Carlos Velloso e a jabuticaba brasileira

O ex-presidente do STF Carlos Velloso, que falou mais cedo a O Antagonista sobre a decisão do TRF-4, deu também uma entrevista ao Correio Braziliense de hoje.

Ele não poderia ser mais claro:

“O início da execução de decisão condenatória somente após o trânsito em julgado é uma jabuticaba brasileira, que não ocorre em país civilizado do mundo ocidental, constituindo um hino à impunidade.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. Correto está o ex-ministro Carlos Velloso.
    O frágil marco civilizatório que ainda existe (e resiste) no Brasil vai desaparecer se o Plenário do STF mudar o atual entendimento sobre a decretação da prisão do réu, após confirmada sua condenação em 2a instância.

Ler mais 27 comentários
  1. Correto está o ex-ministro Carlos Velloso.
    O frágil marco civilizatório que ainda existe (e resiste) no Brasil vai desaparecer se o Plenário do STF mudar o atual entendimento sobre a decretação da prisão do réu, após confirmada sua condenação em 2a instância.

  2. Maluf e o filho Flávio foram presos por 41 dias em 10/09/2005. Eles conseguiram no uma liminar no STF e foram libertados. A decisão relativa a Flávio foi tomada pelo plenário no julgamento de um pedido de habeas corpus. Horas depois, o relator, ministro CARLOS VELLOSO, estendeu o mesmo benefício a Paulo Maluf. A decisão contrariou uma das súmulas do próprio tribunal, que impede o julgamento de HC antes que o mesmo pedido tenha sido analisado no seu mérito pela instância inferior. Durante a sessão, o VELLOSO se “emocionou” ao ressaltar o “lado humano” da situação enfrentada por pai e filho, presos na mesma cela. Disse ainda que Maluf estava “doente” (em 2005…) e o tratamento na prisão era “deficiente”. A foto de VELLOSO, sorridente, abraçando o advogado de Maluf, ficou famosa.

  3. Não se trata mais de ditadura militar, mas de INTERVENÇÃO militar; só esta medida poderá trazer o Brasil aos eixos de governabilidade possível. Um ano ou dois no máximo, com congresso fechado, sistema judixiário fechado, , substituído por tribunais militares. A economia que seria feita já daria para reequilibrar o país. Corruptos e corruptores sumariamente presos. Limpeza quase que total, e só então novas eleições, com diminuição de cargos eletivos ao mínimo necessário e teto salarial super reduzidos. Brasil novo!

  4. Agradeça-se esta jabuticaba e muitas outras mais, aos “constituintes” que a elaboraram usando a desculpa esfarrapada que vínhamos de um regime de exceção. Amplo direito de defesa, bradam aos 4 vetos. Tudo conversa fiada. Fizeram pensando no futuro. São 30 anos e de 2003 até 2015 foi uma Maravilha “prus cumpanheiros”. De uns três anos pra cá eles começaram a subir no telhado…

  5. Quem vem lá? Ahn…execução de decisão condenatória somente após o trânsito em julgado.
    Quem vem lá? Quem? Ora, início da execução de decisão condenatória após julgamento na segunda instância.
    Quem vem lá? … trânsito em julgado
    Quem… segunda instância
    Quem… trânsito em julgado
    Quem… primeira instância.
    Quem… nunca
    Quem… trânsito em julgado…

  6. É a pior canalhice do mundo esse stf e stj ter plena consciência que os processos, notadamente criminais, não terminam nunca porque usam de milhares de expedientes protelatórios e esses tribunais se o réu é pobre reprimem com a litigância de má fé, porém, quando é um lula deixam à vontade. Fechem esses tribunais que não serve pra nada além de proteger bandidos..

  7. Ué? mas fizeram tanta festinha para a tal “Constituição Cidadã”, então ela não era tão cidadã senhores? Esse lixo de texto constitucional foi o ingresso do Brasil no “seleto” clube socialista, o resultado vemos hoje, desarmamento, mais de 70 mil assassinatos ao ano, milhares de penas que nunca são cumpridas pela escória, ainda que a pobre polícia enxugue gelo e os ponha na cadeia.

  8. Essa jabuticaba é mola mestra dos garantistas que precisam manter a sua indústria do direito (impunidade) em curso.
    Então tentem convencer Arruinado Azedo Lacaio, Beiçola, MAM, CaiCai Dinheiro, Roberto Porcoval… Etc..

  9. O Brasil é civilizado, quem não é são interesses que não conhecemos e que Janio Quadros chamou de “forças ocultas”, que com o advento da internet está deixando de ser oculta para clarear o que acontece jo Brasil.

  10. Temos um compromisso com nossos irmãos gaúchos: parar de contar piadas tolas que denigram a masculinidade deles. Os caras mostraram que são machos pra caramba, cravaram fundo três pregos no caixão do lulopetismo e jogaram no Guaíba.. hahahaha

  11. Tem os medalhões que criticam a prisão em 2º instancia, dizendo que contraria a constituição, esquecem de criticar o desarranjado esfacelamento da mesma constituição quando do impeachment da Iolanda Anta da Dilma, a desobediência descarada do cangaceiro Renan, a vergonhosa montanha de provas jogadas no lixo pelo TSE de Gilmar Mendes, e a patifaria da Câmara em esconder o temeroso dos braços da justiça, são apenas algumas situações que precisam ser passadas a limpo.

  12. Por que ele, quando componente do STF, não lutou para que as regras fossem mudadas? Agora é fácil falar, falar e falar, muito se fala, e pouco se produz, ou nada se faz. Mas nunca é tarde para se redimir dos absurdos cometidos no passado que se perpetuam no presente.

  13. Mas é claro que é intencional. Os políticos corruptos legislam por eles e para eles. Bem, mas e o povo que paga a conta? O povo só tem três preocupações: meu time, minha seleção e minha escola de samba.

  14. As autoridades e politicos estão com medo de prender Luladrão!!! Todos temem que o Chefão Mafioso, faça acordo de delação premiada e entregue os três poderes, infestados de bandidos!!! O molusco tem todos na mão e ao ser preso vai derrubar a República Bananeira!!! Melhor assim!!! Antes tarde, do que nunca!!!