“Bolsonaro é a resposta tosca que irá frustrar parte da população”

Em entrevista à Folha, Mangabeira Unger — chamado de filósofo pelo jornal — disse que a eleição de Jair Bolsonaro é uma resposta “tosca”, mas não uma ameaça para o Brasil.

“Considero que a resposta é tosca e que irá frustrar parte da população. Mas é melhor do que nada. O que era intolerável no nosso país é que o agente social mais importante estivesse alienado da política e não se sentisse representado”, disse.

“Não vejo qualquer indício concreto de ameaça direta à democracia. Em Harvard, meus colegas me abraçam em solidariedade porque passa por lá que Mussolini assumiu o poder. Não é nada disso. O risco que nos ronda não é a ditadura fascista, é a perpetuação da mediocridade.”

Exclusivo: atiradores, bomba e terroristas em nova ameaça a Bolsonaro LEIA AGORA

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 448 comentários
  1. Quando Mangabeira fala dos colegas de Harvard enxerga-se claramente a mediocridade que apoderou-se daquela instituição há algum tempo. Mangabeira é HARVARD que é MEDÍOCRE hoje em dia.

  2. Se este goiabeira, jaqueira, de araque tivesse o mínimo de vergonha na cara pedia licença para ir ao banheiro e desaparecia. Ele falou as maiores baixarias sobre o lula e depois virou ministro dele!

  3. Vai frustrar, sim. Veja a lista dos frustrados: Molusco, Poste, Manu Comunista, Crazy Hoffman, demais petistas, pesolistas e pecedobistas. Outros que vão se frustrar é a turma da mamata, hoje nas te

  4. Pra começar, é preciso saber se este “pensador” já conseguiu aprender Português, ou ainda está falando Mangabeirês.Lula fala Lulês, Dilma Dilmês e Mangabeira, Mangabeirêz. Um imbecil!!!!!

    1. Este cara é um imbecil que se faz de idiota.Uma pessoa que fala daquele jeito,imitando um americano que acabou de aprender Português, só pode ser um débil mental.

  5. Tosco e medícocre é o tal “filósofo” que desdenha da escolha popular, ou seja, da democracia, só porque seus amiginhos perderam. A desgraça e a venezualização foram impedidas com a mudança.

    1. Este idiota substituiu o famoso ” chato de galochas” , pelo ” chato de sotaque”. Se Bolsonaro é tosco, o que Dilma e Lula são? Fica a pergunta para o ”filósofo” responder.

  6. O PT e a esquerda sim eram uma ameaça a democracia e a república. Eu não era Bolsonaro no início do processo eleitoral, mas hoje vejo claramente que ele é a melhor opção. Está indo no rumo cor

    1. Não estamos preocupados com Harvard.Lá como cá, idiotas há. Há ou hão? kkkkkk. A preocupação do ” tosco”é tirar o Brasil do lixo em que foi socado pelos “intelectuais” Lula e Dilma.

  7. Mangabeira Unger é o sujeito que chamou Lula de o presidente mais corrupto da história republicana brasileira. Depois, foi trabalhar para o governo Lula. Sujeito desprezível, intelectual raso.

    1. Isto é o que comentei aqui (várias vezes). A unica coerência do texto/ entrevista é que ele bate em todos (bem menos em Tiro Gosme). Ele acabou com Lula e PT.

  8. Esse PELEGO está ameaçando e cuspindo na cara de 57,7 milhões de brasileiros eleitores que elegeram BOLSONARO, na cara dos Genberais, e na cara do Juiz Sérgio Moro. E vamos fazer nada?

    1. Manda ele pra Harvard estudar português.Será mesmo que este idiota não sabe que numa democracia parte da população tem que ser oposição? Não é ” decepção”, estúpido, é OPOSIÇÃO!

  9. Ele não foi Ministro da Dilma e do Lula? Esperavam o quê? Antigamente, quem ñ tinha capacidade de passar para exatas, para área médica, fazia Direito! Já Filosofia… ñ passava nem pra turismo!

  10. A perpetuação da espécie se daria c/a eleição do esquerdista Haddad, membro da seita petista q/destruiu nosso país e da qual faz parte esse vagabundo, Mangabeira, q/é uma ameaça para o Brasil

  11. O risco está em saber se os que elegeram Bolsonaro serão atendidos ou se sóomente bancos, grandes empresas e estatais , e claro, os funcionários públicos… Simonsen falava do efeito Orloff

    1. Você fala em Mito se iguala a petista, pare de ter mito apenas torça para ele fazer um bom governo. Mito só existiu 01 que se chama JESUS.

    1. Harvard, Mangabeira, é igual ao Brasil: metade lá, é de idiotas.Aqui também: metade , idiotas e a outra metade apoia Bolsonaro e sabe que ele vai tirar o Brasil do lixo onde o jogaram.

  12. Porque não te cala! Você é mediocre ! Se fosse coisa melhor do que um reles medíocre não teria se aliado a quadrilha do PT, pede as contas da honrosa universidade para não desonrar a história d

  13. esse idiota que mal fala português e que dá suporte ao medíocre ciro gomes e a ntes apoiava o pt tem alguma credibilidade para falar em mediocridade? os “colegas”de harvard vivem em m arte!!!!

  14. NOSSA!!!! Bolsonaro foi promovido de ameaça satânica a democracia para presidente medíocre?! Será que até o fim do mandato ele será “um mal nescessário” ?! Um duro porém nescessário presid

  15. À partir do 2019 tirar os nomes de terroristas de escolas e entidades públicas e homenagear os militares de 64. Todos os edificios públicos e empresas privadas deverão hastear a Bandeira Brasileir

  16. Raciocínio tosco é de quem menospreza a indignação e revolta populares diante de uma situação como a nossa. Chamar de tosco os milhões que votaram em Bolsonaro é, acima de tudo, burrice.

  17. Aristóteles define o ser humano em: Sábios, medíocres e cretinos. Pelo jeito Mangabeira entendeu assim: Ele “O Sàbio” o Futuro Presidente “Medíocre” o povo “Cretinos” ! Hum…………

    1. Diz claramente que não vê riscos à democracia, com Bolsonaro, e “até” elogia a escolha de Moro para a Justiça. Tudo bem… não deixa de ser um esnobe. Leiam, para depois bater.

  18. Tosco é ver que a esquerda tem isso como mais avançado pensador. Aguarde mais um pouco que o Sr. Vai conhecer o “tosqueador” de comunista logo logo. Já está com a faca nos dentes…

  19. kkkkkkk……. um super esquerdista, tem em sua “biografia” a principal influencia de Karl Marx, foi ministro do governo do PT, dando “aquela” especializada para “aquela” Folha… rs

  20. Segundo Ibope, 75% aprovam governo Bolsonaro. Os 25% restante estão assim divididos : 2% são comunistas mesmo, 3% querem um boquinha no governo municipal, estadual ou federal e 20% é idiota útil.

    1. Terezinha de Jesus. A pesquisa existe e foi amplamente divulgada e comentada. Não é avaliação do governo (que não começou), mas de como está a preparação. Malandrinha.

    2. Terezinha… Já rodou a banca da seita? Se quiser continuar com a masturbação usando charutos cubanos acesos…conheço um importador…baratinho para vadias.

  21. Entender um filósofo normal já é complicado, pois o que dizem pode ser qualquer coisa, mas um filósofo de esquerda é dose.Me lembra a Dilma, Marina Silva, Gilberto Gil, Manuela D’ávila…

  22. Vai plantar mangueira, estúpido. Depois de um metalúrgico que nunca trabalhou, e mesmo assim perdeu um dedo, e uma dislexica com QI de samambaia de plástico, o Mito é um FHC democrata e conservad

  23. Pois é, uma resposta “tosca” que deu uma surra histórica no PT e nós sabemos qual é a parte da sociedade vai ficar frustada. O líder dessa parte está na prisão. Nem filósofo explica. Aceita!

  24. Não, senhor gênio. Não é resposta tosca. É resposta possível. Agora, se vai frustrar a população, vamos ver. Não sou vidente, mas melhor que os comunistas/petistas não tenho dúvidas que ser

  25. Medíocre é a esquerda burr@! Alguém acreditaria que a maravilhosa esquerda pariu o Luladrão e a Dilmanta? Um larápio e uma analfabeta funcional? Qualquer milico é melhor que os 2 juntos!!!

  26. Esse cidadão, metido a assertivas, é um simples militante marxista que atua no Brasil; portanto, ele fala em “resposta do país”; ou seja, como tirar o país do caos que a esquerda projetou. Oras!

  27. Depois dos Governos Militares, excluindo Itamar Franco, o resto, até hoje, foi só mediocridade mesmo. Talvez seja por isso que esse infeliz faz esse julgamento. Ele é fruto-filho da mediocridade.

  28. Este senhor é um engodo, um embuste! Um inteligentinho de esquerda! Seu ídolo está preso e sua discípula já está com o seu dentifrício na mala aguardando na fila! Este é o exemplo típico do b

    1. Goiabeira ou Mangabeira tanto faz e daí só bobagens! Recolha-se junto aos havardianos e pare de encher o saco pois seu idolo tá preso BABACA.

  29. Vejam que harvard também pode se gabar dos seus elementos alienados. Pelo visto, mediocridade não é privilégio nacional.Mr, unger cultiva sua dose desde lula ,quando ensaiou participar.Ah! Memóri

  30. “Parte da população” seriam os 60% dos votantes que escolheram Bolsonaro? “Mediocridade”, na percepção do suposto filósofo é da parte dos que não optaram pelos que nos enfiaram nesse atolei

  31. Chora nené, chora. Se chorar muito pode ser que te deixem varrer o lado de fora do congresso pra poder ver o Presidente entrar pra trabalhar.Comunistazinhos ricos só servem pra isto mesmo.➡️🇧

  32. E sobre a roubalheira da esquerda em que todos se locupletaram desde pseudos intelectuais. oportunistas da Comissão da mentira , mídia, artista da lei Rouanet, sindicalistas, ONGs etc

  33. Os bozominions já estão frustrados, não resta a menor dúvida. É só observar a composição dos ministérios. Eles fingem que estão gostando dessa barafunda! quá quá quá…

    1. Eu estou no mesmo raciocínio que a Rose. Quando eu vejo quem está lá, eu imagino quem poderia estar se qualquer outro tivesse ganhado e me conformo rapidamente.

    2. Posso dizer por mim: muito feliz porque o partido da orcrim está fora do poder, e o chefe bode velho safado está enjaulado. Isdo já é um grande avanço!

  34. Não sou filósofo, mas tenho uma frase de efeito bem melhor. Bolsonaro é o melhor produto politico que nossa elite político filosófica nos colocou a disposição. Se tosco, imagine-se o resto.

    1. Inconformado de perder uma boquinha na presidência, né, “Ciro Coinvictus”? Quem manda o Ciro ser um imbecil capacho do Lula? Jamais será!

  35. Para esses intelectuais,Dilma foi a gerentona e Lula,o pai dos pobres; percebe-se que não acertam nada; talvez o Sr Bolsonaro seja medíocre,mais não foi ele que quebrou o paítem a chance de conse

  36. Esse está sempre à procura de uma boquinha no gov brasileiro. Em Havrad deve existir um monte de esquerdistas idiotas que acreditam que o Lula é um perseguido e o cara mais honesto do mundo.

  37. O PT conseguiu dar ares de sapiência a um monte de cérebros vazios e egos inflados. A combinação dá nisso: pseudo filósofos e pseudo estadistas. Será ótimo nos livrarmos da intelectualidade to

    1. Ao menos Incitatus, ao que parece, ela um senhor cavalo. E provavelmente discursava melhor, relinchando, do que a Rainha Louca gaguejando… Tolinho!!!

    2. Muito pior do que indicar o cavalo Incitatus ao senado (loucura com método: para desmerecer o senado), foi indicar DILMA RUINCEFFE como sua candidata à Presidência do país…

    1. Diz aí, observador, ganhou muito dinheiro na era PT? Um conhecido pessoal meu comprou casa boa, sítio, carros, escolas boas prós filhos… Ele também está triste com o fim, mas fez o pé-de-meia.

    1. Por isso que ele acertou no alvo… Continuidade da mediocridade… Luladrao e dilmanta, frutos da velha política também tiveram 50M de votos

  38. Perpetuação da mediocridade?? Que arrogância!! Ainda mais vindo de um apoiador da MANDIOCA, de um implorador de cargo para a ESTOCADORA de vento. Acho que a mediocridade vai é acabar agora.

  39. Acorda turma! A questão não é pessoal. Bolsonaro pode muito mas não poderá tudo. O risco de manter-se o padrão medíocre de sempre no congressinho é altíssimo. Precisamos estar vigilantes. só

  40. Não gostar do M.Unger é uma coisa. O conceito que tem de Bolsonaro é opinião dele. Outra coisa é desprezar o risco de uma perpetuação da mediocridade. Goste-se ou não, ele está corretíssimo.

  41. Parte da população que ficará frustrada é ele e a esqueda caviar que irá perder a BOCA! O restante já está muito satisfeito com as perspectivas e ficará ainda mais a partir de 1 de janeiro!

  42. Não entendi! Como vai se perpetuar a mediocridade se o PT deixou de governar o país??? Esse donzelo só se cria no meio de sociedades acadêmicas de ideologia comunista. Sabe que aqui não engana ma

  43. Ficando fora do País esse “filósofo” ajuda muito a evitar a proliferação da mediocridade no Brasil. Se levar o Ciro para ser seu eterno aluno de “filosofia” no exterior vai ajudar muito mais.

  44. Outra coisa a ser investigada é a fluência de “cumpanhêros”, militando em Harvard. Harvard deve estar um antro mal cheiroso de esquerdopatológicos.Perderam a credibilidade. Colegas de copo.

    1. Desponta pq só tivemos governos canalhas, de esquerda. Traduzindo, a cultura e a educação são jogadas no lixo e assim, o resto vai sendo destruido.

    2. Não sou admirador de M.Unger mas há mais de década estamos reféns da mediocridade política e em todas as esferas da sociedade. O Brasil desponta negativamente em todos os índices internacionais.

    1. Kkkkk. Mas o ET de Varginha era a Dilma CENAdora por MG. Daí os nossos amigos caipiras mandaram o ET de volta para POA e de lá irá para Curitiba por uma temporada mais longa.

  45. Conheço uma família de Aracaju, que mora numa área invadida em Campinas, são muito pobres, mas são petistas alucinados. Ficaram orgulhosos do pt mandar no estado deles. Vai entender…

  46. E eu que pensava que os piores “filósofos” eram os Escolásticos da idade média que questionavam quantos anjos conseguiam dançar na ponta de uma agulha, visto serem serres espirituais que não oc

  47. vai frustrar a parte da esquerdopatia e da defensora da bandidagem, da lei de gerson e que deseja que a nação jamais chegue ao 1º mundo, que se beneficiavam da impunidade para ganhar dinheiro.

  48. Pois é… vou dar um tempo do Antagonista. Tá muito sensacionalista e filial da folha. Todos mundo deixou de ler aquele jornal e o site, mas o Antagonista continua lá. Quer saber? Já encheu o saco

  49. Hunn que genio oprtunista! Bolsonaro é a expressão de um basta dado pelo povo brasileiro a um projeto anti-democrático e corrupto dum bando que queriam poder eterno. Ainda não entenderam nada.

  50. Estão dando crédito ao velho e boçal Mangabeira, é ser tão decadente quanto Harvard, esse imbecil apoiou sempre o PT, se passou para o PDT pelo Ciro carreirinha, esperar o que desse imbecil de ga

    1. Depende do que ele leciona lá. Filosofou tão bem nos governos petistas que Dilma acabou cassada e a esquerda comunista brasileira foi desmoralizada. LULA ESTÁ PRESO, SEU BABACA!!!

