Bolsonaro e a “onda antissistema”

O cientista político Ian Bremmer, presidente da Eurasia, avaliou que a eleição de Jair Bolsonaro faz parte de uma onda antissistema, um movimento global que atinge também os países emergentes.

“Há um grande descontentamento com corrupção, serviços públicos e de infraestrutura precários e o establishment, em termos de governos, Congresso e presidente”, disse Bremmer ao Estadão.

“É muito semelhante com o que vimos com o Brexit, Trump e eleições italianas (…).

Não vejo apenas como um movimento conservador. Se você olhar ao redor do mundo é mais um movimento anti-establishment. Não como uma questão de direita versus esquerda”.

Bolsonaro conseguirá 'despetizar' a máquina pública? SAIBA MAIS AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler comentários
  1. Brasileiro disse:

    O establishment é a esquerda, com a sua nova roupagem na impossibilidade de conquistar o poder através da força que foi o fracasso soviético. A formação de estados supranacionais é seu objetivo

  2. Vitor disse:

    É im-pres-sio-nan-te que alguém OUSE hoje enxergar a simples e pura realidade (deveria ser tudo com maiúsculas, mas aquela frescura idiota que vcs implementaram aqui me censuraria por certo)..

  3. Dayse disse:

    Esses especialistas padecem de analfabetismo vivencial. Não conseguem decifrar a realidade onde, de fato, vivem.

  4. O_Gravata_Vermelha disse:

    Ô "cientista político". O mundo está de saco cheio de canalhas como você que do alto de sua suposta intelectualidade tenta justificar os roubos de dinheiro público e a corrupção como meio de

  5. JohnGalt disse:

    A esquerdalha globalista está desesperada, a sua ditadura do politicamente correto revoltou as pessoas. Tentaram destruir a liberdade de agir e de pensar e se deram mal, é só o começo....

  6. Evandro disse:

    Esta onda anti-sistema esta se desenhando como uma nova ordem economica e social mais competitiva e com novas aliancas baseada numa nova geo-politica. Sera o sistema em breve.

  7. Eleonora disse:

    O Bolsonaro é GAP ...De fato . "movimento" todo que fez, durante esses am underground que de repente já apareceu presidente

  8. Hildeberto disse:

    Ainda bem que acordamos em boa hora e que essa nova mentalidade atinja também o Judiciário que acabaram de demonstrar incoerência em não permitir intervenções nas decadentes/contaminada Universi

  9. RENATO disse:

    Eliminar a ideologia populista da esquerda vai ser bastante dificil mas reduzir seu poder de sedução estrangulando seus pares nas midias ja seria um começo

  10. Patriota disse:

    Que a esquerda seja varrida da face da Terra.

  11. Adilson disse:

    As industrias ocidentais foram todas p china.No ocidente ficaram comercio,serviços e o tráfico.Isso inviabilizou o capitalismo de bem estar social.Minguou a taxação.Dificil solução.Só altern r

  12. Rosana disse:

    O que que tem a ver o c* com a calça? Conservador sim, mas anti-semita? Logo o Bolsonaro que tem grande apreço por Israel? Tem dó!!!!!

    1. Perfeito e sensato questionamento! Vale lembrar que conservadores foram os maiores defensores da abolição da escravatura noz EUA e no BRASIL. Progressistas , lá e cá, eram contra a abolição.

    2. naoo falou antisemita sua "derrrrr" leia direito anti-estabileshmment....

  13. Gilson disse:

    Quem diria? No insuportável mundo poliricamente correto atual, ser conservador é ser revolucionário.

    1. Óbvio que é. E MAIS: é contracultura. Veja algo patético: Haddad e petistas derrotados cantando "apesar de você amanhã pode ser outro dia" . Não percebem que ELITE DOMINANTE são eles.

  14. Deocleciano disse:

    Finalmente uma opinião política sensata do Bremmer.

