Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Bom dia, Rosa Weber

Partidos aguardam com ansiedade decisão da ministra para ações que pedem o fim das emendas do relator, o orçamento secreto que turbinará eleições do Centrão
Bom dia, Rosa Weber
Foto: Wilson Lima/O Antagonista

Os partidos aguardam com ansiedade a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal federal (STF), para as ações que pedem o fim das emendas do relator-geral do Orçamento da União no Congresso, diz o Correio Braziliense.

As chamadas RP9 foram criadas pelo Centrão, com endosso do Palácio do Planalto, para comprar o apoio de seus caciques com “fartura de recursos voltados para as bases eleitorais de deputados e senadores”.

O jornal lembra que a distribuição da verba passa, necessariamente, por combinações entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

“Representa dizer que o Centrão e seus escolhidos entram turbinados na batalha das urnas. E com maiores chances que os demais partidos de construírem uma bancada numerosa, poderosa o suficiente para criar embaraços a qualquer futuro presidente. Mas não apenas isso: o grupo de partidos passa a dar as cartas no Orçamento da União, assumindo uma prerrogativa que é do Poder Executivo.”

Mais notícias
TOPO