Brasileiros com armas terão de informar se possuem cofre ou outro ‘lugar seguro’ em casa

Jair Bolsonaro, na cerimônia de assinatura do decreto que flexibiliza a posse de armas, disse que o cidadão que tiver uma arma em casas com crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência mental terá de assinar um documento garantindo que tem um cofre ou algum outro lugar seguro para guardar armas e munições.

O presidente afirmou que “logicamente sabemos do risco que se tem de ter uma arma de fogo em casa” se ela não for guardada em lugar seguro.

Ele acrescentou que o governo vai acreditar na informação do cidadão e que o tal documento servirá mais como uma espécie de “alerta” para quem possuir armas em casa.

Posse de armas: uma das promessas de campanha de Bolsonaro LEIA AQUI

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto disse:

    Isso é um absurdo! Mais um pouco será necessária a instalação de câmeras, paga pelo pagador de tributos, para ser municiado por um "agente público isentão" armado, acima do bem e do mal!

Ler comentários
  1. damastor disse:

    cofre??? quando o bandido entrar vc fica nervoso esquece a combinação mas pede pra ele esperar vc se lembrar,,,oferece um café. um biscoito,,,e tudo acaba bem

  2. Margarida disse:

    Confiar na palavra do brasileiro é difícil.

  3. Ghost disse:

    Flexibiliza pra quem? Só se for pra bandidagem. Em outros países as armas são liberadas porque os níveis de violência são baixíssimos. Só em banania você apaga fogo com gasolina.

  4. Martins disse:

    A burocracia continuará? Taxas anuais? Clube de Tiro?...então não mudou nada. Eu quero é autorização para transporte da minha casa até o meu sítio - local ermo. Lá é onde está o perigo.

    1. Então, Martins, você terá que solicitar, além da POSSE, o PORTE de arma, explicando seus motivos. Se eles forem aceitos, você poderá levar sua arma para onde quiser.

    2. Pois é. Isso aí é uma falha pois se eu deixar uma arma no sítio, ela pode ser facilmente roubada quando o proprietário não estiver por lá, e aí como é que fica?

  5. Rafael disse:

    quero leis que me resguardem em caso de precisar usar arma e não ser condenado a penas maiores do que o invasor de minha propriedade pegará.

  6. EDMUNDO disse:

    Sinceramente, não seria a meu ver a 1° medida a ser tomada. Primeiro abriria o BNDES mostrando as roubalheiras petistas, acabando de vez com o PT. Desmoralizados, críticas, teriam repercussão zero

    1. Cada coisa a seu tempo.. A investigação do BNDES já deve estar sendo implementada e é claro que não será da noite para o dia que a equipe de Bolsonaro conseguirá obter todas as informações.

    2. Tudo ocorrerá, espere mais um pouco. Um problema que eles tem é isso de data

  7. Trumpão disse:

    Muitos a favor da posse e porte farão mimimi, mas foi uma vitória.

  8. Euripedes disse:

    Votaria no Bolsonaro novamente mil vezes, mas se o projeto for como está saindo na imprensa, parece coisa de petista: faz que faz e não faz. Um estelionato eleitoral. Os assaltos vão aumentar.

    1. Não vão aumentar, agora vários comerciantes poderão estar com arma dentro de seus estabelecimentos.

  9. Rogério disse:

    Alguém sabe dizer se condomínios poderão ter posse de armas para uso de seus vigilantes?

  10. Presidente-XVII disse:

    Se for uma mera formalidade, que não soe impeditiva, parece razoável.

    1. ... o decreto, assim sendo, pende mais pro discurso de Jair Bolsonaro, que sempre foi armamentista, pela legítima defesa.

    2. E que assim seja. O capitão, com essa informação no decreto, parece ter chegado a solução, eliminando o caráter impeditivo que o Moro queria impor, nesta questão específica do armamento.

  11. Hudson disse:

    Cada um tem de ser responsável pelos seus atos!!

  12. Freedom disse:

    Agora inocentes morrerão tentando roubar postos de gasolina.

  13. Gustavo disse:

    Pessoal, é possível comprar legalmente uma arma (pistola) no Paraguai?

  14. Martins disse:

    Vou poder levar a minha arma que está na minha residência para o meu sítio em zona rural afastada? Não, né? Então esse decreto não serve para nada.

