Bolsonaro diz que vai usar Revalida para ‘expulsar’ médicos cubanos

Em visita a Presidente Prudente, Jair Bolsonaro afirmou que, se eleito, vai “expulsar” os médicos cubanos do Brasil com base no Revalida, o exame brasileiro que analisa diplomas médicos expedidos por instituição estrangeira, informa o G1.

A atuação dos médicos de Cuba é polêmica desde 2013, quando Dilma Rousseff criou o Mais Médicos –os profissionais do país são os únicos estrangeiros que não passam pelo Revalida, e a ditadura de Raúl Castro embolsa 75% do valor pago pelo Brasil aos médicos.

“Nós juntos temos como fazer o Brasil melhor para todos, e não para grupelhos que se apoderaram do poder e [há] mais de 20 anos nos assaltam (…). Vamos botar um ponto final no Foro de São Paulo. Vamos expulsar com o Revalida os cubanos do Brasil”, declarou Bolsonaro.

O programa de governo do presidenciável, como publicou Crusoé, fala em aplicar o Revalida, mas defende também liberar a imigração dos familiares dos médicos cubanos.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Tem milhares de médicos BRASILEIROS formados no exterior que estão DESEMPREGADOS, para que cubanos trabalhem no Brasil no + Médicos. Isso é que tem que mudar. Não fazer revalida, fora os cubanos

Ler mais 122 comentários
  1. Tem milhares de médicos BRASILEIROS formados no exterior que estão DESEMPREGADOS, para que cubanos trabalhem no Brasil no + Médicos. Isso é que tem que mudar. Não fazer revalida, fora os cubanos

  2. No programa mais médicos 60% de estrangeiros são cubanos o restante são de outros países e uma minoria são brasileiros formados no exterior. isso tem que mudar, que fiquem apenas os brasileiros

  3. Bolsonaro tem que acabar com a entrada e a permanência dos cubanos no + médicos, substituindo por brasileiros formados no exterior, que tem quantidades para substituir os cubanos, e estão DESEMPREGADO

  4. Brasileiro formado no exterior, eu disse BRASILEIRO tem que fazer curso para entrar no + médicos, CUBANOS não já entram direto, 2108 já entro mais de 3000, enquanto brasileiros não entrou nem 1000

  5. Este ano já entraram no + médicos 2 remessas de cubanos que entram sem fazer curso, enquanto milhares de brasileiros formados no exterior ficaram de fora, desempregados, e quem é selecionado tem curso

  6. Não é verdade, existe milhares de brasileiros trabalhando no + médicos sem revalida, porém em 2018 entrou muito mais cubanos que brasileiros no + médicos, 2018 já entraram 2 levas de cubanos grande

  7. Mitou!kkkkk Tem lugares que os médicos “brasileiros”, não querem trabalhar. Os médicos cubanos estão em cidades que receberem apoio do povo. Medicos estrangeiros tem em vários lugares da Europa. Entã

  8. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! Ô BURRÃO PETRALHA, EU SEI QUE É VC!!!

  9. Primeiro esses cubanos que atuam aqui no Brasil que se” diz médico ” não são. Eles só tem 3 anis de escolaridade. Em nenfim lugar do mundo se forma médico em 3 anos. A revalida é importante! !!

    1. Discordo de você pois sou casada com um Médico cubano onde ele e os amigos deles são formados desde de 2009 e são Médicos include meu marido é médico cirurgião

  10. Aplica Revalida; contrata aprovados e lhes dá visto d permanência extensivo aos familiares; expulsa reprovados; cancela contrato; denuncia Cuba ao mundo se não liberar familiares. Xeque mate.

  11. Ora, os que não possuem habilidade em aprovar não podem ser medico no Brasil. Os que ficarem não mais receberão de cuba o salário que nós pagamos. Certíssimo Bolsonaro!

  12. Sou nordestino e voto em Bolsonaro,mas enquanto isso,existe uma população desinformada e doutrinada na maioria dos estados do nordeste, aqui talvez o jumento seja mais sábio que algumas pessoas.

  13. ou seja, aqueles médicos que forem considerados APTOS no exame exercem sua profissão, os INAPTOS não. Todos que preencherem os requisitos para permanecer no país poderão trazer suas famílias. Simples!

  14. So uma pergunta para os nordestinos, nas pesquisas todos que estão em 1 lugar são do PT no Nordeste como explicar isto roubar mas fez então posso roubar o povo nordestino prometendo algo mas roubei…

  15. Mito, você acabou de ganhar o apoio de 80% dos médicos brasileiros. O único país do mundo que aceita enfermeiros como médicos, onde não passam por controle da categoria, o que é exigência até em Cuba!

