Carvalhosa vai ao TSE e à OEA por voto impresso em 2018

A equipe do jurista Modesto Carvalhosa entrará com petição no TSE para que Gilmar Mendes implemente de modo integral nas eleições de 2018 o voto impresso aprovado pela Câmara dos Deputados.

A turma de Carvalhosa também garante que entrará com ação na OEA (Organização dos Estados Americanos) para alertar sobre o eventual descumprimento das regras eleitorais vigentes.

Gilmar disse, inicialmente, que não haveria verba suficiente para a implementação do voto impresso nas eleições de 2018, alegando que custaria R$ 2,5 bilhões. Depois afirmou que haverá verba para instituí-lo em 5% das urnas.

A turma de Carvalhosa, no entanto, alega que a estimativa de Gilmar se baseia em um sistema mais caro que o necessário e que o custo para a implementação integral do voto impresso, de modo satisfatório, seria, na verdade, de R$ 250 milhões.

Junto a deputados da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, a equipe conseguiu que fosse incluído no orçamento complementar de 2018 a destinação deste valor para a implementação do voto impresso, como mostra o documento abaixo.

O orçamento será votado na semana que vem.

O fato de Gilmar ter publicado nesta terça-feira que haverá uma audiência pública sobre o tema na quinta é encarado, por um lado, como amostra de que ele está sentindo pressão e, por outro, de que está sendo antidemocrático, em razão do pouco tempo disponível para que qualquer eleitor interessado possa ir a Brasília participar.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FBI disse:

    Verbas para voto impresso ninguém tem, não é verdade ? Gilmar está à serviço da ORCRIM desde sempre, vai dificultar tudo o que conseguir para manter as smartmatic vermelhas.

Ler comentários
  1. PROCURA-SE... disse:

    ...um cidadão respeitado e que possa convocar os cidadãos deste país para uma manifestação contra todos os desmandos dos quadrilheiros que sequestraram a Nação. Carvalhosa seja este cidadão. O Brasil agradece.

  2. Gilberto Procop disse:

    Como preservar a Democracia com urna eletrônica? Com urna eletrônica ninguém ganha eleição do Foro de São Paulo!

  3. BRAVÍSSIMO DR. CARVALHOSA! disse:

    A nação fica com uma impagável dívida de gratidão para consigo! O Brasil necessita desesperadamente de brasileiros deste quilate! MUITO OBRIGADO!

  4. Anne disse:

    Excelente. Parabéns aos juristas. E se não houver dinheiro é simples, vota- se em cédulas de papel e extermina de vez estas urnas mais que suspeitas. Como fomos otários.

  5. Vai sair morte! disse:

    O boca de hipopótamo não imagina onde está se metendo se não colocar voto impresso. A maioria dos brasileiros já colocou a última eleição sob suspeita, pensa como será a de 2018, com tantos ânimos à flor da pele só esperando essa eleição! E se sair diferente do esperado?! O país não suporta mais um governo corrupto!

  6. VOTO EM CÉDULAS DE PAPEL E COM AJUDA DAS FORÇAS ARMADAS NA APURAÇÃO! disse:

    O voto tem que ser em CÉDULA de PAPEL como é feito em todas as Nações mais desenvolvidas do Planeta! Voto impresso é bobagem! Se der divergência entre a urna e o papel, vai valer o quê? Vai ser a maior zona! Vão roubar do mesmo jeito, tá na cara! Voto tem que ser em PAPEL, com apuração feita pelos delegados dos partidos e com ampla ajuda das Forças Armadas, com ampla cobertura de toda imprensa e sociedade civil.

  7. Dr. Piroca disse:

    Simplesmente ridículo ir à OEA, um antro entupido de comunistas das republiquetas latrino-americanas, além de não terem nenhuma autoridade sobre qualquer país.

  8. Celso Pereira dos Santos disse:

    O voto impresso é um grande perigo. O eleitor de posse do recibo poderá cobrar do eleito a dentadura prometida. Vai virar um comércio.