  15. Wagner disse:

    Comunista escondendo comunistas/globalistas, detectado! cuidado pessoas, essa ferramenta deles é poderosa demais para eles a abandonarem, a velha e canalha frase, "não existe mais isso de esq e dir

  16. José disse:

    O que acontece dentro das universidades públicas era para acontecer em toda a sociedade. Drogas, sexo e desconhecimento. Bolsonaro tem que investigar os critérios do Enem nas universidades públicas

    1. Verdade, a doutrinação praticada nas universidades por essa seita ideológica satânica bestializou nossos estudantes...

    2. Para mudar de vez o que acontece nas universidades, o Presidente deve começar a nomear reitores de sua confiança. Nada de obedecer esta palhaçada de trípice indicação!

  17. Marcos disse:

    socialismo NÃO funciona, vejam a itália 130% de divida do pid, foram eleitos prometendo salário universal, nova grécia

    1. Mas quem prometeu salário universal não foram os socialistas...

  18. Wagner disse:

    ATENÇÃO! canalha escondendo que o stablishment é a esquerda cuspida e escarrada.

    1. Exato. Ela chegou ao poder contestando o velho establishment e tomou o lugar dele, tornando-se um establishment mil vezes mais autoritário, dogmático, fanático, elitista e lacrador.

    2. ... tico-tico no fubá: foste na jugular meu irmão!

  19. Nelson disse:

    Certo,mas é bom não se esquecer que nos últimos 16 anos quem esteve no poder foi o Pt e o seu vice.

  20. Sarcástico disse:

    Correto é muito mais um contra ao mais do mesmo se não deu certo em mais de 50 anos porque daria agora?

  21. Bond disse:

    Eu acrescentaria a corrupção por aqui.Não podemos ignorar que a alavanca para todo esse fenômeno no Brasil foi a Lava Jato.Houve total apoio nas ações e na mudança política e de visão do empr

    1. Concordo Bond mas sem corruPTo não se tem CorruPTor e vice versa.

    2. empresariado corruptor. Não vamos só legitimar o efeito 'manada' ou 'cardume'. Aqui houve particularidades diferentes.

  22. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    Que tal expulsar ou mandar prender imediatamente todos os Ciminosos da LAVAJATO? E também uma PEC estabelecendo a idade mínima dos Ministros do STF para 65 anos?

    1. Sim, ao nomear seus companheiros para o STF, o Rei-Corrupto deixou um rastro de desconfiança, assim como a PEC da bengala parece ter sido criada para assegurar longevidade ao "sistema".

    2. Não entendi, seria mínima para o ingresso, ou 65 anos idade máxima para sair??

  23. Adolfo disse:

    Errado. No Brasil, com o fim do monopólio da informação, o antipetismo ganhou voz nas redes sociais. Teorias globalistas servem de desculpa genérica às políticas derrotadas em cada país.

  24. Dirce disse:

    Corretíssimo ! É o povo contra a "ordem estabelecida" ! Políticos brasileiros ainda acreditam que estamos na época do voto por "cabresto" !!! Jamais!

  25. Janes disse:

    Faltou dizer algo CENTRAL:chefões q.vem caindo são da geração dita anti-autoritária de 68, filhos de Frankfurt e Gramsci: o povo os flagrou num autoritarismo elitista e pretensioso,mil vezes MAIO

    1. Antes: preferências e fantasias sexuais eram assunto privado e cada um pensava o que quiser sobre isso.Agora o pensamento da elite de 68 virou DOGMA imposto goela abaixo em sala de aula.

    2. Roubam o pobre e ainda querem lhe impor sua opinião particular sobre sexo e família.Pretendiam (com alguma razão) impedir moralismos.Criaram moralismo maior: Tirania do politicamente correto.

  26. Zaga disse:

    Negativo, no Brasil é uma onda conservadora e contra o politicamente "correto" globalista.

