Boeing não tem interesse em área militar da Embraer

O ministro Raul Jungmann disse mais cedo que daria à Boeing aval para assumir a divisão militar da Embraer, num eventual acordo entre as empresas.

O Antagonista apurou que não há interesse da fabricante americana no segmento de Defesa da companhia brasileira.

Os Super Tucanos já são produzidos nos EUA pela Sierra Nevada Corporation e o projeto do cargueiro KC-390 é considerado comercialmente inviável – a situação piorou com a suspeita de problemas estruturais, após um acidente com a aeronave em novembro.

Uma parceria na área militar teria sido possível, caso o governo Dilma tivesse escolhido o F-18 para equipar a Força Aérea.

O acordo com a sueca Saab para a fabricação do NG Gripen virou um impedimento, pois prevê transferência de tecnologia para a Embraer “brasileira”, não para uma Embraer “americana”.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Alexandre Macedo disse:

    Esse desdém é capcioso!... Conforme vem sendo melhor informado por outros canais, a Boeing TEM SIM interesse nos projetos militares, principalmente em certos componentes do Gripen NG, que estariam acessíveis caso a empresa absorvesse a Embraer. Esse papo de falha de projeto é o desdém tipico de quem quer minimizar a importância para facilitar os acordos. O KC-390 é uma opção excelente no seu "Range de operações". A Embraer já tem seu capital aberto... Não precisa deixar de existir(como a McDonnel Douglas, que foi igualmente comprada e depois extinta, com seu quadro de funcionarios praticamente todo demitido). O Brasil perderá mais uma vez a prevalência em ser um fornecedor à um mero consumidor(lembrem-se que a Boeing NEGOU a tranferência de tecnologia para o Brasil!).

Ler comentários
  1. Brasileiro Comum disse:

    Se liga Jungmann, os caras só estão interessados em nossa aviação executiva!

  2. Antagolixo e seus comedores de alfafa disse:

    Antagolixo que não produzem um parafuso, criando fakea sobre nosso novo cargueiro, tomem vergonha no meio dessas caras, vcs não entendem nem de política, vão dizer agora que tem fontes fortes na área de aviação?? Antagolixo e seus comedores de alfafa!!

  3. curioso disse:

    Hummm : http://www.airliners.net/forum/viewtopic.php?t=1376603

  4. Avelino Castro Assis Vicente disse:

    Tá bom, sou brasileiro bobinho e acredito na estorinha da carochinha.

  5. Fontes contaminadas disse:

    Favor revisar suas fontes: 1-A Boeing já é parceira da Embraer no KC-390 p/ atuação comercial em mercados que são mais alinhados c/ os americanos. 2-Não há falha estrutural: houve um incidente em testes onde se submete a aeronave muito além dos requisitos de projeto p/ justamente se descobrir o limite. 3-Poderia a maravilhosa fonte do site me informar qual a fantástica tecnologia que a Saab detem que a milhões de vezes mais poderosa Boeing não domina? 4-A Boeing e a Saab já são parceiras no projeto T-X que concorre num processo p/ aquisição de um treinador avançado p/ a USAF.

    1. Eles teriam que entrar no esquema sujo do Brasil de corrupção para todos os lados, pode ser isso é também um acordo militar com os EUA que impediria a treta

  6. Avelino Castro Assis Vicente disse:

    Estou sentindo mais atrasos nos programas brasileiros, isso não cheira bem.Não confio em boas intenções externas na soberania tecnologica brasileura.Parece que sempre há algo para emperrar o desenvolvimento tecnológico brasileiro, ate5quilombola criaram para emperrar Alcantara.

  7. Dr. P I R O C A disse:

    Os americanos estão a anos-luz em aviação. Quem teria interesse nessas sucatas que a FAB tem?

    1. O interesse é no desenvolvimento futuro, pois a Embraer é concorrente e está no caminho certo.

  8. Quem inventou o avião foi os irmãos Wright dos EUA! Parem de patriotismo xucro! disse:

    Quem inventou o avião foram os irmãos Wright dos EUA! Santos Dumont nasceu no Brasil, mas quando pode fez o que todo mundo com o mínimo de condição financeira faz: deu no pé do Brasil, foi morar na França e se formou lá! Faz algum sentido os Estados Unidos da América darem algum valor a alguma tecnologia militar brasileira? Brasil não tem dinheiro pra colocar combustível nos aviões, o Exército não tem dinheiro pra comprar coturnos novos, soldados são dispensados dos quartéis porque não há comida! Acordem pra vida, pra realidade!