    1. Martins, você não trabalhou bosta nenhuma, MAV. Ninguém está impedido de pleitear o porte de arma. Apresente na delegacia a efetiva necessidade e seu caso será analisado. Ou se mude para o mato.

    2. Não vou comprar duas armas e nem deixar uma largada em um sítio. Não houve flexibilização. Houve enganação do B17. Trabalhei duro para ele ganhar e levei um PÉ na Bundha.

  15. Leonardo disse:

    Frescura típica da patética alma nacional, mas enfim é um avanço sem precedente no rumo de uma nação séria, obrigado presidente, estadista e herói, Jair Messias Bolsonaro.

  16. Gustavo disse:

    A morte acidental por crianças é a 8a causa de morte crianças. Primeiro vem afogamento em banherinha, ingestão de prod limpeza... leiam Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento

  17. Miuton disse:

    arma é complicado, mas vc pode matar alguem com uma faca de cozinha, com um martelo, um machado, um carro. É so ter responsabilidade, se vc comprar vai ser responsavel ue´.

  18. Euripedes disse:

    Se o projeto for como a imprensa está falando, Maria do Rosário fique tranquila: seus desassistidos vão continuar assaltando e estuprando em paz. Aliás, os assaltos e estupros vão aumentar.

  19. Bakumenko disse:

    Beleza!!! Vou aumentar a minha venda de cofres.

  20. Romao disse:

    Cofre??? huuummm!!! A arma vai custar 5 mil o cofre 50 mil...

  21. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    Ei BOULO? Vem invadir as fazendas alheias agora, viu?

    1. Kkkkk agora acsbaacaba a renda dos MST's que tem por aí, não é só eles que vão estar armados

  22. jc.pompeu disse:

    Vou correndo comparar ações da Taurus & Afins S.A.

    1. jc.pompeu, você está certíssimo. Só que o Mito já comprou todas as ações, meu caro! kkkkkk.

  23. Romao disse:

    Cofre???? Huuummmm !!! A arma via custar 5 mil e o cofre 50 mil....

    1. Analfabeto e surdo. E algum lugar está dito que é obrigado a comprar um cofre?

  24. José disse:

    Claro, não podem deixar sobre a mesa da sala! É arma!

  25. Paulo disse:

    Apenas uma formalidade, nada mais. Mas isso é até desnecessário exigir se o cidadão for responsável. Já houve caso de policiais que deixaram arma ao alcance de filhos desequilibrados e aí...

  26. Mario disse:

    Bravo , Presidente! O governo FHC, aplaudido pelas esquerdas - antidemocraticamente - cassou o que foi decidido pelos brasileiros em 2005, via plebiscito! Lobos em pele de cordeiro!

    1. FHC sempre foi comunista que sempre protegeu o Lula e sua turma. Ou vcs acham que a bagunça do mensalão e petrolão começou quando e onde? Agora, quanto as armas, tem que acabar com o monopólio da

    2. Ehhh amigo, o governo FHC terminou em 2002. Pense antes de julgar e escrever !!

  27. Ed disse:

    O que o CAGACIRO achou disso??? Acho que nao curtiu, seus comparsas nao vao poder mais assaltar, matar e estuprar tranquilamente como antes!!!

    1. Antes ele já tinha dito que receberia o Moro à bala, agora então...

    1. não é obrigatório só precisa de um lugar seguro caso vc tenha criança dentro de casa.

    2. O controle de armas é uma bobagem. Isso é só para calar os chatos.

  28. TICO disse:

    Cumprimentos ao Presidente Bolsonaro. Agradecemos por dar sequencia ao cumprimento das promessas da campanha. Agora queremos que o policial não seja criminalizado quando abater bandidos.

  29. Josué disse:

    Bora invadir minha casa tereza?? vou encher esse teu rabo mortadela de tiro#

  30. Alexandre disse:

    Parabéns, Presidente! Bolsonaro é líder mundial! Os globalistas e socialistas não respeitam a vontade popular, vide a bagunça em que transformaram o Brexit, entre outros plebiscitos feitos na Eur

    1. Por enquanto bom caminho, o estado não considerando o cidadão um imbecil que precisa ser tutelado e regulamentado na privacidade da sua casa.

