Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Butantan cria vacina 100% nacional

Butantan cria vacina 100% nacional
Foto: fotoblend/Pixabay

O Instituto Butantan criou uma nova vacina contra a Covid, totalmente produzida no Brasil e que não vai depender da importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo da China. Nesta sexta (26), o órgão vai pedir à Anvisa autorização para os primeiros testes com seres humanos.

Ao lado de Dimas Covas, João Doria postou vídeo nas redes informando que o anúncio será transmitido ao vivo na TV, às 8h.

O pedido de autorização para a Anvisa se refere às fases 1 e 2 dos ensaios clínicos. O imunizante nacional, chamado de Butanvac, já passou pelos testes pré-clínicos. Além de Brasil, a Butanvac também será testada no Vietnã e na Tailândia.

plano do Butantan é entregar 40 milhões da Butanvac até o final do ano. A produção não vai afetar a fabricação das 100 milhões de doses da Coronavac encomendadas pelo governo federal.

Na entrevista coletiva, Doria vai anunciar ainda avanços no desenvolvimento do plasma anticovid, que acelera a formação de anticorpos e reduz o tempo de internação em UTI.

O Instituto Butantan testará também em humanos o soro contra a Covid, feito a partir de vírus inativados por radiação e aplicados em cavalos, que produzem anticorpos.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO