Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Bruno Araújo: "Infelizmente, a falha do sistema tirou a festa maravilhosa"

O presidente do PSDB disse que, agora, resta aguardar o diagnóstico que a empresa responsável pelo aplicativo usado nas prévias ficou de apresentar hoje
Bruno Araújo: “Infelizmente, a falha do sistema tirou a festa maravilhosa”
Foto: Rafael Luz/Min das Cidades

Bruno Araújo (foto), presidente do PSDB, conversou rapidamente por telefone com O Antagonista sobre a suspensão das prévias do partido, após, em tese, um problema, na noite de ontem, no aplicativo usado para a votação.

“Infelizmente, a falha do sistema tirou a festa maravilhosa que estava de manhã.”

Há pelo menos cinco meses, a cúpula do PSDB discutia o modelo de votação das primeiras prévias para candidato ao Planalto. A votação remota, por meio de aplicativo, era uma forma de dar ao processo “uma maior alcance”. A intenção, segundo Araújo, era permitir “a participação mais democrática possível”.

Cogitou-se espalhar urnas eletrônicas nos estados, mas, segundo o dirigente, seria algo muito mais trabalhoso, demandando contratos específicos com cada tribunal regional eleitoral.

Araújo admitiu que ninguém na cúpula do partido entende de tecnologia da informação e, por isso, o PSDB recorreu a entidades especializadas, incluindo universidades públicas.

Na semana anterior às prévias, acrescentou Araújo, “o ponto de tensão” era a segurança, o temor de invasões hackers, o que, segundo ele, não se confirmou.

“O sistema foi totalmente protegido”, afirmou.

Ainda de acordo com Araújo, até por volta das 8h10, tinham sido contabilizados cerca de 3 mil votos. O dirigente tucano afirmou também que 65% da apuração — levando em conta o peso dos votos — foi feita ontem, e as urnas com esses votos estão devidamente lacradas.

Agora, resta aguardar o diagnóstico que a empresa responsável pelo aplicativo ficou de apresentar nesta segunda-feira (22).

“Vamos ver se o sistema está de pé e a gente reabre imediatamente a votação. Foi um problema estritamente técnico do aplicativo.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO