Chegada do crack à Rocinha preocupa moradores

O maior temor dos moradores da Rocinha atualmente é o surgimento de uma grande cracolândia no morro onde traficantes já vendem R$ 10 milhões em drogas por mês, registra O Globo.

“Para os moradores, o crack é um perigo porque leva para as bocas de fumo e para o entorno delas dependentes químicos devastados. Para os bandidos, ele pode ‘quebrar a firma’ de um dos mais movimentados ponto de varejo de drogas na Zona Sul [do Rio de Janeiro], frequentado por uma clientela de alto poder aquisitivo. Uma cracolândia pode espantar a freguesia, não só externa, como a de usuários domésticos.”

O alerto foi aceso em 18 de setembro, quando o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar apreendeu na favela, entre tabletes de maconha, 120 embalagens de crack.

O delegado titular da 11ª DP (Rocinha), Antônio Ricardo Lima Nunes, ficou surpreso:

“Interroguei Alberto Ribeiro Sant’anna, o Cachorrão (braço-direito de Rogério 157 preso em novembro deste ano) e o próprio Rogério 157 (preso nesta semana), e perguntei se eles venderiam crack na Rocinha. Eles falaram que não. No entanto, a conclusão do laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) de que as pedras apreendidas são realmente crack nos deixa bastante preocupados. Ainda estamos investigando. Isso é realmente novo para nós.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Isso é inaceitável! disse:

    Nossa, isso é preocupante! Imaginem a tranquilidade, o prazer e a situação de normalidade vivenciada pelos moradores, dezenas de milhares residindo em construções que desrespeitam as mínimas normas de edificação, arruamento, ambientais etc. e que convivem pacificamente com donos do morro circulando "apenas" com carros e motos roubadas, fuzis, pistolas, metralhadores e granadas em porte ostensivo, que já possuem um avançado sistema de Justiça (tiros nas palmas das mãos, microondas, surras com perna de três etc.), além de contarem com o abastecimento rotineiro de víveres e de bens de consumo através de cargas roubadas, terem de conviver com crackudos... Isso é inaceitável!

Ler comentários
  1. JBOFigueiredo disse:

    Se não der para remover a Favela - como feito nas Favelas Pinto ou Catacumba - ou qq saída a la São Paulo - Favela Aguas Espraiadas etc - o que acham de cercar com muros e eles que se resolvam lá dentro. Favela é problema e não solução.

  2. Mendes André disse:

    ISSO QUE É MATAR,COM O PRÓPRIO VENENO. POBRE BRASIL,Á DESTRUIR SUA SOCIEDADE COM INÉRCIA. VIRAMOS UM TROPA DE ELITE REAL E COM BLÁ,BLÁ,BLÁ ?

  3. Judith Lemos disse:

    É preciso que esses dependentes químicos sejam tratados e considerados lixo. A sociedade tem cupa nisso e esse governo golpista mais ainda. Depois do golpe, milhões ficaram desempregados e caíram no vício. Aqueles que bateram panela nas ruas tem culpa em toda essa situação e dever ser responsabilizados. Uma parte do imposto de renda deveria ser usada no tratamento desses dependentes químicos, pois só assim a sociedade estaria indenizando as vítimas que ela mesma faz.

    1. "De novo andam copiando meu nome e escrevendo coisas absurdas, como esse comentário acima. " . Absurdas? Se você não dissesse que não foi você quem disse, ninguém ia perceber. Virar objeto de piada nesta seção de comentários é o preço a se pagar por ser uma completa idiota.

    2. De novo andam copiando meu nome e escrevendo coisas absurdas, como esse comentário acima. Repito, não vão conseguir me afastar daqui!

  4. REALISTA disse:

    Essa empresa GROBO não preta mesmo: Quer dizer que a gerencia anterior do trafego no pedaço e que está presa longe do RJ era melhor ! Distinguem drogas de drogas ! Não existe lugar bom pra vitimas da droga, o melhor lugar pra vitima da droga é DENTRO DA CASA DO TRAFICANTE , DENTRO DA BOCA, DENTRO DO ESCRITÓRIO DO TRAFICANTE, DO POLÍTICO, DO GOVERNADOR, DO PRESIDENTE ou no HOSPITAL EM TRATAMENTO ! MAS QUANDO O DORIA QUIS FAZER ISSO EM SÃO PAULO, A MESMA GROBO FEZ A MAIOR CAMPANHA CONTRA ! VAGABUNDOS ! FDP ! FORA DO BRASIL !

