Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Braga Netto convocou reunião sobre mudança na bula da cloroquina, diz presidente da Anvisa

Em depoimento à CPI da Covid, Antonio Barra Torres também afirmou que Nise Yamaguchi defendeu decreto para ampliar prescrição do remédio
Braga Netto convocou reunião sobre mudança na bula da cloroquina, diz presidente da Anvisa
Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirmou à CPI da Covid que o então ministro da Casa Civil Braga Netto foi quem convocou a reunião realizada no Palácio do Planalto, no ano passado, para discutir mudanças na bula da cloroquina. A ideia era oficializar o uso de um remédio sem eficácia para tratamento de pacientes com Covid.

Atualmente, Braga Netto é ministro da Defesa.

“O convite veio pela gestão do grupo, via Casa Civil. Naquela época, a Anvisa fazia parte do grupo interministerial e chegou uma convocação para mim. Essa reunião foi mais para o final do dia e era para tratar de algum tema de combate à pandemia. Elas aconteciam com frequência”, disse Barra Torres.

“A convocação veio por ele [Braga Netto]. Ele era, na época, o coordenador desse grupo”, afirmou o presidente da Anvisa. “A reunião não terminou, para mim, de maneira ortodoxa, dada à minha reação ali.”

Mais cedo, Barra Torres disse que a tal reunião para discutir a mudança na bula da cloroquina durou pouco tempo. Dela, ainda segundo o presidente da Anvisa, participaram a médica Nise Yamaguchi (que, apesar de não integrar o governo, defendeu a mudança na bula) e os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta; da Secretaria-Geral da Presidência da República Jorge Oliveira; e da Secretaria de Governo Luiz Eduardo Ramos.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO