unhas. Resolvido.

  27. Lucio disse:

    Usem o Dinheiro da Publicidade de 2019........p/ Comprar Material Escolar p/ Todas as Crianças do Brasil........e também Bicicletas p/ Aquelas que têm Dificuldades de Transportes....

  28. Mauro disse:

    Nao! Nao! NAO! Verba publicitaria tem que acabar de vez! Dinheiro que deve de ser gasto com saúde e educação não pode servir para dar vida boa a vagabundos esquerdinhas em redações vermelhas! NA

  29. Primeiro disse:

    Propaganda? Joga na WEB que é de GRAÇA ! Tipo nossa campanha ! DE GRAÇA ! Qualquer morador do agreste tem um SAMSUNG ! Viralizou ! O ANTAGONISTA que o diga ! Foi nosso parceiro ! Dos poucos !

  30. wagner disse:

    A folha de são paulo tem sim que perder a verba de publicidade do governo, pois ele não cumpre com a verdade.

  31. Nagib disse:

    Democraticamente, o Presidente Bolsonara deve cortar TODA E QUALQUER VERBA PUBLICITÁRIA com o Jornal Lixo de São Paulo, que busquem publicidade com a quadrilha do Luladrão.

  32. Marcio disse:

    Tá errado isso, faz por merecer recursos anunciantes privados e seus assinantes. Ficaram mal acostumados....herança do pt - leia-se Franklin Matins.

  33. I.L.N disse:

    Hummm...deu pra perceber que a terrinha vai ficar bem reduzida....que ótimo...rsrs

  34. Adalberto disse:

    O principal critério para distribuição de verbas publicitárias pelo governo deve ser a qualidade do serviço prestado à população. Órgão que divulga notícia falsa não deve receber nada mesm

  35. Paulo disse:

    Qual a necessidade de sustentar órgãos de mídia com dinheiro público? Vamos acabar com essa patifaria. Que a Folha, o Globo ou qualquer outro órgão de mídia viva de seus próprios recursos.

  36. Marcos disse:

    Criterio tecnico. Usar a midia só para coisas oficiais, editais, informativos de abertura de concursos, pagamentos de dividas a anuncios de abras. Petrobras e correios não precisam.

  37. José disse:

    Não senhores, é só falar que se o veículo mente, esconde e confunde não tem credibilidade assim sendo é desperdício divulgar num veículo que tem capital público mas não tem crédito!

  38. OBSERVADOR disse:

    O Poder Público não precisa fazer propaganda. Anuncios na mídia somente para campanhas de vacinas, e de saúde pública. Deve fazer campanhas educativas, exemplo educação de transito, lavar as m

  39. Afonso disse:

    Sou a favor de gasto ZERO do governo com publicidade. Dinheiro deve ser gasto com prioridades e necessidades das pessoas de baixa renda.

  40. Mineiro disse:

    A midia pode falar merda à vontade e um cidadão não pode criticar a mídia? Que raios de democracia é essa?

  41. Gerson disse:

    Pois é, gosta de criticar mas não de ser criticada. Na folha, opinião, interpretação ou distorção dos fatos é notícia, ou até mesmo fake news é notícia.Isso tem que acabar pois isso não

  42. Patricia disse:

    É inaceitável essa perseguição dos meios de comunicação ao Bolsonaro por criticar um jornalismo sem ética e mentiroso. Quando Lula diz que a Globo é golpista ninguém fala nada.

  43. Alexandre disse:

    Banco do Brasil, Caixa, Petrobras, Eletrobras precisam de zero propaganda. Além dos gastos diretos, corte-se todo o pessoal interno ligado a isso, que só nessas 4 soma milhares de pessoas.

  44. Jones disse:

    PT comprou consciências na Folha e na Globo com o bilionário fundo partidário. É a sociedade financiando sua própria desestabilização, seus próprios inimigos. Nada de verbas p eles!

    1. Nada de publicidade! Governo honesto não precisa de PROPAGANDA!

    2. Bolsonaro não precisa da Folha e da Globo. Tem as redes sociais, o whatsapp etc. Para q desperdiçar recursos com verba de publicidade? Deixa quebrar! O futuro da informação é na internet não na

    3. Deu nojo ver ontem o Bonner defendendo a Folha no JN. Estava, indiretamente, defendendo o próprio JN, q praticou o mesmo jornalismo marrom da Folha, mentindo e sendo tendencioso.

  45. Zilda disse:

    A verba é pública o mínimo que pode se pedir 'o uso responsável deste dinheiro, a folha em 1 dia de eleito fez o governo Colombiano vir a público desmentir uma fake news, inventou caixa 2 sem ex

  46. ana disse:

    O Presidente eleito pela maioria do povo nada precisar falar sobre jornais e revistas da grande mídia o povo sabe diferenciar informação e manipulação. As urnas provaram isto.

  47. Zilda disse:

    Concordo que tem que se cortar de toda imprensa e ele será cobrado por isso, a folha não pode brincar com o dinheiro da nação para brincar de jornalismo !

  48. RENATO disse:

    "equilibrio' é o cacete! Chega de governo usar publicidade pra amordaçar ou agradar a imprensa corrupta. Quem ganhou uma eleição usando Twitter, FB, Zap e YT nao precisa de prop estatal

  49. Ronaldo disse:

    So o necessario mesmo, tem cortar é todos jornais, nosso dinheiro que não temos jogado no lixo.

  50. Fernando disse:

    Na minha opinião não poderia haver dinheiro público em nenhum veículo de mídia. Se eu fosse o Bolsonaro cancelava todos os contratos de propaganda com qualquer veículo de comunicação.

  51. Luiz disse:

    Como milhares e vários amigos, após mais de 30 anos cancelei minha assinatura da FSP que foi totalmente parcial e se comportou como um tabloide nesta campanha presidencial.

  52. Xavier disse:

    A imprensa tem que viver da iniciativa privada e não do dinheiro suado do Povo. O dinheiro da publicidade poderia ir para saúde para ajudar o Povo que mais necessita.

  53. Jacqueline disse:

    Por mim não deveria ter 1 centavo em mídia. Eles que se banquem sozinhos assim como qualquer empresa privada.

  54. Goreba disse:

    A "forma democrática e tranquila" é NÃO contratar qualquer tipo de PUBLICIDADE! Publicidade de governo é administrar bem e ECONOMIZAR!

    1. Um ano sem verba pública e a imprensa respeitará o consumidor oferecendo serviço de informação e não de desinformação; jornalistas e não ativistas; cultura e não lixo e ainda com preço just

    2. Isso mesmo, sem esse papo furado de "critério". Critério é o cacete. Tem Zap, site do governo, prefeituras, FFAA, polícia, bombeiro etc. para difundir qualquer campanha de vacinação ou outra.

  55. Jorge disse:

    Folha e Globo, um mata e o outro esfola.

  56. Valdes disse:

    Diminuir ao máximo a publicidade para os grandes grupos de mídia e focar nos pequenos em plataformas diversas.

  57. MOACIR disse:

    O governo não precisa fazer propaganda daquilo que realiza, com o dinheiro do povo, todos sabemos quando uma obra ou realização é bem feita, basta de desperdício do dinheiro público, só trabal

  58. Jason disse:

    Ou seja....os blogueiros, midias de esquerda e imprensa marron, vão ter que vender geladinho...

  59. Comentarista disse:

    Críticas podem e devem ser feitas. Mas, comunicação é uma área estratégica. A equipe precisa aprender como dar seu recado. É urgente uma boa assessoria, inclusive para o presidente eleito.

  60. Marcos disse:

    UE?? Pq não usam FB, Twitter, Youtube etc como Bolsonaro fez e VENCEU as eleições? Qual a necessidade de gastar bilhoes ou centenas de milhoes em impostos? Quem ganha c/ esses gastos?

  61. Maria disse:

    A folha foi cruel com Bolsonaro noticiando sobre crime eleitoral de divulgação em massa pagas por empresas, um absurdo e não leio e nem assino esse jornaleco.

  62. Didi disse:

    Vcs estão muito cuidadosos. CORTA tudo, pra quê gastar dinheiro com propaganda. Estão com medo? Vai em frente, o povo apoia.

  63. Didi disse:

    A TV aberta está chegando ao fim e eles não percebem. Tudo pela internet

  64. Ana disse:

    Corta tudo! Gasto ZERO! Façam a comunicacao pela internet!

  65. Py disse:

    A publicidade do governo se faz no Diário Oficial da União. Pagar bilhões para que só assinantes de jornais e revistas vejam é besteira. Isso não seria publicidade mas sim subsídio.

  66. Ricardo disse:

    Era tanto pixulecos e agrados para cala boca, que daqui a pouco vāo concluir que nāo precisa de Reforma da Previdência.

  67. Jordania disse:

    Deve sim, tirar a publicidade desse jornal. Tudo o q sabem fazer é ofender o Presidente e os que o apoiam. Que benefícios esse jornal traz para os brasileiros de bem???

  68. Beto disse:

    A forma correta em uma democracia é o boicote. Cancelar as assinaturas porque as máscaras caíram, sabemos quem são,o q fazem e o q querem.Nós não podemos jogar dinheiro fora c/o q não vale nada

  69. luiz disse:

    Governo não vende nada não tem que ter publicidade em jornal. Midia Livre.

  70. Odorico disse:

    Típica nota do Mario Sábio, fica preocupado da Folha acabar, deviam cortar verba de toda midia, o Antagonista é exenplo, façam jornalismo para os leitores e não para ideologia ou partidos.

  71. Fabio disse:

    Hum... Parece que tá rolando uma mágoa entre o jornal e o presidente. O jornal Pulha de São Paulo, através do seu Datafoice apostou pesado em Haddad. Nada que uma boa verba publicitária não reso

  72. Therezinha disse:

    Tomou uuuu lixo não quero mmeus imposto f financiando isso

  73. Amilcar disse:

    Tem que publicar nada, usem a internet, todo mundo tem seu celular ou computador.

  74. Marian disse:

    Para que publicidade paga? Eles que consigam dinheiro exercendo um bom jornalismo!

  75. Eliane disse:

    Nada de mandar MEU dinheiro pra jornal NENHUM!

  76. João disse:

    Mídia tem que sobreviver com o que recebe de clientes e anunciantes. Quando o governo quiser fazer alguma campanha de vacinação por exemplo. Manda no zapzap que repasso ao grupo da igreja.

  77. Sergio disse:

    Tem de cortar TODA a verba para a Folha, Globo e Veja. TODA! Quem afaga jacaré acaba devorado.

  78. Robson disse:

    A mídia lixo está desesperada, pois a tetinha está secando....

    1. A mídia está desesperado porque sabe que o Brasil vai dá certo