    1. O complexo de vira latas te pegou em cheio?

    2. Não sei seu grau de conhecimento de aviação, mas p/ esclarecer vão alguns pontos: 1-O aparelho que eles alegam ter voado não tinha uma relação peso/potencia suficiente p/ manter voo que dirá decolar ( momento no qual a potencia é mais necessária ), então utilizaram uma catapulta e no maximo teriam dado um saltinho - mal comparando a um aviãozinho de papel que parece voar, mas na verdade percorre uma distância totalmente dependente da força que o lançamos. 2-Nenhuma, repito, nenhuma réplica já construida conseguiu repetir o feito que alegam ter realizado. 3-Não há nenhuma prova confiável desse feito. Em contrapartida Santos Dumont criou uma aeronave que decolou e se manteve em voo sem auxílio de nenhum dispositivo, igual a um aparelho que chamamos de ... AVIÃO. Com tudo documentado.

  9. Tony disse:

    Pelo amor de Deus! Quem escreve estas baboseiras? . A notícia é tão srm pé nem cabeça que dá até desânimo de refutar as absurdidades... . O que é isso? Se foi plantada, nem para desinformação serve.

  10. Francisco S disse:

    Se não estou enganado os aviões militares da EMBRAER usam quase a totalidade da eletrônica embarcada produzida pelos americanos e/ou seus aliados. O lucro maior está nos aviões civis que fazem sucesso pelo mundo. Americano não é tão bobinho, não.

  11. Não à Venda da Embraer disse:

    Não vamos vender o sonho de Santos Dumont.

    1. Santos Dumont Francês? É por isdo que estamos nessa draga.

    2. Minas Gerais fica na França? Num sabia disso não, uai!

    3. Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873.

  12. O Crime Organizado em Partidos disse:

    Esta notícia não tem pé nem cabeça... Se há uma coisa com potencial real para crescer é a área militar da Embraer. E, não, as FFAA não abrem mão desta área não importa o que o minitro disse.   1) A Boeing está de olho na licitação do Pentágono de aprox 300 aeronaves para substituir os velhos A-10 com a missão dividida entre o F35 e outro de ataque leve. O único concorrente é o Super-Tucano (outros dois rivais não tem o quesito de horas de operação em combate). 2) A Embraer USA já existe na forma de JV com a Sierra Nevada. 3) A turbina do Gripen NG é uma variante do F18... ou seja, mais uma coisa em comum com a Boeing. 4) KC-390 vai ser entregue no prazo e o mercado mundial para substituir os velhuscos C130 é imenso. 5) O acordo é inevitável.

    1. Exceto a FAB entubada, ninguém, nem Portugal, nem a Nova Zelândia, se interessou pelo "+ um". Enquanto isso o C-130J vende, vende, vende e vende..., já são 19 usuários da aeronave americana.

    2. . -- A-10 velhos? Se estão, mas já têm um em quase linha de montagem. -- KC-390 - jato - para substituir o C-130, sei não. -- Não sei de naaaaada. ...

    3. O Brasil não tem futuro nem no Carnaval, nem no futebol, quanto mais em áreas militares! Militar no Brasil só quer saber de coçar o saco, em mamar uma teta pública, em aumento de salário, em passear em jatinhos da FAB, em pensão gorda pra viúva, filhas malandras...

  13. Coitado do comuna Jungmann! Acorda, rapaz! disse:

    Coitado do Jungmann! Achando que vai enrolar os americanos da Boeing!

  14. Wolverine disse:

    Convenhamos, seria o mesmo que a seleção brasileira ter interesse no segmento futebolístico dos EUA.

  15. Henrique disse:

    Não opino a respeito da inviabilidade econômica do KC390, pois não tenho informação sobre isto, mas não houve acidente por causa de problemas estruturais. Durante o vôo de teste, a carga que ele carregava se soltou, indo para a traseira do avião, alterando o seu centro de massa. O Avião entrou em stall e sua estrutura resistiu bravamente. Se não fosse tão bem projetado, e os pilotos excelentes, o avião teria se desintegrado no ar.

    1. A excelência da tripulação não tem nada com isso, assistiram estupefatos e inertes o mesmo equipamento que havia se desprendido, voltar a sua posição, ou próximo a ela durante o stall. Foi isso que salvou o "+ um" de arar terra. Tem nada de heroico não, somente um monte de safadeza. #embraerforadofx-2, e pra ontem!!!!

  16. Billy disse:

    Claro, não poderia haver outra opção! É a prova que a intervenção estatal é uma praga e que deve ser banida do nosso Brasil. A FAB e o governo atrapalham a vida da EMBRAER e agora está aí o resultado. Vamos nos livrar do intervencionismo na empresa e também em outras estatais privatizando tudo, inclusive a famigerada PTrobras.

    1. Desculpe Amigo, mas mesmo sendo favorável as privatizações, não concordo nesse caso pois, a Embraer já é uma empresa de capital aberto. Não estamos falando de privatização... Estamos falando de extinção(ou absorção, como queira). Os americanos abrem suas empresas, mas detém sempre o controle. A Embraer tem um vinculo estratégico com a FAB, assim como a Boeing tem com a Força Aérea Americana. Eles não abrem NADA! E a Sueca SAAB é concorrente direta da Boeing. Não é uma mera questão comercial. Há muito em jogo.

  17. Miriam Leitão disse:

    A Boeing tem falado em compra de ações da fabricante brasileira. Negam, contudo, que isso possa levar a um negócio em que a Embraer se torne uma empresa americana. Eles preferem usar a palavra “combinação de negócios". O que está sendo discutido é como em um possível negócio pode ser mantida a autonomia da Embraer. As pessoas envolvidas nas negociações dizem é que a companhia americana não quer transformar a Embraer num pedaço da Boeing, mas aumentar a integração entre as duas empresas.

  18. joao carlos pompeu disse:

    Pelo volume alto de críticas militares analíticas nos comentários urge! ao antagonista press release contratar serviços consultores mass media de informação militar e da comunidade militar de inteligência e segurança.

  19. rick disse:

    Post desonesto. O que chama a atenção é que nem se deram a preocupação de procurar um relato sobre o ocorrido e partiram a menosprezar o projeto e a empresa. https://airway.uol.com.br/incidente-com-kc-390-quase-terminou-em-acidente/

    1. O "+ um" nunca me enganou, aquilo ali nunca mostrou qualquer serventia, pra nada, mas como no Brasil é mto fácil entubar as ffaa de porcarias, eis que a Embraer entubou a dela. E sim o avião envolvido no acidente ficou bem avariado, tanto que a Embraer escondeu e nem o Cenipa viu. Se tivesse alguém com culhão, era um ultimato só: Ou mostra o avião acidentado ou o programa acaba aqui e agora!!!! Mas como não tem, fica assim... Não com os americanos, é claro.

  20. Carlos Borges disse:

    O Antagonista errou feio em classificar o KC-390 como inviável, para sua categoria este avião de transporte não tem concorrente, será um grande sucesso assim que começar a prestar serviço na Força Aérea Brasileira, quanto a falha estruturais nem vou comentar. A aliança é importante para EMBRAER com a Boeing e está tem interesse na área militar também sim.

  21. Zé Vital disse:

    Pela primeira vez tenho que criticar o Antagonista. Tem muita coisa nessa matéria que não está batendo. Há muita imprecisão. Acompanho o noticiário da Embraer no Brasil e no exterior e o Brasil nunca quis submeter a área militar da Embraer ao controle estrangeiro. O KC-390 está em fase final de certificação e nunca sofreu acidente nenhum. O que aconteceu foi que uma carga se desprendeu durante um voo de testes e afetou a navegabilidade da aeronave. Mas o pouso foi feito em total segurança em Gavião Peixoto. Outra, só em pedidos para o exército brasileiro são quase 30 aeronaves, mais algumas para Portugal.

  22. Paulo Boccato disse:

    JORNALISMOZINHO ESCROTO. CHEIO DE FALHAS E IMPRECISOES . ESTE É O NIVEL DO JORNALISMO ATUAL ,BAIXO E FALHO !

  23. José Renato disse:

    ** Gostei, em questão de segurança, não se brinca de ganhar dinheiro. Isto é muito sério para ser tratado como um casino. **

  24. Paulo Boccato disse:

    E OUTRA INFORMAÇÃO INCORRETA PARA ALEM DE ,ESTUPIDA. A AERONAVE NAO APRESENTOU 'FALHA ESTRUTURAL' OU PANE MAS EM VOOS DE TESTE TEVE SIM UMA FALHA QUE LEVOU A AERONAVE PARA ALEM DOS LIMITES PREVISTOS E CUJA HABILIDADE DOS PILOTOS FOI CONTORNADA ! OU SEJA, ELA RESISTIU...E ISTO CHAMOU ATENÇÃO DE MUITA GENTE SERIA QUE ELOGIA MAIS AINDA O PROJETO . JORNALISTA É MESMO UMA RAÇA COM DESPREZO PELA INFORMAÇÃO CORRETA MAS COM PAIXAO PELA MANIPULAÇÃO RASA SIMPLORIA !

  25. Lucas disse:

    Impressionante a quantidade de fake news a respeito do assunto Embraer/Boeing. Esta aqui é só mais uma.

    1. Lucas, conseguiste sintetizar meu sentimento por esse texto em um parágrafo.

  26. IndioBravo disse:

    Vocês estão bem ruins de fontes hein! 390 inviável por problemas estruturais é típico de quem não tem nada além do flight radar para gerar seu "parecer" de especialista. Isto depõe contra seu trabalho hein antagonistas!

