Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Chefe do Comando Sul dos EUA diz que militares brasileiros são apartidários e têm compromisso com Constituição

Almirante Craig Feller disse enxergar nas Forças Armadas do Brasil "a mesma visão de o que são forças armadas profissionais"
Chefe do Comando Sul dos EUA diz que militares brasileiros são apartidários e têm compromisso com Constituição
Reprodução/Cedê Silva/O Antagonista

O almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, disse nesta quinta (23) em Brasília que os militares brasileiros são apartidários e têm compromisso com a Constituição.

“Viemos [ao Brasil] falar sobre nosso relação profissional. Uma das coisas que tenho apreciado em estar nas Forças Armadas dos EUA, e um dos motivos para eu ter ficado tanto tempo, é porque somos apolíticos. Fazemos um juramento à Constituição e [de] lealdade à mesma. E quando encontro, e tenho me encontrado com minhas contrapartes brasileiras nos últimos três anos – e antes – acredito que eles compartilham dessa mesma visão de o que são forças armadas profissionais. Então eu não venho falar de política e nem levanto o assunto em nenhuma das minhas conversas”, disse o almirante, em coletiva de imprensa em um hotel na capital.

Como parte de seu trabalho, Faller faz várias visitas aos países das Américas, e esta será a última – ele se aposenta em outubro, após 38 anos de serviço na Marinha. Ele sera substituído pela general Laura Richardson, do Exército americano.

Perguntado novamente sobre o tema, o almirante respondeu: “O propósito de forças armadas é apoiar e defender a Constituição, e é em nome disse que fazemos um juramento (…) Uma das coisas pelas quais tenho respeito absoluto em estar nas Forças Armadas há 38 anos é nossa natureza apolítica”.

Leia mais:

Exército arquiva procedimento disciplinar contra Pazuello

Braga Netto: “Não houve ameaça”

Almirante dos EUA: tornar-se parceiro da Otan só depende do Brasil

Embaixador dos EUA diz que Brasil é “super democrático”

Mais notícias
TOPO