Carvalhosa protocola notícia-crime em face de Lewandowski por abuso de autoridade

Em documento assinado e protocolado na PGR pelo jurista Modesto Carvalhosa, o advogado Cristiano Caiado de Acioli ofereceu notícia-crime para a apuração em procedimento investigatório criminal da prática, em tese, de crime de abuso de autoridade por parte do ministro do STF Ricardo Lewandowski, do técnico judiciário identificado como Alexandre Gorgola e de agentes da Polícia Federal não identificados.

Os fatos narrados são relativos ao episódio que teve início quando Acioli disse a Lewandowski, dentro de um avião ainda em solo, que o STF é uma vergonha e ouviu dele a pergunta “Vem cá, você quer ser preso?”, seguida da ordem a uma comissária de bordo para que chamasse a PF.

Carvalhosa argumenta que “todo cidadão tem o direito de expressar publicamente se sente vergonha ou orgulho do Egrégio Supremo Tribunal Federal e não pode ser tolhido na sua liberdade de expressão, de consciência/crença e de locomoção por isso”.

Lewandowski, escreve o jurista, “é um servidor público incumbido de fazer Justiça, não de abusar do próprio poder”, mas “sua reação imediata” à declaração de Acioli sobre o STF “é a de restringir-lhe a liberdade, o que acaba se concretizando, quando determina que o Técnico Judiciário Requerido [Gorgola] detivesse a vítima, bem como os Agentes da Polícia Federal Requeridos o conduzissem coercitivamente para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília para tomar-lhe interrogatório”.

Carvalhosa lembra ainda que o plenário do STF “declarou a impossibilidade de condução coercitiva de réu, investigado ou suspeito para interrogatório, estando a autoridade ou agente passível de responsabilização nas esferas disciplinar, civil e penal”.

O Antagonista lembra que o próprio Lewandowski, neste julgamento, votou contra a condução coercitiva.

Leia a íntegra da oferta de notícia-crime: AQUI.

Carvalhosa rebate tese de desacato a Lewandowski

Lewandowski manda prender

2019 não será um ano para amadores. Conte com a ajuda de especialistas para chegar são e salvo a 2020 AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 217 comentários
    1. Inversão de valores é algo muito lógico em bandidos. Eles praticam o que é errado, por definição. São contra as leis,tomam o lado do crime. É porque têm medo de serem pegos,barrados, presos.

  1. Vamos fazer uma pesquisa, Temos vergonha sim do STF! Marco Aurélio Melo, Lewandowiski, Gilmar Mendes, viva a democracia, odeio o STF STJ, enfim os tiranos do poder autoritário togado.

  2. Assisti a cena do avião, realmente na ocasião pensei, onde está a democracia tão decantada no STF?A falta de educação do juiz, olhando o celular, não teve o desplante de falar olhando dentro do

  3. Deve passar Natal e e Ano Novo no porão de uma casa. Não tem peito e coragem para sair em lugares públicos. Final do Brasileirão, nem pensar ! Pizza? Só em casa. Praia? fora do Brasil.

  4. Se eu estivesse nesse vôo eu levantaria e falava ao ministro “vai ter que mandar prender todo mundo daqui desse avião”. O que se viu foi um bando de cobardes com medo do safado autoritário. Vergo

  5. levando é uma vergonha, uma aberração contra a nação, que em coro afirma: “TEMOS VERGONHA DO STF”, notadamente dos 4 cavaleiros responsáveis pelo apocalipse brasileiro: GM, MA, DT e RL.

    1. Bem colocado, eu vomito só de pensar nestes 4 cavaleiros do APOCALIPSE brasileiro: RL, DT, MA e o famigerado GILMAR, os responsáveis pela criminalidade, corrupção e impunidade no País.

  6. Merecido um processo por dano moral contra o sinistro, em razão da vergonha que Acioli passou diante dos passageiros da aeronave e demais pessoas que se encontravam no saguão do aeroporto.

  7. Tenho lido, escutado em quase todas redes sociais que o povo não aguenta mais pagar, altos salários, regalias etc… Para um sujeito deste naipe! Observo nojo, indignação e esperança de justiça!

  8. Lewanbosta entrou no $TF SEM concurso pra juiz e sequer sem um concurso para promotor ou algo do tipo. Tomara que esse ditadorzinho jurídico sofra um belo dum impeachment ano que vem pelo senado

  9. Levandoporforovsky ex patrão da genitora do lula q era s cozinheira ainda tá na fase do: vc sabe com qem está falando? Sim juizeco dos quintos de sbcampo sabemos que vc é fruto da MAÇONARIA mafi

  10. 🔊 O Marcola é mais “honesto” porque não se traveste de toga (coroa) nem de capinha pra DISFARÇAR suas sentenças CORRUPTAS! Quem é mais NOCIVO à sociedade? Ele ou o Lewandobola?

    1. Claro que os DOIS tem que morrer na prisão! Esses malditos do $upremo não fazem idéia da revolta do povo em ter que pagar os privilégios que esta turba nos obriga! VÃO PAGAR!

  11. Quem dera se um desgracado desses que pensa que é o ultimo morotó da goiaba fosse esmagado pela justiça, só uma intervenção federal pra salvar o Brasil das garras desses sang sugas…

  12. Dr. Modesto Carvalhosa representa o que ainda resta de moralidade no judiciário, com tantos “juristas” safados por aí, e toneladas sendo formados todos os dias. Esse merece meu respeito !

    1. Pergunta: Por que TODO político e quase todos os juízes são MILIONÁRIOS neste país? Por que o Gilmar pode dar a decisão IMORAL que quiser e não há NINGUÉM para contestá-lo? $$$$$

  13. “Quem governa os homens com justiça e conforme o temor de Deus, é como luz da manhã ao nascer do sol” Samuel 23:3. STF aparelhado, PF aparelhada pelo PT. Brasil aparelhado. Tem que tirar os petis

  14. Quando a côrte máxima do país liberta um criminoso por 3 vezes (Barata) porque este é compadre do Gilmar! Quem deveria ser ilibadissimo é apenas uma pessoa IMORAL, o que esperar?

    1. Esse supremo que aí está é o pior de sua história. É o lixo e o rebotalho. De total falta de caráter. Essa foi mais uma herança de 12 anos do PT. Que falta faz um cabo e um soldado.

    2. 🔊 Notícia futura: “Delatado, Lewandobola engole a toga e diz: Sou só um juiz de futiba aposentado! Vem cá, você quer ser preso? Algemado o meliante diz: Em cuba sou amigo do rei!”

    3. Moçada! É bom isto acontecer porque expõe finalmente o que não mais conseguem esconder: A suprema CORRUPÇÃO que é este tribunal de conchavos e vergonha! Barganha a luz do dia NOW!

  15. Fosse o nosso Judiciário digno de algum respeito e o flagrante abuso de autoridade do Lewandowski lhe custaria o impeachment. Mas, o mais provável é que prevaleça o corporativismo afrontoso e cúm

  16. Muito bem!!! Lewandowski so cdusa instabilidade jurídica. Não tem condições de seguir no STF. Principalmente por ter violado a Constituição no caso Dilma, advogar para o petismo, ser arbitrário

    1. Meu caro Donizeti. O COAF é muito macho para investigar caseiros e assessores. Para mais que isto não c.u.lhões suficientes.

  17. … tico-tico no fubá: telhadão como os demais colegas. Seu ex-aluno Caio Coppola Marco Antonio Villa e José Neumane sabem muito bem a história do Lewandowski e seus frangos com polenta.

    1. Vejam bem!!! Todos os governantes fazem “seus agrados” aos “Frangos com Polenta” do coração. Mas, “nuncaantesneste pais” os favores foram tão escrachados!!!

  18. Fundamento como uma peça perfeita, se o Brasil quer sair das amarras esquerdistas opressoras e o povo quer um país forte em sua democracia para gerações futuras, devemos dar apoio irrestrito ao pr

    1. Não dará em nada se o povo se calar como nos fizeram pensar essa escória da esquerda(PT,PSOL,PSB,PDT) com apoio do pilantra do FHC.

    1. Ele foi indicado porque a mãe dele (RIP) era amiga da Marisa do Lula e pediu a ela que o Lula nomeasse ele para o STF. As outras versões são papo furado.

  19. Já me expressei abaixo! Quero dizer que os posts estarem resumidos a 176 caracteres é um absurdo! Enviei msg a direção desta revista pedindo uma coisa e fui TOTALMENTE ignorado…

    1. Tentem mandar uma msg pra o antagonista perguntando ou pedindo algo! Se não for pra comprar O Crusoé, se lixam pra você! Não pensem que está revista está do seu lado! É só $$$$$$$

    2. 🔊 Eu estou do lado do BOLSONARO! Quem seria o supervisor “on” desta revista não está nem aí pra opinião de quem posta, está do lado da grana, tão somente! DECEPCIONANTE!

    3. Pedi que retirassem um post que fiz que achei muito ofensivo a uma Sra. E nem se dignaram a responder! Nem sequer temos os 200 caracteres! Sensacionalistas somente! Não se enganem!

    1. Também. Inclusive quando fica em silêncio ao assistir um de seus ministros darem as costas à execução do Hino Nacional, durante ato de diplomação de um presidente da República.

  20. O Presidente Bolsonaro deveria fazer um plebiscito questionando quem, do povo acha que STF é uma vergonha e se os Ministros deveriam ser substituidos. O STF teria uma desagradável surpresa.

  21. O STF não vai nem tomar conhecimento. Se aquele bando de urubus sentam em cima dos processos até do Renan Canalheiros, imagine quando é um cúmplice, digo, colega deles…!

  22. Não pode condução coercitiva de bandidos, principalmente os marginais mais chegados. Já o cidadão comum!Esse pode ser preso coercitivamente,assassinado, estuprado, roubado etc. Lava Toga neles!

  23. Essa cobra véia foi picado pelo próprio veneno, cadê o CNJ? O Gilmar Mendes, Dias PTroffoli, Celso de Mello, Rosa Weber, Marco Aurélio e o próprio LEWANDOWSKI que votaram pelo fim da condição @

  24. “Ministro Lewandowski, o Supremo é uma vergonha, viu?” (Povo brasileiro). “Vem cá, você quer ser preso?” (Ricardo Lewandowski). Isso é democracia para dar, vender e jogar fora.

  25. Essa medida é uma forma de dizer que de agora em diante, eles estarão sob vigilância e pressão para responder por seus atos impróprios. Acabou a era de falar e não ouvir, sua arrogância e prepo

  26. 🔊 $TF, campeão de decisões “dois pesos…” é de uma ofensa sem limites não só no campo da segurança jurídica bem como ao próprio cidadão! Quando alguém expressa a sua…continua

    1. 2)… O advogado foi inábil ao fazer saber ao servidor a sua indignação, ainda mais a um juiz sabidamente controverso, no mínimo! O STF prova que não pode existir! Ele é INDIGNO!

    2. 1)…a sua indignação exerce o seu direito, mesmo que exista uma “lei” ou interpretação contrárias porque, afinal, são sim funcionários públicos que estão ali para SERVIR… Cont…

    1. De seu ponto de vista, faltam Damous, Gleisi Hoffmann e mais alguns do PT. Lula ja iniciou o cumprimento da sua determinação.

    2. “Socrates2019” não dê bola para este tal de “Cidadão”. Tem menos lógica que meus gatos que só comem, defecam e dormem.

  27. Lewand é meio burro. Aceitou a meia provocação e meio que adicionou abuso ao rol de condutas suas passíveis de persecução judicial! Os jogos de poder estão ficando manjados. STF na mira do povo

    1. Burro, arrogante, pretencioso, caduco e agora caindo de podre. Tenho impressão que fede mofo e até a família deve ter vergonha dele.

    1. Lula foi levado para o aeroporto por que lá não havia leões de chácara do pt, que ficaram em São Bernardo sem rumo. Kkkkk. Evitou- se o confronto com a brilhante ordem judicial

    1. “Cidadão”, aqui você se passa por democrático e altruísta. Então, assuma o tribufu mãe e o pobre Battisti filho. Leve eles para sua casa (se é que você tem casa).

    2. Dizer que “o STF é uma vergonha, viu?” quando os ministros tomam decisões vergonhosas e contraditórias é uma constatação da realidade e não ofensa.

    3. Mainardi já deveria ter rastreado seu CPF e banido você do site. Você é conivente com crimes e não exerce direito de expressão sem apoiar bandidos.

  28. Lugar de criminoso é na prisão e não no STF, esse petista, advogado de porta de restaurante, indicado para a Suprema Corte por ser marido de uma amiga da mulher do Luladrão, tem que ir para a pris

  29. Parabens CArvalhosa! Esse Lavandovski merece, no mínimo, o desprezo dos Brasileiros de bem! É um desqualificado, limitado em conhecimento juridico que entrou no stf pela janela para avergonhá-lo.

  30. Com todo respeito, é necessário iniciar um procedimento p/conter o impulso de alguns togados em querer ser maior do q o rei, mas c/ atual congresso e o stf, o desrespeito as leis, continuará.

  31. A seleção de políticos togados baseada em nepotismo e militância partidária só pode resultar no caos jurídico, observado no País. O contribuinte tem de insistir na limpeza do Judiciário.

    1. Não basta desratizar Executivo e Legislativo para deter a marcha da cleptocracia, o governo aparelhado por ladrões. É indispensável eliminar a certeza da impunidade do cálculo político.

    2. O contribuinte, no papel de Davi-Eleitor, usou seu estilingue e uns bons seixos para desratizar dois poderes da república. Não terá chegado a hora de desinfestar o Judiciário?

    1. Inversão de valores é algo muito lógico em bandidos. Afinal,praticam o que é errado,por definição.São contra as leis,tomam o lado do crime. É porque têm medo de serem pegos,impedidos, presos.

    2. autoridades para serem respeitadas, tem que se dar o respeito, são nossos empregados e custam muito caros para os cofres públicos, portanto, nos devem respeito.

    3. Não só prender o Lewandowski mas também esse tal Cidadão sem Noção! O Voto da maioria é que decide uma Eleição mas os PeTistas ainda estão perdidos com o Resultado!

    4. Respeito é um predicado que as pessoas fazem ou não por merecer. Quem rasgou a Constituição no impeachment da Dilma como fez esse ministro, não merece respeito dos brasileiros.