  27. Jair disse:

    Não temos um governo nacionalista, sequer pensando nos interesses do país o temos. O interesse da Boeing em qualquer dos produtos produzidos pela Embraer é zero ou em torno disso. O país perderá muito dinheiro rompendo o contrato com a Saab e perderá qualquer possibilidade de desenvolver sua industria de aviação. Talvez só este seja o verdadeiro interesse da Boeing. Não temos governantes honestos o bastante para termos um mínimo de segurança na lisura, na verdade a segurança que temos é de que a pior pessoa possivel, está a frente do processo. Temer está alterando e destruindo o que pode pôr as mãos. Ele só deixará de cortar as veias do país quando sair e pelos seus cúmplices no Congresso, PSDB, DEM, PTB e o resto da cambada, não sai mais.

  28. O marketing em 2018 será bem superior e melhor disse:

    «Marketing em 2014 conseguiu transformar 1 “baranga” em “Coração-Valente©” via Santana!» 
+ 
Publicidade do PT TRANSformou uma baranga [com dislexia] em produto “vendável” e elegante. E como vendeu! Vendeu muito. Muito mesmo! O produto falso. As Universidades (UFMG) adoraram o produto Coração-valente©. Compraram em série e fizeram estoque. 
+
 João-o-Milionário-Santana! Brilhante criador de slogans. O ideólogo criativo de “Coração-ValentA©” que angariou milhões de votos de indecisos e dos que acreditam ou caem em sedutores slogans publicitários criativos e bem elaborados, como: + 
1. “Compre Batom” [hipnótico anúncio de bombom da “Garoto”] 2. "Coca-Cola dá Mais Vida" 
3. «Danoninho Vale Por um Bifinho» O PT sabe gastar dinheiro em bom marketing e publicidade. De todos é o 1º.

  29. Paulo Boccato disse:

    MAS A EMBRAER, AQUELA 'AMERICANA', TEM INTERESSE SIM... APUREM MELHOR ANTAGONISTAS...APUREM MELHOR...

  30. Tool disse:

    Os Russos querem se aliar a Odebrecht para montarem uma fábrica de aeronaves no Brasil. A Embraer fechou as portas a delegação Russa. Esta notícia é duvidosa. Este site é duvidoso. "É milho" é dono de tudo.

  31. WandeC disse:

    E até hoje o Brasil está sem modernos caças. Parece que tudo nesse país é negligenciado. Enquanto isso, a corrupção consome bilhões de reais.

  32. Pedro F P Silva disse:

    Normalmente concordo com vocês, mas esta análise está substancialmente superficial, já era comentado no meio a mais de seis meses como estas três empresas, SAAB, EMBRAER e BOEING, vinham se alinhando através de inúmeros projetos. Comercialização do kc-390 - parceria Boeing e Embraer Desenvolvimento do kc-390 para a Suécia - parceria Boeing e Saab com Embraer Desenvolvimento do Gripen biplce pela Embraer e o centro de P&D, bem como a linha de produção de alta tecnologia para produção deste caça - sinergia com o desenvolvimento do T-x, jato de treinamento desenvolvido entre Boeing e Saab, para a USAF.

  33. Brasil ainda vai sentir os efeitos dessa BANDIDA por mais de 30 anos! disse:

    Dilma fez um estrago no Brasil que será sentido pelos próximos 30 anos! Só a Eletrobras foram mais de R$ 280 bilhões de prejuízo! Isenções fiscais de R$ 460 bilhões apenas no último ano de governo, mais bilhões de rombo na Petrobras, que não pode reajustar o preço da gasolina por causa da inflação, endividamento da empresa, prejuízo nos Correios, na Caixa, rombo dos fundos de pensão, bilhões de empréstimos subsidiados do BNDES para financiar obras de ditadores na América Latina para poderem vender fuzis de guerra ao tráfico de drogas no Brasil e exportar cocaína através do Oceano Atlântico... Ainda tem os 8 Ministros do STF, que vão durar mais uma eternidade na Suprema Corte!

    1. Verdade verdadeira e MUITO DURA para TODOS os 200 milhões de brasileiros!!! Ainda bem os socialistas comunistas marxistas ateus PROVARAM ao mundo como é que eles sabem destruir Venezuela e Brasil em tão poucos anos - Chaves Maduro e Luladrão Dilma....... O KIT comunista é pavoroso: não sabem política econômica, ideologia de gênero: zoofilia, pedofilia, incesto, LGBTQ, famílias de homossexuais, ódio, luta de classes... roubo, roubo, roubo.... liberação das drogas..... E por pouco dominaram Executivo, Legislativo e Judiciário. A DIREITA DEMOCRÁTICA elegerá BOLSONARO no primeiro turno e teremos mais uma chance de trabalhar para ter um Brasil no primeiro mundo.