Bolsonaro no quilombo

Jair Bolsonaro foi condenado a pagar 50 mil reais por danos morais por ter ofendido os quilombolas.

Ainda existem quilombos no Brasil?

238 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. como pode un investidor real investir em um pais cuja seriedade , honestidade , e segurança juridica , e uma palhaçada e depende de varios juizes de primeira segunda e terceira instancias que nada mais sao que cumplices de criminosos , e onde o dizer mesmo que a verdades , mas que nao agrade aos politicamentes corretos sao condenados enquanto seus cumplices e criminosos desrespeitam as leis e a constituiçao e sao defendidos e livrados das garras da verdadeira justiça .so investem no brasil desde a desgraça do advento do pt e sua chegada ao poder, os agiotas , o que talvez explique alem da incapacidade gestacional petista , esta divida bruta que ja ultrapassa os cinco trilhoes de reais .

  2. Realmente a imprensa séria precisa expor os truques políticos, nefastos, que fazem nosso povo viver décadas de exploração e imbecilização. Alguém seria multado se chamasse o povo brasileiro de imbecil? Ou de escravo explorado? Ou vítima sexual “estuprada”? Pois é assim que o povo está! Ou não estamos vivendo sob os mandos de uma Orcrim? Até quando ficará escondido dos ignorantes que essa política de ajudar e legislar em prol de minorias é mentirosa, dizem protejer seja quilombolas ou traficantes ou pessoas de sei lá que cor ou sei lá que tipo de sexo fazem. Querem poder político. O Brasil não será destruído por esses mentirosos. Essa multa é inconstitucional.

  3. E a imbecilidade impera e a Antagonista aplaude, na verdade dá palco. São tantos comentários estúpidos, tipo “go trump go ” que se acostumaram a jogar quirela para os porcos. Uma coisa é criticar demarcação de terras para este ou aquele, o que se deve fazer mesmo. Mas o que eu não entendo no Trump e agora o Bolsonaro, é porque usam a falta de educação para exporem suas idéias. Ao invés de trazerem mais adeptos às suas causas, que às vezes poderiam ser debatidas honestamente, o tempo inteiro usam do subterfúgio da palavra rasas para ofender e humilhar. Ninguém está pedindo o “politicamente correto”, mas se a pessoa está se dispondo a ser chefe de uma nação algum decoro, pelo menos, se faz necessário. Querem debater idéias ditas “liberais”, vamos lá. Mas pelo jeito essa será a nova maneira de fazer política, apoiada explicitamente pelo Antagonista, afinal leitores jovens e inocentes tem aos montes por aí.

    1. FISCAL MALDITO DA BOCA ALHEIA!
      DESENHISTA MALDITO SOCIAL!
      PORCO MALDITO FISCAL DE BOCA E OPINIÃO ALHEIA!
      DESGRAÇADO MALDITO!
      RASO! SEM ESTUDO SOBRE O QUE É LIBERDADE DE EXPRESSÃO! SEM BAGAGEM CULTURAL QUE NÃO SEJA O LIXO INÚTIL DO MARXISMO CULTURAL E ESCOLA DE FRANKURT!
      SOBPRODUTO DE LIXO TEÓRICO!
      METIDO A DONO DA VERDADE!
      METIDO A ACHAR QUEM PODE OU NÃO FALAR O QUE!
      METIDO A DEFENSOR DE GRUPOS , SOMENTE ALGUNS GRUPOS: PARCIAL FDP!
      Estuprador da sociedade!

    2. Vou usar os mesmos argumentos que você: “IDIOTA”, “BURRO” , “INCAPAZ” escreve com caixa alta por quê? Tem déficit de atenção? A carapuça serviu? Você pode vir aqui me xingar mil vezes. E eu vou continuar pensando a mesma coisa. Ah, e ofensa de gente estupida é gentileza.

  4. Cabe recurso ao texto de militante da juíza. E Bolsonaro deveria fazer o mesmo que Danilo Gentilli fez com a carta que recebeu de Maria do Rosário ao final disso tudo: passar pelo corpo, e depois jogar fora. A imunidade parlamentar tem que ser resguarda, principalmente para quem sempre foi politicamente correto, e virou um alvo preferencial dos militantes da parcela aparelhada do judiciário, depois de entrar em rota de crescimento nas pesquisas pra presidente.

  5. Esquerdaiada FI-L-HA DA P-U- TA!
    Vai pautar o ca-ramba!
    Tinha que ser do rio de janeiro: esse lixo imundo!
    CONDENA O CARA POR CORRUPÇÃO FILHOS DE UMA -V-C-A-A!
    FISCAL DE BOCA!
    FISCAL DE BOCA!
    NÃO PRECISAMOS DE FISCAL DE BOCA!

  6. Que porr@ está acontecendo no Brasil???

    Quilombo
    substantivo masculino
    1. local escondido, ger. no mato, onde se abrigavam escravos fugidos.
    2. povoação fortificada de negros fugidos do cativeiro, dotada de divisões e organização interna (onde tb. se acoitavam índios e eventualmente brancos socialmente desprivilegiados).

    Existe algum local com negros escravos fugitivos que estão processando Bolsonaro??? Que merd@ sem nexo é essa??? Só neste país lixo mesmo!

    #intervençãomilitarjá

  7. Sidnei:
    Você é amigão do
    PAULO HENRIQUE AMORIM?
    O Amorim que é hiper-petista e que recomenda não ler
    a “Folha” e nem ver a “GloboNews”, devido ao fato de elas
    ser conotada pelo mesmo petista vigarista de
    “PARTIDO da IMPRENSA GOLPISTA”?
    Reponda aí!

    E a direita-burra, igualmente, odeia a “Folha”!

    Vai entender!

  8. Conheci os kalungas em Goiás. São descendentes de escravos fugidos. Muito pobres, vivem em casebres, quando fui lá não tinha energia elétrica. As filhas eram levadas para trabalhar de domésticas nas cidades próximas, sem remuneração, a troco de ” escola”, com casos de abuso e exploração. A gente fica com o coração partido quando conhece.

  9. Querem interditar o Bolsonaro e forma a q ele não abra mais a boca para falar nada. Está mais do q evidente q o estão perseguindo e usando o judiciário aparelhado para isso.
    Estão dando tiro no próprio pé.

  10. Pessoal problemático. Fala em acabar com o mundo, chama os outros de abominação, diz que o vizinho não é gente, defende estupro, espacamento, e violência contra quem não gosta. Ensina isso até pra criança, e ainda quer colocar armamento de exército livre.

    Aí você diz que é errado, diz que vai dar mer**, mas só lembram do certo e da lei quando vêem peito e pinto.

  11. Qual o juiz que deu esta sentença ao Bolsonaro?
    Qual o promotor que atuou nesta ação?
    Precisamos saber para melhor analizar a questão.
    E atenção Bolsonaro: querem porque querem te tornar inelegível para 2018. Cuidado.

  12. Que dúvida! Só não é crime desse pântano, levar menores de idade para acariciar marmajo pelado, “uma obra de arte”, conforme a comunista zurra. Ou em outra “manifestação artística”, escrever em hóstias, palavras de baixo calão, além dos quadros cujas temáticas abrangem pedofilia, zoofilia entre outros mimos. Passou da hora da população de bem passar a aplicar a Lei de Lynch nessa corja.

  13. Quilombolas são mais uma minoria inventada prla esquerda para “mamar” nas tetas públicas. Precisamos endireitar o Brasil urgentemente, não quero mais sustentar desocupados de todos os tipos (inclui índios, quilombolas, famílias de presidiários, MST, etc).

  14. O Bolsonaro vai ser multado por simplesmente existir. Simples assim. Enquanto isso, os maiores quadrilheiros psicopatas da história do país continuam impunes e já tramam o próximo saque.

  15. TODOS DEVEM TRABALHAR, ESTUDAR E SE DIVERTIR -COM O DINHEIRO DO SEU TRABALHO–A DEPENDENCIA DE AJUDA SEM NECESSIDADE ESTIMULA Õ OCIO NAS CRIANÇAS NÃO A CRIATIVIDADE–OS INDIOS CAÇAM AS MULHRES PLANTAM VEGETAIS-ETC–SÃO INDEPENDENTES–É ISSO QUE O BOLSONARO DISSE–MAS DETURPARAM

  16. Que pergunta! Claro que não! Quilombo, em sua estrita definição, não existe mais em Banânia. Há muito tempo! O que temos agora é uma população com os 50 tons de pardo. Cada um que se enquadre num tom de melanina, conforme sua conveniência. Por exemplo, pra se valer de cota!

  17. O LULA PODE OFENDER AS MULHERES E DIZER QEU TÈM GRELO DURO, PODE MENTIR E DIZER AO VIVO QUE MENTIU SOBRE A FOME DO BRASIL E MILHOES DE CRIANCAS NAS RUAS.
    PODE OFENDER O JUIZ MORO E OS MINISTROS DO SUPREMO E NINGU~EM FALA NADA ,MAS EUS EI PQ, E VOU CONTAR.
    MAS VCS DIRAO QUE ~EH TROCA E ACHARAO GRACA.

  18. Mas isso é muito bom pra esse BOLSONARO deixar de ser BURRO e por tudo a perder por tão pouco! Deixa de ser idiota sujeito! Você é o ÚNICO CANDIDATO com nome LIMPO e também o único sem rabo preso IDEOLÓGICO, sem rabo preso com esse GLOBALISMO sufocante. Então controla sua língua impulsiva. Continue autêntico pois o eleitor gosta disso e está cansado do POLITICAMENTE CORRETO. MAS preveja as consequências de suas frases desastrosas, para de atirar contra si mesmo. Você sabe que tudo é distorcido e aumentando neste país débil mental. CUIDADO BOLSO! CUIDADO!

  19. Não sou lá fã do Bolsonaro, mas isso é ridículo. O que diabos são “quilombolas” hoje em dia? E mais, onde foi parar o princípio constitucional inalienável da liberdade de expressão?! Quer dizer que eu não posso falar nada que algum jurista ativista pode me condenar por “ofender” algum grupelho qualquer? Patético! Somos um paisinho ridículo onde os ensinamentos do iluminismo clássico passaram longe. Novamente mostramos que estamos SÉCULOS atrás dos americanos em matéria de princípios básicos.

  20. Isso é bom pra esse pateta, pra esse BOLSONARO deixar de ser BURRO e por tudo a perder por tão pouco! Deixa de ser idiota sujeito! Você é o ÚNICO CANDIDATO com nome LIMPO e também o único sem rabo preso IDEOLÓGICO, sem rabo preso com esse GLOBALISMO sufocante. Então controla sua língua impulsiva. Continue autêntico pois o eleitor gosta disso e está cansado do POLITICAMENTE CORRETO. MAS preveja as consequências de suas frases desastrosas, para de atirar contra si mesmo. Você sabe que tudo é distorcido e aumentando neste país débil mental. CUIDADO BOLSO! CUIDADO!

  21. Mas isso é muito bom pra esse BOLSONARO deixar de ser BURRO e por tudo a perder por tão pouco! Deixa de ser idiota sujeito! Você é o ÚNICO CANDIDATO com nome LIMPO e também o único sem rabo preso IDEOLÓGICO, sem rabo preso com esse GLOBALISMO sufocante. Então controla sua língua impulsiva. Continue autêntico pois o eleitor gosta disso e está cansado do POLITICAMENTE CORRETO. MAS preveja as consequências de suas frases desastrosas, para de atirar contra si mesmo. Você sabe que tudo é distorcido e aumentando neste país débil mental. CUIDADO BOLSO! CUIDADO!

  22. É bom pra esse BOLSONARO deixar de ser BURRO e por tudo a perder por tão pouco! Deixa de ser idiota sujeito! Você é o ÚNICO CANDIDATO com nome LIMPO e também o único sem rabo preso IDEOLÓGICO, sem rabo preso com esse GLOBALISMO sufocante. Então controla sua língua impulsiva. Continue autêntico pois o eleitor gosta disso e está cansado do POLITICAMENTE CORRETO. MAS preveja as consequências de suas frases desastrosas, para de atirar contra si mesmo. Você sabe que tudo é distorcido e aumentando neste país débil mental. CUIDADO BOLSO! CUIDADO!

