Bolsonaro entre conservadores e liberais

Fernando Gabeira disse que o maior desafio para Jair Bolsonaro é conciliar conservadores e liberais:

“Minha explicação para o Bolsonaro de hoje é a de que ele tenta encarnar duas grandes correntes: conservadores e liberais. Não era liberal em economia, mas se tornou liberal no caminho, unindo-se a economistas e intelectuais que expressam essa tendência.

Embora tenham pontos de convergência, como o respeito à propriedade privada, há um grande potencial de atrito nesse casamento. Na medida em que a economia avança, tende a se internacionalizar, levando a uma reação nacionalista, como a de Donald Trump.

Os liberais partem do indivíduo; os conservadores, da família. Esses pontos de partida potencialmente também conflitam. E digo isso não com a visão de um teórico, mas de alguém que observa a história dos costumes no Brasil.”

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 125 comentários
  1. O troll do fracasso. As camisas do sucesso: https://vejasp.abril.com.br/blog/terraco-paulistano/ambulante-vende-uma-camiseta-pro-bolsonaro-por-minuto-na-paulista/

  2. A diferença entre o fracasso e o sucesso de vendas: https://veja.abril.com.br/blog/rio-grande-do-sul/vice-de-bolsonaro-pais-herdou-indolencia-do-indio-e-malandragem-do-negro/

  3. Jair Bolsonar nunca se disse liberal. Ele é um conservador, cristão, e um capitalista, que quer livre mercado, economia aberta, mas sem desprezar a geopolítica e a inteligência estratégica nacional.

  4. Volto a afirmar, Amoedo 2018, por um governo liberal de fato e nao essa farsa pseudo-liberal que querem empurrar ao povo ! ( Até quem enfim alguém falou desse falso liberalismo do Bozo)

  5. Enquanto liberais e conservadores ficam se estranhando o PT com as máquinas dos estados do Norte e Nordeste garante Haddad no segundo turno nada está tão ruim que não possa piorar

  6. O Bloco Pé Na Cova, dicotômico (dividido entre o Cocho e a Gamela), não projeta vida além do Quadrilhão Multipartidário, com seus esquemas de sobrevivência a qualquer preço. Votem! Mudem isso de vez!

  7. Com esse raciocínio rasteiro e falacioso, Gabeira não fala nem como teórico nem como observador, fala como o esquerdista que sempre foi e nunca deixou de ser.

  8. Só olhar para os Estados Unidos. Fundado pelos puritanos com constituição q só delimitava poderes do governo, portanto liberal, totalmente republicano. Vc ñ pode entrar mais lá por obedecerem as leis.

  9. o povão é conservador, pautas progressistas só são legais na novela da globo, mas na familia dele não haha. de fato, o brasileiro não é liberal, mas tem BOM SENSO, logo Bolsonaro > liberais heheh

  10. Paga de intelectual, mas ou é burro ou desinformante. Trump saiu de dentro do ninho de serpentes porque sabe o que está em jogo. É briga entre trilhardários, sendo satanistas aqueles que Trump combate

  11. Antagonistas, turma da lava jato, maioria da turma do judiciário já que o candidato de vocês não consegue decolar vão implorar ao mito Bolsonaro que aceite o apoio de vocês enquanto é tempo.

  12. O próprio Bolsonaro não sabe o que é nem o que quer; vocês viram a “cola” não mão dele??? Não conseguia decorar três palavrinhas; ainda se fosse um palavrão do tipo “anticonstitucionalissimamente”

    1. Ele não decora discursos que os marqueteiros mandaram decorar, como os teus candidatos profissionais… profissionais, só se for, em mentir, prometer, pra no final cumprir fisiologismos, somente.

  13. Os pontos de convergência são maiores do que as divergências. Ocorre que ninguém pode ser 100% liberal ou 100% conservador. Ocorre que Bolsonaro é a última esperança dos brasileiros de bem.

    1. Pode ser 100% conservador, pois ser um pouquinho só progressista é como manchar uma roupa branca, alva. Propriedade privada e livre mercado devem andar ladeados de um olhar social.

  14. Quem é essa bichona terrorista lambisgoia pra avaliar O MITO?? Oh ageminado, entenda, queremos que liberais e conservadores se explodam, nós queremos os Cidadãos Patriotas Liberais-Conservadores !

  15. Os liberais honestos que eu conheço, isto é, os com bom senso e que não são utilitaristas egoístas e robotizados, já perceberam que o Bolsonaro é disparado o melhor candidato.

  16. A base do pensamento conservador e preservada instituições e valores que tempo algum deve destruir. Filhos de Bolsonaro bem criados. Mais cultos que ele. Povo vê isso. É estatal não serve mais…roubo

  17. O Plano de governo do Sr. Jair é realista, direto, objetivo e sem falsas promessas. Segue o link com o plano de governo dele:
    http://flaviobolsonaro.com/PLANO_DE_GOVERNO_JAIR_BOLSONARO_2018.pdf

  18. Liberais e conservadores (os + adultos ) sabem que sua aliança é parcial. E sabem dos seus poucos pontos comuns e muitas divergências. Mas há honestidade nesse embate. Já a esquerda é pura trapaça.

  19. Não sei não. Acho que Gabeira fumou algo não muito legal. Bolsonaro não tem noção do que está fazendo. Esperar isso dele é como esperar que um elefante atravesse uma loja de cristais sem quebrar nada.

  20. Sou cristão, sou conservador e cansei de ser assaltado pelo 3 poderes. Não vai um memória barulhenta que irá nos vencer. Não seremos calados. Nem pela mídia nem pelo STF

  21. Trump está bombando a economia nos EUA, gerando emprego, recuperando as Forças Armadas. Isso é fantástico. Que Bolsonaro faça isso aqui e a imprensa pode chorar à vontade com o tal do nacionalismo.

  22. O que atraiu votos para Boldonsro foi seu conservadorismo nos costumes. O fato de ser divorciado não muda isso. Povo já começa a perceber que estatal demais e pra cargo e roubo. Liberais.

  23. Qual é mais fácil entender: o genérico “nós vamos melhorar a segurança” (o q pode ser qualquer m*rda), ou “nós vamos dar direito ao cidadão de ter uma arma para se defender”? O Bolsonaro é objetivo.

  24. Os “jênios” ficam brabos porque o Bolsonaro fala de projetos simples que até eles conseguem entender. Eles gostam mesmo é de serem enganados, com palavras difíceis, ou promessas genéricas.

  25. Essa viadagem toda já ultrapassou o aceitável de a muiiiiiiiiiiiiiiiiiito. URGENTE! a delação do Palocci. Alô! PF cadê? Fez tanta questão de fazer delação, pra enfiar no fiofó? Argh!

  26. Se vocês tratarem bem, Bolsonaro entra pessoalmente nos valores conservadores ..família, segurança, manter certas tradições…e delega só ultra liberal Paulo Guedes o liberalismo na economia.

  27. O Bolsonaro fala simples, para pessoas simples, de coisas simples. O Brasil se afundou por causa dos “jênios” que falavam bonito, complicado. Eles fazem de propósito para parecerem inteligentes

  28. O que o Brasil precisa é sair desse buraco que esses pensadores da nova república o colocaram. Precisamos de um governo honesto, rigoroso, ético que ponha o Brasil nos trilhos.

  29. Falta esclarecer que o povão brasileiro é conservador e nacionalista, mas NÃO é liberal. Então, aquele discurso privatista exaltado pode facilmente derrubar Bolsonaro em um segundo turno.

    1. “Mas não é conservador”… ah é Cacevo Loteca? Diz isso pra dona Maria e seu Zé do sítio, que vão dia sim dia não pra missa, e rezam um terço ou um culto, todo dia, 6 horas, e educam com rigidez…

  30. Apoiadores de Bolsonaro, vamos denunciar no FACE as páginas do Facebook que agridem nosso candidato e nós, os seus eleitores. As páginas são ANTI BOLSONARO, ANTI-BOLSONARO e FORA BOLSONARO.

  31. Bolsonaro atrai liberais porque sempre foi economicamente liberal e socialmente conservador, algo plausível. São duas coisas diferentes. Ele atrai liberais e conservadores porque ele é as duas coisas.

  32. Bolsonaro, quando diz que cada cidadão pode defender a si e à sua família, cada mulher pode se proteger do estuprador, está colocando o indivíduo antes de tudo. Ele sempre foi liberal, mas não sabia.

  33. Ele pode entrar em parafuso analisando posições do milicomito, que é apenas um oportunista de soluções fáceis, navegando entre ideias populistas e retrógradas radicais, para agradar seus extremistas.

  34. Mas é exatamente isso! O indivíduo antecede a família, e a família antecede a comunidade, que antecede o Estado. Os socialistas colocam o Estado primeiro. Bolsonaro coloca o indivíduo.

    1. Exatamente isso, nós queremos acabar com a esquerda primeiro, depois veremos como vai ser a convivência entre nós. O que é muito mais agradável que com a esquerda podre.

  35. Ele define bem estes conceitos e se diz liberal e conservador ao mesmo tempo pq uma coisa ñ tem nada a ver com outra. Entra em contato com ele para aprender um pouco de teoria e ñ ficar na vulgaridade

  36. O Gabeira é o único ser pensante da esquerda. Viveu muito e aprendeu com os erros. E sabe como poucos analisar a situação política. A maneira como ele o Bolsonaro se trataram na entrevista diz tudo.

  37. A velha UDN já era assim. Conservadora nos costumes e liberal na economia Nem falo de Trump, mas do partido republicano dos EUA com setores até ultra conservadores mas unidos na questão economia.

  38. Certo,mas e vc Gabeira??Só de 3 anos pra cá começou a falar dos teus coleguunhas do PT!E ainda tem viés de comuna.Não é uma incongruência tbm?Sabendo que TOSOS são marginais?

  39. O mico que o eleitor paga com Bolsonaro é que vai continuar sustentando a casta militar, seus pijamas caríssimos, e suas eternas donzelas. Idem para o complexo polícia-traficante-viúvas de ambos.

    1. Sérgio Franco: essa escolha é totalmente artificial. Não há nenhum motivo racional que nos obrigue a carregar qualquer dos dois pesos.

    2. akakakkakakakak mas quem fez isso nao foi o teu SANTO ????? Pra que mesmo ele foi prestar depoimento esses dias ?? kakakkakak chola mais

    3. Muito mais barato que pagar o roubo do PT aos cofres do país. Lula reconhecidamente o maior corrupto do mundo. Eu fico com a conta dos militares.

  40. Gabeira é nível bem mais alto que o da Grande Podre Mídia esquerdista. Só acho que ele está complicando um pouco. Esta eleição é Esquerdismo vs. Liberais+Conservadores. E Alckmin Chuchu é Esquerda.

  41. Bolsonaro reune as 2 coisas o perfil conservador de nossa sociedade (sorry Marxilena Xabui) com o liberalismo pessoal.Nao queremos um intelectuial da Sorbonne no poder mas um ser real, de carne e osso

  42. Gabeira QUASE acerta, assim como Bolsonaro nao bem sabe se explicar, Gabê mancou em usar as palavras certas p. explicar o fenomeno de massas negado pela midia!Vai ganhar pque reune as 2 coisas

  43. Na atual crise do país, firulas teóricas de nada valem. O Brasil precisa ser “desratizado” e urgentemente. BOLSONARO, pode não ser o ideal mas é o que temos para a tarefa. Mais ninguém.

  44. O Gabeira é bastante lúcido, mas faltou perceber que é justamente esta pitada de bom nacionalismo que falta aos liberais. A realidade do livre comércio não é o melhor dos mundos, exige estratégia.

    1. Exato. Eu acrescento ainda que o termo “Liberal” não foi a única coisa que o “Democratic” party degenerou na história. Esse partido de gângsters, de Clintons e Obamas, ensinou muito ao Lulopetismo.

  45. Gabeira O indivíduo só potencializa seu crescimento estando em Família. Do contrário vira presa fácil do Estado e de Grupos de Interesse. Por isso a importância do conceito de cidadania.

  46. E outra coisa. Esqueça o termo liberal usado pelos democratas nos USA. É uma apropriação indevida. ATÉ mesmo pq eles querem um Estado cada vez maior. Oposto do liberalismo histórico.

  47. gabeira gosta de maconha por conservadorismo ou liberalismo? aplica a si também esta indagação. depois, lave a sua boca imunda e fale no nome de Bolsonaro

  48. Depois falam q Bolsonaro é radical. Quer dizer q só pode ser total preto ou branco neste caso? Incompatível p/ mim é a balela francesa de liberdade e igualdade Ñ vejo ninguém reclamando deste paradoxo

  49. Conservador ou LIBERAL??? o importante é DESRATIZAR o governo dos petistas e sindicalistas. Temos que reagir e colocar a Casa em ordem e progresso. Viu?

    1. Conservador. Com ideias capitalistas em se tratando de economia. Mas o discurso dele sobre educação curricular, cultura, religião, valores, família, antevem toda a conversa financeira.

  50. Essa é uma falsa dicotomia. A base da sociedade é a família, não o indivíduo. Não fosse assim não haveria a defesa intransigente do direito de herança e do dever dos pais de criarem seus filhos.

    1. Não. Costumes e tradições são multimilenares, históricos, e não podem ser relativizados, senão daqui a pouco, nessa onde de liberar geral, acabaremos na libertinagem, e não na liberdade.

  51. Essa viadagem toda já ultrapassou o aceitável de a muiiiiiiiiiiiiiiiiiito. URGENTE! a delação do Palocci. Alô! PF cadê? Fez tanta questão de fazer delação, pra enfiar no fiofó? Argh!

  52. sacanagem contra o Mito Bolsonaro pelos editores do jornal o globo https://conexaopolitica.com.br/ultimas/em-ato-falho-jornal-o-globo-expoe-interesse-interno-em-subtitulo-de-materia/

  53. Muito bem explicitado. Eu também sentia que havia essa tensão, mas ainda não tinha conseguido entendê-la perfeitamente. Bolsonaro, ao se “liberalizar”, tenta agradar ao deus mercado; e, no campo dos..