Berzoini, 1% e a propina retroativa

A delação de Otávio Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, fundamentou o pedido de Rodrigo Janot para a inclusão de Ricardo Berzoini entre os investigados no chamado inquérito do “quadrilhão”.

Segundo Azevedo, o percentual de 1% de propina sobre os contratos da AG com o governo surgiu pela primeira vez numa reunião com Berzoini em 2008.

Então presidente do PT, Berzoini cobrou do empreiteiro propina retroativa sobre todas as obras da empresa desde o início do governo Lula, em 2003.

Depois de muita conversa, Azevedo se comprometeu a pagar apenas sobre “algumas obras em andamento” e “todas as futuras”. O dinheiro foi repassado por meio de doações oficiais.

Entre 2009 e 2014, a AG repassou um total de R$ 94 milhões em doações ao PT. O delator estima que R$ 40 milhões foram propina.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 61 comentários
  1. RIMAS POSSÍVEIS OFERTADAS, DE GRAÇA, AOS “MORTADELAS” : GUERREIRA – RIMA COM GUERRILHEIRA. ATIVISTA – RIMA COM TERRORISTA PRESIDENTA – RIMA COM DETENTA ORCRIM – RIMA COM SCHAHIM QUADRILHA – RIMA COM MATILHA

  2. Ela não é louca e nunca foi. Imagine uma pessoa extremamente incompetente! Mas com um marqueteiro e um ex-presidente que a colocavam como um Einstein da administração energética. Mas tenham em mente que ela não passava de uma ignóbil criatura como gestora de qquer coisa. Agora somem a essas “virtudes” uma pessoa absurdamente autoritária, autocrática e ditadora. E , com sua arrogância, jamais ouvindo os clamores da nação. Leve-a ao forno de eleições compradas com desvios e pixulecos com a preferência de um povo alienado, analfabeto e corrupto. A receita está pronta. Deliciem-se

  3. Amilcar Essa mulher nã deu certo em nada na vida, Caro comentarista, me permita discordar. Tudo depende do ponto de vista ! Ou, como dizem, do lado do banheiro ! Para clarear as idéias: Quantos brasileiros, especialmente políticos e empresários, ficaram RIQUISSIMOS no governo de Dilma/Lula ? Quantos governos da américa LATRINA e da Africa ganharam bilhoes do BNDES ? Quanto a FIFA (e agora o comitê olímpico) não lucrou com a “copa das copas” ? Quantas pessoas foram acudidas pelos papéis do Bessias ? Só agora ela está fracassando em sair do poder! Deveria ser eterno

  4. Essa mulher nã deu certo em nada na vida, como guerrilheira burra foi presa pelo inimigo, como mulher não conseguiu manter uma família, com marido e filhos, como economista faliu uma loja de bugigangas e como “presidenta” foi o fracasso que está aí, quebrou o país, a Petrobrás, fechou dezenas de milhares de empresas, desempregou 11 milhões de trabalhadores com carteira assinada, agora, vem os marqueteiros do PT querer enfia-la em nossa goela como quem tenha feito algo pelo país, guerreira do pixuléco e dos acarajés.

  5. No PT, quem é bom de rima é o João Paulo Cunha. Ele lançou um livro de poesias. Um dos poemas dele: _______ Do ovo um gosta da clara o outro gosta da gema. No amor um se declara o outro vai ao cinema. ______ Autor: João Paulo Cunha.

  6. Na verdade são agentes de saúde cubanos, que agora -pelo novo decreto de Dilma- não precisa nem comprovar esta CONDIÇÃO- e médicos brasileiros reclamando que Brasileiros simples cuidados com os métodos cubanos, quando vão procurá-los já passou de hora de curá-los, então… Não esqueçam que eles estão ilegais aqui, no sentido que o próprio governo do Partido dos Trabalhadores, não respeitam seus direitos trabalhistas, ganhando eles uma mixaria e envia $ dinheiro para Cuba, quiça porcentagem para o PT daqui?

  7. Eduardo Suplicy não tem vergonha na cara. Esteve no Planalto por diversas vezes e a Anta recusou-se a recebê-lo. Agora, por conta do empreguinho que conseguiu na Prefeitura de SP, vai fazer palanque pra louca. Já passou da hora…

  8. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/justica-bloqueia-bens-do-senador-lindbergh-farias http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/temer-monta-seu-governo-quero-entrar-para-a-historia http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lula-sempre-ganhou-mensalinho-da-oas-diz-empreiteiro http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/petrolao-atinge-cupula-do-pt-no-senado

  9. Patético, o PT odeia Dilma, a CUT odeia Dilma… Ela só foi convocada para esquentar a cadeira e desandou todo o projeto de poder da ORCRIM e seus braços. Eles a odeiam ainda mais por não conseguir se manter no poder. E ela os odeia por não ter o respaldo que gostaria embora sempre tenha desprezado-os. É evento do ódio mútuo.

  10. Ela vai para o”Guinness Book of Records” como o presidente que mais destruiu um país. vai ficar “CONTENTA” de deixar uma terra arrazada, vai fazer isso com sorriso de bruxa.