    1. Meus caros Edinaldo e Rodrigo, o comentarista acima, sabe muito que o chamado voto impresso, não é nenhum recibo que o eleitor leva com ele após o sufrágio do voto. Ele tem é muito interesse em que o preito seja realizado com emprego das urnas fraudáveis, sem os meios que ofereça a possibilidade de serem auditada e comprovada fraude. Objetivo dele é apenas desinformar. Vejam que ele é bem articulado e na produção de seu comentário usou um texto curto, com apenas três frases, sem nenhum erro de gramática e bem didático. Ele não é nenhum bobinho circulando por aqui e tem por objetivo tão somente propagar a desinformação.

    2. Vc está completamente por fora. O eleitor não leva recibo com nome do candidato votado pra casa nem nada do tipo. Ele apenas verifica visualmente através de um painel de vidro ou acrílico se o papel impresso contém o mesmo nome do candidato que ele escolheu na urna eletrônica. Se o nome estiver correto, ele aperta um botão confirmando e o papel cai na urna física. É simples.

    3. Deve ser um informático desses do TSE! Onde estão os informáticos? Quanto maior a capacitação maior o crime! Luladrão teu lugar é na prisão!

    4. Não há recibo com o eleitor. Ele visualiza o voto impresso (sem poder toca-lo), que é depositado automaticamente na urna depois.

  9. Maria I disse:

    É o ativismo Judiciário que Gilmar tanto condena nos outros. Lei é lei e tem que ser cumprida. Goste ou não o supremo arrogante Gilmar.

  10. Gratidão, Modesto Carvalhosa disse:

    Só tenho a agradecer aos brasileiros que podem interferir juridicamente, pelo bem de todos e pela Lisura da eleição. Uma vez que os poderes constituídos nunca ouviram o clamor do próprio povo que os elegeu, bem ou mal, a certeza de que estas eleições futuras não serão fraudadas, é a esperança que ainda sustentará estes brasileiros tão traídos em seus direitos Inalienáveis. Gratidão jurista Modesto Carvalhosa.

  11. Marcelo Alonso disse:

    Meus respeitos ao Dr. Modesto Carvalhosa, mais um dos brasileiros que fazem a diferença. Seria um ótimo presidente, mas nenhum dos nossas quadrilhas políticas, digo, partidos políticos tem interesse nele.

  12. Maria disse:

    Gente, muito difícil ler os posts. Muita janela de propaganda que não fecha e textos cada vez mais longos com propaganda no meio. Cansativo. No celular, que era toda hora, to quase desistindo.

    1. Se o cel for rooteado, instalem o Adaway. Caso estejam no PC, usem o uBlock Origin. Problema resolvido caso façam isso.

    2. eu já soh vejo uma vez por semana. passou a ser um site de classificados com uma linha ou outra de noticia 'inachável' no meio de tanta publicidade.

  13. Tchau Bolivarianos disse:

    Porque as grandes democracias mundiais não aderiram a "grande invenção" Brasileira e Venezuelana? Estranho ne? Voto expresso já em 2018!

  14. David disse:

    Os técnicos da informática devem explicações a Nação! É gritante que a Nação se pronuncie e nenhum técnico da área tenha se manifestado contra o óbvio: não existe contra prova a não ser aquela que está nas mãos desses técnicos que em muitas áreas são confrontados com questões éticas e morais relevantes? Para que servem os técnicos renomados da informática? A Nação deve exigir a demissão por justa causa de todos aqueles técnicos do TSE que trabalharam no sistema de voto eletrônico. Bilhões de reais foram gastos com esses projetos para se comprovar que uma coisa tão sagrada para a democracia é falha apesar de desculpas reiteradas ao longo de anos. Ninguém da área desmentiu qualquer dos Ministros, são covarde e incompetentes o sistema é imoral. Luladrão teu lugar é na prisão!

  15. Felipe disse:

    Esse Carvalhosa é um brilhante Jurista! Com toda idade que ele tem, poderia viver sem se preocupar, mas ainda sim, luta pelo nosso país! Merece todo nosso apoio e respeito esse GRANDE JURISTA!

  16. Marcelo R. disse:

    Grande Modesto Carvalhosa!!! Pelo menos alguém está lutando para evitar o golpe que estão tramando para 2018.

    1. O Bolsonaro também tá lutando nessa trincheira e desde que inventaram essa Smartronic made in Venezuela .

  17. B Coimbra disse:

    Boa, Carvalhosa! Ainda há gente valorosa neste país.

