“Centro expandido” favorece Lula e Bolsonaro?

A proliferação de nomes ao centro para a eleição de 2018 pode favorecer Lula e Jair Bolsonaro.

A hipótese, em razão da qual João Doria defendeu uma frente de partidos de centro, preocupa agentes políticos e econômicos ouvidos pela Folha.

“O cenário nebuloso acabou criando uma espécie de ‘centro expandido’, com Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria (PSDB), Henrique Meirelles (PSD) e figuras alternativas como Luciano Huck se acotovelando nas especulações.

Além deles, nomes de baixa densidade partidária devem engrossar o pelotão, como Álvaro Dias (PV) e João Amoêdo (Partido Novo).

Mais à esquerda, há Marina Silva (Rede), que enfrenta ceticismo dos apoiadores, mas pode capturar algum naco do eleitorado mais centrista.”

 

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 80 comentários
  1. Lula recebeu pauladas à esquerda e à direita por perdoar os golpistas e não descartar alianças do PT em 2018. E mais uma vez ele está certo.
    É o maior líder do país, trabalha em favor da aglutinação e não do isolamento.
    Perdoar, num tempo em que o ódio prevalece é um gesto de grandeza, mas vira pretexto para apedrejá-lo.
    Não passa um dia sem que a imprensa dê alguma notícia sobre Lula. Alias, hora.
    Nada se fala acerca de Temer – porque ninguém dá bola para um presidente 3%.
    Desde que o ibope projetou a sua liderança folgada, todos os prováveis concorrentes, entraram em parafuso.
    Oportunistas, tentam encontrar fórmulas para derrotá-lo ou impedi-lo de concorrer.
    Doria, pretende liderar uma frente do que ele chama de centro, mas é, na verdade, a direita mais atrasada, em torno do seu nome.
    Outra estratégia é carimbar Lula como extrema-esquerda, uma loucura porque não se pode nem dizer que ele fez um governo de esquerda nem que seja unanimidade na esquerda atualmente.
    E muito menos na extrema-esquerda.
    Lula é simplismente o candidato DA MAIORIA DA POPULAÇÃO.
    Lula está tão presente no noticiário que até parece que o presidente do Brasil é ele.
    Alex Solnik: jornalista

    1. Grande trouxa, ”Perdoar, num tempo em que o ódio prevalece é um gesto de grandeza”, Lula só pensa em poder, não consegue entender?
      Até sua mãe, seus filhos entram no negócio.

  2. Tudo se resume ao desespero de Bolsonaro, nada mais! Todos se unirão contra o mito, por que afinal, todos pertencem a mesma facção!

  3. O maior asco dos últimos tempos a que temos assistidos é a tentativa da imprensa em incensar lulla, um corrupto condenado a candidato a presidente da república na maior tranquilidade, isso depois de uma campanha covarde para apear Temer por suposta pratica de…corrupção, pode ou quer mais?

  4. Lula, fora!
    ///////////////////////
    Ciro Gomes x Marina Silva x Doria x Alckmin x Huck
    E o BOLSONARO é o problema como alguns dizem abaixo.
    Parem de mentir!
    Qualquer um dos acima, que se “decretasse” que são honestos NUNCA, MAS NUNCA irão querer bater de frente com o SISTEMA e ajudar a colocar esse país nos trilhos do progresso.
    Então PAREM DE MENTIR e fazer o jogo dos mortadelas e da imprensa, declaradamente contra Bolsonaro.
    O BR precisa limpar o chiqueiro, LIMPAR e não vir um, num pacote BUNITO e apenas PERFUMAR O CHIQUEIRO. Acorda eleitores do TUCANATO.
    Vcs querem país que continue a crescer como tartaruga e o p. au enfiado no rabo e tudo bem, é normal!
    Com PT/PMDB/PSDB sempre foi assim, desde o fim do regime militar!
    Qq um dos outros candidatos eleitos é CORPORAÇÃO DE SEMPRE NO PODER, NOVAMENTE!

    1. Exatamente!
      PSDB partido de centro? Alguém ainda acredita nisso?
      O único de Direita é Bolsonaro. Apesar de não ser o candidato perfeito, é honesto, bem intencionado e conta com o apoio dos militares e da população que entende o que está acontecendo.
      Não temos outra opção: Bolsonaro 2018.

  5. Quero mais que todo o resto morra afogado bem longe da praia! Não tem pra ninguém, Bolsonaro é líder isolado nas intenções de votos, ainda que os institutos fajutos pagos pelo sistema continuem insistindo no nome do condenado. Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno SE NÃO HOUVER FRAUDE. Caso haja fraude de novo, vai ter quebra quebra e caos social, aí só restará as FFAA agir.

  6. SÓ TEMOS UM CANDIDATO COM LINHA POLITICA DEFINIDA, BOLSONARO. OS DEMAIS SÃO ESQUERDA OU ANDAM NOS RASTROS DELA. PELAS INDICAÇÕES TUDO LEVA AO UMA VITORIA NO PRIMEIRO TURNO. OS BRASILEIROS NÃO CONSEGUEM ESQUECER O DESEMPREGO E A FALENCIA DE MILHARES DE EMPRESAS, A VIOLENCIA FANTASTICA PROMOVIDA POR ELES, OS HOSPITAIS SEM RECURSOS, E OS MAIS DE QUATRO TRILHÕES EM DIVIDAS PARA PAGAR. PIOR É QUE O DINHEIRO FOI PARA OS AMIGOS DITADORES DE OUTROS PAISES. DINHEIRO TIRADO DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS DOS TRABALHADORES. FHC VAI ESPERNEAR MAS ASSIM VAI SER DIFICIL CONQUISTAR ESPAÇO, MESMO COM TODO O DINHEIRO DO SOROS.

  7. Partidos políticos??Sinto cheiro de latrina insuportável!!!!
    Tudo direciona pro povo votar errado.Via propaganda eleitoral.Baratas velhas corruptas,serão eleitas.

  8. O conluio da patotinha do centro socialista tá se borrando de medo do Bolsonaro ganhar no primeiro turno!

    Vejam porque o medo nesta análise feita por Filipe G. Martins, o homem que previu a vitória de Trump nos EUA com acerto nos 48 dos 50 Estados Americanos! Acompanhem!!
    http://sensoincomum.org/2017/11/03/forca-eleitoral-jair-bolsonaro/

  9. Centro é socialismo! As Facções do PSDB, PT, PMDB, PDT, PODEMOS, PPS, PSD, SD, e satélites se debatem feitos baratas infectadas por K Othrine, não haverá escapatória do julgamento popular nas urnas, e se tentarem trapacear vão enfrentar outro tipo de problema, a fúria incontrolável que só é dirigida a “traidores”!

  10. O “CENTRO\” NÃO EXISTE, Alckmin/Dória, Meirelles e Hulk são Globalistas esquerdistas, vejam com quem andam, quem os apoia, Veja/IstoÉ (Carta Capital) são revistas que defendem comunistas, os ditos “Centristas” não passam de “ESQUERDISTAS ENVERGONHADOS”, até mesmo Álvaro Dias (EX-PSDB) é centrista agora ! Ontem por acaso assisti na “FakeNews” (GloboNews) Willian Waack entrevistando Pondé e outros dois que não me lembro agora, mas os 03 entrevistados estão alinhados numa frente com a Veja para defender a tese de uma candidato de “CENTRO”, a decepção foi Pondé passar estes anos se dizendo de “direita”, sendo que na verdade é apenas mais um indivíduo do sistema globalista esquerdista! A cartada CENTRISTA” sendo “desmascarada” para o Brasil em tempo REAL, resumindo, CENTRO é apenas mais uma das facetas da ESQUERDA!

    1. Participaram o comunista REI da ética
      Afonso Romano e o tradutor igualmente
      bolchevique ,um obscuro que é o tradutor
      das Obras de um doente , o corcunda
      Antonio Gramsci.

    2. Exato! Não querem ficar na esquerda porque sabem que a esquerda já deu. Então inventaram esse tal “centrão”. Mas não enganam ninguém!

  11. A quem interessa, de modo tendencioso e maldoso, o confronto Lulladrão x BolsoMito, a esta altura do campeonato???
    O primeiro um corrupto condenado e sentenciado à prisão.
    O segundo um brasileiro patriota sem máculas no currículo!!!

  12. Se essa turma citada aí no artigo resolver formar uma “frente de centro”, já tenho um símbolo a sugerir para ela: Uma almofada.

  13. Antagonistas vocês tem que parar de comparar e até fixar o nome do Bolsonaro com o de um bandido. Sei que vocês são PSDBistas partido de bandidos de colarinho branco. Essas comparações só favorecem o Bolsonaro e ele não precisa disso, pois a grande massa de cidadãos-contribuintes-eleitores já abriram os olhos e vai ser Bolsonaro no 1º turno. KKKK, chorem viuvas do Aécio corrupto.

