ACESSE

Canais de youtubers bolsonaristas receberam verbas estatais

Telegram

Reportagem do Globo mostra que canais no Youtube que defendem o fechamento do Congresso e do STF são abastecidos por verbas publicitárias de estatais.

Alguns desses youtubers são bolsonaristas alvo do inquérito do STF sobre fake news.

De acordo com o jornal carioca, 28.845 anúncios da Petrobras e da Eletrobras foram veiculados nestes canais entre janeiro de 2017 e julho de 2019 — portanto, antes e durante o governo Jair Bolsonaro.

“Entre os blogueiros que receberam verba publicitária da Petrobras e que são investigados pelo STF estão Allan dos Santos, do canal ‘Terça Livre’, Enzo Leonardo Suzi Momenti, do canal ‘Enzuh’, e Bernardo Pires Kuster. Os três foram alvos de mandados de busca e apreensão na última quarta-feira. O ‘Terça Livre’, de Santos, veiculou 3.490 anúncios pagos pela Petrobras. Já o canal de Kuster no YouTube veiculou 3.602 anúncios pagos pela estatal, enquanto o canal de Momenti veiculou 1.192. A Eletrobras também teve propagandas divulgadas nesses três canais. Foram 536 no de Kuster, 398 no ‘Terça Livre’ e 273 no de Momenti.”

Embora o levantamento se restrinja ao período entre 2017 e 2019, a prática continua.

As estatais alegam que não fizeram indicação direta de quais canais deveriam receber a verba publicitária. Segundo a Petrobras, são os algoritmos das redes de conteúdo contratadas pela empresa que fazem a distribuição da verba.

Já a Eletrobras responsabilizou o Google, dono do YouTube, pela veiculação dos anúncios pagos. A empresa afirmou ainda que deixou de contratar a Reachlocal depois que tomou conhecimento da notícia.

O Google, porém, afirma que os anunciantes têm mecanismos para impedir que um determinado canal receba a publicidade.

Leia também: EXCLUSIVO: MORO ATACA

Comentários

  • ANTONIO -

    "...são bolsonaristas alvo(sic) dos inquéritos..." haja erro!

  • Viviane -

    O PT sempre fez isto! E continua fazendo com a verba pública que o partido recebe. Mas é claro que o Globo vai reclamar né!

  • Maria -

    E o pt? E o pt? E o pt? Muuuuuuuuuuuuu

Ler 102 comentários