  23. Isso é muito bom pra esse BOLSONARO deixar de ser BURRO e por tudo a perder por tão pouco! Deixa de ser idiota sujeito! Você é o ÚNICO CANDIDATO com nome LIMPO e também o único sem rabo preso IDEOLÓGICO, sem rabo preso com esse GLOBALISMO sufocante. Então controla sua língua impulsiva. Continue autêntico pois o eleitor gosta disso e está cansado do POLITICAMENTE CORRETO. MAS preveja as consequências de suas frases desastrosas, para de atirar contra si mesmo. Você sabe que tudo é distorcido e aumentando neste país débil mental. CUIDADO BOLSO! CUIDADO!

    1. Mais boçal que participantes da seita psicopata esquerdista não tem. Só pensam em entregar o traseiro pra alguém do mesmo sexo e se entupir de drogas.

    2. Sai dai Politicamente Correto, vocês não terão os votos dos Conservadores, a maioria do Brasil vai lá buscar os votos dos Muristas, dos Liberais e dos Progressistas.

  24. Quilombos no Brasil? Existem, e muitos. Nas universidades, nas estatais, no serviço público, no Judiciário, em boa parte da imprensa. Essa gente tem vocação para o servilismo (invariavelmente confundido com progressismo), e é natural sua indignação com qualquer proposta que leve à abolição da escravatura.

    1. PARABÉNS, COMPANHEIRO!
      PODE VIR PEGAR A SUA FOTO AUTOGRAFADA DO FÁBIO ASSUNÇÃO DE SUNGUINHA!!

  25. Sim, Antagonista, ainda existem quilombos no Brasil. E nem ousem falar mal deles, pois vocês serão processados, e eles ganharão na justiça, pois afinal, se você é contra a existência de quilombos — ou dos inúteis que lá vivem bancados com nossos impostos — você é racista, fascista, machista, taxista, eletricista, ascensorista, jurista, futebolista, …

    1. Nelson – só não paga pau o VIGARISTA – esse continua flanando livre leve e solto – vejam por exemplo o Ogro de Garanhuns , Zé da Passa Quatro, a Coxa Amante e outras mherdas similares.

  26. Os “quilombolas” (??!!!!) ganham muito mais que essa indenização
    apenas sendo “quilombolas profissionais” o ano todo
    dentro do pensamento doutrinário PETISTA SAFADO !

  27. Quilombo? Por incrível que pareça isso existe em nosso país, mas é só mais uma maneira que o PT IMPLEMENTOU para angariar votos à base de BOLSAS ESMOLAS!!!
    – NÓIS É QUILOMBO, MAIS NÓIS É PT, POR QUE PT É DOS POBRE!!!!

  28. Somos todos mestiços!
    A introdução do apartheid feita pela esquerdalha visa um único objetivo: DIVIDIR, DESUNIR O POVO BRASILEIRO PARA DILAPIDAREM O QUE AINDA RESTA.
    portanto, Bolsonaro tem q seguir seu caminho retilíneo sem olhar pra trás deixando os cães raivosos latindo e espumando sem conseguirem morder seu rabo, pois, ele não o tem.
    Esta, infelizmente será a retórica do Judiciário para tentar impedí-lo de mudar o Brasil neste caminho cheio de armadilhas.
    Portanto, bravo Capitão, BRASIL ACIMA DE TUDO e SEMPRE ALERTA como um bom escoteiro, coisa q foi sufocada pela falta de princípios e valores humanos dilacerados pela ESQUERDALHA HIDRÓFOBA!

    1. A direita não está preocupada com a língua, nem o cérebro, e muito menos com o que o Bolsa faz com o pinto. A direita só precisa de um FANTOCHE, como lula foi fabricado pela esquerda.

  29. Enquanto VERDADEIROS JUÍZES BRASILEIROS LAVAM A HONRA NACIONAL, um(a) Juizeco(a) qualquer decide fazer INIQUIDADES com as próprias mãos à fim de interferirno PROCESSO ELEITORAL !!!
    ===
    VERGONHA NACIONAL !!!
    TORQUEMADAS ESQUEDISTAS BARATOS E FULEIROS(AS)…
    =====
    =====
    …enquanto isso…o Zé Dirceu, Lula, et Multi-Quadrilha INter-Institucional flanam baixinho por aí
    em Caravanas e shows de rock, DESMORALIZANDO – via Decisões do Judiciário – o POVO BRASILEIRO !!!

  30. ####################################
    Q U E R D I Z E R, que pelas leis aprovadas nos governos do PT se eu me declarar QUILOMBOLA, CARAMBOLA ou sei lá que termo que se usa, eu posso me juntar à essas comunidades e ganhar DIN DIN do governo! Taí mais uma oportunidade em nosso Brasil varonil administrado tantos anos pelo PT!!!
    ###########################

  31. **************
    Isto é só mais uma invenção das esquerdas para jogar umas pessoas contra as outras.

    Não existe quilombo no Brasil e muito menos habitantes desse local imaginário.

    É o caso de se demitir o juiz que proferiu tamanha barbaridade. Claro, cobrando dele todos
    os custos envolvidos nessa asneira.

    ************

  32. **************
    Isto é só mais uma invenção das esquerdas para jogar umas pessoas contra as outras.

    Não existe quilombo no Brasil e muito menos habitantes desse local imaginário.

    É o caso de se demitir o juiz que proferiu tamanha barbaridade. Claro, cobrando dele todos
    os custos envolvidos nessa asneira.

    **************

  33. eu sou filha de padre que enveredou pela mata e saiu em uma mina de diamantez lá no alto DAS MINAS GERAIS. O EStado ficopu com as terras e todo o acervo cultural, entro na justiça brasileira ou entro na justiça internacional, mas eu quero muito dinheiro, pagar com folha de papel para quando tiver dinheiro nao quero, e nao quero ninguém aki se oferecendo pra casar , sou neta de padre rogo logo uma praga.AH meu outro avÔ era de cabo verde, eita moreninho arretado. Bomd ia gente, VAMSO RESPEITAR OS QUILOMBOLAS E ESPERO QUE O BOLSOANARO FÇA O QUE DISSE, PRECISO É DAR DIGNIDADE A INDIOS E REMANESCENTES QUILOMBOLAS.

  34. “P A L H A Ç A D A esse Brasil!!! Até quando vamos ter que trabalhar para o sustento de Quilombos e outras comunidades compostas por um bando de aproveitadores do dinheiro público! O PT fez mais isso com nosso país!!!Não há nenhum tipo de fiscalização dos participantes dessas comunidades!!! Quem garante que são realmente descendentes dos quilombos e por que não estão trabalhando para se sustentarem! Esse fato não os tornam automaticamente aposentados e dependentes do erário público!!!!”