  18. ChrisP/SP disse:

    Dr. Modesto Carvalhosa eu apoio!!!!! Precisamos de urnas de 2a. geração, que além do voto eletrônico, também imprimem o voto. Nossas urnas de 1a. geração datam de mais de 20 anos. Deveriam ir para o lixo!!!!

  19. Mara disse:

    Antes, eram só os prefeitos que alegavam ausência de grana para descumprir a lei. Agora, até ministro do STF (tá certo que é o Gilmar) lança mão dessa muleta.

  20. Bosco(Anti-PT desde 1980) disse:

    É muito mais barato e seguro o voto nominal e pela internet!

  21. neto disse:

    PARABÉNS!!! PARA O GRANDE JURISTA CARVALHOSA!!!!... É ASSIM QUE SE LUTA POR UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO!!!.. ninguém acredita nas urnas eletrônicas... só a turma do MADURO!!...

  22. #intervenção já disse:

    Muito bom, mas lembremos que na Venezuela tem voto impresso da urna eletrônica...... e as fraudes rolam soltas lá. Temos que extinguir pra sempre as urnas eletrônicas e ponto final. EXTINGUIR AS URNAS ELETRÔNICAS.

  23. WILTON disse:

    MUITO BOM...!!! Tem mesmo que meter a porrada nesse tal de GILMAR MENTE

  24. Thales disse:

    Eu sou de Brasília e posso ir, como que faço?

  25. DeNovo disse:

    Coisa ridícula desse Carvalhosa, ir à OEA? Para começar o que a OEA pode fazer? Lançar uma no tinha de protesto? Quem vai se importar? Os EUA e os parceiros comerciais vão nos punir? Bem vindos ao século XXI senhores.

    1. O PT recorrer a OEA é igualmente ridículo. Quem liga para a OEA? O que ela pode fazer além de emitir no tinhas que ninguém dá a mínima?

    2. Somente membros da ORCRIM - PT à frente - pode recorrer à OEA...??? Realmente não adianta porra nenhuma, pelo menos fica o REGISTRO.

  26. David disse:

    A ilegitimidade impera no "U" da Praça dos Três Poderes. Os três lados da Praça estão repletos de criminosos e investigados. Povo tem que cercar a Praça e dar ordem de prisão aos criminosos do "U". Luladrão teu lugar é na prisão!

  27. BR BR BR BR disse:

    Alguém tinha que fazer algo sobre o voto impresso respeito muito o Carvalhosa, o Gilmar queria comprar impressora de 4.000 mil reais pra por nas urnas é um safado ou não é, uma impressora normal que da muito bem para por nas urnas custa 300 reais em média imagina de quanto seria o desconto se você for comprar no atacado. Gilmar queria comprar uma impressora 3D só pode, ai quando a gente digitasse o numero sairia um boneco colecionável com a cara do candidato.

    1. Meu, rindo muito com seu comentário... Brigaduuu, de verdade. 🖖

  28. Carlos Eduardo/SP disse:

    Tô ficando sem candidato... Mas nesse eu votaria. Seria bom se ele fosse candidato do partido Livres.

  29. David disse:

    Chega de conversa, chega de tolerância chega de pilantragem o povo tem que cercar o Supremo e exigir o impedimento dos Ministros amigos e indicados pelos políticos criminosos. Vamos prender em flagrante os Ministros que soltam criminosos em afronta a Nação. Luladrão teu lugar é na prisão!

  30. Aurelio Laborda neto disse:

    BRAVO DR CARVALHOSA!!! EXATAMENTE!! SE O TSE NÃO CUMPRIR A LEI ESTARÁ PREVARICANDO E TIRANDO A LEGITIMIDADE DAS ELEIÇÕES.

  31. Brasil Direito - #CapitãoBolsonaroPresidente disse:

    Lei do Bolsonaro, aprovada por mais de 400 votos, vetada por Dilma, e que depois teve o veto dela derrubado. Voto Impresso é para todos que querem eleições baseadas na apuração de votos reais, e não votos viciados por pesquisas. Esse suspeito combo "smartmatic + datafolha" já se provou errado muitas vezes, em eleições gerais e municipais.

  32. eliot disse:

    Queremos o voto impresso, é um lei e um direito do cidadão, nós nao confiamos nas urnas eletrônica. BOLSONARO 2018 ganha em primeiro turno.

