CGU: Aparelhamento político, incompetência e queda nos serviços destruíram Correios

Auditoria de contas da CGU nos Correios, obtida por O Antagonista, mostra que a estatal está em frangalhos em consequência de gestões pouco profissionais – inclusive a atual. Só a folha de pagamento da empresa consome R$ 12 bilhões por ano.

“As conclusões apontaram, pelo quarto ano consecutivo, a crescente redução da capacidade de pagamento no longo prazo (liquidez), aumento do endividamento e da dependência de capitais de terceiros e, principalmente, a diminuição drástica de sua rentabilidade”, anota João Carlos Figueiredo Cardoso, diretor de auditoria de estatais da CGU.

Segundo ele, os gastos com pessoal no último ano auditado (2016) já representavam 50% das despesas totais da ECT, atingindo a espantosa cifra de R$ 12 bilhões.

Medidas supostamente adotadas para reverter esse quadro “não alcançaram as metas de redução almejada”, especialmente após a “flexibilização dos requisitos mínimos para acesso às funções”.

“Além de constituir irregularidade aos requisitos formais de acesso aos cargos diretivos e todos os demais efeitos nocivos, como o aparelhamento da empresa, incompetência, decisões inadequadas, queda na qualidade dos serviços, foi um fator relevante na deterioração da saúde financeira dos Correios.”

 

 

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 56 comentários
  1. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, IDEM.
    PETROBRAS, RECEITA FEDERAL, IBGE, AGÊNCIAS REGULADORAS, ELETROBRAS, PODER JUDICIÁRIO… ONDE TEM CONCURSADO TEM APARELHAMENTO, INCOMPETÊNCIA, CORRUPÇÃO. RAÇA MALDITA!!!!

  2. .
    É de se perguntar – Porque só agora CGU vem apontar culpados ?

    CGU, TCU, TCE´s, MPF, Corregedorias – todos estes órgão estão repletos de MARAJÁS e custam uma FORTUNA para a sociedade. Nenhum deles foi capaz de IMPEDIR que esta roubalheira toda fosse praticada. Estes MARAJÁS deveriam ser submetidos a índices de PRODUTIVIDADE e serem DEMITIDOS em casos de OMISSÃO e CONIVÊNCIA com maracutaias.

    A cada 4 anos politico tem que se submeter a uma eleição. Esses MARAJÁS, uma vez aprovados, passam o resto da vida como uma casta de sanguessugas.
    .

  3. Fora o fato de que uma encomenda chega em 10 dias da China e fica 2 meses na “unidade de tratamento internacional”…. Nome bonito do lugar onde funcionários decidem se vale a pena roubar seu pacote.

  4. Eu até entendo que falem sobre privatizar os correios ,devido aos constantes prejuízos ,mas os correios só tem monopólio sobre cartas e telegramas ,quer encomenda rápida e a um preço justo basta escolher qualquer outra ,só te garanto que não será mais baixo que os correios ,que por ser estatal tem que ficar regrando os aumentos ,além de cumprir seu papel social ,ou vcs acham que caso as tarifas funcionem igual nas empresas privadas ,vcs pagaram pouco pra qualquer encomenda fora das grandes capitais

    1. Desculpa Marcus Moura,mas em primeiro lugar os Correios não paga imposto de nada, ou seja, para nenhum serviço e cobrado imposto do Correios. Aí fica fácil, enquanto as outras empresas privadas pagam impostos o Correios não paga nada. Aí fica fácil, ter preços mais baixos. Outra essa conversa de papel social é balela.

  5. Correios já tá na hora de vocês fecharem ou trabalharem melhor.aqui em campinas SP ja foram 5 meses de atraso das correspondências obs o carnê do IPTU veio em dia no natal vieram para as boas festas mas agora sumiram e as contas estão sendo pagas com atraso obrigado Brasil de M

    1. Para vai! Se vc está aqui na internet esse seu comentário perde qualquer sentido. Se não paga e porque não quer ou tá usando muleta da falta do boleto pra dar calote.

  6. Correios era sinônimo de excelência antes da era PT……
    E não dá outra…onde entra PT….é perda total garantida!!!!!
    Só roubalheira pra compensar todos os anos que o mestre ladrão deles ficou sem se eleger.
    Foram com toda sede aos potes…e os potes agora estão vazios e quebrados…….

  7. Até o PT chegar e destruir tudo, acbar com o galinheiro, é preciso entender que antes era o PMDB e PSDB cuidando do galinheiro sugando boa parte desses recursos embora mantivesse o galinheiro.

    1. A diferença entre o PT e os demais partidos é que estes, como carrapatos, sugavam a vaca mas a mantinha viva para continuarem sugando enquanto o PT matou todas as vacas.

  8. Quando o Brasil elegeu por quatro mandatos, por fraude o não, um ANALFABETO, INCOMPETENTE E LADRÃO, selou o destino desta sofrida nação. disse:

    Quando o Brasil elegeu por quatro mandatos, por fraude o não, um ANALFABETO, INCOMPETENTE E LADRÃO, selou o destino desta
    sofrida nação.

    Hoje temos um país destruído, as estatais todas quebradas, fundos de pensão falidos por roubo e incompetência. NINGUÉM VAI PODER DUVIDAR DE QUE LULLA E O PT DEIXARAM SUA MARCA.

  9. Darei 3 sugestões para resolver o problema dos correios, e garanto que corrijo os gastos em 35%.
    1ª-Reduzir os cargos comissionados !
    2ª-Acabar o serviço de frete gratuito para as empresas da China como ex: Aliexpress.
    3ª-Reduzir o volume de galpões e estruturas locadas de políticos a custos astronômicos.
    Aqui na grande Florianópolis é uma vergonha, e estrutura dos correios para tudo que é lado, tudo alugado, bem parecido como era o BB, que tem melhorado !

