Butantan envia estudo de fase III da Coronavac para publicação em revista científica

Butantan envia estudo de fase III da Coronavac para publicação em revista científica
Reprodução/Governo do Estado de São Paulo/YouTube

O Butantan enviou os resultados da fase III do ensaio clínico da Coronavac para publicação em revista científica. O estudo ‘preprint’, ou seja, ainda não avaliado por pareceristas, foi publicado na plataforma SSRN neste domingo (11).

O estudo “Efficacy and Safety of a COVID-19 Inactivated Vaccine in Healthcare Professionals in Brazil: The PROFISCOV Study” é liderado por Ricardo Palacios, diretor de Estudos Clínicos do Butantan.

O texto traz números semelhantes ao que até agora era conhecido apenas pela apresentação em slides do Butantan, em janeiro.

Entre julho e dezembro de 2020, 12.396 profissionais de saúde participaram do estudo, recebendo pelo menos uma dose de vacina ou placebo. Desses, 9.823 receberam duas doses e foram acompanhados por pelo menos 14 dias.

Foram registrados 253 casos de Covid nesse grupo, sendo 85 entre os 4.953 vacinados e 168 entre os 4.870 que receberam placebo. Assim, a eficácia primária foi calculada em 50,7%.

Para casos requerendo assistência médica, a eficácia foi de 83,7%; para casos moderados e graves, a eficácia foi de 100%.

Foram registrados 67 eventos adversos, incluindo duas mortes. Todos os casos foram sem relação com a vacina.

O estudo preliminar conclui que a Coronavac “tem bom perfil de segurança e é eficaz contra quaisquer infecções sintomáticas de  SARS-CoV-2 e altamente protetiva contra COVID-19 moderada e grave”.

Leia também:

Estudos preliminares indicam efetividade da Coronavac em profissionais de saúde

Butantan responde a pergunta sobre Coronavac com PowerPoint da Anvisa

Dimas Covas alega ‘segredo de negócio’ para não revelar dados sobre eficácia da Coronavac em variantes

Leia mais: Assine a Crusoé, a revista que não tem medo de apontar os verdadeiros culpados pelas mazelas brasileiras.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO