Carlos Bolsonaro, o vereador-geral da República; Confira Carlos Bolsonaro, o vereador-geral da República; Confira
O Antagonista

Carlos Bolsonaro, o vereador-geral da República

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 29.12.2021 14:00 comentários
Brasil

Carlos Bolsonaro, o vereador-geral da República

Carlos Bolsonaro continuou, em 2021, sua agenda de viagens eleitoreiras com o pai, deixando de lado a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O vereador-geral da República esteve ao lado do president para inaugurar obras muitas vezes ridículas, em sua campanha antecipada para 2022. O 02 costuma ficar calado na maior parte do tempo nas viagens e só interagir com o papai...

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 29.12.2021 14:00 comentários 0
Carlos Bolsonaro, o vereador-geral da República
Foto: Renan Olaz/CMRJ

Carlos Bolsonaro continuou, em 2021, sua agenda de viagens eleitoreiras com o pai, deixando de lado a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O vereador-geral da República esteve ao lado do president para inaugurar obras muitas vezes ridículas, em sua campanha antecipada para 2022.

O 02 costuma ficar calado na maior parte do tempo nas viagens e só interagir com o papai.

Outro hábito que Carluxo não perdeu foi a disseminação compulsiva de notícias falsas e ataques a adversários do governo.

Em abril, com a instalação da CPI da Covid, os senadores da comissão e os depoentes que faziam críticas à gestão de Jair Bolsonaro durante a pandemia se tornaram os principais alvos do vereador.

Em um de seus surtos, Carluxo passou a enxergar em todos o lugares o gesto supremacista feito por Filipe Martins em uma audiência no Senado, para tentar relativizar o absurdo cometido pelo amiguinho.

Segundo Carluxo, a senadora Simone Tebet teria reproduzido o gesto durante uma sessão da CPI, assim como a vencedora do BBB Juliette Freire, em uma foto nas redes sociais. Para o filho do presidente, a mídia estaria ignorando os episódios, a fim de vilanizar o governo.

Depoimentos à CPI indicaram que Carluxo atuou na coordenação do “Ministério da Saúde paralelo”, que aconselhava o presidente sobre a pandemia e dava embasamento para seu negacionismo.

O ex-CEO da Pfizer Carlos Murillo disse que Carluxo estava presente em uma reunião entre representantes da empresa e membros do governo brasileiro, em dezembro de 2020. O Planalto vinha ignorando uma série de ofertas da farmacêutica desde agosto daquele ano.

A pedido da CPI, o governo informou que o filho do presidente foi ao Palácio do Planalto pelo menos 32 vezes em menos de um ano, o que, para os senadores, reforçou a tese do ministério paralelo.

A Crusoé pediu, em agosto, acesso ao crachá de acesso de Carluxo ao local. A Secretaria-geral da Presidência decidiu então impor sigilo de 100 anos sobre o documento.

Ao mesmo tempo, a Justiça do Rio de Janeiro finalmente de determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do filho 02 do presidente, numa investigação iniciada em 2019 que apura a contratação de funcionários fantasmas em seu gabinete.

Na decisão em que autorizou a medida cautelar, o juiz Marcello Rubioli, do TJ-RJ, afirmou que Carluxo é citado como “o chefe da organização criminosa” montada para desviar salários de funcionários. O Ministério Público afirmou que havia indícios suficientes de peculato.

Segundo o MP, a ex-funcionária de Carlos Diva da Cruz Martins teria ido ao gabinete de Carluxo pelo menos 58 vezes, para entregar pessoalmente o dinheiro que sua filha recebia. Os investigadores ainda acreditam que o filho do presidente tenha se encontrado com ex-assessores para combinar versões antes dos depoimentos.

Em outubro, o relator da CPI, Renan Calheiros, pediu o indiciamento do 02 por comandar uma organização especializada em fake news durante a pandemia.

Segundo Renan, Carluxo produzia as notícias falsas em parceria com o gabinete do ódio.

“O vereador Carlos Bolsonaro, além de participar da formulação sobre o conteúdo disseminado nas redes sociais pelos grupos e sites de apoio ao governo, atuou decisivamente na defesa do tratamento precoce por meio das redes sociais.”

Esportes

Flamengo com força máxima para enfrentar o Botafogo no Brasileirão

26.04.2024 19:30 2 minutos de leitura
Visualizar

Marco Nanini cancela peça após lesão no joelho

Visualizar

Porto de Baltimore reabre após colapso da ponte

Visualizar

Elon Musk enfrenta STF e diz que contas ativas no X foi falha

Visualizar

Mick Jagger visita a Nasa

Visualizar

São Paulo e Palmeiras acertam detalhes para clássico após confusão no Morumbis

Visualizar

Tags relacionadas

Carlos Bolsonaro CPI da Covid Fake news fantasmas filho do presidente gabinete gabinete paralelo peculato Pfizer rachadinha retrospectiva Retrospectiva 2021 vereador vereador-geral da república
< Notícia Anterior

Guedes "parece ter raiva do Ministério", diz presidente do sindicato da Receita

29.12.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Sergio Moro: "O presidente queria que eu fizesse coisa errada"

29.12.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Marco Nanini cancela peça após lesão no joelho

Marco Nanini cancela peça após lesão no joelho

26.04.2024 19:29 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Estudante de medicina condenada por fraude em cotas

Estudante de medicina condenada por fraude em cotas

26.04.2024 18:59 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Regina Gonçalves relata fuga de cárcere

Regina Gonçalves relata fuga de cárcere

26.04.2024 18:15 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Vírus respiratório ultrapassa Covid em mortes de crianças

Vírus respiratório ultrapassa Covid em mortes de crianças

26.04.2024 17:43 4 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.