    1. Do mesmo modo que não se pode garantir que um político depois de eleito não se torne LADRÃO, BANDIDO, VACILÃO E MATADOR. Eles não vem com essas inscrições na testa. E o sistema não ajuda a eliminar.

  35. É o seguinte, a gente tem que eleger alguém que não tenha histórico de estupro de animais como o Bolsa e Lula, que não tenha histórico de lavagem de dinheiro, como o Bolsa e Lula, que tenham rabo solto para criticar a bandidagem da suprema corte, como Lula e Bolsa não tem, que saiba se manter frio, mesmo quando insultado, que não tenha familiares mamando nas tetas do estado, que não tenha participado de guerrilhas nem contra nem a favor de algo, já que no brasil tudo dá errado, e que consiga ficar sem roubar um centavo em cartões corporativos e privilégios outros. Acho que teremos que fazer um brasileiro de barro. O perfil dos candidatos é terrível. Só lixo.

    1. eu só tenho jamon de yo y jamon de Huelva, mas vou procurar moratdela para vc fica feliz viu?Ainda hj vc receberá pq Dilma foi à >Europa liberar grana jájá recebem mortadelas

  36. UM ABSURDO, SÓ CONDENAM BOLSONARO, ALIÁS NOSSA JUSTÇA EZTÁ MUITO INTERESSANTE,MAS QUE SE TEM QUE PAGAR PAGUE E MONTE UM PLANO CASO SEJA PRESIDENTE A DAR VIDA E LIBERDADE AOS QUILOMBOLAS PQ O <PT NAO FEZ NADA POR ELES, OU ENTAO ESTARIAM COM SUAS LAVOURAS COMO EXEMPLO, ALIAS OS SEM TERRA TB DEVEMS ER CONTEMPLADOS, PELA MESMA RAZAO.
    A RESPOSTA É TRABALHO COMO DORIA FEZ EM SP, OS QUE VIVIAM NA RUA HJ TEM TETO , E A QUALIDADE DE VIDA DO NECESSITADO NAO DEVE SWER MANTIDA ANIVEL DA MISERIA PARA GARANTIR VOTOS, DEVE SER SIM MELHORADA PARA ATRAVÉS DISSO MUDAR ACARA DO BRASIL.

  37. Não, não existe quilombos no brasil existe sim um bocado de espertos querendo levar vantagem, caso muito bem mostrado é o dos que ficam perto da base naval do Aratu no tal rio dos macacos, que nunca foi quilombola lá se tinha umas 5 famílias de pescadores, só que hoje se dizem Quilombolas, esperteza pura.

  38. P A L H A Ç A D A esse Brasil!!! Até quando vamos ter que trabalhar para o sustento de Quilombos e outras comunidades compostas por um bando de aproveitadores do dinheiro público! O PT fez mais isso com nosso país!!!Não há nenhum tipo de fiscalização dos participantes dessas comunidades!!! Quem garante que são realmente descendentes dos quilombos e por que não estão trabalhando para se sustentarem! Esse fato não os tornam automaticamente aposentados e dependentes do erário público!!!

  39. O que lhes insulta mais? Quando eu os chamo de cristãos ou quando eu os chamo de hipócritas, e seus próprios escritos deixam o cheiro da hipocrisia nos buracos negros na net? Gargalhando…rsrsrs

    1. Tá ansioso, heim? Quanto tempo sem dar um trato no palhaço?…rsrs Tuas mortadelas, procure você mesmo…rs

  40. Este juíz tem que ser Excomungado para a Líbia!
    Me mostre ‘togado’, um ÚNICO empreendedor quilombola, ai falaremos se Bolsonaro errou no fato.
    E se Bolsonaro errou, porque o Cretino do Ministério Público (se foi dele a ação) não apresentou pelo menos uns 20 Quilombolas com carteira assinada ? Há no processo isto ? Não, não há!

  41. Sou esquerdista e feminista, sou empoderada e odeio homens .
    Tenho problemas mentais , mas sei fazer xixi e caca de pé em fotos de homens .
    Não tomo banho e não raspo minha pexereca , gosto do estilo Claudia Ohana .
    Ah, resumindo, sou uma besta, idiota e débil mental…
    Beijos empoderados pra voces………

    1. eu sou filha de padre que enveredou pela mata e saiu em uma mina de diamantez lá no alto DAS MINAS GERAIS. O EStado ficopu com as terras e todo o acervo cultural, entro na justiça brasileira ou entro na justiça internacional, mas eu quero muito dinheiro, pagar com folha de papel para quando tiver dinheiro nao quero, e nao quero ninguém aki se oferecendo pra casar , sou neta de padre rogo logo uma praga.AH meu outro avÔ era de cabo verde, eita moreninho arretado. Bomd ia gente, VAMSO RESPEITAR OS QUILOMBOLAS E ESPERO QUE O BOLSOANARO FÇA O QUE DISSE, PRECISO É DAR DIGNIDADE A INDIOS E REMANESCENTES QUILOMBOLAS.

  42. NÃO NÃO EXISTEM,
    e os ALIENADOS abaixo que falam de ‘estudos que existem comunidades’, são OU ESTÚPIDOS , ou DESONESTOS, porque o que há são pessoas Pobres que Invadem áreas que Nem sabem de quem foram no passado, e depois começam a pedir ajuda do Estado e para isto se dizem ‘índios, quilombolas, Carambolas, etc..’

    PAÍS DE IDIOTAS,
    Primeiro que não preciso ajudar com meu bolso a ‘sexta geração’ de alguém que nem sei se foi estuprador ou pessoa de bem. Em qualquer país Decente, dar dinheiro ao ‘tatara.neto’ de alugém já seria uma cretinice.

  43. JUIZ PILANTRA E MAU CARÁTER!
    tu SABE QUE ele falou de uma MAIORIA , e de um FATO que muitos que se chama quilombolas hoje vivem ÓCIO mamando nas ‘tetas’ do Estado. Ou o Juíz é mais um estúpido esquerdista, ou é um alienado, um dos dois.

  44. Como pode o Bolsonaro ofender a população progressista e empreendedora dos quilombolas, sem eles este país não terá futuro algum. Absurdo!!! O que será de nossas industrias, nosso comercio, nossas startups! Hem, Capitão Jair Bolsonaro?

  45. Pesquisa simples:
    “No imaginário popular é muito comum a associação dos quilombos a algo restrito ao passado, que teria desaparecido do país com o fim da escravidão. Mas a verdade é que as chamadas comunidades remanescentes de quilombos existem em praticamente todos os estados brasileiros. Levantamento da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, mapeou 3.524 dessas comunidades. De acordo com outras fontes, o número total de comunidades remanescentes de quilombos pode chegar a cinco mil. ”
    Fonte: http://www.palmares.gov.br/archives/3041

    1. Claro que existem em todos os estados da federação, e MAMAM bastante o nosso suado dinheiro PÚBLICO através das BOLSAS ESMOLAS em retribuição dão muitos votos para o PT! Por isso o LULADRÃO aparece ainda com uma boa parcela de votos nas urnas!!! E o povo não entende de onde vem esses votos!

    2. entao BOLSONARO ESTÁ CERTO , COMO OS INDIOS ELES DEVEM SER CUIDADSO E ANO SUSTENTADOS PELA NAÇAO. HÁ UM LIMITE, SUSTENTAR ,DAR TERRA E AS RUQIEZAS DA TERRA FICAREM ENTERRADAS E ELES DOAREM A ONGS “AMIGAS”?
      COMO OS SEM TERRA FICAREM SENDO USADOS PELO PT E AMIGOS, E NUNCA RESOLVER SUA CAUSA?
      BOLSONARO QUER SOLUÇAO. DOA A QUEM DOWER.

  46. Convém investigar ; a população quilombola cresceu bastante na era petista , governos do Pinguço e da sequelada Iolanda . Igualmente , o MST aumentou de forma exponencial . Deve ser a tal justiça social de “mão única” , e o povão só pagando a fatura .

    1. Aí está um dos principais redutos de votos ao PT e ao LULADRÃO! Precisa fazer uma faxina nisso aí! Ou então fazer igual disse Temer: “-Precisa manter isso, viu?!”

  47. Vão condená-lo até por respirar. Tem coisa podre no ar… artistas se unindo pelo PT, Datafolha já soltando pesquisas fajutas…ninguém mais fala sobre voto impresso…estão preparando para o bolivarianismo voltar e tomar conta. Eles estão destruindo (com ou sem razão) qualquer um que seja uma ameaça. O Lula só precisa chegar no segundo turno, depois, a Smartmatic cuida…

    1. Entenda, para a direita não existem pessoas que não sejam elas. Agora, se você for reparar, todos cristãos hipócritas, quando não se escondem atrás da bíblia, dos movimentos feministas (saias de mulheres), se escondem atrás da ‘cultura’, da Constituição, do ‘patriotismo’. A última do molequequinho do MBL foi dizer que as pessoas discutem Beethoven sem nunca ter visto um QUADRO dele. Takilos pari. Me lembrou o Lindeberg numa passagem do impeachment… Esse é o povinho candidato a ‘líder’ e a eleger líderes…

    2. Oh Ariano!, onde esta escrito que arroba não é medida de peso. Se eventualmente se estabeleceu que esta medida de peso é usada para mensurar animais não quer dizer que não possa ser aplicada para medir peso de um ser humano. Acorda o inocente útil. Ou não é tão inocente assim?.

    3. Tanto é medida de peso que se pode usar para indicar quantidade de massa corporal das polícias obesas e estreludos das FFAA bem empanturrados.

    4. Sou esquerdista e feminista, sou empoderada e odeio homens .
      Tenho problemas mentais , mas sei fazer xixi e caca de pé em fotos de homens .
      Não tomo banho e não raspo minha pexereca , gosto do estilo Claudia Ohana .
      Ah, resumindo, sou uma besta, idiota e débil mental…
      Beijos empoderados pra voces.

    1. Sou esquerdista e feminista, sou empoderada e odeio homens .
      Tenho problemas mentais , mas sei fazer xixi e caca de pé em fotos de homens .
      Não tomo banho e não raspo minha pexereca , gosto do estilo Claudia Ohana .
      Ah, resumindo, sou uma besta, idiota e débil mental…
      Beijos empoderados pra voces…

  48. Tenho quase certeza que até as eleições de 2018,Bolsonaro será condenado por uma infinidade de crimes,afinal esse judiciário tirânico só serve para isso:Inocentar bandido e condenar pessoas de bem com factóides transformados em crime hediondo.

  49. É bem o que o Olavo de Carvalho disse: criam tantas leis e regulamentos, que você não escapa de infringi-los de jeito nenhum. E, claro, vão perseguir o Mito até, porque ele é o risco concreto de sairmos das garras da esquerdalha.

  50. Aqui no Brasil é uma Z O N A mesmo, um grupo se reúne e diz:
    – Vamo montá um quilombo, vamo pedi pro governo sustenta nóis! A gente dá nosso voto, e reclama que somo segregadu!!! Nóis é dos pobre, nóis é PT!!!

    1. Quilombolas tem origens étnicas, e culturais. Não confunda com máfia partidária que se junta e diz: vamos tomar dinheiro de uns otários? Taí, o PEN do PT tentando eleger Bolsonaro…rsrs

    2. Biofeminista poderia ter dito:
      – Nós somos feministas, somos a favor de empoderamento da mulher, somos contra tudo e todos que se dizem da direita! Somo a favor da lei Rouanet e de subsídios para artistas e outras entidades representantes dos direitos das mulheres, negros, índios, etc. Somos PT!!!!

    3. Júnior, se eu começar a discutir biofeminismo com você, ou aqui, o tema medíocre, como sempre é, da políticacalha tupiniquim, dado como GRAMA, para se mastigar, ficaria bem mais interessante. Pondere que das organizações criminosas partidárias brasileiras você já sabe, de biofeminismo, não. Mas aqui não é o lugar, nem esta é a pauta.

    4. Biofeminista, a questao é quem pode dizer ser um quilombo um monte de gente, já nao se vive como se vivia há 200 anos e isso só o dedo da politica podre pode dizer, nao há condiçao de esclarecer.Eles colocam pessoas lá dao dinheiro publico para um capataz e bolsa esmola ao encarcerados no Quilombo e resolvem o problem,a deles, ter um monte de tontos achando que estao pagando dividas do passado, Passado se reinventa, pq se é assim entao daremos todas as terras aos indios e voltamos par Portugal e Africa,vc topa filha ,lá nao tem mortadela , a ano ser que vc tome um barquinho e invada a Europa, Italia terra da Mortadela.Portugal tem chour¡ços. castanhas…

  51. Dias atrás estava em férias em Cananéia, litoral de São Paulo, e ao passar pela praça vimos um grupo de índios vendendo “artesanato”. Arco, flecha, chocalho, etc (todos de péssima qualidade, por sinal).
    Resolvemos lanchar num calçadão a 50 metros da praça, e, enquanto aguardávamos o lanche, eis que aparece crianças indígenas vendendo pequenas bugigangas.
    Não demonstrando interesse em comprá-las, logo a criança começa a pedir dinheiro, (esmola).
    Várias crianças indígenas de 5 a 12 anos, pedindo esmolas no meio dos turistas.
    Achamos um absurdo! Cadê a FUNAI? A que ponto vai chegar este país? Dão terra aos índios e eles vem mendigar nas cidades, e, o pior, usando as crianças!

  52. Segundo os princípios que o PT implementou, quilombola é todo aquele que assim se declara e que a Fundação Palmares registra, para fins de obter propriedade coletiva de área a ser desapropriada pelo INCRA (Decreto 4.887/2003). Ah! Enquanto isso, a Constituição diz que aos remanescentes de quilombos é garantida a propriedade das áreas que ocupam, devendo lhes ser concedidos os títulos. O Decreto evidentemente alterou a Constituição e implementou a propriedade coletiva, gerando grandes convulsões sociais onde estão sendo implementados. Para mais informações, ver Relatório da CPI da FUNAI e do INCRA, onde os casos foram investigados: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1551365.

    1. Como assim um Decreto alterando a CF/88? Olha, já não estudo D. Constitucional há um tempo, mas lembro-me que só Tratados Internacionais – e, ainda assim, em obediência a certos critérios – poderiam alterar a CF/88; de resto, o velho ritual já previsto na Carta Magna vigente.

  53. Como disse, com muita propriedade, JRDANTAS:

    “Moro perto de uma comunidade indígena uma dúzia de índios e centenas de agregados negros caboclos e loiros com 54 mil hectares compram no comércio local do coentro a farinha a cada criança que nasce o governo tem que pagar 3.000 reais , energia de graça médico em casa bolsa família , cesta básica só poderiam ser obesos .”

  54. Já se passaram 517 anos do descobrimento do Brasil, ora Bostânia, e uns 133 da Lei Áurea. Num está na hora das coisas terem sido equivalentes ?? ou seja, cada um se adaptando à vida normal das MAIORIAS ?? Não tenho muito conhecimento sobre os quilombolas, ou seus descendentes. Mas sobre os indígenas a gente está cansado de saber que nos dias de hoje possuem até camionetes, aparelhos eletronicos, tomam uma pinga lascada. Procurem relatos sobre os índigenas super exigentes relacionados com a construção da hidrelétrica Belo Monte. Só mesmo aqui em Bostânia.

  55. Daqui a pouco bandidos vão entrar na justiça e pedir indenização se você chamá-los de bandidos.
    Vão mover ação contra o cidadão de bem por se sentirem ofendidos, não pode chamar bandido de “bandido”, é ofensa.
    Generais, não demorem, o Brasil precisa mudar urgente. Chega de vaga.bundos e bandidos se aproveitando da nação.

  56. Um único fator deveria ser suficiente para o sustento dos indígenas, assentamentos e quilombolas e não deveria passar por nenhuma BOLSA MISÉRIA que só serve para COMPRAR VOTOS! Realmente deveria ter presença do estado na forma de promover a auto sustentabilidade dessas comunidades!!!!

    1. Vai morrer na curiosidade, Híbrido. Eu sou a VOZ DE DEUS, muito puto com a cagada que fez em povoar a América do SUL…Gargalhando…rs

    2. Sou esquerdista e feminista, sou empoderada e odeio homens .
      Tenho problemas mentais , mas sei fazer xixi e caca de pé em fotos de homens .
      Não tomo banho e não raspo minha pexereca , gosto do estilo Claudia Ohana .
      Ah, resumindo, sou uma besta, idiota e débil mental…
      Beijos empoderados pra voces….

  57. Ponto para Bolsonaro!! O povo percebe aí uma injustiça, assim ganha o candidato à presidência da república. Pagou barato por um bom elemento na campanha presidencial!! Outra coisa, Bolsonaro pode ser grosseiro mas até agora nada contra seu caráter, coisa rara nesse meio. E está aprendendo a ficar menos populista e mais sério, sem bravata!!!! A continuar assim, será o presidente da república!!

    1. Acho o mesmo. Ainda mais em tempos onde ser ‘fofinho’, educadinho e super sorridente, conta mais que ser honesto e ter caráter.

    2. Bolsonaro lavou 200 mil reais de ‘doações’, dinheiro que nem precisaria ter lavado. Esse cara não tem noção de certo e errado. E só não é piada entre as patentes mais baixas das FFAA, um espelho do tipinho de gente que elegeu Lula. Os esperadores, burros, preguiçosos, analfabetos funcionais, de SALVADORES DA PÁTRIA, só que com rótulo de ‘direita’ na bunda.

    3. Não você queria 200 mil reais pra comprar uma mulher razoável. Não acredito em seu poder de $edução..rs E se for broxa, então, lascou..rs

    4. Biofeminista que vc é uma va-ga-bun-da eu não duvidava, mais além disso vc é também mentirosa escrota. A verdade sua p-u-t-a é que o dinheiro foi devolvido pelo Bolsonaro. Tem até o cheque de prova, mas, vc trabalha sem mortadela…

  58. Um único fator deveria ser suficiente para o sustento dos indígenas, assentamentos e quilombolas e não deveria passar por nenhuma BOLSA MISÉRIA que só serve para COMPRAR VOTOS! Realmente deveria ter presença do estado na forma de promover a auto sustentabilidade dessas comunidades!!!

    1. Só porque rejeitei suas cantadas não quer dizer que eu seja traveco. Rejeitei porque senti que você não sabia a diferença, e sequer, fazia diferença… gargalhando…rs

  59. Moro perto de uma comunidade indígena uma dúzia de índios e centenas de agregados negros caboclos e loiros com 54 mil hectares compram no comércio local do coentro a farinha a cada criança que nasce o governo tem que pagar 3.000 reais , energia de graça médico em casa bolsa família , cesta básica só poderiam ser obesos .