  5. Pedro disse:

    Em São Paulo vivemos entre cracolandias espalhadas pela cidade. Tenebroso passar sem querer por uma delas pois os zumbis se jogam em cima dos carros. Nenhum filme de terror retrata tamanho pesadelo. E ainda tem quem defende a liberação associando drogas com "liberdade". Liberdade pra quem, cara pálida? Não existe escravidão maior.

  6. Rai disse:

    Fácil de resolver - manda todos os vermelhos de todos os partidos que defendem a liberação das drogas levarem 2 ou 3 cracudos pra casa para conviver com sua família. Afinal, onde fica a liberdade do cracudo de escolher se drogar e a liberdade do traficante de vender sua droga? Imaginem um Brasil inteiro virando uma gigantesca cracolandia!!

  7. Povo Sem Cachimbo disse:

    A franquia não está funcionando? Estão vendendo produtos sem selo de qualidade? Isso realmente é preocupante... Onde isso irá parar? rs

  8. Evandro disse:

    Pois olha só! Os cariocas universitários, professores, advogados, vereadores, empresários, juízes, cobradores, policiais, motoristas, barmans, massagistas, funcionários públicos, enfim, os cariocas contribuem com 10 milhões por mês para manutenção do tráfico na Rocinha. Muito bem! Se forem assaltados ou se matarem alguém da família fume "unzinho" pra aliviar.

    1. exatamente, os “sócios” da criminalidade são muitos vítimas de verdade são poucos

  9. FIM DOS BAILES FUNKS JÁ disse:

    Os bailes funks são um antro de drogadição e prostituição, muitos jovens iniciam o seu consumo de drogas nesses locais. Além disso, muitas meninas ficam grávidas nesses lugares e muitas vezes não sabem nem quem é o pai. Por isso eu sou a favor da proibição dos bailes funks em todo o Brasil.

  10. Ninguém segura este país! disse:

    Dá pra acreditar numa coisa dessas? O perigo para os moradores não é da droga em si, é de outros fatores associados ao consumo de droga, como "espanto de clientela". Jeez-a.

  11. Entregar traficantes é a solução. disse:

    Agora os moradores , quem sabe, colaboram com a policia, por sentirem na pela o que sentimos há anos ! VAMOS COLABORAR COM A JUSTIÇA E ENTREGAR ESSES TRAFICANTES PESSOAL !

  12. BORA LÁ DIREITOS HUMANOS! disse:

    Sobe o morro pra defender drogado em crack! O próprio tráfico sabe que estraga o "negócio" e vai colocá-los para baixo à força, ou para cima nos micro-ondas. Vocês não são contra tratamento impositivo a quem não responde por si mesmo? Vão fazer o quê agora? Vão lá enfrentar os traficantes! VÃO LÁ ESQUERDISTAS COVARDES! Quero assistir de camarote!

  13. Fred SP disse:

    Viciado com dinheiro consome no comérico da Rocinha, já os cracudos, só zombies! Este povo da Rocinha é uma cambada de fdp, querem só se dar bem às custas dos outros. VSF!

  14. PT/PSDB, duas faces do mesmo bolívar. disse:

    São Paulo sabe bem o que é o crack! Um drama. A Cracolândia piorou e ficou fora do controle com a eleição do petista Haddad e sua política de redução de danos equivocada. Nessa época o numero de usuários mais que dobrou. Foi horrível ver mulheres devastadas pela droga, com crianças de colo em condições degradantes: fome e frio. O Doria ao assumir (e eu critico ele em muitos aspectos) num ato de coragem aprovou leis para facilitar o tratamento e otimizou acesso a uma política de proteção e acolhimento. Teve total apoio da população. Isso seria impossível no Rio devido a mentalidade de esquerda dos cariocas e simpatia por populistas. Os fatos falam por si: elegeram Brizola; Lula e Dilma tiveram votos decisivos nessa cidade e por aí vai. Não por acaso o Rio é hoje uma Venezuela.

