Caso Lula: “O STF não pode virar artificial foro privilegiado de eventual função política”

O Antagonista ouviu um alto magistrado sobre o pedido de liminar ao STF, de autoria do advogado especializado em embargos auriculares, para suspender a prisão de condenados em segunda instância, até que o STJ julgue o recurso — tentativa de impedir que Lula vá para a cadeia.

O alto magistrado disse o seguinte:

“Rever precedentes faz parte do jogo. A discussão, no entanto, é se será admitida jurisprudência por encomenda, a partir do nome que consta da capa do processo, não do seu conteúdo. Se isso ocorrer, a impessoalidade, a segurança jurídica e a dignidade do Poder Judiciário serão maculadas.

O STF julgou essa matéria varias vezes, a última sob o regime de repercussão geral. A  execução provisória de pena é prática nos países civilizados.  Por que desalinhar o Brasil com a prática dessas nações? Só porque o ex-presidente Lula foi condenado em segunda instância, haverá uma mudança de orientação repentina?

O Supremo não pode ser convertido em artificial foro privilegiado de futura e eventual função política — como argumentaram os advogados do ex-presidente, ao afirmar que ele seria candidato ao Planalto. Os ministros querem limitar o foro privilegiado ou estendê-lo ainda mais?”

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Álvaro Monteiro disse:

    Exatamente! A discussão não deve ser reaberta. Ao contrário do que pretende Temer, isso já está decidido! A prisão de Lula já é possível, e deverá ser expedida pelo juíz Sérgio Moro.

Ler comentários
  1. MARCELO 1968 disse:

    em um mundo perfeito, em um cenário perfeito bolsoNaro dispararia nas pesquisas, PALLOCCI sentiria o problema e entregaria a velha rePública.. ou seja BANCOS com sua MP de encomendas e aumentos da taxa de juros que quebraram o país. A FAMOSA CONTA SECRETA DO PT COM TRILHÃO E DÓLARES ISSO MESMO ENTREGARIA UMA CERTAS FIGURINHAS INDICADAS QUE POUSAM DE AUTORIDADE EM CERTAS ALTAS CORTES DE TRIBUNAL FEDERAIS MAS NÃO PASSAM DE...BEM TODOS VC SABEM. LUGAR DE BANDIDO É NO TRIBUNAL, MAS SENDO JULGADO ... UNS TRÊS NOMES É CERTO. A JBS TERIA TB QUE ABRIR O BICO E NÃO SÓ FLAR QUE ERA ABOBRINHA UFANISTA.. ENTREGA PALLOCCI....NENHUM DE SEUS COMPANHEIROS VALE UM DIA DE CADEIA QUEM DIRÁ UM ANO.... ESSES CANAÇHAS VÃO SE MANDAR ...SE ACHAM GUERRILHEIROS, ELES VÃO SE MANDAR PARA CUBA E VC CADEIA

  2. amazonas disse:

    O melhor para o país é limitar o foro, e continuar com a prisão apos 2ª instancia, no caso do foro, convenhamos, os tribunais estaduais são manipulados pelo governador da hora, assim, no momento, parece ser o mais viável acabar com o foro, a penas parece, é necessário voltarmos ao equilíbrio, no caso de prisão em 2ª instancia, é cabível a aplicação, posto que, assim aplicado a bandidos de crimes hediondos, também sera aos crimes do colarinho branco, aos criminosos com autoridade para transformar um processo sem solução eternamente.

  3. Todo povo tem o governo que merece disse:

    Continuem nos sofás e apenas saiam às ruas para o carnaval ou para fazer algazarra em arenas de futebol. Bem que Temer falou que iria pavimentar o caminho do Brasil. Está sendo pavimentada sim, a estrada que nos leva diretamente a Venezuela. E esse povo bovino só faz sorrir com os dentes faltando na boca

  4. Ninja disse:

    SE o LULA CANDIDATAR , todos os políticos sabem que ele GANHA, POIS É de longe o maior comunicador que o Brasil já teve, ele fala para o povo, e com a linguagem do povo. E pior nosso POVO é composto 70% de ANALFABETOS e usuários das BOLSAS FAMÍLIAS e vagabundos por natureza, pois a maioria tem condições de trabalhar, mas fogem do trabalho. para depender do governo e ferrar o PAIS Se o STF permitir que ele seja CANDIDATO , está dando a SENHA para uma CONVULSÃO SOCIAL e o RETORNO IMEDIATO DAS FORÇAS ARMADAS.

  5. José Carlos disse:

    Marco Aurélio já disse textualmente que discorda de todos esses tipos de pensamentos, pois “a prisão do presidente Lula preocuparia todos em termos de paz social”. Note-se que e o magno magistrado do STF se refere reverencialmente a um “presidente” e não a um ex-presidente, o que em termos de exatidão e retidão de suas afirmações é um exercício de muita cara de pau. Mas isso é a realidade do STF.

  6. edson disse:

    Kakai, o advogado que tem em seu currículo vários políticos, dito desonestos. Ele e outros da área nunca tiveram um mínimo de pudor em receber honorários de políticos investigados em corrupção. Ele é o advogado de Maluf, que há bem da verdade era considerado o ladrão-mor do Brasil, até aparecer o Lula Ladrão.

  7. Dario Vargas disse:

    eu parei tu paraste ele parou...... Os tribunais pararam de prender Corruptos e NÓS pagaremos. Mas não pararemos de pagar impostos. Para não não ser atendidos? Pagase até impósto do carro,para que? Estamos escorregando na casca de banana,mas estamos no pais das bananas... REAÇÃO pelo Estado de Direito,NADA. ONDE PARAREMOS?!?!?!?!?

  8. samir felippe jabour disse:

    FIM DO STF!!!.. são indicados pelos políticos que são corruptos!!! temos que fechar esta porta da impunidade!!!.. stf só se for concursado!!. até quando este foro para corruptos???...MUDA BRASIL!!!

  9. ArmandoPinto disse:

    É muito tró-ló-ló, muito nheco-nheco e nada de varifú, entenderam?? muita conversa fiada, vamos ao que interessa STF começa a trabalhar vamos enquadrar a bandidada 11-171, 12-171, 13-171,1 14-171, 15-171, enfim toda máfia.(partidos)

  10. José disse:

    Perfeito. Temos que evitar essa ameaça de justiça diferenciada . Embora semi analfabeto, Lula não pode ter tratado diferenciado.

  11. quem teme povo frouxo? ninguém disse:

    INTERVENÇÃO CIVIL E MILITAR--

  12. Pocilga Brasil disse:

    A Justiça francesa investiga a denúncia de pagamento de suborno pelo bilionário contrato de venda de submarinos Scorpène para o Brasil, em 2008, no governo Lula. Neste domingo, toda a imprensa francesa dedicou espaço ao assunto. O acordo de 6,7 bilhões de euros (equivalentes a R$24,4 bilhões) inclui transferência de tecnologia para o Brasil. A procuradora-geral da Procuradoria Nacional Financeira (PNF), Eliane Houlette, esteve há duas semanas no Brasil chefiando uma delegação, da qual também participou o chefe do Departamento Anticorrupção da Polícia (Oclciff, na sigla em francês), Thomas de Ricolfis.

  13. Viva Neumanne! disse:

    Neumanne sempre tem razão. O BRASIL NÃO CONFIA NA SUPREMA CIRTE.

  14. Mônica disse:

    Espero que o entendimento desse alto magistrado seja o mesmo de todos os outros.

  15. Brasil de Temer parou no tempo disse:

    Duro é depois dessa sexta feira brava, ouvir Temer na Hora do Brasil falando sobre a transposição do São Francisco.... Eita, paisinho brega e parado no tempo!

  16. Cihgral disse:

    Lula é cidadão brasileiro como eu, voce, Dirceu, Paloci, Cunha, e mais milhares, ou ele é divino como Pe. Cicero?

  17. Marcelo disse:

    As medida em que se aproxima o término do processo no TRF 4, em março provavelmente, vão chover recursos ao STF, já que no STJ o relator não alivia. Ou seja, todas a os pedidos devem ser analisados pelo colegiado. Se cai na mão do Lewandovsky ele concede. Carmem Lúcia vai ter que dizer isso aos ministros. Tudo bem decisão monocrática contra este pedido, de tão absurdo.

  18. Alto magistrado! disse:

    Quase dois metros de altura e um cérebro fácil de se esconder no anonimato

  19. O PESSIMILDO disse:

    Eu não acredito no STF! Simples assim! Vão dar um jeito do Lula ficar solto e concorrer em 2018! Pessimista no Brasil sempre acaba estando do lado certo, infelizmente!

  20. Joca disse:

    Alto magistrado? Vai ser difícil descobrir quem é. Neste país o que não falta é alto magistrado. Alto isso, alto aquilo, altíssimo aquele outro. Aposto que tem uma capa de batman, ombreiras tipo anos 80 e uma aerola de santíssimo também.

  21. Belzebunda disse:

    Qual a confiança que o judiciário inspira ao povo? Nenhuma!

  22. GOOGLE IT disse:

    Juiz Bruno Apolinário ATUAÇÃO NA JUSTIÇA FEDERAL 23ª Vara – Garanhuns-PE.

  23. Bernardo disse:

    É chegada a hora dos brasileiros de bem saírem às ruas para pedir INTERVENÇÃO MILITAR

  24. Rachel disse:

    Tomar essa atitude agora é passar recibo da subserviência do STF ao condenado Lula. Isso seria desmoralizante, vergonhoso e desrespeitoso.

  25. IN OFF disse:

    Já não é tempo de esquecer esse bandido do Lula ??? a imprensa todos os dias ficam nesse mi mi mim ! PqP

  26. matus-além disse:

    lugar de ladrão é na cadeia. Simples assim !!..

  27. ChrisP/SP disse:

    Por acaso este alto magistrado pediu anonimato??????????????????????? #LULANACADEIA!