  14. A eleição para a prefeitura do Rio deveria servir de lição numa hora tão importante quanto a atual. O centro político se dividiu em pelo menos quatro candidaturas. Com isso, os extremos, representados pelo vencedor, Marcelo Crivella, do PRB, e por Marcelo Freixo, do PSOL, passaram para o segundo turno.
    .
    Caso Pedro Paulo, do PMDB, e Carlos Osório, do PSDB, tivessem se unido, eles poderiam ter chegado a cerca de 25% dos votos, cerca de sete pontos porcentuais acima de Freixo. Dispu.tariam o segundo turno com Crivella com chances totais de vitória. Como não construíram o consenso, ficaram no meio do caminho.

    1. Tem toda razão, João Domingos. Com tantos candidatos do centro, os votos serão pulverizado e todos perderão. Falta bom senso aos candidatos.

  15. Colocar João Dória, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Luciano Huck, no centro do espectro político significa desconhecimento ou desinformação. Como aqui, o mais inocente monta relógio em baixo d’água com luva de boques, fico com a segunda opção.

  16. No fundo, a mídia busca a polarização Lula-Bolsonaro para justificar a opção no “outsider” (mas nem tanto) candidato marionete da Globo.

    1. O outsiders ou o centrista, acreditam que um dos dois desidrate, em especial o Bolsonaro. Sabem q sem Lula no pariu os votos dele se dividem e Bolsonaro ganga mais evidência.

    2. Faz tempo que estão nessa de jogar Bolsonaro para o extremo para venderem um candidato “moderado”, que resumindo, será o mesmo songa monga de sempre que não vai peitar os problemas sérios do Brasil – principalmente de segurança pública. Politicamente correto, alinhado com “direito dos manos”, enfim, um esquerdista de sempre.

  17. essa pesquisa sobre lula em primeiro lugar é falsa , é ENCOMENDADA-ele é rejeitado no mesmo nivel do serra ladrão 45 por cento de rejeição

  18. Só Bolsonaro que é diferente. O resto é o mesmo discursinho socialista mentiroso de mais de 50 anos! Desta vez o povo quer mudança para valer.

    1. Diferente do quê? Um sujeito que está há 30 anos na política, é ou foi aliado de Eduardo Cunha na Câmara e de Garotinho no Rio, já votou em Lula e Ciro, ajudou a eleger os filhos e a ex-mulher em cargos políticos é diferente no quê? Defina “diferente”, por favor!

  19. Pelo visto, os ANTAGONISTAS são apologistas a candidatura do criminoso LULA.
    Mais também para que fazer apologia a prisão de um criminoso livre, que é cansativa, desgastante e quiçá anti-econômica para tantos interesses inconfessáveis e parceiras do criminoso!

  20. É muita discussão para nada. Lula é condenado na Justiça e não poderá concorrer. Bolsonaro é réu no STF por apologia ao estupro e, caso não seja absolvido e permaneça réu até agosto não poderá concorrer.
    O cenário mudará radicalmente.

  21. Interessante é observar que vocês omitem o nome de Ciro Gomes, tentam escondê-lo. Ciro supera o Alckmin nas pesquisas, mas ninguém toca no nome dele. E Ciro é um candidato forte para se identificar com o centro. No fundo, é o candidato mais temido pelos plutocratas que dominam o Brasil. É o cara que realmente sabe onde a andorinha dorme e tem projeto para o país.

    1. Você só pode estar de gozação. Esse troglodita do Ciro Gomes não passa de um Lula sem o carisma. Não seja ridículo.

    2. Caio, sua piada não tem fundamento algum! Ciro já foi governador, prefeito e Ministro da Fazenda. Ajudou na implantação do plano real que debelou a inflação. Não tem um dia de déficit e suas atitudes lá atrás ajudam até hoje, pois o Ceará é o Estado mais equilibrado fiscalmente.

    3. Sim concerteza. Ceará é um “oasis” no Brasil.
      Lula e Bolsonaro são péssimos, mas Ciro Gomes?
      Voto no Levir Fidelix e vou embora!

    4. Projeto (?!)
      Esse meliante vai “desfazer todas as privatizações”…
      Esse contraventor é um nacionalista xenófobo e bobão!!!
      E mais, é LADRÃO de carteirinha…!!!