    2. Marlene: Não há “catedráticos em medioridade” em Harvard. Para entrar lá, é preciso ser muitíssimo bom, seja como aluno, seja como professor. Talvez seja isso o que tanto a irrita, não?

  51. Só 2 possibilidades existem como previsão p/qualquer governo: dar certo ou dar errado. No Brasil, por seu histórico, a chance d dar errado deve estar em torno d 99%. Previsão assim até eu Mangabe

    1. Sim, vai ser o melhor governo da república. Me diga aí, qual outro candidato de direita? Pois não tinha nenhum, seu canalha eleitor de coroné

    1. E muito. Prepare para diversas privatizações. Quem mais vai fazer oposição a isso são os militares e não o Jair. Tomara que Jair não se deixe levar por corporativistas

  52. Não é frustrante no Brasil quando vejo a continuidade da Lava Jato, ” esquerdistas e direitistas” corruptos irem presos. Medíocre é teorizar sobre Direito Social e viver como um saudável capita

  53. Ele apoiou o Ciro Gomes. Precisa falar mais? O Ceará que é o feudo do Ciro e familia, é pobre e atrasado com um índice de criminalidade assustador. Ao Mangabeira, urge calar a matraca.

  54. PT não teve nada a apresentar depois de ter governado por todo esse tempo a não ser bandalheira e falência econômica e moral do país, já vivemos na mediocridade, o que vier é lucro.

    1. O que vier o caramba. Pare de tentar relativizar para parecer que o governo é ruim. Ele tem a capacidade de ser o melhor presidente que já tivemos pq é humilde e conhece de Brasil

  55. Sabe-se lá como conseguiu ser professor em Harvard, mas disse poucas e boas de Lula e depois virou ministro.Assumiu,viu e foi embora sem fazer nada. Que gênio é esse?Só PaiCiro, o boca alugada,sab

  56. Esse está mais pra “Bananeira” Unger, mas não é um babaca, sacou que o malandro pra quem ele babava ovo está preso, agora veio pra secar o governo do Bolsonaro e assim dizer: viu, eu tinha razã

    1. Harvard vende placas para homenagear bandidos. O André Esteves comprou uma lá com o nome dele por 2,5 milhões de dólares. Só procurar a notícia no Antagonista. Há picaretas em todo lugar!

    1. Olha o petista falando besteira aqui. Por isso que ele quer privatizar a Infraero e deu aval para o Temer sancionar o projeto de venda das aéreas no Brasil né?

  57. Bolsonaro foi uma bênção que impediu que o Brasil mergulhasse novamente no precipício do PT. De que adianta fazer análises sobre o que poderia ser se a alternativa era Lula e o PT. PQP.

  58. Ele acha que o o Governo do PT eh o correto! Medíocre eh este imbecil que aqui nem mora! Outro socialista que vive nos EUA e mal fala o português! Alienado eh povo de Harvard que nada sabe sobre o B

  59. O “filósofo” não entendeu nada. Depois de 16 anos sendo roubado o povo priorizou a honestidade.O Lula, ladrão e semi-analfabeto, não era tosco. Tosco é um capitão do exército. O Unguer é um

  60. Concordo que parte da população pode ficar frustrada! Eu, p.ex., queria ver TODOS os petralhas na cadeia condenados por crime de lesa-Pátria e as ORCRIMs tipo PT e assemelhados extintas !

  61. Esse esquisitão volta e meia pinta por aqui, para descolar uns trocados generosos. Fala uma porção de bobagens e se arranca de repente, tão de repente quanto nos fez sofrer sua chegada. Que tipo!!

  62. Aviso aos três poderes , municipais , estatuais e federal! O COAF está de olho! Agora tomar grana de assessor só em parcelinhas e em grana viva! Cuidado com assessor fantasma não deixar rastro!

  63. Seu tempo acabou, Manga! Tuas idéias só são criveis entre os esquerdistas internacionais, e não convence ninguém. A mediocridade é sua faz tempo.Só aí fora tem seguidores, das horríveis falas