Boi preto conhece boi preto

Gilmar Mendes, no Twitter, acaba de recomendar a leitura do artigo de Ricardo Lewandowski na Folha de hoje.

É um artigo em que o ministro do STF que ficou desesperado com o voto da colega Rosa Weber na semana passada defende o “respeito à presunção de inocência”.

A ala #LulaLivre do Supremo se entende muito bem.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Os comunistas…socialistas etc….”E seu nome é legião”…são todos da mesma laia. Para os amigos tudo…para os inimigos nem justiça. Presunção de inocência é antes do julgamento. Depois de julgado em duas instâncias já deve passar a “presunção de culpabilidade”, senão não passa de sofisma. Aliás o supremo está se tornando antro de sofistas…salvo exceções, um bando de canalhas.

Ler mais 119 comentários
  1. Os comunistas…socialistas etc….”E seu nome é legião”…são todos da mesma laia. Para os amigos tudo…para os inimigos nem justiça. Presunção de inocência é antes do julgamento. Depois de julgado em duas instâncias já deve passar a “presunção de culpabilidade”, senão não passa de sofisma. Aliás o supremo está se tornando antro de sofistas…salvo exceções, um bando de canalhas.

  2. O fato é que esses patifes estão com o rabo preso. Estão se empenhando escandalosamente sobre o assunto como nunca fizeram antes, e o nome disso é desespero. Daqui a pouco surgirá alguma denuncia contra essa turma de golpistas e tudo ficará mais claro.

  3. Gilmar Mendes, Lewandowski, e restante da “bancada petista” no STF insistem em profligar em torno de uma suposta “PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA” de réus condenados? Ora, isso é de uma incongruência sem tamanho, uma vez que, se já foram condenados é porque foram considerados CULPADOS e não existe “inocência de culpados”. Imagino como, no exterior, devem estar rindo de nós…

  4. VENIA CONCESSA, à opinião do Min. Ricardo Lewandowski, fico com a opinião de juristas da qualidade de Modesto Carvalhosa, Ives Gandra Martins e tantos outros expoentes do direito, além dos Ministros do próprio STF como Roberto Barroso, Fachin, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia e os aposentados do STF do nível de um Ayres Brito…

  5. Lula não pode ser inocente. Já foi considerado culpado em primeira instância por um juiz, em segunda instância por um colegiado de TRÊS JUÍZES, em terceira instância, não reconheceram direito a Habeas Corpus por CINCO JUÍZES e finalmente, o Habeas Corpus na quarta instância não foi reconhecido por SEIS JUÍZES. Somando tudo, temos QUINZE JUÍZES SE MANIFESTANDO. Vai chupar prego, Gilmar!

  6. Gostaria de saber o que leva esse senhor a tanto se esforçar pela prevalência da tese dele, principalmente após a prisão do maior canalha da história deste país. Seria por acaso em retribuição a um bom frango com polenta? Justamente no veículo de comunicação preferido do PT? Ñão me lembro de um ministro do STF se manifestar sobre caso que virá à mesa antecipadamente e pelos jornais. Me parece um desespero total. Mas digo ao trio calafrio do STF: Vocês vão perder e vão ter que engolir a decisão da maioria!

  7. A nossa Constituição diz sim que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado”. Mas não diz que não pode ir preso antes disso também. Basta ver o que tem de pobre preso por aí que ainda nem foi julgado na primeira instância. Portanto, prender depois da segunda instância continua ainda sendo um luxo para os colarinhos brancos. O que eu quero é prisão na PRIMEIRA INSTÂNCIA para crime de colarinho branco. Este Sr., assim como vários outros do STF, ficou quietinho desde 2016 até agora sobre este assunto. Bastou a água bater na bunda do empregador dele, para ele se insurgir contra aquele entendimento. Por que será? Por que será que Gilmar mudou de posição? Será que é porque os parentes ou agregados dele estão na lista dos próximos a serem presos no Rio?