    1. Exato! É um pacote único que o povão tá rejeitando: pretensão autoritária e elitista de lacrar o povo impondo sua visão pessoal de sexo e natureza humana, enquanto enfia a mão no bolso deste p

  27. Ademar disse:

    Não suporto este nome POMPOSO, dado ao profissional de (Cientista Político); não passa de um conversador barato, verdadeiro enganador. Porque repete o que todo o povo viu e constatou.

    1. Concordo. Desde quando política é ciência? Só é real a área de "ciência mental" que estuda as doenças mentais, inclusive a atuação dos psicopatas, que vemos tanto por aí nos noticiários.

  28. Silvia disse:

    Ou talvez um retorno ao bom senso e aos valores de cada um. O que a esquerdalhada quis destruir ultimamente.

    1. Exato!Esquerda atual -filha de 68 -ao mesmo tempo em q. mete a mão no bolso do pobre, tenta lhe enfiar goela abaixo sua própria interpretação do mundo, do sexo, da natureza humana. Pacote único.

  29. Luiz disse:

    Idiota quem paga um consultor estúpido deste, aqui a repulsa foi a uma quadrilha de assaltantes que dilapidaram o país tanto na questão financeira,quanto de moral e costumes!

    1. Dilapidar o país roubando também é questão moral! A geração de 68 (que tá caindo) que pretendia impor sua régua (a)moral goela abaixo assaltou o bolso e a ética, impondo sua interpretação d

  30. Juventino disse:

    O mundo está se tornando fascista. Precisamos urgente libertar LULA para que ele possa (mais uma vez) pacificar o mundo e colocá-lo na rota do crescimento.

    1. Para a canalhada vermelha, todos que são contra eles, como Benito Mussolini que patrocinou o fascismo na Itália, Não entendo por que não naziztas, já que Hitler também era contra comunismo

    2. Aí lá vai um "fanatico" da "fé-lulista" falando...

    3. COM toda CERTEZA, Juventino: e é do tipo de fascismo mais perigoso que é aquele (do lulopetismo e cia) que se declara anti fascista. Como aliás já previa o grande Churchill.

    4. Isto é uma piada ou você é um Babaca mesmo?

  31. Hudson disse:

    Teremos uns 8 anos de crescimento,hora de investir e ganhar dinheiro.Isso se não começar a arregar como na tv PT.

  32. Goreba disse:

    Mesmo a Mídia INSISTINDO, ninguém não suporta mais a ONDA do Politicamente Correto! Ela chegou ao fim e a liberdade de expressão PREVALECERÁ!!!

  33. Amanda disse:

    O.povo tá é de saco cheio desse politicamente correto!

  34. Adilson disse:

    Contra o imperialismo americano havia antidotos.Contra o capital imperialismo mercantil selvagem da china não há,até o momento,agravado pelo fato de ser comunista.O ocidente foi arrasado,em t nivei

  35. Marcelo disse:

    O sistema está sendo destruído, mas a esquerda não está sendo destruída, apenas purificada e fortalecida. "O que não me mata, torna-me mais forte." (Nietzsche)

    1. Cuidado com o poder de armazenamento sem processamento.

    2. Tem duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana (Einstein).

  36. Oswaldo disse:

    Os governos viraram monstruosidades em tamanho e em ineficácia com isso sempre procurando das um jeito de sugar mais $ para os seus e deixando os povos mais pobres

  37. Mauro disse:

    Esses caras ganham dinheiro e sao pagos para dizerem essas obviedades? Qualquer otário pode se auto proclamar especialista, analista e pamonhista!

  38. CORUJA disse:

    Difícil de aceitar né? Alguém avisa a este "cientista" político que ele não entendeu nada e que as pessoas, mesmo tem títulos, entenderam tudo! É contra a esquerda SIM, pateta! ...ou vigarist

  39. Presidente-XVII disse:

    Chegou atrasado nessa análise! Ele falou, pra erar no final errar, pois o fato é que a maioria da população é anti-esquerda, conservadora, e cristã, onde quer que essa onda esteja passando.

  40. Diego disse:

    Nosso movimento é mais antigo, não lembram quando colocamos a pauta do aborto na eleição de 2010 ainda? Em 2014 e 2015 antes de Trump e Brexit já eramos fortes, somos ainda da época do Tea Party

  41. mariana disse:

    a Direita sempre foi anti-sistema meu caro. Pelegos AMAM a máquina estatal, pois é o único lugar em que encontram "trabalho", pois como são incompetentes, iniciativa privada NEVER

  42. RobertoRJ disse:

    Simples assim. O "Brasil que Presta" resolveu atacar sua mais grave doença, a corrupção. Além disso, o povo percebeu que os vagabundos, petistas e oportunistas, fariam do Brasil uma nova Venezue

    1. Corrupção é um espantalho usado pela velha política, no Brasil havia um projeto de poder IDEOLÓGICO muito claro, com objetivo de escravizar toda população.

  43. Gustavo disse:

    Em todo ciclo democrático no Brasil , a esquerda usa da democracia pra instalar seu projeto de poder. O resultado final é reação conservadir, seja um golpe ou um Bolsonaro.

    1. Revoltas comunistas de 35 36 resultaram no golpe do Estado Novo. Agitacao comunista resultou no golpe de 64. E tentativa de hegemonia petista levou a Bolsonaro.

  44. Fernando disse:

    O ian brener é um otário ...sabe de porra nenhuma e se intitulam cientistas ...

  45. Ricardo disse:

    O Gardman é infinitamente melhor que o Bremmer, e como assim nao é direita contra esquerda? Alem de anti-establishment do outro lado do Trump, Bolso, Brexit e Italia estava a grande esquerda...

  46. João disse:

    E onde exatamente entra o antissemitismo?

  47. OBSERVADOR disse:

    Isto todo mundo sabe! O cara diz o obvio. Os comunistas estiveram por vários anos no poder. Fizeram terra arrasada como sempre. E ainda tem comunistas na Terra, o povo incauto!

  48. Guilherme.S.D. disse:

    É um movimento antissistema por que, caro inteligentinho? Quem sabe você chega lá.

  49. Carmencita disse:

    Concordo. O povo é quem está mudando o país. Bolsonaro é seu instrumento.

  50. Carlos disse:

    Acontece que quem está apodrecendo com todo os países é a esquerda: os democratas nos Estados Unidos, a CEE na Europa, os comunistas no Brasil, Argentina e Venezuela...

  51. Amaro disse:

    Nao percamos tempo com o divan dos facinoras e violentos comunistas de Gramsci e do Foro de S.Paulo.MORRERAM!O desafio eh solidificar o novo liberal e conservador emergente.O resto Olavo explica.Sorry

  52. Wilson disse:

    Bolsonaro foi eleito pela maioria que percebeu o mau dos últimos 13 anos do esquerdismo/petismo/lulismo corrupto, enganador, incompetente, quadrilheiro, que só pensou em si é nos seus financiadores

  53. Wesley disse:

    Anti semita mudando embaixada para Jerusalém, sei.

  54. Giusti disse:

    Não vê pq está cego pelo pensamento d esquerda q lhe entope os miolos. A "onda" é evidentemente 1 rejeição às agendas da esquerda, à sua incompetência, à sua roubalheira e à sua truculên

  55. Victor disse:

    Claro que é uma questão direita vs. esquerda. A esquerda é o stablishment. A esquerda é a corrupção. Esse pessoal da desinformação é muito descarado mesmo.

  56. marcos disse:

    é sim tb contra a esquerda que so destruiu todos os paises por onde passaram... coomunismo marxista sao como nuvem de gafalhotos..... arrasam tudo por onde passam....

  57. Rogério disse:

    Em parte ele está certo. Se observar pelo lado que o sistema é corrupto, liberou a violência das organizações criminosas e entregou o estado brasileiro em partilha aos partidos, então tá certo

  58. Rumanettto disse:

    Precisa cautela para não se trocar o sistema atual por outro pior comandado pela maçonaria iluminatis e outras religioes perniciosas e falsas. O sistema tem q ser plural bem regulamentado. Senão...

    1. votou no Cabo Daciolo.... Glória, a Deuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  59. Getulio disse:

    Omitiu o Judiciário e a garantia de impunidade a bandidos travestidos de políticos. No caso brasileiro é superficial falar de ideologias de Direita e Esquerda, em vez de Cocho e Gamela.

  60. Marco disse:

    O mercado custa a compreender a questão moral. A esquerda não consegue. Esquerda, controle do estado sobre os indivíduos, não é mera questão econômica. Centralização econômica agrava a de po

    1. ... poder. Um ambiente em que o indivíduo tenha liberdade e oportunidade de crescer, crescer também é assumir responsabilidades e respeitar o próximo, funciona melhor. Cartel também é ruim.

  61. antonio disse:

    Era este mesmo cara que dizia que o poste do 51 no segundo tempo. Agora o cara começa a piar diferente. Tenho pena de quem segue os conselhos deste cara.

  62. Claudio disse:

    Até que enfim tem um cara na mídia que fala algo coerente não é questão de esquerda ou direita e a moralização do estado.

  63. Davi disse:

    Fato! o Filipe G. Martins foi o precursor dessa ideia que explicou essas eleições em 2018. Não foi uma briga esquerda x direita, e sim uma eleição anti-establishment.

    1. Sistema = ESQUERDA. Pelegos não encontram tetas na iniciativa privada. Esquerdalhas sempre terão como pauta MAIS estado, MAIS sistema

    2. Mas o ESTABLISHMENT é exatamente a ESQUERDA que tomou o poder no mundo todo nos últimos 30 anos! Com absoluta certeza esta é a tese de Filipe G.Martins, confirmada por fatos.

  64. Amilcar disse:

    Também não vejo como uma polarização esquerda x direita, mas sim como a derrubada e um sistema onde os membros dos três poderes querem se perpetuar no poder e ao povo esmolas.

  65. José disse:

    Finalmente alguém que pensa como os antagonistas...

  66. Glaucio disse:

    Nada como um pouco de lucidez a embasar uma análise.

  67. Luiz disse:

    Jura, precisa ser cientista político para perceber o que o povo já sabe há anos?

  68. Albano disse:

    Esse foi o recado das ruas em 2013. VOCÊS NAO NOS REPRESENTAM !!!!

  69. Paulo disse:

    Finalmente! Só faltou dizer "Olavo tem razão!"

    1. Não concordo com a análise. Tudo o que aconteceu ao redor do mundo é muito mais uma reação às pautas progressistas que a esquerda quer enfiar garganta abaixo dos cidadãos.

  70. Jose disse:

    Mas o viés é conservador e anticorrupção, marca registrada dos PTbas!!!

  71. AM disse:

    É uma questão de pará de mentir, distorcer a verdade, enganar o povo, ainda q venha a prejudicar, o mais corretor é a verdade, no nosso caso, os comunistas impregnaram o povo com marketing mentiro

  72. Luiz disse:

    POVO acordou!!! 30 anos dos mesmos corruptos e mentiroso!!! Presidente Bolsonaro ; faz tudo ao contrário que a mídia e a imprensa falar que vai dar CERTO!!! Os tais especialistas não acertam uma!!

  73. PoisÉ! disse:

    Mas a esquerda vai continuar com o mimimi de que a "direita fascista" assumiu o poder. Passaram mais de uma década no tal poder; não fizeram nada e roubaram muito. A fila anda!

    1. Uma esquerda claramente fascista e por isso projeta o próprio horror (que não aguenta encarar) no outro.Quer coisa mais pateticamente incoerente do que comunista acusar alguém de autoritário?