Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Bolsonaro quer um TCU para chamar de seu

Após escândalo envolvendo relatório paralelo, presidente intensifica pressão para antecipar aposentadoria de Raimundo Carreiro
Bolsonaro quer um TCU para chamar de seu
Foto: Adriano Machado/Crusoé

“A crise que envolveu o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Palácio do Planalto no episódio do relatório paralelo sobre mortes por Covid ressuscitou a pressão do presidente Jair Bolsonaro para mudar a composição da Corte. A intenção de Bolsonaro é antecipar em dois anos a aposentadoria de Raimundo Carreiro e influenciar na escolha de um nome mais alinhado ao governo”, informa o Estadão.

Ao ministro, que é apadrinhado de José Sarney, foi oferecida uma vaga de embaixador em Portugal em troca de deixar a cadeira dois anos antes da aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

Carreiro é relator no TCU do processo que trata da aquisição de tecnologia 5G e está desde o dia 6 nos Estados Unidos. A comitiva conta com a participação de Walton Alencar, também ministro do tribunal e integrante de um grupo de trabalho sobre 5G, além dos senadores Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), Ciro Nogueira (Progressistas-PI) e do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

“A próxima vaga a ser aberta no TCU é a da ministra Ana Arraes, presidente do tribunal. Ela fará 75 anos em julho de 2022, quando se aposenta. A indicação para a cadeira hoje ocupada por Arraes, que sempre foi próxima do PSB – legenda de oposição ao governo Bolsonaro – pertence à Câmara. O Republicanos, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, se movimenta para que o deputado Jhonatan de Jesus (RR) substitua a ministra.”

Atualmente, dos nove ministros do TCU, Bolsonaro só indicou um até agora: Jorge Oliveira, ex-titular da Secretaria Geral da Presidência. Além dele, os outros dois nomes simpáticos ao governo são Walton Alencar e Augusto Nardes.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO