Bretas: “Eu só olho a corrupção”

O Estadão publicou um longo perfil do juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

Bretas disse que, antes de entrar na Faculdade de Direito, na UFRJ (1990-1994), foi um lulista-petista de carteirinha: “Eu gostava muito do Lula entre 1986 e 1989. Votei nele contra o Collor. Usei camiseta, boné, participei de passeata.”

Sobre o PT e Lula de hoje, o juiz é econômico: “Não conheço os processos, por isso não posso falar. Mas não quero saber de partido. Eu só olho a corrupção. Para mim não é importante saber qual é a orientação do sujeito.”

Neste segundo semestre, Bretas vai proferir novas sentenças nos casos da Eletronuclear e da Operação Calicute, que envolve o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), atualmente preso.

“O nome para mim não tem nenhum significado, e muito menos o partido a que pertence”, disse o juiz. “A sentença tem que estar baseada em fatos, não pode ter ideologia. O juiz tem que analisar o que tem no processo, sem se deixar influenciar por simples argumentos ou pelo clamor social.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. A única coisa que redime ou desculpa alguém de ser socialista na juventude já foi analisada por Georges Clemanceau, Primeiro-Ministro francês entre 1906 e 1920:
    “Um homem que não seja um socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que ainda seja um socialista aos 40 não tem cabeça.”
    Portanto Sr. Marcelo Bretas, o que se espera do senhor na sua idade adulta é que já tenha se recuperado da estupidez que ataca jovens idealistas imberbes, afoitos e sem conhecimento político adequado.

  2. Ler mais 79 comentários
    1. A única coisa que redime ou desculpa alguém de ser socialista na juventude já foi analisada por Georges Clemanceau, Primeiro-Ministro francês entre 1906 e 1920:
      “Um homem que não seja um socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que ainda seja um socialista aos 40 não tem cabeça.”
      Portanto Sr. Marcelo Bretas, o que se espera do senhor na sua idade adulta é que já tenha se recuperado da estupidez que ataca jovens idealistas imberbes, afoitos e sem conhecimento político adequado.

    2. a luta contra a corrupçao e uma honrra para os homens honrrados dessa naçao. agora o supremo se quizer acaba com essa tradiçao politica de roubar e ser absorvido pela corte. olho no olho ministro =a Brasil rico e povo feliz.

    3. Interessante o posicionamento do juiz. Com essa declaração ele afirma, peremptoriamente, que não está nem aí para qualquer linha de investigação que inclua o interesse ideológico-partidário, a união de desígnios, a combinação entre agentes por motivo político, enfim o componente ideológico como motor principal para a prática de crimes e as inferências que poderiam ser feitas, mas que igualmente descarta, sobre o comportamento dos agentes: lealdade, objetivo, modus operandi, formação de quadrilha inclusive estrangeira, dolo, direcionamento dos atos praticados, influências e similaridade de atos internacionais, atentados à soberania etc. Se isso significa inteligência, preparo, técnica apropriada de investigação e traduz-se na obtenção da verdade, discordo. Prefiro a conclusão de que tudo deve ser sopesado, verificando-se o que superintende os diversos atos e o que é mera oportunidade ou fraqueza, merecendo tratamento simples ou não, de acordo com a extensão do prejuízo causado (em diversas vertentes) e da periculosidade dos agentes.

      1. Muito bem colocado, e de forma precisa. Concordo em gênero, número e grau.
        Cabe uma análise doutrinária da tese do Oliveira para os operadores da Justiça.

      2. Continuo achando que entendi certo. Se a orientação política define a ação e o próprio entendimento dos agentes a respeito do que fazem, então isso explica para nós os “porquês” e a insistência de todos justificarem os atos praticados como perfeitamente normais, a despeito do que outros (como nós) pensem. Aliás, é uma característica doutrinária dos comunistas em geral não seguirem regras da sociedade “burguesa”, na concepção deles. Tudo que aproveita à revolução é autorizado e incentivado. Assim temos os “heróis” – para eles – Lula, Dilma, José Dirceu, Genoíno, Vaccari, dentre outros. A sentença não pode ter ideologia, não importa o partido, somente fatos, é o que diz o texto. Entretanto, se é fato que a ideologia e o partido integram o caráter de alguns criminosos e não são dissociáveis de suas ações, esses fatores pertenceriam portanto ao rol dos fatos (que o juiz aparentemente não considera fatos), diferentemente de ladrões de galinhas ou simples aproveitadores corruptos.

      3. Acho que você entendeu errado. O que ele diz é que não se preocupa com o nome do réu, mas apenas os fatos por ele cometidos, independentemente do partido ou orientação política. Mas, óbvio, analisa tudo o que for pertinente para uma apuração criminal.

    4. os Juíizes precisam defender suas posições quando dizem julgar apenas com o que existe nos processos sem se deixar influenciar com os clamores do povo/sociedade. É MUITO BONITO POREM NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES ( + de 90% ) a sociedade quando se libera e deixa fluir seus sentimentos ela está CORRETÍSSIMA e mostra que tem gato escondido com o rabo se fora.

    5. A declaração de Bretas lembra muito o desabafo de um ex-petista:
      Paródia: ‘DEVOLVI’

      https://www.youtube.com/watch?v=jrsBhVz8KH0

      Destruí
      Os bonés pois davam mau agouro
      E tudo do PT que aqui ficou
      Destruí as bandeiras horrorosas
      As camisetas pavorosas
      Pois o PT só me enganou
      Destruí
      Tanto lixo pra não ter um infarto
      E criar um pouco de juízo
      Pois do PT estava farto
      Nada quis guardar como lembrança
      Pra não aumentar meu padecer
      Destruí tudo
      Só não pude remover
      A (maldita) estrela tatuada
      Que na bunda eu fui fazer

    6. A Revista Veja, que todo dia vem com uma propaganda gigante da CAOA, aquela dos amigos do Lula, deu manchete para o Joesley Batista nesse final de semana e agora a noite a coluna Radar, replicada constantemente por esse blog, traz uma nota completamente canalha, vigarista, atacando a mulher do grande Juiz Sérgio Moro! Nota reproduzida pelo Nassif.

    7. Prefiro acreditar na IMPARCIALIDADE do juiz que vem realmente cumprindo a LEI e punindo exemplarmente os criminosos, até porque essa é sua função e é MUITO bem pago para isso
      Mas diante da sua declaração de amor para LULA e o PETISMO
      Fica uma dúvida no ar…
      Sérgio Cabral é Governador do RJ desde 2006 e pratica suas ilicitudes desde então conforme foi deletado
      Como todos sabem Cabral foi um grande parceiro de LULA e DILMA durante esses 13 anos
      Será que o Juiz Bretas só percebeu que Cabral era corrupto após a dissolução da Aliança do PT com o PMDB pós Impeachment?
      Seria vingança? Ou ele realmente achava que Cabral e Lula eram honestos?
      No mínimo o MP do RJ e o Judiciário são bem incompetentes de não terem percebido essa sujeirada toda bem diante dos seus narizes antes-

    8. Engraçado como a esquerda fascina a juventude, não?
      Como é aquela famosa frase: “Se você tem menos de 30 anos e não é socialista, você não tem coração; se você tem mais de 30 e continua socialista, você não tem cérebro”.
      Que bom que alguns jovens simplesmente pulam a fase burra.

    9. Nos últimos 12 meses, o mercado brasileiro tem estado entre os mais fortes no mundo.

      https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2017/09/02/ideia-dos-brics-perdura-mas-brasil-e-russia-foram-grandes-decepcoes-diz-criador-dos-brics.htm?cmpid=copiaecola

    10. Nos últimos 12 meses, o mercado brasileiro tem estado entre os mais fortes no mundo:

      https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2017/09/02/ideia-dos-brics-perdura-mas-brasil-e-russia-foram-grandes-decepcoes-diz-criador-dos-brics.htm?cmpid=copiaecola

    11. @De outro planeta disse: 2 de setembro de 2017 às 20:20
      Não se chega a um nível de criminalidade geral em que meio milhão de veículos são roubados anualmente e o número de homicídios bate nos 60 mil anuais, sem que os valores capazes de inspirar condutas retas tenham passado pelo moedor do relativismo moral. Leonardo Giardin de Souza, informa seu nome e sobrenome: é o “Garantismo Penal, filho bastardo do Marxismo Cultural, gestado no ventre de aluguel do Positivismo Jurídico” Leia mais em http://midiasemmascara.org/artigos/destaques/prefacio-do-livro-bandidolatria-e-democidio/

    12. Eu, graças à Deus quando entrei na faculdade (1989 a 1992) sempre fui o que sou,um anti-petista inveterado, só miolos moles embarcavam e embarcam nesse engodo petista, SP em 1989 conheceu o que é gestão petista, Erundina transformou SP numa imensa lata de lixo, por opção política, Erundina fez tudo ao contrário do que o anterior prefeito (Jânio) havia implementado.
      Não se enganem, uma vez petista, sempre petista, eu não me lembro de nenhum petista carioca preso pela primeira instância de Bretas, alguém se lembra?
      É só uma pergunta.
      Ticu Soares, coxinha verdadeiro desde que me conheço por gente.

      1. Concordo também, não existe essa conversa de ex-petista, reparem como é falsa essa narrativa dele, até parece que estudando de graça e frequentando às aulas do Barrozinho, um petista deixe de ser petista, só deixa de ser petista para ser psolista!!
        Bretas não quis nem comentar se foi ou não foi um cara pintada, eu nunca fui petista e fui cara pintada!!

      2. Aposto todas às minhas fichas que os antas também eram esquerdopatas de carteirinha.
        Não sei qual a vantagem de falar com boca cheia que era petista e que votou no Lula caso esses esquerdopatas tivessem vencido em 1989, aonde vcs acham que estaríamos?
        Estaríamos pior,bem pior que nossos vizinhos venezuelanos.
        Bretas caiu no meu conceito!!

    13. Mas de qualquer forma, o Lula é um vigarista:

      Há de se lembrar também que o PT e o Petismo [PCdoB; CartaCapital; Luis Nassif; PSOL] adoram a baixa-cultura para poder dominar mentes e fazer quem tem bom gosto ficar com vergonha do bom gosto (chamam até nas universidades tais pessoas de “ELITISTAS”).O PT e seus satélites são de gosto e política que valorizam uma indústria cultural, uma cultura de massas, o coitadismo cultural, o brega, o cafona, o barango e o Kitsch.Péssimo para a educação do Brasil, para uma identidade e construção de um PROJETO de Nação.

    14. Ex-Petista que não tira a gravatinha vermelha e ainda posa pro Globo com o Caetano Veloso, a Paula Lavigne e o Molon!
      😂😂😂🙈🙈🙈🇰🇵🇰🇵🇰🇵🇨🇺🇨🇺🇨🇺🇨🇳🇨🇳🇨🇳

    15. GILMAR NO Twitter: O TPS (teste público de segurança das urnas eletrônicas) já tem data marcada para acontecer. Será de 28 a 30 de novembro,das 9h às 18h, no TSE. Inscrições vão até 10/9 tps2017.tse.jus.br

      Tem mais etapas que a maratona de Atenas!

      1. MANIPULAR A URNA PRA FRAUDAR OS VOTOS—-É DISSO QUE O POVO NÃO QUER—FOOORA URNA SMARTMATIC—CRIADA PELO SANGUINARIO GEORGE SOROS PRA DOMINAR OS PAÍSES ATRASADOS E EXPLORAR SUAS RESERVAS MINERAIS –GRUPO DOS SETE OS DEVORADORES DAS RIQUEZAS DA A DO SUL

    16. Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza. Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo HOMENS COM HOMENS
      a torpeza (repugnância, nojento), e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario. Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus
      entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno. (Epístola de São Paulo aos Romanos
      1, 25-28)

    17. Ou seja, desde os 17, 18 anos de idade é sustentado pelo contribuinte brasileiro, seja na universidade pública, seja na Magistratura.
      Deveriam ter perguntado a ele sobre o auxílio moradia, se acha justo um funcionário público no Brasil com contracheques de R$ 500 mil por mês, se acha justo ter 60 dias de férias por ano, seguranças armados, carro, chofer, copeira, escola pra filhos, palestras pagas pelo setor público, viagens em classe executiva, diárias, vale alimentação, cursos no exterior… e aposentadoria integral aos 50 anos de idade!
      Adivinha o que ele iria responder…

      1. O que o juiz Bretas disse não tem nada a ver com sua resposta. Eu também, nos anos 1990, votei no Lula e até comprei e distribui para pessoas que não poderiam comprar, botons da campanha lulista. Depois, isto em 2001, não votava mais nele, porque passei a conhecer quem era o vagabundo.

    18. Ex-presidente Dilma palestra em pós-graduação de esquerda em Chapecó
      Pela primeira vez em Santa Catarina desde que sofreu impeachment, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) concedeu uma palestra para cerca de 600 pessoas em Chapecó. A fala de 1h20min integra o programa do curso de pós-graduação A Esquerda no Século 21, que continua neste sábado com uma aula da petista restrita aos 42 alunos matriculados. Mais: http://dc.clicrbs.com.br/…/ex-presidente-dilma-palestra-em-…

      1. —-
        PQPP:
        — O esquerdopatismo e analfabetismo generalizado é padrão nas ditas univerCidades brasileiras.

        — Tais pessoas egressas desses rincões somente são aceitas em YALE para trabalho de faxina.
        — E olhe lá.

    19. Enquanto isso, em Brasília, tudo vai caindo nas mãos do mais PETISTA de todos os procuradores, o senhor Ivan Marx, que não poupa esforços para salvar as ratazanas petistas. INFELIZMENTE não apareceu nenhum “Sérgio Moro” de Brasília para colaborar. Vocês entenderam agora porque os petistas se esforçam tanto para levar os casos para Brasília??(além do STF, óbvio) Porque lá é muito mais fácil cari no colo de um procurador ou juiz “CUMPANHEIRO”. Caso houvesse no Brasil um STF decente(não aquele LIXO ideológico que hoje é o STF) a Lava-Jato teria cada vez mais força. Infelizmente para cada Sérgio Moro, Deltan e juiz Marcelo Bretas que aparece, há um Gilmar Mendes(LIXO), um Rodrigo Janot(LIXO) e um Ivan Marx(não preciso nem falar, preciso??).

      1. Tem disse: 2 de setembro de 2017 às 21:06, o Vallisney é mais ou menos, precisa mostrar serviço. Achei ele muito deslumbrado com o Lula nos depoimentos que Lula deu para ele. Ele tem que mostrar serviço.

    20. Prefiro acreditar na IMPARCIALIDADE do juiz que vem realmente cumprindo a LEI e punindo exemplarmente os criminosos, até porque essa é sua função e é MUITO bem pago para isso
      Mas diante da sua declaração de amor para LULA e o PETISMO
      Fica uma dúvida no ar…
      Sérgio Cabral é Governador do RJ desde 2006 e pratica suas ilicitudes desde então conforme foi deletado
      Como todos sabem Cabral foi um grande parceiro de LULA e DILMA durante esses 13 anos
      Será que o Juiz Bretas só percebeu que Cabral era corrupto após a dissolução da Aliança do PT com o PMDB pós Impeachment?
      Seria vingança? Ou ele realmente achava que Cabral e Lula eram honestos?
      No mínimo o MP do RJ e o Judiciário são bem incompetentes de não terem percebido essa sujeirada toda bem diante dos seus narizes antes

      1. Imbecil, juíz não investiga. A justiça só pode agir se for provocada por alguma das partes. E essa obrigação de fiscalizar o executivo deveria ter sido cumprida pela Assembléia Legistativa, TCU, MP estadual e por pessoas idiotas como você que votaram nessa escória..
        Além disso, ele é um juíz federal. Só está julgando Sergio Cabral porque ele está envolvido com esquemas corruptos contra empresas públicas federais.
        Leia sobre competência do juízo, mentecapto!

        E, pare de vomitar asneira.

      2. .
        O último parágrafo é uma incógnita oportuna e muito bem colocada.
        .
        Com a palavra o MPF/e e Judiciário Federal e Estadual.
        .
        Mas tem Leblon; Ipanema e outros encantos mais importantes.
        ….

    21. .
      Parabéns, Juiz Marcelo Bretas!
      .
      Delinquentes são delinquentes independente de religião.
      .
      O lugar dos mesmos, alicerçado na Lei, é na Cadeia.
      .
      Como Os Antagonistas frisaram (e muito bem!!) na última Reunião de Pauta, juiz não tem que ficar expondo pontos de vistas generalizados.
      Tem de seguir a Constituição e Leis.
      … Continuando:
      … Os Procuradores, esses sim, têm de fazer propaganda de seu trabalho.
      … O Trabalho dos mesmos é um Produto, e como tal, tem de haver Marketing, atingindo o maior número de “consumidores”.
      … Tal procedimento é tão comum no paisinho vagabundo (USA) quanto o Super Bowl.
      … Lá (são um tanto esquisitos), promotores são Estrelas; tem de vender seu peixe.
      … Britney Spears vende seu lindo peixe.

    22. O individuo em reconhecendo seus erros, já é uma vitória, demonstra ter um bom caráter, responsabilidade, bom senso, agora, a ideologia quando exacerbada, é como narcótico, é uma luta toda hora para não retornar ao vicio. Seja forte sr. juiz.

    23. Ser Lulista em 1989 não tem problema. O Brasil ainda não entendia muito bem como a democracia funcionava. Não votava há mais de 20 anos. O plano de governo radical, ao estilo do atual PSOL, do Lula em 89 poderia fascinar algumas pessoas.
      .
      O duro é apoiar o Lula agora, depois de tudo que foi descoberto, ou ainda ser favorável às ideias radicais que o Lula dizia defender em 89 (que ele abandonou, ou talvez nunca tenha apoiado de fato, mas que continuam vivas no PSOL) e que já se provaram erradas com exemplo da Venezuela aí.

    24. NAO SE ESQUEÇAM QUE O GRUPO JBS ESTÁ VENDENDO TUDO … ESTAO FAZENDO DEZENAS DE BILHOES QUE ERA DO POVO ,… MAS ESSES BILHOES O LULA TEM PARTE CERTAMENTE ESSA GRANA VAI FINANCIAR A PETRALHADA NAS PROXIMAS ELEEIÇOES…

    25. Tinha de ser muito ingênuo pra acreditar q um sindicalista semianalfabeto e imoral iria fazer algum bem para o país! O único q Luladrao fez foi instalar seus capangas corruptos e incompetentes no poder e distribuir a grana dos brasileiros pros seus amigos comunistas no exterior.

    26. Diante da confissão espontânea, temos de ter um pé atrás com esse juiz. Na hora H, o antigo fervor pode falar mais alto. Por sorte, parece que não haverá ações contra o maldito Ratão no Rio.