  8. O Ministro articulista, pra começo de conversa, devia se limitar a externar sua opinião nos autos, até por conta de norma inscrita na LOMAN q veda manifestação acerca de caso ou tema sobre o qual o Magistrado haverá de exercer juízo de valor.
    Por outro lado, cabe recordar que o Ministro menoscabou a Constituição Federal ao ensejo de sua infeliz participação, como Presidente, nas sessões do Impeachment de Dilma, dado que , em conluio com alguns parlamentares, violaram a CFquando não afastaram os direitos políticos da Janete.

  9. Que mal eu pergunte, Levo, as decisões com respeito à prisão depois do julgamento de segunda instância não estão em acordo com a jurisprudência firmada pelo STF, logo ali, em 2016? O direito, em sua fase ultramoderna tem que valer para todos, sem excepcionar “os escolhidos”, principalmente os bandidos de alto coturno. Se é para fazer valer literalmente a Constituição que tal igualar a todos perante a lei? Levo, em que você é igual a mim ou aos que aqui escrevem? Não tenho veículo de graça à minha disposição; não tenho tenho motorista particular; moro na casa que eu comprei com muito suor; não tenho “penduricalhos” para engordar a minha aposentaria e, pior, além de não ter nada disso ainda pago o seu salário. Que igualdade, hein Levo? O medo que vocês têm é do “feitiço bumerangue”.

  10. Presunção de inocência para bandidos com provas inequívocas e inquestionáveis de ilícitos é o mesmo que pegar sua mulher na cama com outro, ambos nus, e presumis que ela não te traiu. Deixemos desses absurdos de querer encontrar razões para justificar o injustificável. Esses 2 ministros são tendenciosos e de intenções duvidosas. Não merecem que nada que escrevem seja lido por alguem.

  11. Interessante! O primeiro parágrafo comporta uma questão que pode ser respondida pela própria prática de ambos, elogiado e elogiador. Eles não fazem ciência, são apenas birutas de aeroporto que apontam segundo o vento da vontade de beneficiar algum de seus “amigos”. E ao final, mais interessante ainda, agride o elogiador quando se refere às teorias germânicas e anglo-saxônicas. Todos sabemos que GM baba direito germânico com aquela boca de gamela rachada.

  12. chega Gilmar!!!…pede para sair…já tá bom…você ficou milionário as custas das quadrilhas de falsos políticos que assaltam o erário 24 horas por dia sem parar!!!…sem vergonha!!!…o brasil tem nojo de você!!!…pode fazer uma pesquisa…safado sujo…psicopata sua hora vai chegar!!!…

  13. É vexatório para um Ministro do STF prestar-se a esse papel. Se quer libertar bandidos e corruptos, peça inscrição na OAB, procuração dos interessados e atue como advogado. Caso contrário, apenas tenha a dignidade de aplicar as leis de forma justa e imparcial. Aliás, alguém sabe porque o Toffoli nunca é impedido de julgar os casos envolvendo o Lula? Absurdo total!

  14. “CHEGOU A HORA DE ACABAR COM A…”

    POR QUE CHEGOU A HORA SÓ AGORA ???

    POR QUE lula ESTÁ PRESO ???

    JÁ PASSOU DA HORA DE VOCÊ JULGAR SEM CONSIDERAR O INTERESSADO.

    SEU VASSALO TOGADO.

  15. Sua excelência (o autor) padece do mal que insurge: retórica! Historicamente o Princípio em questão foi introduzido no Direito para abolir o poder de prisão extraprocessual. Sendo-o garantia de reserva do juiz natural e devido processo legal, mais afeito ao art. 5º, LV e LXI CF.
    Min. Gilmar, não há amparo na Hermenêutica interpretação de que o Princípio de Presunção de Inocência permite a suspensão de Sentença Condenatória. Ao contrário, é uma garantia que o acusado só terá a liberdade restringida mediante Sentença Condenatória.