  33. M. Cruz disse:

    enquanto não transparência nessas eleições, Fernandinho Beira Mar pode se candidatar e ganhar!!!!!!

  34. Mário APD disse:

    Só com a impressão do voto o brasileiro terá condições de conferir e atestar a lisura da votação. Sem essa impressão ficaremos a mercê de quem está conduzindo a eleição. Já foi comprovada a falha no sistema por hackers em teste. Apoio integralmente a tese de Modesto Carvalhosa.

  35. Heldomiro Machado disse:

    Só no Brasil o JUDICIÁRIO se nega a cumprir as LEIS elaboradas pelo LEGISLATIVO. Como bem disse o Ministro-Rei: "é o RABO balançando o CACHORRO".

  36. Silva disse:

    Muito difícil o STE aprovar o voto impresso, vão alegar que faltam grana e outras coisas mais. Ainda mais que já perceberam que Bolsonaro 2018 tem tudo para ganhar no primeiro turno.

  37. EUSTÁQUIO COSTA disse:

    Minha intuição aponta, que, se o ministro Gilmar Mendes criar obstáculos à implementação do voto 100% impresso, nas próximas eleições, para garantir a continuidade da fraude nas eleições, certamente, ele não poderá mais andar nas ruas do País, porque, correrá o risco até mesmo de ser linchado. Por outro lado, alegar a falta de dinheiro para implementar a medida, é falso, porque, se foi aprovado em lei, é preciso fazer todos os remanejamentos possíveis de recursos, para essa implementação. Se não tiver outro jeito, que se imita dinheiro e faça, ou então títulos públicos. Mas, a alegação de falta de dinheiro é mentirosa. Além disso, se não for implementado o voto impresso, aprovado em lei, a eleição será nula. Eu mesmo farei o requerimento de sua anulação no momento apropriado.

  38. S disse:

    O Brasil inteiro quer o voto impresso! É um direitto nosso, já que o voto é obrigatorio!! Queremos votos impressos para 2018!!

  39. Marília disse:

    Urna eletrônica é fraude. O povo exige voto impresso!!!

  40. Fred oliveira disse:

    Desejo ver meu voto impresso. A lei me obriga a votar, então, exijo que meu voto possa ser conferido.

  41. hjr disse:

    Prezado Dr. Carvalhosa: Assista a gravação do programa Manhattan Connection do dia 10/12/17 e verá o especialista Jaime em segurança para a INTELIGENCIA ARTIFICIAL, afirmar que a urna eletrônica não é segura em função de uma pessoa ou várias possuírem o código chave do programa das urnas. VÁ EM FRENTE, chega de sermos fraudados eleitoralmente. Veja a apuração da eleição da Dilma onde alguns técnicos ficaram trancados em uma sala contando os votos chefiados pelo Tofoli. Veja a curva de inversão dos votos para a Dilma. PARABÉNS CHEGA DE MALANDRAGEM E ROUBO ATÉ DE VOTOS.

  42. Tem AMOR-ENRUSTIDO por vigarista Aécio. Quem? Bolsonarete! Além de AJUDAR o PT! disse:

    bolsonarita não lê, sabesó “achismo”: nem entende textos + longos.
 . Tu já tem tua mortadela de direita-burra
. Saberá.
 Eis: .
 Vai algumas dicas:
 1. Tu odeia a mídia, jornalismo, os jornais,
 2. e alguns de vocês, bolsonaritas, até chamam O ANTAGONISTA
 pejorativamente de “ANTA” (ou seja, sem perceber apoiam o petismo e, também, o PT). rss . 3. Vocês são completamente bitolados, bolsonarianos, pois vocês adoram o PSDB (fala o tempo todo em PSDB — amor enrustido), e por tabela se envolve com o PT que vocês ajudam tanto ao odiar a mídia. 4. Vocês detestam o super antipetista, o criativo Reinaldo Azevedo, Q criou o Petralha. Além disso tu (sim! Tu mesmo!) adota petismo de direita (a conhecida direita-burra) Atenção ma: eu não disse direita; falei: DIREITA-BURRA.

  43. Carlos disse:

    Bravo Carvalhosa! Ainda homens de valor neste país, não só Gilmaresm Tófollis, Lewandoskis, etc.

