Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Bolsonaro mente: dados do TSE mostram que Dilma ultrapassou Aécio apenas uma vez

Presidente tem insistido a apoiadores que candidatos alternaram a liderança durante a apuração de 2014, o que é falso
Bolsonaro mente: dados do TSE mostram que Dilma ultrapassou Aécio apenas uma vez
Montagem/Agência Brasil

O presidente Bolsonaro tem dito a apoiadores que consegue provar uma imaginária fraude na eleição de 2014, baseando-se no fato de que Dilma e Aécio alternaram a liderança dezenas de vezes na “fotografia minuto a minuto” dos votos. O presidente está mentindo de novo: Dilma ultrapassou Aécio apenas uma vez, segundo os dados minuto a minuto do TSE.

O TSE enviou a O Antagonista a planilha com a apuração minuto a minuto do 2º turno de 2014. Ela tem mais de 300 linhas e mostra a apuração minuto a minuto de 17h01 até 22h06. Depois desse horário, aparecem mais resultados parciais, em intervalos mais espaçados, até a conclusão às 02h13 da madrugada.

Dilma e Aécio não alternaram a liderança, como insiste o presidente. Aécio disparou na frente e foi ultrapassado por Dilma apenas uma vez, às 19h32. Nesse minuto, Dilma chega a 50,05% dos votos, contra 49,95% de Aécio. A partir daí, a porcentagem de Dilma apenas cresceu, não recuando em momento nenhum, e chegou a 51,64% dos votos, placar final.

Você pode conferir no gráfico abaixo.

grafico segundo turno 2014.jpg 1024x504
O Antagonista/dados do TSE
Dilma teve 3,4 milhões de votos a mais do que Aécio.

O presidente Bolsonaro disse em 9 de julho que as “curvas foram se cruzando até que se estabilizaram na horizontal com a Dilma na frente”. Hoje, o presidente repetiu a ladainha à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte. Como se vê no gráfico do TSE, porém, as curvas se cruzaram uma única vez.

Leia mais:

Gabinete de Bolsonaro não tem provas de fraude em sua eleição

Bolsonaro mente e atribui a Randolfe compra da Covaxin, assinada pelo governo

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO