ACESSE

Cármen Lúcia pode derrotar o golpe

Telegram

Os ministros golpistas podem levar o habeas corpus de Lula ao plenário do STF.

Mas Cármen Lúcia repetiu à GloboNews, ontem à noite, que o julgamento vai valer apenas para o caso de Lula, e não para todos os outros criminosos condenados em segundo grau.

Isso complica tremendamente o golpe.

Em primeiro lugar, nenhum ministro do STF quer ficar marcado para sempre.

Em segundo lugar, a chance de derrota de Lula no plenário é imensa.

Como O Antagonista já explicou, Rosa Weber é pessoalmente contrária à execução da pena na segunda instância, mas ela respeita a decisão tomada pela maioria dos ministros em 2016.

Se alguém levar à mesa o pedido de habeas corpus de Lula, portanto, ela vai votar contra, como sempre fez.

A única saída para os golpistas é mudar a jurisprudência. E é exatamente isso que Cármen Lúcia se recusa a pautar.

Ela disse à GloboNews:

“Não há nenhuma razão para que a matéria volte agora abstratamente para levar a uma mudança da jurisprudência, desse entendimento. Por isso, tendo a pauta, não cedo para que isso venha a acontecer, porque não há razão para isso.”

E depois:

“Eu acho que a matéria está decidida. Ela foi decidida em 2009 pela primeira vez. Ficamos vencidos naquele entendimento de que só poderia ser executada uma pena após o trânsito julgado. Em 2016, chegamos à conclusão que não, que isto levaria a uma não punição, à prescrição de crimes, à impossibilidade de a sociedade ter a resposta de justiça que ela espera. Não houve mudança significativa nem da posição do Supremo nem de dados que me levam a pautar.”

Comentários

  • Jam -

    Será que a Ministra Carmem Lúcia, não vai se render a corja instalada no STF, tenho minhas duvidas...??? Tomara que ele cumpra o que disse....!!!!

  • Astolpho -

    FORÇA E DETERMINAÇAO MIN CARMEN LUCIA. O BRASIL QUE TRABALHA E ESTUDA ESTA AO SEU LADO.

  • Fernando10 -

    Cadê o MBL para convocar uma manifestação em apoio a Ministra Carmem Lucia? Só escrever carta para denunciar essas manobras espúrias para favorecer o maior ladrão que o Brasil já teve não está funcionando. Os demais movimentos contra a corrupção também estariam comprometidos com outros políticos?

Ler 79 comentários