  16. Ademais, as normas postas não legitimam interpretação extensiva do termo “culpa” (art. 5º, LVII da CF) para conceder benefício processual a acusado de crimes dolosos. Culpa é unidade mensuradora, excludente de ilicitude na imensa maioria dos fatos tipificados. Considerar que o termo “culpa” da CF é um gênero (culpabilidade) e não uma espécie é subverter toda estrutura do processo penal, inovar no sistema jurídico mundial introduzindo a Culpa Culposa e a Culpa Dolosa. Macula com nulidade todas as Sentenças Condenatórias já proferidas. Desejamos todos o respeito à Constituição. Para tal, o método cientifico precisa ser empregado, pois é uma segurança para todos nós. Com devido respeito STF, no Civil Law, o Estado carece que as leis sejam efetivadas, não os entendimentos deste ou daquele juiz

  17. O que esperar de um sujeito que citou artigo do código do consumidor pra defender prisão em segunda instância?
    Pelo fim da indicação política de ministros. SE houvesse prova para o cargo, mais da metade ali teria reprovado.

  18. O artigo é uma porcaria. É uma aula de história de Supletivo. Nos dois últimos parágrafos ele defende uma leitura estrita da constituição, justo ele, que inventou fatiar a caçassão da Dilma, mantendo os direitos políticos completamente à revelia do texto constitucional. Cínico, mal intencionado e mediocre, alias, como o são todos os petistas.

  19. Gilmar, apoia o LevandoLero a escrever um artigo: Como cortar um impeachment ao meio!

    Na época Gilmar, vc teceu calorosos elogios ao ministro da rota do frango com polenta!

    Tem que manter isso, viu Querido!

  20. COMO É QUE VAI SE PRESUMIR INOCENTE ALGUÉM QUE JÁ LEVOU DE 1×0 NA 1ª INSTÂNCIA, DE 3×0 NA 2ª E DE 5×0 NO STJ ? E NÃO HÁ MAIS OPORTUNIDADE DE PRODUÇÃO DE PROVAS E DE TESTEMUNHAS ? ME EXPLICA LEWANDOWSKI ! E OUTRA, SE É INOCENTE PQ NÃO PROVA ?

  21. AH Gilmar e Lewan e Marco Aurélio, vocês me dão até pena e preguiça.
    1 ) Tem que respeitar a literalidade do inciso sobre presunção de inocência: OK. onde está nele escrito que durante a presunção de inocência é uma norma superior às demais da Constituição?
    2 ) Respeitar a literalidade desse inciso? Ok! O LEWAN, codinome AÇOUGUEIRO DA CONSTITUIÇÃO, respeitou a literalidade do preceito que exige a perda dos direitos políticos da presidente condenada no impeachment?
    3 ) Gilmar, Lewan, Marco Aurélio: respeitar a literalidade do inciso? Vocês por acaso respeitaram a LITERALIDADE GRITANTE E ESPECÍFICA, TAXATIVA E SEM MARGENS PARA INTERPRETAÇÃO, do preceito constitucional que diz: o casamento é ENTRE HOMEM E MULHER?
    Respeitaram?

    ENTÃO NÃO ME VENHAM COM PIADINHAS!

  22. Esse Ministro que está mais a Vestir Toga do que julgar pelas leis e respeitar a Constituição. No passado não muito distante se uniu com o Sr. Renan Calheiros na época Presidente do Congresso. Absolveu a Sra Dilma Mala Rousseff de ser inelegível. Esse Ministro está a proteger os surrupiadores dos cofres públicos e encontrou sua alma gêmea o Sr. Ministro Gilmar Mendes.

  23. Aquela capa do Charlie Hegbo onde Lula pega nas nadegas da JUSTIÇA PROSTITUTA, chega perto do espirito de nossos juizes do STF.
    Se julgam DEUSES e são PROSTITUTOS só nao sabem o que é justiça, ou respeito as leis e a constituição…

  24. Seria gm é bipolar ??? Primeiro morde, depois assopra ???

    Disse abertamente que os ministros indicados pelo pt não tem pedigree, chegaram ao supremo através de pistolões.

    Agora vem elogiar o “notável” intelecto do lewandowski em tergiversar sobre a prisão do lula sem mencionar o lula…

    O boca de sapo é um caso psiquiátrico a ser estudado.

  25. GILMAR SABE LER !!!!!! Estou realmente impressionado!!!!! Engraçado, alguém podia indicar ao Ministro Gilmar a Leitura DO SEU PRÓPRIO LIVRO onde ele ASSINA a CERTEZA da prisão em Segunda Instância,com o qual Gilmar votou em 2016.
    É um ENERGÚMENO.

  26. Ler um artigo escrito por Lewandowski já não é uma boa leitura e ainda recomendado por esse ”ministro” aí que não ter que ler mesmo. Nossa quanta b……. junta e querendo dizer que para um condenado existe a presunção de inocência só se for no mundo desses ministros do STF alegórico que ”conseguem ver a inocência” porque o resto de nós não.

  27. Chegou a hora de julgar pela “presunção de culpa”. Um sujeito denunciado por tantos pagadores de propina, usando propriedades variadas em nome de terceiros, presume-se que é um Ladrão , e dos maiores. Vamos deixar de hipocrisia Sr. Gilmar. Você sabe muito bem que Lula é o chefe da mafia.

  28. Torno a repetir, o símbolo da Justiça, aquela mulher equilibrando a balança e com uma espada cortante, não tolera falsas interpretações da lei, tampouco mudanças de regras para beneficiar amigos que se reúnem para tramar. Veremos até quando dura o fogo do rapaz. Ministra Rosa, estarei rezando para protegê-la do ódio e veneno de alguns dos seus amigos, continue retilínea!

  29. Não basta, termos que aguentar as abobrinhas que o “levandovisky” fala, o outro abobrinador, ainda quer que a gente leia?
    Muita abobrinha junta, ninguém merece.

  30. Esse “textão de facebook” do lewandowiski ultrapassa os limites do ridículo.
    Vindo daquele que em vã e corrupta interpretação “relativistica” livrou Dilma da perda de seus direitos políticos RASGANDO DETERMINAÇÃO EXPLICITA da Constituição Federal trata-se de um ULTRAJE.
    Esse senhor ZOMBA da dignidade do povo que paga seu salário.
    HUMILHA o cidadão de bem ao destilar seu veneno ideológico pervertido a anti-democrático.
    CHEGA DE SE SUBMETER A GENTE COMO ESSA! CHEGA! CHEGA!

  31. Um artigo de um soldadinho petista publicado no veículo que não passa de um jornalzinho petista sendo indicado pelo amor do cheira-cheira das alterosas.
    .
    Imperdível. Imperdível para qualquer um que precise de emético ou laxante.
    .
    Ministra Rosa Weber, passe batida por este libelo pró impunidade. Se a senhora ainda mantém a ideia absurda de que o país dos 66 mil assassinatos e da maior corrupção da história da humanidade está prendendo tanto que até inocentes vão na baciada, só posso lamentar. Não me parece que prisão demais seja nosso problema.
    .
    Mas garanta um verbete mais generoso na enciclopédia dos decentes e se apegue ao seu ótimo argumento de que não se pode mudar jurisprudência a toda hora sem exacerbar o risco jurídico do país.
    .
    É uma boa saída. Para a senhora e para o país.

  32. “Chegou a hora de acabar com a relativização jurídica; devem-se respeitar garantias constitucionais, es especial a presunção de inocência”
    Por que “CHEGOU A HORA”, ministro? as garantias constitucionais não deveriam ser respeitadas sempre? quando o Sr. desrespeitou essa garantia não tornando Dilma inelegível, não era a hora? agora que seu protegido foi preso, chegou a hora?

  33. Presunção da Inocência para quem?? Assassinos, Pedófilos, Estupradores, Ladrões do dinheiro Público que condenou à miséria e a morte milhões de brasileiros nos últimos 30 anos, tendo seu ápice nos 13 anos do Lulopetismo!!!
    Vamos continuar disseminando nas redes sociais o que voces fizeram nos ultimos 30 anos… Vamos cada vez mais conscientizando as camadas mais populares – classes sociais D e E… observem que a cada dia que passa, mais o povo fica informado!
    Entre Corrupção e Forças Armadas! Somos sempre Forças Armadas

  34. Após as eleições de outubro, deveríamos iniciar um movimento visando ao impeachament de alguns ministros do Supremo. As ruas exigiram o impeachment de Dilma. As ruas podem também, e de forma semelhante, exigir a expulsão de alguns ministros do Supremo. É um movimento legítimo. Candidatos a serem impichadaos não faltam.

  35. Folha, beiçola e lewando, nem pensar. Mistura letal para os meus neurônios. Essaa turma suprema joga voley de praia. O tempo todo um levanta a bola para o outro cortar mas não os responsabilizo. Culpo é quem os indicou e esse processo de indicação tem que acabar. Carreira, competição e mérito é a fórmula correta.

  36. Impressionante a quantidade de posts nas redes sociais observando que nao da mais, esses ministros pro lulla tem que sair do STF. As mensagens falam apropriadamente que nao eh mais tempo para mimimi de nenhuma parte. Tem que se procurar meios adequados para remover do STF esses individuos que defendem o atraso do Brasil e o reino da injustica e desigualdede perante a lei. Precisamos criar campanhas que pressionem pela remocao desses ministrecos do STF.

  37. Ah!!!!Este gilmar mendes é um destemperado, está passando das medidas….
    Deveria sumir para Portugal, ora pois, leva aquele jornalista parafuso espanado junto.

  38. ===================================================
    O LULA RECOMENDA A LEITURA DO REINALDO AZEVEDO
    ===================================================
    .
    .
    .
    ==================================================
    GILMAR MENDES RECOMENDA A LEITURA DO RICARDO LEWANDOWSKI.
    ==================================================

    ________________
    PT E PSDB SE UNIRAM CONTRA A LAVA-JATO ESSE É O VERDADEIRO MOTIVO PELO QUAL AQUELE CANALHA DO REINALDO AZEVEDO DIZ QUE O LULA FOI CONDENADO SEM PROVAS. SÃO TODOS BANDIDOS!

  39. VAMOS PERDER TEMPO LENDO UM ARTIGO ESCRITO POR RL? MELHOR TOMAR UMA CERVEJA COM UM AMIGO. É MAIS AGRADAVEL E COM CERTEZA NÃO DA ENJOO. NEM NOJO. TOMARA QUE A CACHORRA DESTE RL MORRA ATROPELADA POR UM TREM, COM ELE JUNTO.

  40. Gilmar tá pedindo um corretivo da Lei. Parece aquele adolescente que quebra tudo para ouvir o pai lhe impor limite. Limite traz segurança. Acho que ele tá pedindo algo que nunca teve: a mão pesada da Lei sobre ele.

  41. ===================================================
    O LULA RECOMENDA A LEITURA DO REINALDO AZEVEDO
    ===================================================
    .
    .
    .
    ==================================================
    GILMAR MENDES RECOMENDA A LEITURA DO RICARDO LEWANDOWSKI.
    ==================================================

    ________________
    PT E PSDB SE UNIRAM CONTRA A LAVA-JATO ESSE É O VERDADEIRO MOTIVO PELO QUAL AQUELE CANALHA DO REINALDO AZEVEDO DIZ QUE O LULA FOI CONDENADO SEM PROVAS. SÃO TODOS BANDIDOS!

  42. só um povo castrado como o brasileiro se submete ao mando de gente como Lewandowski, Mendes e Toffoli, perpetuadores da impunidade do sistema político.
    qualquer povo menos sangue de barata, depunham tais canalhas por bem ou mal.

  43. A BANDA PODRE DO STF !!!!!!
    #GILMAR segue fazendo política e politicagem sem vergonha na cara !!!!! EUNÍCIO está ENGAVETANDO o Impeachment do seu comparsa GILMAR.
    Agirá até o PEN atual PATRIOTAS virou ORCRIM!!!!
    CADEIA PARA GILMAR .

  44. O julgamento dessa quarta-feira do Habeas Corpus para evitar a prisão do ex-presidente Lula consolidou a percepção de um acordão para tentar “estancar a sangria” e salvar a pele não só de Lula, mas de todo o mundo político envolvido na Lava Jato.
    .
    A “prova” desse acordão foi a aliança surpreendente, apesar de não inédita, entre três velhos adversários na corte: Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

  45. ===================================================
    O LULA RECOMENDA A LEITURA DO REINALDO AZEVEDO
    ===================================================
    .
    .
    .
    ==================================================
    GILMAR MENDES RECOMENDA A LEITURA DO RICARDO LEWANDOWSKI.
    ==================================================

    ________________
    PT E PSDB SE UNIRAM CONTRA A LAVA-JATO ESSE É O VERDADEIRO MOTIVO PELO QUAL AQUELE CANALHA DO REINALDO AZEVEDO DIZ QUE O LULA FOI CONDENADO SEM PROVAS. SÃO TODOS BANDIDOS!

  46. O LULA RECOMENDA A LEITURA DO REINALDO AZEVEDO

    GILMAR MENDES RECOMENDA A LEITURA DO RICARDO LEWANDOWSKI

    ________________
    PT E PSDB SE UNIRAM CONTRA A LAVA-JATO
    ESSE É O VERDADEIRO MOTIVO PELO QUAL AQUELE CANALHA DO REINALDO AZEVEDO DIZ QUE O LULA FOI CONDENADO SEM PROVAS.
    SÃO TODOS BANDIDOS!

  47. Ao longo dos anos sempre foi assim
    Homens malditos, homens lixo
    Levando o povo ao desespero
    E ficando louco pelo dinheiro
    Quem deveria saber nos conduzir
    Hoje nem sabe como prosseguir
    Os Homens do mundo agora piraram, eu acho
    E ralam as caras na graxa do tacho

    Na minha ótica, eles não passam de lixo
    O compromisso, nunca zelarão por isso
    Por isso que a gente passa o que passa
    Por isso que a gente paga altas taxas

    Mas uma luz um dia vai brilhar
    Pra renascer a esperança
    Pois vejo o povo na rua sem graça
    Velhos semblantes sentados na praça

    Mas com certeza o quadro vai mudar
    Com a pura certeza eles vão pagar
    Mas pensam que podem fugir do castigo, meu pai
    Eles pensam que podem conter o perigo

  48. Ao longo dos anos sempre foi assim
    Homens malditos, homens lixo
    Levando o povo ao desespero
    E ficando louco pelo dinheiro
    Quem deveria saber nos conduzir
    Hoje nem sabe como prosseguir
    Os Homens do mundo agora piraram, eu acho
    E ralam as caras na graxa do tacho

    Na minha ótica, eles não passam de lixo
    O compromisso, nunca zelarão por isso
    Por isso que a gente passa o que passa
    Por isso que a gente paga altas taxas

    Mas uma luz um dia vai brilhar
    Pra renascer a esperança
    Pois vejo o povo na rua sem graça
    Velhos semblantes sentados na praça

    Mas com certeza o quadro vai mudar
    Com a pura certeza eles vão pagar
    Mas pensam que podem fugir do castigo, meu pai
    Eles pensam que podem conter o perigo