    5. Ciro já foi ministro da fazenda, governador e prefeito. Não tem um dia de déficit e participou da implantação do plano real que afastou a inflação. Suas atitudes fiscalmente responsáveis ajudaram a transformar o Ceará no Estado com melhor desempenho nas contas públicas. Qual é sua crítica mesmo, Caio?

    6. Ciro não é contra as privatizações em si. Ele foi favorável, por exemplo, à privatização da vale e das telecomunicações. Criticou a forma como foi feita pelo FHC, não a privatização em si. O que ele diz que vai tomar de volta são as entregas feitas pelo temerário. E tem que tomar mesmo! Temer tá entregando o patrimônio brasileiro para outras nações. Entregando com preço baixíssimo! Ah, Ciro ainda diz que fará isso mediante INDENIZAÇÃO!

    7. Balas para recepcionar a PF?! Caio tá apelando. Homem, faça uma crítica construtiva! Você sabe muito bem em qual contexto Ciro falou que receberia a turma do moro à bala. Ciro falou em se tratando de um arbítrio promovido pelo Juiz. O contexto era a condução coercitiva ilegal de um blogueiro. O próprio Moro reconheceu o excesso. E se esse jornalista fosse o Bonner? O que a imprensa estaria falando?

    8. Eu ainda acho o Fidelix menos desbocado que o Ciro. Esse Ciro é tão bom de Labia que parece até ele nos comentários. Depois dessa vou comprar umas balinhas Juquinha em homenagem ao coronel de Sobral.

    9. CHEGA de “CORONÉIS !!!” no Brasil.
      =====
      Esse é só mais um que não teve nada, nadinha à ver com o Plano Real mas continua faturando a FAKE-NEWS…
      =====
      “- BASTA de CORONÉLADAS !!!”
      =====
      ESSE CARA TEM STATUS É DE SER UM…UMMM…uummm…como é que se chama mesmo quando entrou pela porta apenas para favorecer e escancarar para a família…!??…
      Patrimonialista ? não. Cumpadrio ? não. ah!, lembrei:
      N-E-P-O-T-I-S-T-A !!!
      =
      pratica o NEPOTISMO !!!

    10. Rapaz, fico tentando entender o motivo pelo qual muitos acusam Ciro Gomes de ser coronelista. O sujeito não tem uma rádio, não tem uma TV, não tem uma empresa, seus filhos não são políticos, não aceitou pensão estatal por ser ex-governador, tem mais de 35 anos de vida pública e nunca respondeu por corrupção, investiu em educação fazendo com que o Ceará tenha bons índices educacionais. Ah, recentemente, no programa roda viva, o empresário liberal Flávio Rocha, quando perguntado se conhecia alguma exemplo de qualidade na administração pública, citou a qualidade da educação na cidade de SOBRAL. Foi uma tapa na cara do Augusto Nunes que diz que Sobral é curral eleitoral do Ciro.

      Ciro, o grande, também afirma com muita propriedade que o coronelismo é uma prática equivocada. Portanto, CIRO É EXATAMENTE O OPOSTO DA PRÁTICA CORONELISTA! Vejam este vídeo de 1991: https://www.youtube.com/watch?v=GvZECWev53I

    11. Brasileiro é maluco mesmo, deveria ser estudado.
      Séc. 21 e tem gente defendendo “Coroné”, que fala abertamente em fugir com bandido e atirar na polícia. Cirete, pega as idéias do teu padrinho e enfia no rhabo. AHAHAHAHAHAHAHA

    12. Essa é a única expectativa e saída para o meliante Ciro Gomes:
      “Juntar os 36% de intenções de voto de Lula mais os 5%-10% de Ciro (ou potencialmente até mais, tendo em vista que ainda estamos a cerca de um ano das eleições), dá para selar a definição da eleição presidencial de 2018 já no primeiro turno”
      Mas o Brasil não vota mais em CONTRAVENTORES!!!

    13. “Ciro, o grande, também afirma com muita propriedade que o coronelismo é uma prática equivocada”
      =
      Sinto muito, porém minha visão é a de que você pode afirmar que
      “o Ziro saiu do Coronel mas o CORONÉ NÃO SAIU do ZIRO !”

  22. Já postei vou repetir. Só tem potencial para ganhar a eleição Lula ou Bolsonaro. Ou é um ou é outro. E não tem mídia que de jeito. Esse Papinho de recuperação da economia não cola. O país tá é indo para o fundo do poço.

  23. Ao invés de uma obcessão pela PRISÃO DO LULA, os Antagonistas estão obcecados é com a candidatura dele, um criminoso condenado!
    Não seria esta “OBCESSÃO” uma escancarada “APOLOGIA AO CRIME”??????

  24. – O conselheiro de Jair Bolsonaro, é formado em direito em 2015 pela CEUB:
    https://br.linkedin.com/in/adolfo-sachsida-301266105/

    1. Não fala b.osta cara. “O CONSELHEIRO” DE BOLSONARO, é muito mais experiente do que vc o reduziu: “Doutor em Economia, e advogado com atuação na área de direito tributário. É autor de vários livros e artigos técnicos sobre política econômica, política monetária, política fiscal, avaliação de políticas públicas, e tributação. Também foi professor em diversas universidades brasileiras e, no exterior, foi professor de economia da Universidade do Texas nos Estados Unidos. É autor dos livros: “Fatores Determinantes da Riqueza de um Nação”, “Considerações Econômicas, Sociais e Morais sobre a Tributação”, e “A Crise de 2007-09: Uma Explicação Liberal”.

  25. Digo mais. Boa pra quem tentar mudar o Brasil e querer vencer o pt discutindo só economia e micando nos demais assuntos, que são muito mais numerosos e problemáticos para a nossa realidade. Todos aqueles vidrados só por esse tema, geralmente são uma negação, em proporção aí sim real e muito maior, em temas como geopolítica estratégica e internacional, contra-revolução cultural/ética/moral/ideológica/educacional contra a esquerda, e não conhecem os potenciais turísticos, minerais, e humanos do Brasil. O negócio e contar dinheiro e pronto. Quero ver é Bolsonaro rir nos debates, enquanto os outros se acusam por causa de escândalos de corrupções, ou por terem estados juntos em chapas passadas, enquanto ele espera a sua vez, como sempre foi no congresso, pra falar diretamente com o eleitor/apoiador, sem filtro e falas decoradas de marqueteiros pagos com cifras multi-milionárias. No mais, o esforço pra querer diferenciar algum partido do establishment, seja ele pt, pp, psdb, pmdb, psb, pps, rede, pcdob, psol, e todos esses “pês”, é inútil. Enéas já dizia, é “falsa a briga entre eles”. Diferente entre todos os presidenciáveis lançados e os que serão? Só Jair Bolsonaro.

    1. Façam chegar ao Time do Bolsonaro que ele precisa armar um dispositivo de bloqueio de ponto nos debates. Nenhum adversario pode ter ajuda online, como é comum. Todos os energumenos que participam desses debates usam ponto no ouvido para serem soprados dos temas que devem receber. Jogo limpo inclusive no debate!!

  26. Não sei porque colocam Bolsonaro no “mesmo barco,” que Lula. Lula é um ladrão condenado, prestes à ser preso, roubou, acabou com a economia do país. A Revista Veja e a Revista Lixo É, também estão fazendo o mesmo, querem manter o status quo do stablishment vigente. Tem muitos podres nessa imprensa, se Bolsonaro for eleito, essa podridão e envolvimento com governos e políticos, virá à tona, e isso a mídia não quer de jeito nenhum, motivo pelo qual, atacam Bolsonaro de todas as maneiras possíveis, não é verdade Antagonistas??

  27. https://www.criticanacional.com.br/2017/10/30/antagonista-abandona-instituto-parana-e-divulga-pesquisa-de-ibope-datafolha/
    .
    .
    .
    Seguindo à risca o item D do excelente artigo do Paulo Eneas que desmascara vocês e toda mídia mainstream.

  28. https://www.criticanacional.com.br/2017/10/30/antagonista-abandona-instituto-parana-e-divulga-pesquisa-de-ibope-datafolha/
    .
    .
    .
    Seguindo à risca o item 6 do excelente artigo do Paulo Eneas que desmascara vocês e toda mídia mainstream.

  29. Veja as mordomias dos funcionários públicos que Bolsonaro quer manter:

    https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/07/23/interna_politica,885996/veja-quais-as-regalias-de-magistrados-membros-do-mp-tce-e-al.shtml

  30. O centro deve se concentrar em um único nome e Geraldo Alckmin é o nome certo para derrotar Lula e Bolsonaro.

  31. Vocês estão caindo na reincidente ilusão de que a Folha e DataFalha são Honestos em suas Análises e Pesquisas Eleitorais: CUIDADO PARA a CORREIA de TRANSMISSÃO.
    =
    DOMINGO TEM MUITO MAIS do que as FAKE-NEWS da FOLHA do PT…

Os comentários para essa notícia foram encerrados.