Cármen diz que Judiciário não é passivo

O vice de Raquel Dodge, Luciano Maria Maia, disse o que entendia por “ativismo judicial” — veja aqui.

Cármen Lúcia, presidente do STF, tentou rebater:

“A atividade do Poder Judiciário não é passiva. Atua o Judiciário. Ativa-se o Judiciário para que a injustiça não prevaleça.”

A ministra acrescentou, ainda em evento sobre o tema no STJ: “Não queremos que o Judiciário vá além dos seus limites nem a menos do que a lei e a Constituição exigem”.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 82 comentários
  1. E como a Min. Carmem Lucia se omitiu diante do autoritarismo de Gilmar Mendes no caso Barata? Sabendo que Mendes é compadre de Barata, teria que ser considerado impedido em favor de Toffoli. Carmem ajudou a desmoralizar o STF!

  2. Essa senhora está com algum problema! Algum tipo de confusão mental!
    Ativa se o judiciário para que a injustiça não prevaleça! Eu entendi bem?
    Nunca dantes na história desse país e na história da suprema corte tanto a injustiça prevaleceu em detrimento da sociedade, advogando a impunidade e contaminando indelevelmente a corte com a politização a la velha política, poupando e acobertando uma classe política fisiológica e corrupta, absolutamente alheia as necessidades e anseios do eleitor que os colocou lá e paga a conta, cara demais por sinal!

  3. O BRASIL tem um STF que demora muito para julgar e, quando julga, o faz olhando antes qual será comportamento do Congresso Nacional. O povo está sempre em último plano, embora seja este que paga o enorme custo de se manter esta Suprema Corte … Não à toa o Brasil não consegue debelar esta corrupção que sufoca o povo e deixa o país mergulhado em crise moral e ética crônica que parece não ter fim. Se é este o resultado, precisamos avaliar se a sociedade quer manter este pesado e ineficiente “notável” Tribunal …

  4. O dia que o STF deixar de ser politiqueiro e cumprir o seu papel de fazer justiça, muita coisa muda nesse país. Por ora, no STF impera a interpretação da lei (ao bel prazer de cada ministro) para manter as organizações criminosas da política no poder, sem serem incomodados. Ministra Carmem Lúcia, uma decepção! Esperava de V.Excia. uma presidência sem medo, focada nas mudanças cruciais que o Brasil precisa, sem conchavos com políticos, mas parece mais sedutor atender esses apelos.

  5. Penso que a memória de Carmem Lucia é curta, principalmente no que afirma. Lewandovscky ultrajou a constituição no impeachment da Dilma, juntamente com esses senadores bárbaros.

  6. O Judiciário, na primeira instância, é muito ativo e, dentro das possibilidades, célere.
    A passividade da Justiça reside no próprio STF e, nos últimos tempos, tem contado com a colaboração da própria presidente, que se mostra covarde para impor uma Justiça de verdade, célere e justa.
    Graças à covardia da Ministra, sinistros como Gilmar Barata Mendes, Ricardo Lewandowski da Silva, e Dirceu Dias Toffoli tornaram-se ativos contra o combate à corrupção, passando por cima das Leis e defendendo, escancaradamente, amigos bandidos.
    E o corporativismo é tão grande, que mesmo outros Ministros que são abertamente contra este tipo de comportamento (contra as Leis), nada fazem. Vale mais o espírito de corpo, ou melhor, o espírito de porco.

  7. Nao sei o que a carminha bebeu, mas eu também quero ficar doidão! Vamos encarar a realidade que dói menos… O stf eh tao desacreditado quanto uma prostituta baranga de “10 real” em um “convento” de padres pedófilos!

  8. “(…) essas questões têm de ser decididas pelo parlamento, mas o parlamento não quer pagar o preço social de decidir sobre o aborto (…) e como eles não querem pagar o preço social e como nós não somos eleitos, nós temos talvez um grau de independência maior, porque depois da investidura, não devemos satisfação a absolutamente mais ninguém. (…) O judiciário decide porque há omissão do parlamento”.
    Ministro Fux

  9. Boa tarde! O nosso Supremo não deveria ser escolhido pelo presidente da república. Deveria ter uma eleição dentro do judiciário e os três mais votados seriam levados para apreciação e indicação do Presidente. Como é feito pelo Procuradoria Geral da República.
    Assim não teríamos ministros do supremo ligados a políticos corruptos

  10. Alguem vai contradizer o FENANDO ABAIXO
    Fernando disse:
    4 de dezembro de 2017 às 14:07

    Belissima republica monarquica absoluta democratica debannania, assim se forma o FUTURO……

  11. Nada nos 3 poderes são passivos$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    $ão, $ão ativos evidente. Alia$ tão ativo$, que e$tão até tentando prender alguém que fez coi$a errada. Gente!!!!!!!!
    Dá para acreditar.?????????????……. hOJE reza as leituras do centurião, que diz vai , e o soldado vai, vem ele vem… Mas isso não sai do seu limite de centurião da quarda do imperio romano. Agora solta , prende, prende solta, enrola etc etc e dá em NADA???? é bem diferente… TODOS SOLTOS>
    Dizem a quem mandaram prestar contas??????$$$$$

  12. O MP quer que o judiciário vá além das leis. Há um personagem do Chico Anísio que certamente revogaria a lei que aboliu a escravidão, os obesos atacariam a lei da gravidade newtoniana, ato contínuo os relativistas, tentariam elevar as baboseiras de Einstein à condição de nova lei gravitacional, …. A confusão é miserável.

  13. VER O STF TIRANDO BANDIDOS DA CADEIA…
    E VER PESSOAS CHORANDO DE EMOÇÃO PORQUE UM TIMECO DE FUTEBOL ESCAPOU DA SÉRIE B OU SE CLASSIFICOU PARA O COPA LIBERTADORES…
    NÃO DÁ PARA ENTENDER!
    ESTE É UM PAÍS DE LACAIOS!
    COMO EU VIVO RELATIVAMENTE BEM, POSSO ESTUFAR O PEITO E DIZER: VOCÊ QUE É DO “POVÃO” BRASILEIRO, VOCÊ QUE SOFRE COM FALTA DE SAÚDE, SEGURANÇA, HABITAÇÃO E EDUCAÇÃO… VOCÊ MERECE!!!
    VI LOTAR ESTÁDIO DE FUTEBOL E ACEITE VIVER COMO GENTE DE TERCEIRO MUNDO.
    PAÍS DE LACAIOS!
    BOMBEIROS, VENHAM NOS SALVAR!!!

  14. Não imagina que não é ”passivo” só é solidário com os investigados. Coloca na cama como uma mãe e que diz que vai olhar pelo sono para não ter pesadelos com ”os homens ruins” (pessoas certas que querem fazer a justiça). Conta outra Ministra Presidente.

  15. Por favor, BOMBEIROS DO MEU BRASIL!
    Querem jogar caminhões contra alvos políticos?
    Comecem pelo STF!
    Eu aprovo!
    E participo de qualquer vaquinha para pagar bons advogados para vocês!
    Contem comigo!

  16. Essa Carmem Lúcia não vale nem meio tostão furado. Joga a favor da ORCRIM. Nitidamente, qualquer criança já percebeu isso!
    Essa mulher não dá um ponto sem nó!

  17. Carmen, pede pra sair.
    Chega de passar vergonha.
    Vc já mostrou q não tem força nem competência pra guiar o judiciário.
    Vc só ajudou a perpetuar a bandidagem no Brasil.
    Os brasileiros tem VERGONHA das suas atitudes como presidente do stf.
    VERGONHA

  18. Os ministros do STF, ao contrário destes juizecos pop star de primeira instância, são magistrados do mais alto saber jurídico e humano. O problema é que trabalham em demasia, com uma carga de trabalho sobre
    humana e com salários inferiores a de jogadores de futebol sub 20. O grande problema do STF é que está totalmente desvirtuado de suas funções. Deveria se deter apenas em questões importantes e deixar para os juizecos de primeira instância os casos banais, ínfimos e sem qualquer relevância bem ao nível destes candidatos a pop star.

    1. O Toffoli juiz nunca foi, não teve capacidade para passar em um concurso do judiciario, foi advogado do PT, e foi indicado para o stf porque é cúmplice das falcatruas do partido.
      Já o Moro e o Bretas nunca foram advogados de partidinhos, e tiveram capacidade de ingressar via concurso.

  19. O judiciario virou legislativo e virou uma enorme casa da MÃE JOANA !!!!! Os juizes dizem arrogantemente : esta nova lei é contra a constituição e vou julgar pelas leis antigas.. Como se todo Juiz fosse o Supremo….uma zona total…E como os petistas dizem, inclusive a Carminha… Justiça atinge opositores é justiça.. Justiça contra petistas é perseguição politica…dizem isto a cada minuto…E o legal é que a PF foi equipada para fazer operações contra adversários do PT ( alguém se lembra de 2006, da operação Narciso( Daslu) atingindo amiga da familia Alckmim e agora com a LJ atinge os proprios petistas…Morro de rir com o Barrosão querendo acabar com o “foro especial”…. vão pegar eles proprios….Dilma regulamentou as delações e o raio caiu em suas proprias cabeças…legal..

  20. “Ativa-se o Judiciário para que a injustiça não prevaleça.”
    .
    Isso é populismo judicial. O que é justiça? Permitir que médicos cubanos atuem no Brasil sem revalidar o diploma, enquanto outras profissões (e outros médicos) são obrigados? Proibir eventos de vaquejada porque os animais sofrem, mas liberar outras manifestações que também sacrificam os animes, como rituais religiosos? Conceder Habeas Corpus para certas pessoas próximas do poder?
    .
    Ativismo judicial significa justiça seletiva. Quem berra mais, quem é mais organizado, quem tem melhores advogados, quem tem mais amigos no Supremo, ganha. É o STF brasileiro.

  21. Essa infeliz bem que poderia ter trocado a entrevista com Pedro Bial na globolixo por uma ida lá onde foi seu colega Marco Aurélio Melo para um entrevista com José Nêumanne Pinto. Lá ela iria ficar numa “boa”

  22. A veia morfetica nao perde o discurso protetor “dus manus”,mas nao he em defesa dos manus PPP e sim em defesa dos comparsas ricos da ORCRIM.Tamos ferrados com essa asquerosa ai mais os outros 10 bolivarianos.

  23. atividade apenas para a quadrilha do Temer. A eleição de 2018 será para consolidar o golpe. o STF protegendo os candidatos todos envolvidos na delação da Odebrecht (que virou piada ,é não)

  24. Moro, Valisney e Brêtas e o TRF 4 não são mas o STF que a Sra preside(?) – será que preside mesmo – é! Pergunto:
    – qdo vão julgar o Renan no caso da propina da Mendes Jr? Este caso está aberto desde 2007… vai deixar prescrever?
    – e qdo vão passar a cumpri o regimento sobre o prazo para pedidos de vista? Está escrito e ninguém cumpre? Por que?
    O povo clama pelo fim do foro…

  25. Carmen devia se calar.
    Entregou o comando do STF para a ORCRIM (Gilmar) e acabou com o PODER do Judiciário, submetendo-o ao Congresso.
    Não defende a Lavajato, a PGR e a PF, que são o orgulho nacional.
    Devia ter afastado Gilmar, mas não tem coragem ou independência.

  26. CÁRMEN LÚCIA!

    Você está CORROMPIDA!

    Não pauta NADA contra políticos!
    Fez aquela lambança para libertar Aécio Neves!
    Quer pautar a balela sobre prisão em Segunda Instância para proteger LULA da CADEIA!
    Faz tudo COMBINADO com os bandidos GILMAR MENDES, DIAS TOFFOLI e RICARDO LEWANDOWSKI.
    O Supremo Tribunal Federal é CORRUPTO e PROPINEIRO.

  27. O conceito de ativismo judicial da Sra. Ministra é bem diferente do conceito compreendido pela sociedade. O que o STF demonstra, atualmente, não condiz com os anseios de uma sociedade farta de injustiças e privilégios a ricos e poderosos.

  28. Enquanto esses fdps medem forças, mijam para marcar território, acobertam criminosos, o povo se lasca, morre por falta de recursos, vive nas trevas da ignorância por falta de educação e assiste a escalada das organizações criminosas de todos os ramos ao poder!! Até quando seremos reféns de criminosos?!!!

  29. Não é passivo. Em alto grau, é omisso.
    Enquanto isso… “Os paulistas odeiam Lula”
    Mas o amam baianos, sergipanos, alagoanos, pernambucanos, paraibanos, potiguares, cearenses, maranhenses, paraenses, amapaenses, amazonenses… E por aí vai…

  30. ASSISTE AO MINISTRO AETICO E IMORAL GILBMAR MENDES E NADA FAZ OU JULGAR APADRINHADOS, DE QUEM RECEBE PATROCINIOS ATRAVES DE SEU INSTITUTO E QUE SE O STF AGISSE NÃO PODERIA SIQUER EXISTIR E AINDA DEIXA QUE ELE JULGUE CASOS EM SUS ESPOSA É SOCIA DO ESCRITORIO QUE É O PATRONO. ABSURDO

  31. CLARO QUE NAO É CARMINHA E TAMPOUCO O PROTELADO PEDIDO DE SUSPEIÇÃO E IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES DECORRE ,POR OBVIO, DE SUA METICULEZ…NAO HA TOGAS VERMERLHAS PRO-PT NO SUPREMIO TRIBUNAL FILIAL NAO É MESMO LEVANDOQUISQUE, TOFOLLA, FUKIS, ETC, ETC…NÉ ?
    ASSIM COMO É TAO CLARO QUANTO SEM DUVIDA QUE O SUPREMIO TRIBUNAL FILIAL NAO LIVRARA A CARAQ DO LADRAO, CORRUPTO E SAFADO LULA DA SELVA , NE ?
    EASY CARMINHA, O POVO CONFIA MUITO EM VOCES….
    VIVA AO SUPREMIO TRIBUNAL FILIAL , ORGULHO JUDICIARIO DANAÇÃO !!

  32. Bento Carneiro de saias (Presidente do S. T. F. (supremo tribunal do fim dos tempos)) se pronunciou.
    Traduzindo : arrepia Gilmar, que a esculhambação ainda é pouca.

    1. O desembargador Hilton Queiroz, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou ontem (3) a decisão liminar (provisória) que havia suspendido a veiculação da campanha publicitária do governo federal sobre a reforma da Previdência.
      .
      Para Queiroz, ao decidir suspender a propaganda da Previdência, a juíza federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho praticou uma “grave violação à ordem pública”. O desembargador escreveu ainda que a liminar representava “explícita violação ao princípio constitucional da separação de Poderes”.

  33. Eu li o comentário do procurador. Pelo que entendi o moço quer investigar, processar, julgar e condenar sem ter necessidade de observar as leis aprovadas pelo Congresso porque pode não concordar com elas. O nome disso é DITADURA.

  34. Dona Carmen, se não é passivo, muito ativo é que não o é! Se assim continuar, logo vai estar pior do que o quadro de infidelidade que atinge os casais por causa dos desarranjos da sociedade. Só para nos determos a uma máxima do Judiciários: ” ONDE ESTÁ A JUSTIÇA SOCIAL QUANDO UM PROCESSO COM MAIS DE DÉCADA MOFA NOS TRIBUNAIS?