  28. Jrdantas disse:

    Falou bonito . Só que a dignidade do judiciário já está maculada e enlameada a décadas . O crime organizado tanto armado e de colarinho branco não chegou a cifras bilionária e em todas as instituições da República sem a conivência e anuência do judiciário . Os maiores criminosos não estão nos morros e favelas nem nos presídios os lesa Pátria os antipatriotas que roubam recursos da saúde e educação matando milhares de brasileiros todos os dias e condenando outro tanto a miséria estão nos altos postos , na cúpula dos três poderes poderes .

  29. FORZA BRASIL ! disse:

    Prender o Luladrão é mais difícil que cagar um tijolo !

  30. Alemao de verdade disse:

    PORQUE ESTE ALTO MAGISTRADO NAO FALA AS CLARAS! TUDO BUNDAS MOLES!

  31. Que venha o carnaval para um bando de alienados pular a alegria de viver em uma cleptocracia disse:

    É duro tanto ter que caminhar E dar muito mais do que receber E ter que demonstrar sua coragem À margem do que possa parecer E ver que toda essa engrenagem Já sente a ferrugem lhe comer Êh, oô, vida de gado Povo marcado Êh, povo feliz!

  32. Antonio Jr disse:

    Igualmente escandaloso é o silêncio de O Antagonista em relação ao memorando desclassificado por Trump no dia de hoje. Estão esperando autorização do Blinder?

  33. 64again disse:

    Enquanto isso no EUA... https://www.theepochtimes.com/epoch-times-investigation-beyond-the-memo_2431505.html Obama (Enganama) se complica. KKKKKK

  34. Aaron Spelzer disse:

    Próximos passos das ratazanas nazipetistas: 1 - Por esses irão arrumar um viagem de Lula da Silva ao exterior. 2 - Será para um país amigo do moribundo, no qual será inventada alguma homenagem ao 'cãodenado'. 3 - Em seu discurso de agradecimento Lula dirá que é um perseguido político, sem uma única prova contra ele, e que o Brasil transformou-se em uma ditadura. 4 - Logo em seguida o bandido volta ao Brasil e defecará pela boca: 'eu só quero ver a cara dos fascistas que diziam que eu ia fugir'. 5 - No outro dia a Folha estampará a seguinte manchete: '87% dos brasileiros garantem que votarão em Lula'.

  35. Uhau disse:

    Se quisermos ser o país do Maishonesto é preciso dar a ele o direito inalienável de fazer qualquer coisa, elevando-o à condição de inimputável.

  36. SÓ INTERVENÇÃO MILITAR RESOLVE disse:

    SÓ INTERVENÇÃO MILITAR RESOLVE. E COM UM TRIBUNAL MILITAR.

  37. luizs disse:

    lula não poderá ser candidato e cedo ou tarde vai para a cadeia. Mas eu prefiro que a mãe natureza dê um jeito nele. Com ela não tem 1ª instância, 2ª instância, stj e stf .

    1. o "bicho" é tão ruim que nem o cancês o venceu.....

  38. Jeff disse:

    O STF na verdade é uma m....erda. Isto não é corte suprema coisa nenhuma. É um bando de petralhas, nada mais que isto. Simples assim. Lamentável. Trabalham de acordo com a conveniência. Deveriam fazer de novo o curso de Direito.

  39. Joker disse:

    E essa: http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2018/02/com-o-fim-do-recesso-carmen-lucia-envia-fachin-dois-hcs-preventivos-em-favor-de-lula.html

  40. Caco disse:

    Acorda, juiz covarde. Para se esconder atrás do anonimato é porque vc é outro cretino hipócrita que fala uma coisa e faz outra. Vai lá salvar o Lula, vai. Vc e seus companheiros prostitutos do Judiciário.

  41. aparecido f. disse:

    E o pior acontece agora.. Lula está pianinho.. acabou as bravatas.. deascobriu que as bravatas que fizeram enorme sucesso durante 42 anos assustando de generais a tucanos, agora aplicadas contra o Poder Judiciario é o caminho mais curto para a cadeia…Juizes tem dignidade e caneta na mão.. Bravatas contra eles só fazem a cadeia ficar mais perto…e Lula sem bravatas é como um rothweiler sem dentes.. só faz cócegas…

  42. Luiz Vidente disse:

    Conversa fiada. Esse tribunalzinho não vale um centavo, mas cobra mais do que os venais do congressinho.

  43. DARIO RAUDER disse:

    Conversa fiada. Desde quando a quadrilha do STF teria problema em fazer jurisprudência por encomenda? Se Lula não for descaradamente absolvido por eles, é porque, pesando tudo, chegaram à conclusão que, desta vez, não lucram com a encomenda.

  44. analu disse:

    Pena que o magistrado não foi identificado. De qualquer modo, palmas para ele!

  45. Ricardo silva disse:

    Essa novela não tem fim. Triste isso.

  46. Há tempos disse:

    "a impessoalidade, a segurança jurídica e a dignidade do Poder Judiciário" já estão maculadas faz tempo. Acho que ele quis dizer, serão maculadas mais uma vez.