    1. Filho, larga desse osso! Estatal boa é estatal privatizada! Onde tem funcionário público, tem improdutividade, inércia e muita corrupção!
      Até os pais dos funcionários dos Correios têm o plano de saúde pago pelos contribuintes brasileiros! Estatal não tem como dar certo no Brasil, porque o brasileiro na sua grande maioria é um povo malandro, sempre disposto a levar alguma vantagem em troca de uma grana ou favor!

  10. Para a empresa que era considerada a melhor estatal do país é derrocada total! Todos tem na mente a primeira foto de um funcionário pegando em pacotinho com três mil reais, logo após a quadrilha do luladrão assumir o “puder”. A partir daí foi devidamente aparelhado e saqueado pelos bandidos “cumpanheros”, assim como em todas outras estatais. Como não bastasse roubar só o dia a dia, limparam também os fundos de pensão, dilapidaram um patrimônio de bilhões dos fundos de pensão do BB, Petrobrás, Eletrobras e outros, comprando papéis e ações de empresas amigas (dos bandidos, claro) que eram de fachada ou quebradas. Até agora estão impunes e passa da hora de começarem a prender os canalhas, principalmente da CUT, a quem deram cargos de administradores do patrimônio dos funcionários.

  11. Mandar uma carta sedex para uma localidade distante 100km custa o mesmo que o onibus cobra pra levar um pessoa. Este é o mau do monopolio e da empresa estatal. Os funcionarios tomam conta da empresa e todo o lucro vai para o bolso deles. Se der prejuízo, aumentam as tarifas.

  12. …destroem o BRASIL…!!!!
    LIMPEZA GERAL, ATÉ QUE TODOS OS CORRUPTOS SEJAM PRESOS…!!
    AGORA ENTENDI O PORQUÊ DOS GOVERNOS NÃO CONSTRUIREM PRESÍDIOS, TÁ EXPLICADO, VAI SER COMPLICADO ENCARCERAR TODOS ELES…!!!! RS

  13. O brasileiro está refém dos monopólios estatais. Paga a mais cara gasolina do mundo (ou mistura que se chama gasolina) para a monopolista petroleira estatal Petrobrás. Paga caro para um ruim serviço de postagem para o monopolista estatal Correios. Não é preciso apenas privatizar essas antiguidades, além de privatizá-las, é necessário abrir esses setores à concorrência (nacional e internacional). Chega dessa babozeira de que o “petróleo é nosso” ou que “o Correio é patrimônio nacional”. Essas instituições são, na verdade, do grupo político que as controlam no momento. Ao povo só restam o preço caro e os produtos/serviços ruins.

  14. .
    A queda da demanda de serviços é consequência da deterioração da qualidade dos serviços e, não o contrário.
    Está creditada na conta errada, portanto.
    Que importa?
    É preciso privatizar os Correios. E autorizar concorrentes.
    Porque o serviço é ruim e caro demais – inviabiliza atualmente a atividade dos pequenos empresários, que precisa de transportes de pequenos volumes por um preço adequado.
    Alguém falou em proibir a criação de estatais.
    Tomara que o projeto vá para frente. Num país cartorial e patrimonialista é preciso deste tipo de garantia…

  15. Estatal existe para que políticos possam roubar
    Foro privilegiado existe para que crimes prescrevam
    Políticos indicam juízes para tribunais superiores para em último caso sejam absolvidos ou peçam vistas aos processos ad eternum

    Ta tudo dominado..!!!!!!!!

  16. Não é nenhuma novidade que o aparelhamento petista das estatais resultou neste lixo. Correios, Petrobras, Infraero, Embrapa, etc…, etc e etc… O resultado: privatizações travestidas de concessões…

  17. “Tem que pensar 200 vezes antes de privatizar os Correios”
    Lamentavelmente o Brasil vai perder mais uma vez a chance de eleger alguém de acabe com o estado caixa de corrupção pra político. Ainda colocam esperanças em MITOS…

  18. Ontem passei pelo posto de distribuição dos Correios (não é agência!) na Rua Uruguai, Tijuca, Rio de Janeiro, e havia uma longa fila. Eram pessoas, assim me informaram, que vinham pegar faturas, pois por falta de carteiros não seriam entregues em tempo de efetuar o pagamento sem multa.
    Era o que faltava! Paga-se os serviços do Correio e a correspondência não é entregue!! Simples assim!! Mais um escândalo!

  19. Pergunta que nunca quer calar: POR QUE A CGU NUNCA VIU NADA NOS 13 ANOS DE ASSALTO AO PAÍS POR LULLA-LALAU E SEUS 40 MIL LADRÕES????????? POR QUUE???????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Os Correios é o exemplo clássico da estatal que andou para trás nos governos lulopetistas. Antes do PT uma carta simples levava 24-48h para ser entregue, de capital para capital. Hoje leva mais de 72h. Quem duvidar que faça o teste.

    1. Quem dirigia os Correios eram Sindicalistas do Lula e Dilma mas não posso negar que Temer e seu Loures faziam parte da quadrilha.

  21. Incompetência e ROUBO! Muito ROUBO!
    Como é que conseguem falir uma ESTATAL MONOPOLISTA de entregas de correspondências e mercadorias?
    SAQUEARAM TUDO! E o MPF, TCU, PF, IMPRENSA… não viram nada!