  44. lasara julima disse:

    Parabéns, ainda bem que temos algumas pessoas que se importa com o Brasil e só no voto impresso q podemos eleger o Jair Messias Bolsonaro nosso presidente 2018

  45. Augusto Furtado disse:

    A sociedade brasileira tem que estar alerta as armações do advogado dos bandidos do Congresso e seus comparsas,Gilmar Mendes, ainda mais agora que ele conseguiu negociar com exito a nomeação de sua ex para Itaipú! Não é de graça! Foi pago a peso de ouro para obstruir medidas como essa do voto impresso e outras não menos importantes, como a prisão em segunda instância! As quadrilhas estão se articulando e agindo em Brasília! Rápido e na cara dura! É um salve-se quem puder! Roubam tudo e depois dizem que não tem verba para o voto impresso ano que vem! Mas para o fundo partidário não falta! Isso é para vermos como eles tem certeza da manipulação das urnas eletrônicas, botando quem eles quiserem lá, que estão se mobilizando e agindo por baixo do pano para impedir a adoção do voto impresso ano

  46. Daniela disse:

    Que ele tenha sucesso!!! Infelizmente, o povo não compreende a necessidade e importância do voto impresso; se compreendesse, já teríamos ido às ruas pelo fim da urna eletrônica.

  47. contribuinte disse:

    Uma pena que a OAB, que representa apenas seus dirigentes, não encampe essa demanda. Sendo assim, meu dinheiro continua sendo usado para festas, politicagem e comissões inúteis.

  48. ELEIÇÕES LIMPAS disse:

    Para quem como eu acha imprescindível a implantação de VOTO IMPRESSO, veja que tipo de maracutaia pode ser feito, mesmo assim. Leia no último parágrafo da reportagem "PERITO DA POLÍCIA FEDERAL CONSEGUE EXTRAIR CHAVE SECRETA EM TESTE DE URNA ELETRÔNICA" http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2017/12/perito-da-policia-federal-consegue.html

  49. joao carlos pompeu disse:

    Urna eletrônica é fraude eleitoral anunciada. Já foi na última eleição presidencial. É tudo que PT e PMDB e Lula e FHC e Gilmar e Toffoli que conhecem o caminho do voto digital querem... Fraudar ou "customizar" algoritmo big data é mais fácil que empurrar bêbado ladeira abaixo, mais melhor de bom que o histórico voto de cabresto.

  50. Flor Lilás disse:

    Se Gilmar Mendes insistir nesta ideia estapafúrdia de não colocar o voto impresso, precisamos voltar às ruas aos milhões! Na realidade, deveríamos ir às ruas de qualquer forma e exigir o voto escrito, como se faz em países desenvolvidos.

  51. Óbvio@! disse:

    Parabéns dr. Modesto Carvalhosa! Espero que nessa reunião de quinta-feira estejam presentes os candidatos e representantes da sociedade civil que querem confiabilidade nas eleições. Façam voto em papel. Aposentem essas urnas inauditáveis. E que o ministro Luiz Fux esteja na reunião. Afinal, não será ele a presidir as eleições? Voto em papel já!

  52. Na mira!!! disse:

    Gilmar é um bandido de toga. Esse senhor tem ser preso!

  53. URGENTE disse:

    . A explicação para essa tramitação recorde foi a facilidade de constatar a nulidade do processo e a inocência de Lula: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/12/12/defesa-de-lula-questiona-tramitacao-recorde-no-trf4-e-sugere-violacao-de-isonomia.htm/

    1. Lula a alma mais honesta do planeta...kkk Vai te catar seu idiota! Lula não passa de um Ladrão. Ficou milionário juntamente com os filhos...

  54. Weber Presidente do TSE disse:

    SMARTMATIC GARANTE LULA!!!

  55. Na mira!!! disse:

    Carvalhosa é um homem estadista. Vc representa o povo brasileiro honesto que paga o salario desse safado pilantra defensor de bandidos Gilmar Mendes.

  56. Bitolados disse:

    Lula a alma mais honesta do planeta...kkk Vai te catar seu idiota! Lula não passa de um Ladrão. Ficou milionário juntamente com os filhos...

  57. Marcela disse:

    Esse PILANTRA chamado, Gilmar Mendes precisa encontrar gente grande que, barre as pilantragens dele. Pacere que, finalmente, apareceu alguém. Obrigada, senhor Carvalhosa.

  58. Jair disse:

    Quem? Gilmar Mendes? Por estes dias ele anda trabalhando de incendiário e não de bombeiro. Perde a viagem se acha que o TSE moverá uma palha contra os "intere$$e$" de algum "paralamentar". Além do mais, Temer precisa das urnas fraudaveis para não ser investigado. Como chefe de quadrilha não sei se terá direito, espero que não, a acordo de delação. Quanto a OEA, convenhamos, o que já fizeram em favor de uma América Latina mais limpa e justa?

  59. Agostinho E. Alfaro disse:

    Se dependermos desta pessoa sem a mínima sensibilidade do que é certo ou errado, que se acha superior, mas ele é superior a minha pessoa, pois eu sou honesto!!! Já ele............. sua decisões contestáveis, soltando ladrões e criminosos e a PF somente assistindo suas manobras sujas... Fernandinho beiramar já dizia os maiores criminosos do pais estão no supremo!!!!!

  60. Adilson Junior disse:

    Se o país "não pode" bancar com investimento para tornar a urna eletrônica mais "confiáveis", então seria muito mais inteligente e democrático voltar a utilizar as urnas de papelão com cédulas de papel, que infinitamente mais econômicas do que as urnas eletrônicas. Ao Dr. Modesto Carvalhosa, eu só tenho a agradecer pela ação tomada que visa a transparência e a consolidação da democracia no Brasil.

  61. Jeferson Pinto disse:

    Parabéns ao Sr, Modesto Carvalhosa e equipe por este importante ato na luta por eleições transparentes. As atitudes do TSE comandado por Gilmar Mentes deixam claro que não há interesse de que as urnas tornem-se seguras.

  62. Etista bolsonarita disse:

    burraldo puxa-saco do petismo disfarçado de BOLSONARITA acima Nome: Brasil Direito - #CapitãoBolsonaroPresidente adora o PSDB e o PT! E entra aqui pra confundir.

  63. Josias disse:

    Espero que a OEA de razao . Pois vivo alertando sobre a urna eletronica, mas parece que sou boicotado. Me cortaram a metade da minha explanacao e nao consigo assinaturas. Eu fiz este abaixo-assinado na Change.org, "O POVO DEVE DIZER NAO A URNA ELETRONICA". Neste link você pode saber mais e assinar: https://www.change.org/p/o-povo-deve-dizer-não-a-urna-eletronica-não-a-urna-eletrônica Valeu! Josias Barrozo

  64. Maria J disse:

    Imaginem se o boca de caçamba vai aceitar voto impresso que impossibilitaria a eleição de algum candidato predileto e submisso à Orcrim, através dessas urnas fraudáveis.

  65. tico disse:

    Cumprimentos ao doutor Carvalhosa e sua equipe. Esse trabalho é um exemplo aos magistrados e baixareis que atuam no nosso Pais. É possivel exigir do TSE, mesmo dirigido por mal intencionado, que se paute por principios legais. Dessa mesma forma é necessario corrigir a escolha dos ministros do STF, TSE, STJ, mediante concurso publico entre os magistrados da justiça federal. Assim estariamos livres de bolivarianos e outras facções perniciosas ao BRASIL, Vamos em frente que somos 220 milhões de seres que querem trabalhar por qualidade de vida melhor.

  66. Paulo Boccato disse:

    NAO ACEITO VIOLAÇÕES A NOSSA SOBERANIA MESMO NESTE CASO QUE ALIAS, É UM PROJETO VENCEDOR DE BOLSOANRO P. EVITAR TOFFOLICES NA ELEIÇÃO QUE VIRÁ !! NAO A TRIBUNAIS INTERNACIONAIS E SEUS ACORDOS DE INGERENCIA EM NOSSA VIDA INTERNA SOB NENHUMA HIPOTESE, MESMO ESTA .

    1. Assine este abaixo-assinado na Change.org, "O povo deve dizer não a urna eletronica: Não a urna eletrônica.". Neste link você pode saber mais e assinar: https://www.change.org/p/o-povo-deve-dizer-não-a-urna-eletronica-não-a-urna-eletrônica Valeu! Josias Barrozo