Burocracia estatal facilita corrupção, diz Cármen Lúcia

Cármen Lúcia participou hoje de uma palestra em Brasília e afirmou que o excesso de burocracia estatal é um facilitador da corrupção, publica o Estadão.

“Quando há excesso de burocracia, haverá mais instâncias, gavetas para que se guardem os pedidos e pleitos. Muitas vielas por onde podem passar os comportamentos públicos (…).

Quanto maior a transparência, menores as chances de corrupção. A sombra é uma facilitadora desta prática”.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 31 comentários
    1. A MINISTRA TA CERTA, A BUROCRACIA, CRIA DIFICULDADES, PRA VENDER FACILIDADES, EM SEGUIDA, VEM A IMPUNIDADE! SAO OS DOIS LADOS DA MESMA MOEDA!

  1. Que novidade!!!
    A água está batendo na bund@ e estão tendo que confirmar o óbvio.
    Não fizeram antes porque ninguém os importunava.
    É só ir para a iniciativa privada para ver o que é burocracia.

  2. É uma ignorante, e uma estúpida. Burocracia não é sinônimo de falta de transparência. Veja-se o caso da obrigatoriedade de licitações, que almeja aumentar a transparência de atos da administração direta e de estatais, e cuja flexibilização deu ocasião a inúmeros crimes do chamado “Petrolão”. Essa patética criatura é, inclusive, parte da burocracia, e devia, por um mínimo de auto-respeito, conhecer um pouco sobre a entidade em que habita — e valorizá-la. Há décadas que se fala em desburocratização no Brasil (lembram do ministro Hélio Beltrão?) como uma panaceia. Quando não se sabe mais o que fazer — ou não se tem coragem de fazer o que se deve — volta-se às eternas soluções falsas.

  3. Engraçado que vossas excrescências nestas alturas do campeonato resolvam repetir estas coisas que nós liberais já estamos carecas de saber e que já foram ditas a 50 anos atrás por Roberto Campos, Mário Henrique Simonsen, etc. A redemocratização do Brasil falhou miseravelmente.

  4. Quem vai investir no Brasil com taxa de juros alta, tanta corrupção, propina de agentes públicos, máfia dos cartórios, 6 meses para abrir uma empresa, propina para conseguir um carimbo em qualquer Ministério ou Secretaria, propina para fiscal de renda, propina para fiscal estadual, propina para fiscal da prefeitura, propina para o fiscal do trabalho, propina para a PM fazer a “segurança” da empresa/comércio, advogados trabalhistas, advogados tributários, custos trabalhistas, sindicatos…?
    Esqueçam o Brasil! Já era! Até no Paraguai é mais fácil fazer negócios! Portugal, EUA, Australia, Nova Zelândia… abrem empresas em menos de 2 horas pela internet! Menos impostos, menos burocracia, povo mais educado, menos malandro!
    Brasil é o paraíso dos Barnabés! Gente que não produz nada, só custo!

  5. O MAIOR INCENTIVADOR DA CRIMINALIDADE E DA CORRUPÇÃO É A BURROCRACIA E DEMORA DO JUDICIÁRIO. SÃO MUITAS INSTÂNCIAS, FOROS ESPECIAIS, INFINDÁVEIS RECURSOS E DEMASIADAS LEIS E NORMAS QUE REGEM OS PROCESSOS E DÃO MARGEM A INTERPRETAÇÕES, MAIS RECURSOS E BRECHAS PARA SALVAR O RÉU.
    É TUDO EM FAVOR DO RÉU E A VÍTIMA QUE SE DANE.
    A IMPUNIDADE É A PALAVRA DE ORDEM DO NOSSO JUDICIÁRIO.
    A CORRUPÇÃO REINA POR FALTA DE PUNIÇÃO OU DE JUSTIÇA.
    SEM CONTARMOS QUE OS POLÍTICOS SERÃO JULGADOS PELOS JUÍZES QUE INDICARAM PARA O TAL FORO “PRIVILEGIADO”.
    NOSSA JUSTIÇA ALÉM DE TUDO É INDECENTE.

  6. Se o G1 não adulterou a noticia, se tivéssemos em um país SÉRIO, AGORA, MAS AGORA CERTÍSSIMAMENTE deveria FECHA os 3 PODERES, mas estamos em Bannania, verdade?!?!?!/. Vejam abaixo:
    Cármen Lúcia afirma que um governo só é ‘legítimo’ se for ‘honesto’

    O país é tâo Bannania que só por esta declaração já era suficiente para TER
    ORDEM e PROGRESSO. Mas….!?!?!?!?!!? Bannania.

  7. Brasil faz 18 novas leis por dia e maioria vai para o lixo:
    _______________
    https://oglobo.globo.com/politica/brasil-faz-18-leis-por-dia-a-maioria-vai-para-lixo-2873389

    Alguém está lucrando muito com isso! E não é o povo brasileiro, que paga a conta do Legislativo mais caro, bandido, corrupto, safado e vagabundo do planeta!

  8. Carminha noiadinha acordou hoje inspirada pelos liberais. Hoje carminha teorizou, balbuciou poesias, regou as flores do jardim, do seu gabinete burocrático gigantesco, e agora carminha conclui, depois de uma farta refeição servida por um dos 23 garçons do STF: Estado e corrupção não pode; é feio! Essa é carminha, a noiadinha, do STF. Se liga, criatura! Deixa de sacanagem e bota o Gilmá pra fora daí rapidinho, Kradjo!

  9. O que facilita a corrupção é:
    1- sistema eleitoral
    2- legislação eleitoral
    3- legislação partidária
    4- mecanismos de fiscalização da coisa pública
    5- cargos de livre provimento
    6- STF

  10. OAB e Poder Judiciário, ao lado dos cartórios, são a INDÚSTRIA mais rentável que existe nesse país!
    O Brasil é todo moldado para beneficiar gente que não produz nada, nem uma caixa de fósforo!
    Não é à toa que o STF está lotado de processos e a Justiça no Brasil seja a mais cara do mundo e a mais morosa!
    O próximo Legislativo deveria ser proibido de criar novas leis! Pelo contrário, deveria ser obrigado a enxugar 75% das leis do país e enxugar 90% dessa CF88 bandida, canalha e repleta de privilégios para meia-dúzia de malandros!
    ______________________________________
    https://www.poder360.com.br/economia/brasil-editou-54-milhoes-de-leis-desde-a-promulgacao-da-constituicao/

  11. Não carminha, não é bem assim…
    .
    A burocracia existe para permitir a corrupção. O Estado não se organiza tendo em vista o interesse do cidadão contribuinte, Ele se organiza segundo os interesses dos titulares do Estado. É aí que entra a burocracia: criando diversas instâncias para a corrupção, diversos poleiros para nossos chupins.
    .
    O único Estado aceitável é o mínimo pois, não sendo assim, é um Estado em crescimento.
    .
    Criação permanente de leis e regulamentações é a maneira dos entes estatais controlarem a vida do setor privado, e escravizá-lo.
    .
    Do ponto de vista do Estado a burocracia não é erro, é meio de subsistência: há sempre uma demanda crescente de apoios que custam cargos que dão retorno aos apoiadores, não só em desvios ilegais, mas em privilégios, indecência legalizada.

  12. Querida Carminha, qual é a contribuição da Justiça para a desburocratização. A começar pela Justiça, para quem utiliza seus serviços sabe que a burocracia é enorme….A Ministra poderia dar o exemplo. Quanto à transparência deveria ser publicado mensalmente a quantidade de processos penais que prescrevem nos gabinetes de Juízes, Desembargadores e Ministros. Avante Carminha!

  13. Tá , gostei do enroladinho, que foi transmitido acima, mas o que fazem vcs. aí???? Não sabem como fazer? É só entrar em acordo e NÃO ACORDO$$$$, que isto acaba emmenos de uma semana.
    Se discer que tem acordos$$$$, a questão é que TUDO está podre, irremediável.
    O último apaga as luzes….

  14. A arte de dizer o ÓBVIO a uma população passiva e bovina que tolera viver correndo todos os dias dos bandidos de rua e correndo dos impostos IMPOSTOS por OTORIDADES dos 3 PHODERES auto-proclamadas