  31. Ed disse:

    No decreto diz que quem tem ligação com organizações criminosas nao vao poder ter arma.... Os Petistas e seus defensores nao vao poder comprar armas, estao revoltados!!!

  32. Maxwell disse:

    Já foi publicado a íntegra deste decreto? Estou o dia todo aguardando.

  33. Thales disse:

    "o governo vai acreditar na palavra do cidadão". Começa sempre assim... Depois passam a exigir alguma vistoria do estado, um documento em cartório...

  34. Thiago disse:

    Reverteu a besteira que Moro queria implementar... ainda bem.

    1. Besteira? A Ideia não era do Moro mas ele tem a Chave do outro Cofre, a CELA !

  35. Queli disse:

    As pessoas da esquerda estavam achando que qualquer um mané poderia ir na loja comprar uma arma e sair andando na rua... então, toma ai! Kkkkkkk Em tempo, bandido tem armamentos de todo tipo...

  36. EMMANUEL disse:

    Mas....que tolice para se dizer! Na verdade, o cidadão não tem que se preocupar com sua arma, e sim, com as dos bandidos.

  37. Renata disse:

    Finalmente uma medida liberal: Pelo Fim do Socialismo e do Politicamente Correto! Cada um sabe de si, e pode se defender dos outros e do proprio estado.

  38. Nico disse:

    Infelizmente esses abaixo assinados nao servem de nada. 1 pessoa pode assinar mil vezes. Tem que pegar o email de cada parlamentar e encher a inbox deles.

  39. Marcus disse:

    Liberou a pose de armas , mas não se criou o excludente de ilicitude. Se você atirar em um bandido dentro da sua casa, você será condenado por homicídio e irá preso. Falta criar o excludente!

    1. Calma né, gente! O governo está apenas começando. Passa pela cabeça de vcs quanta coisas eles têm por fazer?!

  40. Marcus disse:

    A aquisição de uma caixa com segredo ou uma trava para a arma deveria ser obrigatória!

    1. o código penal que penaliza quem não sabe usar uma arma ou tomar conta dela

  41. Jotaga disse:

    Tá bom. Avisa lá que o IBAMA não existe. O primeiro tiro será contra o desmatamento de área urbana, em Teresópolis-RJ. Onde estão desmaatando ao redor de uma fonte de água mineral no período

    1. as milicias na baixada acabam com morros tirando barro, magé é uma farra. alo ibama! se denuncia é tanta burocracia que é melhor deixar pra lá

  42. FERNANDO disse:

    deu uma esquerdada com essa de cofre em bolsonaro

  43. Hipócritas disse:

    Nada de guardar de baixo do colchão, viu!

  44. Nathan disse:

    É assim que se faz. Num estado democrático, a palavra é um documento, que deve ser usada como agravante se o portador se mentir!

  45. DE disse:

    absurdo, tem que ter responsabilidade o adulto com armas com crianças, como o cara mora no 23 andar tem que ter cuidados ou a criança cai lá de cima

  46. Paula disse:

    Perfeito Bolsonaro. Eu tenho criança em casa e coloquei redes nos andares altos. Então, o que custa a pessoa comprar um cofre ou uma caixa de metal com chave e cadeado.

  47. Formiga disse:

    Concordo que o alerta faz a pessoa pensar no assunto. Crianças que crescem responsáveis não mexem nos pertences dos pais, não vão precisar de cofre algum.O problema é a visita criança, adulto e

  48. Marcelo disse:

    A gaveta dos armarios do meu Filho e Filha pois serão os primeiros que educarei na Liberdade e Responsabilidase, inclusive da arma como simbolo de cidadania e sua letalidade.

  49. Claudio disse:

    O Cofre não é obrigatório, você só precisa ter um lugar seguro.

  50. Álvaro disse:

    Seria muito bom diminuir a exposição de Pedro Cardoso na mídia. Este cara é um debiloide.

  51. Suzuki disse:

    o cofre não é obrigatório vc só precisa ter um lugar seguro

  52. Eduardo disse:

    LEIAM COM ATENÇÃO. É só assinar uma DECLARAÇÃO de que a arma estará em lugar seguro, se você tem crianças, adolescentes ou deficientes mentais em casa. NÃO PRECISA COMPRAR COFRE ALGUM.

    1. isso aí, o mesmo que deixar carro com chave em casa que tem adolescentes

  53. Rômulo disse:

    🇧🇷 Que palhaçada para que serve uma arma guardada num cofre?

  54. Sensatez disse:

    Correto. Se a pessoa estiver mentindo e se acontecer algo, ela será responsabilizada por um outro crime, por ter lançado num documento público uma informação inverídica.

  55. Luiz disse:

    Então que a arma seja vendida com um cofre para a mesma. Pode ser a própria caixa do equipamento com segredo. Quero ver o cara tentar lembrar o código do cofre em uma situação de emergência.

    1. Entao nao tenha cofre e se submeta `a lei caso alguma tragedia aconteca dentro da sua casa. Creio que qualquer pessoa de bom senso concorda com a necessidade de lugar seguro, longe de criancas

    2. Não fique parado no tempo, tecnologia evolui pra isso. Se o cara é ruim de memória, que compre um cofre com leitor biométrico. Pronto.

  56. Ghost disse:

    A bandidagem já tem o alibe que precisava. O bom é que o discurso pedestre de que distribuir arma resolve os índices de criminalidade cairá por terra. O Bozo vai ter de mostrar serviço de vdd ago

    1. Sabe de nada otário! Ladrão e petista, só entra onde não há risco ou impunidade.

  57. José disse:

    Quero ter o direito de não querer ter arma ! E não o estado me impor que não posso ter arma !

  58. renato disse:

    Sem palhaçada!. Arma dentro de cofre ?, qual seria a serventia no caso de defesa pessoal ?. Babaquice já que, na mesma casa tem, alcool, detergente, facas, soda cáustica, tesouras, facões, vidros.

  59. Eduardo disse:

    Excelente! A população deve ter o direito à autodefesa, mas com responsabilidade. Uma arma de fogo guardada em local inapropriado pode causar uma tragédia, sobretudo em casas com crianças.

  60. Machado disse:

    O lugar mais seguro - e que ninguém pōe a mão - é dentro do sutiã da minha sogra!

  61. José disse:

    A manchete é desonesta, pois está claro que não existindo cofre basta um lugar seguro na casa a critério de seu dono! Casa tem dono! Na esquerda é que a casa é da mãe joana!

  62. GCJ disse:

    Mais uma vez o Estado falhou na sua obrigação de manter a sociedade segura. Como falhou na educação e na saúde. Mas todos os direitos dos políticos e juizes são muito bem resguardados

    1. Se você não tem paciência pra esperar uma segunda etapa relativa ao porte, que depende de votação no congresso, então vc não tem capacidade de ter uma arma...

    2. Foram várias décadas de governos esquerdistas no Brasil, CGJ. Estamos apenas começando a mudar isso.

  63. Carlos disse:

    Quanto bla bla bla sobre essa questão! a posse de armas em casa foi liberada para defesa do patrimônio e da famíla e pronto! compra arma quem quer!

    1. Isto, compra quem quiser, usa quem quiser e defenda-se quem puder.

  64. EDMUNDO disse:

    Foi promessa de campanha? Ok. Há quem goste, eu particularmente não gosto de armas. Prefiro outras promessas, BNDES, Rounaet, MST, Adélio, essas seriam minha prioridade.

  65. jc.pompeu disse:

    ...debaixo do colchão vale como e remedia a falta de famigerado cofre atrás de um Picasso?

  66. Curupira disse:

    Teria que obrigar a fazer um curso de manuseio e cuidados com a arma. Também, periodicamente treinar em algum stand ou clube de tiro. Agora até politico vai ter medo de roubar.

  67. GCJ disse:

    Eu jamais compraria uma arma. Jamais mesmo. Mas não posso tirar o direito de auto-defesa do ser humano. Infelizmente o estatuto do desarmamento não se preocupou em desarmar o criminoso.

  68. Pantaleão disse:

    Aguardando os comentários de Bene Barbosa. O único que pode nos dizer se este decreto é sério.

  69. Alexandre disse:

    Vou guardar minha arma junto com meu título de eleitor. Se no futuro socialistas tentarem destruir o Brasil, só por cima do meu cadáver!

  70. Carlos disse:

    Eu não vou ter arma, em casa. Mas, entendo e respeito a vontade de cada um. Vá morar em área rural, e receba a visita de marginais...ou o lojista q TD dia recebe o "sócio" p dividir o caixa.