  60. E, adoraria saber a diferença moral entre um branquinho do zoio azul, que escuta Bach, tem filhos fora do casamento, fábrica de bastardos, adora jeitinhos brasileiros, se vende para se corromper, gostaria de saber no que as bundas dessas criaturas tem mais valor do que a de qualquer um.

    1. Sou esquerdista e feminista, sou empoderada e odeio homens .
      Tenho problemas mentais , mas sei fazer xixi e caca de pé em fotos de homens .
      Não tomo banho e não raspo minha pexereca , gosto do estilo Claudia Ohana .
      Ah, resumindo, sou uma besta, idiota e débil mental…
      Beijos empoderados pra voces……

  61. O PT ADORA escrever a palavra “GOLPISTA” mudando a letra “O” (colocando no lugar dessa letra “O” o símbolo do ícone do GLOBO ESTILIZADO da Rede Globo), e esse mesmo PT sai nas passeatas com faixas contra o jornalismo da GloboNews, manezão!

    A direita-burra fala mal da GloboNews (jornalismo antipetista).

    E os eleitores de BOLSONARO (ingênuos!) falam mal da “Folha de São Paulo”, considerada PiG pelo hiper-petista o Paulo Henrique Amorim, do “Conversa Afiada”, curió!
    O manezão do PHA afirma que a Folha é “Partido-da-Imprensa-Golpista”.
    E os eleitores-burros do BOLSONARO, apoiando “por tabela”
    esse partidinho vagabundo do PT, falam o mesmo que o PT fala sobre a “Folha”
    Acorda manezão!

    Você ajuda o PT?
    Ou você é da direita-burra?

  62. Mais uma medalha no peitoral do Bolsa. A julgar pelos comentários postados abaixo, o pitbull da política tupiniquim já pode andar sem coleira. Agora avança nos defensores da Amazônia, vai, vai…!

  63. Indíos, quilombolas, homossexuais, mulheres, negros, pobres votam? Não é graças a essas direita ESCROTA, e também, não é graças a Esquerda ESCROTA, é porque se precisava dar a impressão de que essa zona, onde todo mundo tem um preço era uma ‘democracia’. Democracia pra gringo ver.

    1. Calma santa, nao deu pra arrumar um namorado nao? O tempo batendo na porta traz seus efeitos hein? Agora e’ ladeira abaixo mesmo, vai cair no velho chavao esquerdista E feiosa barangona.

    2. Você tem um e ele não deve resolver seus problemas existenciais, pois se ainda se preocupa com sua existência…rs

    3. BIOFEMINISTA ESTAMOS JUNTAS. A DIREITA EXCROTA NAO SE CANSA DE LEVAR BOLADA E FICOU BOLADA E FICA ATÉ XINGANDO FANTASMAS. ISSO MESMO

  64. Piada é acreditar que os portugueses navegavam semanas até a África em navios precários, com comida racionada, com saúde precária, em pequeno número, sem conhecer plenamente o lugar em que estavam, desembarcavam lá e saiam a capturar escravos com “redes e armadilhas” e não já os compravam tranquilamente, todos já escravizados por outras tribos negras que os mantinham como tal.

    1. Isso todo mundo sabe, mas não aplaca a responsabilidade dos portugueses em nada, afinal traficavam pessoas do mesmo jeito.

    2. E até hoje se tiverem interesse procurarem bem e divulgarem, o que duvido, na África ainda , algumas tribos , combatem, matam e escravizam os que aprisionam. Até hoje minha gente. Essa história de escravatura eu avalio mais ou menos como o do viciado em drogas. É viciado porque tem quem trafica e vende. Se não houvesse quem trafica e vende, o viciado talvez se abstive-se apenas a encher a cara de cachaça.

    3. Luciana, você já ouviu falar de Francico Félix de Souza? Baiano, grande mercador de escravos, tem até livro contando de sua “saga honrosa” como TRAFICANTE DE ESCRAVOS entre a Bahia e o então reino de Daomé (atual Benin). De fato, os portugueses maltratavam os escravos aqui… porém DA MESMA FORMA ou até mais brandamente se comparado a seus “senhores” de cor. A tradição escravagista na África subsaariana é milenar; aliás, ela explica, em parte, o seu atraso social evolutivo comparado a outras civilizações. Nada justifica a escravidão, nada… nem portugueses, nem árabes (que escravizaram cerca de 17 milhões de africanos, segundo o historiador francês Bernard Lugan), nem os próprios africanos nem ninguém… mas dê uma pesquisada, vale a pena conferir um pouco mais de história. Grande abraço.

    4. Porque eu que não tenho descendência nada a ver com portugueses, embora os admirem pelos seu pratos maravilhosos delicioso vinho e ótimo azeite de oliva, tenho que ficar pagando mico aqui nessa terra por causa de meia dúzia de quilombolas e índios. Meus antepassados eram italianos e austríacos por parte de pai e italianos por parte de mãe. Que diabo eu tenho a ver ?? Nem os vikings escravizavam negros então não nada a ver com isso . O que mais me revolta é presenciar meus netos perderem vaga na faculdade por causa da tal quota racial , esta sim RACISTA . . Ora , porrrraaaa.

  65. Sim, Antagonistas, existem quilombos!! Muita bola fora atrás da outra… Vocês não conhecem o país? Sabem o que são territórios indígenas, assentamentos quilombolas, unidades de conservação?

  66. Bolsonaro, ao dizer que um camarada do quilombo pesava “x” arrobas se referiu ao peso do indivíduo. Qual é o problema?. Qual a diferença entre gordo e obeso, polaco e loiro, negro e preto – seria o politicamente correto?. Arroba é uma medida de peso normal. O Gilmar Mendes deve pesar 6 arrobas bruto, limpo deve dar 3 arrobas. Eu peso 5,5 arrobas bruto (80 kg). Um porco pode ser dimensionado em Kg, gr, arrobas ou libras. Um ser humano a mesma coisa!. Me provem o contrário!.

  67. Tá bom, e essa grana vai pra onde? Desde quando ainda existe quilombo no Brasil? Essa galera da esquerda é patética. O Bolsonaro tem mais que recorrer dessa pena e partir pra dentro dessa gentalha de esquerda imiscuída da justiça.

  68. Querem destruir a candidatura de Bolsonaro a qualquer custo!
    E há aquele Demônio dos Nove Dedos que AINDA está solto e sai por aí falando bobagens…
    Às vezes fico pensando se a única saída para o Brasil é mesmo o aeroporto.
    O sistema está todo aparelhado, e a turma do socialismo globalista não tem o menor escrúpulo para jogar a democracia no lixo quando é do seu interesse (vejam as eleições na Europa anos atrás que foram simplesmente ignoradas pelo establishment, quando franceses e holandeses votaram contra um tratado da União Europeia).
    A guerra entre conservadores e liberais e os abilolados de esquerda globalista ainda vai longe no Ocidente!
    A guerra apenas começou!

  69. Poder judiciário é rápido quando convém.
    Se alguém acha que o consórcio Globo-CUT-CNBB, não fará o impossível para impedir a candidatura de Bolsonaro, pode esquecer.

  70. Contra que fala verdade a justiça é rápida. Até hoje não foram pra julgamento os políticos envolvidos na Lava Jato. O Supremo irá criar a figura do corruptor sem coruptos, pois só vão prender os empreiteiros mas não vão prender os políticos. Os ministros inventaram a corda de uma ponta apenas…..

  71. Zumbi dos palmares , era racista e um capitão do mato.
    Mandava capturar escravos de fazendas vizinhas para que eles trabalhassem forçados no Quilombo dos Palmares. Também sequestrava mulheres, raras nas primeiras décadas do Brasil, e executava aqueles que quisessem fugir do quilombo.
    Para obter escravos, os quilombolas faziam pequenos ataques a povoados próximos. ‘Os escravos que, por sua própria indústria e valor, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados livres, mas os escravos raptados ou trazidos à força das vilas vizinhas continuavam escravos”.
    Quando alguns negros fugiam, mandava-lhes crioulos no encalço e uma vez pegados, eram mortos, de sorte que entre eles reinava o temor.
    Esse era o Zumbi, isso era os quilombos e os quilombolas, processem eles também…
    .
    Essa palhaçada do “politicamente correto” é uma viiadagem, vtnc !

    1. Como ele fazia tudo isso foragido? Agora fala do Dragão do Mar. E da Princesa Isabel. Revisionismo histórico só é bom quando busca a verdade, como essa de Hitler ter se candidatado por um partido de Direita. Se a Direita nega, ou o ídolo dela era um fanfarão, como Bolsonaro candidato por um partido socialista, ou era realmente de esquerda. E no que foi que a ideologia ajudou Hitler? A Alemanha nazista PERDEU.

    2. Além de voce ter problemas cognitivos , é uma “hater” incurável .
      A história contada pela cartilha esquerdista sempre será a da mentira, “Hitler de extrema direita”, “ele não era de um partido trabalhista” , etc…
      E não sou nenhum “ista” ou “ete”,.
      Passar bem…

  72. Bolsonaro, réu e condenado em processos criminais no STF, não pode ser candidato à presidência:

    https://wagnerfrancesco.jusbrasil.com.br/artigos/436750701/bolsonaro-reu-em-dois-processos-criminais-tramitando-no-stf-pode-ser-candidato-a-presidencia

    1. Acho ótimo isso! Que se proponha, por exemplo, a candidatura do General Augusto Heleno Ribeiro no lugar do Bolsonaro depois dessa sacanagem. Ganha a eleição em primeiro turno se não tiver Smartmatic e processo de consolidação dos votos sob a coordenação de Toffole

  73. Existem.

    Quilombos e senzalas ideológicas.

    E não faltam “eleitores” imbecis dispostos a transformar o país em um imenso pelourinho a partir de 2018. Isto se a Justiça continuar procrastinando a justa e merecida prisão de um certo elemento.

  74. Quilombolas é uma designação comum aos escravos refugiados em quilombos, ou descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar.
    Daqui a pouco vão multar quem falar mal dos antepassados dos homens das cavernas.
    Será que o Brasil é um país arcaico e de autoridades desprovidas de bom senso?

  75. Bolsonaro diz para entregar a Amazônia à exploração estrangeira. E eu digo para entregar Bolsonaros, Lulas, Temeres, Aécios, a merrda do congresso e da suprema corte aos finlandeses

    1. Petistas (me ajudem aí, gente).
      Ô, Partido dos Trabalhadores:
      me responda essa abaixo por favor:

      ¿Palocci poderia está mentindo?
      ======
      E PALOCCI, hein?…
      — “Ah! O Palocci é men-ti-ro-so!” — Diz o PT.
      Sei…
      Tudo bem! Mas por quê, então, Palocci está preso?
      Estaria preso por quê?…
      ¿Estaria preso por fazer falcatruas para o PT? rsrsrs.
      ¿Então ele é traidor?… rsrsrs
      Ele fala mentira? É mesmo?
      Mentira para ser liberto devido a falcatruas que ele,
      o Palocci, fez para o PT? rsrsrs
      Não é estranho essa “coisa” circular”?…
      É o cão mordendo o próprio rabo?
      Partido dos Trabalhadores
      (ou professor da UFMG, USP):
      me diga e me esclareça!
      Por favor.
      Pelo amor de Deus, petistas!
      Por favor!
      Ajude-me logo!

    2. Sabe o que diverte na merrda da direita analfabeta funcional, escrota, burra? É que eles pegam uma luz nas coisas da imprensa e saem vomitando como um mantra sem atingir realmente o contexto da coisa. Uma merdinha de lombriga que vive de migalhas de argumentos, enquanto a esquerda caranguejo tem suas próprias cartilhas de migalhas e maldizeres. Pá porra com tua inteligência binária. Limitada. Todo mundo faz festa na tua bunda.

  76. Bolsonaro não, o povo! Já que o dinheiro que ele recebe é nosso. O povo terá que pagar os quilombolas apaniguados Petistas. Porque ja vi gente dizendo “toma otári o” adivinha de onde sai o salário dele? Kkkk iludidos.

  77. Uma parcela expressiva dos que se autoproclamam quilombolas são charlatães. Eles ocuparam terras com as quais não têm nenhuma ligação histórica apenas para conquistarem a sua propriedade. Tais “quilombolas” são grilheiros.

  78. Imunidade parlamentar só serve para Vyadylys e as mocréias esquerdistas. Vitimização desses grupos de militantes vagabundos e mais uma condenação para que o STF tenha onde se amparar para cassar a candidatura de Bolsonaro.