  16. Seja qual fosse o próximo presidente, os médicos cubanos que passassem pelo Revalida (a maioria, enfermeiros, não vai passar) poderiam trazer a família enquanto durasse o contrato.

    1. Objetivo de médicos cubanos no Brasil é o mesmo dos médicos cubanos na Venezuela. Informe-se.

  17. Ate q enfim,o povo esta esperando por esta attitude a anos.Chega de infiltracao cubana!Agora comecaram os venezuelanos,sob o disfarce de “refugiadods”.He a a Guerra do foro de sao Paulo contra o Brasi

  18. Antes ia ACABAR com o Mais Médicos… Agora, vai ter que prestar o REVALIDA.. E quem passar, vai continuar DANDO dinheiro pra CUBA? E como vai buscar a família, vai invadir CUBA e resgatá-los?

  19. Concordo plenamente com Bolsonaro. O Mais Médico ajudou apenas a quadrilha de Lula e aos chefões cubanos. E os médicos não podiam exercer profissão por essas bandas. Dilma sabe.

    1. Sua mãe cuida da impotência, sua irmão da fimose e você chupa né ??? CHORA MAIS, PORQUE VAI SER NO PRIMEIRO TURNO.

  20. A maioria dos paciente nem entendem o que aqueles médicos falam, é uma pobreza de atendimento, muitos contam que nas faculdades de medecina de lá , não tem nem microscópio.

  21. Meu filho acadêmico da Faculdade Baiana de Direito estará presente como muitos outros. A PM do Governo PETRALHA da BAHIA não poderá fazer “vista grossa”, permitir, tolerar esta molecagem e abuso.

  22. cada comentário preconceituoso com o próprio povo, que bom ter grana pra pagar médicos com REVALIDA né?? Os pobres de periferia, do norte e nordeste não tem tanta importância em ter bom atendimento..

    1. Sou a favor e votarei no Bol.sonaro. Fico triste, a maioria dos médicos se formam e fazem residência em universidades e hospitais públicos, e fazem igual os políticos. Melhor mesmo irmos nos benzer.

    2. Pra ser consultado por curandeiro eu não preciso desses “médicos cubanos” mesmo, vou na benzedeira aqui perto de casa que é capaz que dá de 10 a 0 nesse projeto petista de auxílio a DITADURA CUBANA.

    3. Pra ser consultado por curandeiro, eu não preciso desses “médicos cubanos” mesmo, vou na benzedeira aqui perto de casa que é capaz que dá de 10 a 0 nesse projeto petista de auxílio a DITADURA CUBANA.

  23. O Bolsonaro não falou que vai expulsar, apenas exige o revalida, que é o exame para atestar a qualificação do médico em qualquer país, porque o povo merece ser atendido por profissionais qualificados.

  24. Com 75 % imagine quantos médicos qualificados dá para contratar no Brasil! Mais enfermeiros etc. Economia. Mais empregos e melhor atendimento. O número é 17!

  25. Ele só permitirá no país aqueles que forem médicos e tiverem como somar, e não só subtrair recursos, sem colocar a segurança pública, alimentar, cultural, religiosa, dos brasileiros, risco.

  26. DILMA, LULA E A NATA ESQUERDOPATA BRASILEIRA, ao adoecerem consultam-se e fazem tratamento médico com os “DOUTORES CUBANOS” do SÍRIO LIBANÊS. É mole ou quer mais Zé POVINHO SOFREDOR da fila do SUS?

  27. os fanáticos do Bolzonaro se acham tão espertos, mas acho q eles não sabem q os empregos dos estrangeiros no EUA são empregos que os americanos não querem. para eles isso não acontece com os medicos

  28. GDF apura caso de médico flagrado tirando ‘selfies’ durante plantão lotado
    Saúde abriu sindicância; pacientes reclamam nas redes sociais de médico.
    Paciente diz que viu profissional tirando fotos

  29. navegando ai na internet, depois dessa declaração Bolzo já perdeu centenas de votos. será que ele vai fazer igual da ONU. que mesmo gravado disse que não disse? peixe morre mesmo é pela boca kkkk

    1. Mentira, troll. Se todos souberem as ingerências da ONU, por exemplo, no judiciário, e em orgãos de segurança pública, logo verão o por quê de tantas críticas do Jair Bolsonaro.

  30. Enlouqueceu. Médico brasileiro não trabalha nem nas periferias das grandes cidades quanto mais nas pequenas cidades do Norte e Nordeste, por exemplo. Vai perder voto.

    1. Se fosse o teu tucano falando isso, seria uma ideia brilhante. Tá é com inveja branca pelo teu candidato não ser o pioneiro da ideia, no debate.

  31. Cadê que a OIT coloca Cuba na lista suja pela escravidão comunista? O STF, através do petista Marco Aurélio, não só dispensou a revalidação como endossou os salários menores pagos. Isso aí Bolsonaro!

  32. Aí sim! Acabou de ganhar mais um voto. Parabéns! Q os médicos de verdade, seja lá de onde for, q sejam profissionais com a capacidade de passar num concurso com o direito de igualdade de oportunidade

  33. Duvido que um filho, pai, mãe ou parente de PREFEITO do interior brasileiro, mesmo os dos grotões do CAFUNDÓ DOS JUDAS consulte com cubano. Procuram um brasileiro e que seja UM ESPECIALISTA.

  34. Brasileiros formados no exterior têm de passar pela prova, CUBANOS não? 75% do salário pra Cuba, o que é isso? CFM calado? Defensores de excrescências e ditaduras podem se morder de raiva.

  35. Certíssimo, tem que fazer o revalida quem passar que chamem seus familiares. Não pode é os brasileiros como ex. O exame da OAB, sem ele não se pode exercer a profissão.

  36. Não tem que falar só não… Tem que gritar para que todos possam ouvir. Esse mais médico é uma lavanderia da ORCRIM PTralha e ao mesmo tempo um patrocínio para bancar as mordomias da ditadura Cubana.

  37. Besteirol. Basta enviá-los para campos de reeducação cultural, política e alimentar. Brasil de SUS falimentar deve aproveitar a notável expertise médica cubana nas doenças ignaras sanitárias.

    1. Conhecendo o Brasil de cabo a ra.bo, verá q temos TODAS as doenças parasitárias e todas as doenças por falta de saneamento básico. Somos modelos em doenças sanitárias e parasitologicas de 3º mundo

  38. Besteirol. Basta enviá-los para campos de reeducação cultura, política e alimentar. Brasil de SUS falimentar deve aproveitar a notável expertise médica cubana nas doenças ignaras-sanitárias.

    1. Já estava convencida a votar nele quando falou que vai mandar o criminoso Cesare Battisti para a Itália. Reforçou agora meu voto. Ainda mais se tiver chance de 2o. turno com o PT. Fora PT!!!!

    1. Mas, os municípios dependem de recursos da União para se manter. Portanto, eles que fiquem miudinhos. Bolsonaro presidente- n° 17

  39. Na verdade, os que forem aprovados no revalida ficarão e receberão diretamente do governo brasileiro, sem intermediários. Poderão também trazer suas familias. Os demais voltarão para sua terra.

  40. Uma das maiores vigarices do governo petralha. Atropelaram tudo, agindo totalmente fora da Lei. E os escravos cubanos estão aí se lascando para sustentar seus feitores: O partido comunista cubano.

  41. Não é + fácil simplesmente encerrar o “convênio” c/ o gov. cubano? Com o programa encerrado, os “médicos” retornariam a Cuba. Vc para de mandar $ p/ a ditadura e se livra dos cubanos ao mesmo tempo.

  42. Se o REVALIDA é para todos, pq só os cubanos ficaram fora??? E pq o valor não é do profissional em 100% do seu ganho?? Se passar no REVALIDA que fiquem. Exigir o mínimo é indispensável.

  43. se o governo pegasse esse dinheiro e pagasse 1.000 bolsas de estudo universitario para formacao de jovens medicos brasileiros, que teriam a obrigacao contratual de trabalhar para o governo por 1o anos

  44. Os cubano médicos (são mesmo?) EXPLORADOS CORDATOS do governo ditatorial da ILHA servem dissimuladamente para o Brasil sustentar a ditadura cubana tal qual o BNDES e seus empréstimos fajutos. GOLAÇO.

  45. É uma pena que Bolsonaro tenha tanta falta de habilidade política, abordando temas polêmicas. Ele fuzila a sua própria candidatura. Nem precisa de adversários. Lamentável.

    1. Como é? ele sempre cresceu tocando em temas que adversários dele chamam de espinhosos, sem medo. Ele fala mesmo.

    2. observando os comentários; Então a população do interior do Nordeste ou das periferias não merecem ter médicos que são aprovados no REVALIDA? Vamos continuar enviando 80% do salários deles pra Cuba?

    3. Engana-se, ele esta mostrando o qto o Brasil não é dos brasileiros, estamos sustentando ditadura bolivariana. Qto mais ele fala mais gente concorda e, os indecisos tem em quem votar.

  46. Bolsonaro tem os melhores médicos e plano de saúde ilimitado. Tem médicos a qualquer hora, e acha que os eleitores também tem, e pode escolher quem e qual médico e hospital. Volta minio pra terra.

  47. Revelem o valor pago até hoje com o programa. 75% de quanto está indo pro governo cubano? Números: Ciência sem fronteiras 12 a 15BI. CAPES com bolsas 560MI/ano ou seja, 20 anos de bolsas jogados fora

    1. Quem deveria está preocupado era os médicos que tem o desconto não você. Anta. Vai se preocupar também com os padres que não podem dar uma pimbada TAMBÉM kkkk

  48. Li o comentário de um médico filho de papai que ficou feliz, espero que cri uma lei que o estado escolha o lugar em que os médicos venham atuar e que esse imbecil assuma o lugar de um cubano

  49. Um imbecil 🤦‍♂️ Grande parte desses médicos atua em lugares que nenhum médico brasileiro tem coragem, sem falar que os hospitais estão cheios de médicos sobrando na cabeça dele.

    1. Mais uma Alice que acredita no conto de que são meros médicos para ajudar o Brasil. É por isso que esse país é atrasado: Burrice misturada com ingenuidade.

    2. Mentira. A maior parte destes cubanos está em grandes centros urbanos. O “Mais médicos” é um programa de envio de $$$ a Cuba.

  50. E os outros babões! Cadê o que se diz médico narigudo! Esses médicos cubanos entraram no Brasil pra nada! A verdade é que 75% dos rendimentos deles vao para o governo ditatorial de Cuba! São lixos

  51. Bozonaro dando tiro no pé novamente, a continuar deste jeito, ao final da campanha ele vai estar cotó. Pergunte se os atendidos pelos médicos cubanos, os trocam pelos brasileiros?

    1. Trocam sim. As queixas são muitas, os diagnósticos e tratamentos recomendados inadequados ou francamente absurdos.

  52. Não conheço todos, mas os médicos cubanos que conheci não tem condições de exercer a profissão aqui no Brasil. De saída não entendem nosso idioma e por cima não se submeteram ao Revalida. Um absurdo!

  53. SUPIMPA. Como médico, tem todo o meu apoio e de toda a classe médica brasileira, que foi menosprezada e não ouvida pela petralhada do M. da Saúde. Bola dentro. Os médicos brasileiros agradecerão!

  54. Os cubanos chegaram ao Brasil para fazer o trabalho que nossa casta abastada médica se negava a fazer, nos grotões do país. Ponto para eles. O problema está justamente na forma do repasse dos salários

    1. Como se os nossos médicos brasileiros fosse uns expert no assunto. Esses dias vi uma prova de um aluno do 9 ano quanto é 270X1270 resposta : 1281 espero que não queira ser médico.

    2. Provavelmente deve ter convenio, e não é atendido por ele!!! Existem bons profissionais cubanos, é inegável, contudo existem profissionais que não tem a minima noção de tratamento e doença!!

    3. Mentira. Vieram muitos cubanos sem capacitação, que fazem proselitismo político, como visto por vários médicos em varias cidades brasileiras. Salario altissimo, mas só 10% vai para o cubano.

    4. nao seu Zinho, nao .O problema está em qualquer desembarque de massa de uma categoria profissional ESTRANGEIRA em detrimento da local ,ainda mais se pra ser usada como militancia politica-ideologica!

    5. O problema está justamente em saber se são médicos ou curandeiros, ninguém sabe ao certo qual a qualificação profissional desses “médicos”. Bolsonaro está CORRETÍSSIMO!

  55. O Bolsonaro tem que parar se fazer campanha para quem já vai votar nele, quem é voto certo, e começar a aumentar o eleitorado, mostrando como vai tirar o país desse buraco negro sem fundo.

    1. … ele enxerga os problemas de maneira, muitas vezes, fora do aspecto econômico.

    2. Mas ele não é um candidato como os outros, nesse aspecto de promessas. Você não verá ele mastigando como construirá milhares de escolas em milhares de lugares. Primeiro, a mudança virá no currículo.