  15. Rei da Rocinha disse:

    Ah,os moradores da rocinha so querem viciados ricos da zona sul. Craqueiros he ruim para o negocio .Eles devem ir reclamar para o ministro comunista da defesa,aquele q gosta dus manus....Tem q manter isso,viu.general Mourao para governador daquela zona,o RJ.

  16. B Coimbra disse:

    Os moradores da Rocinha deixaram o tráfico rolar por anos, tanto pq nao havia resposta das forcas de seguranca como tb os chefes propiciam servicos sociais e utilidades (luz de gato, cabo, botijao de gás ...). Agora, a coisa cresceu tanto q tá difícil de resolver.

  17. Sigmund disse:

    Usuário deveria ser preso, julgado, condenado e cumprir pena. Simples. Nova Iorque era um enorme cracolândia e só acabou quando começaram a enquadrar os usuários. Essa conversa mole de que usuário é "doente" é plataforma eleitoral do PSOL, para angariar votos dos drogados.

    1. Sigmund, suas ideias sobre Nova Iorque são baseadas em mitos; a realidade foi o contrário exato disso. A polícia em geral não incomodava o usuário. Aliás, em Nova Iorque, ao contrário do resto dos EUA, não houve aumento de prisões, mas uma diminuição. Por favor, peço-lhe que leia o seguinte artigo sobre a "limpeza" de Nova Iorque, é bem explicativo: https://www.salon.com/2011/11/19/what_really_cleaned_up_new_york/

  18. fim disse:

    Recentemente nossa família enterrou um rapaz jovem de 32 anos depois de uma longa luta contra a cocaína e a maconha. Isso não é vida, é o inferno para o adicto e para sua família. Há milhares de outras famílias devastadas pela mesma dor. Ainda assim parece que ninguém mais discute esse problema gravíssimo, isso quando não o louvam.

  19. Antonio disse:

    Que absurdo! Isso é preconceito 'das zelites', Lula quando voltar vai acabar com isso, crackudos da periferia terão os mesmos direitos que a elite branca capitalista da zona sul. Só Lula pra botar ordem nessa zona.

  20. KNIGHT disse:

    'E 6 acham q políticos e a rede nefasta globo vai perde a chance de faturar mais?'

  21. agata disse:

    O CRACK VAI ENTRAR SIM. QUANTO MAIS A POLÍCIA APERTAR O CERCO AOS TRAFICANTES MAIS ABRE ESPAÇO PARA ESTE COMÉRCIO "MIÚDO" DE SUBPRODUTO. FIM DE LINHA.

  22. FBI disse:

    Puxa vida, mas que concorrência desleal para os "empreendedores" da Rocinha. Realmente um desequilíbrio econômico injusto. O Rio representa muito bem a latrina surreal que é o Brasil. Emblemático.

  23. Maria MG disse:

    Pois é, gente, como já comentaram aí pra baixo, quem vai pagar despesa de tratamento, aposentadoria por invalidez, licença-saúde, despesas hospitalares de acidentes de carro e moto e tudo o mais que os viciados provocam, somos nós, cidadãos de bem. Sim, nós que labutamos dia a dia para vivermos com dignidade, ainda teremos nossos impostos, além de roubados pela classe política, usados para um fim que, em vez de ser humanitário, é inútil! Isso sem contar o perigo enorme de criarmos nossos filhos e netos num ambiente hostil e destruído! E ainda tem gente sem noção que fala em debate sobre o uso recreativo de drogas. Uma das piores drogas já corre livre e solta, que é a bebida, essa invenção do diabo! Ô, meu Deus, comé que faz?

  24. doctor disse:

    'Crack é uma droga feita a partir de cocaína com bicarbonato de sódio. É a cocaína impura, mais barata e geralmente fumada. Seu nome vem do verbo em inglês "to crack", quebrar. A fumaça produzida pela queima da pedra (cristais) de crack é absorvida pelos pulmões e chega ao sistema nervoso central em dez segundos, sendo que o efeito de euforia dura somente de 3 a 10 minutos. A droga causa intensa dependência química ao usuário, obrigando-o ao uso compulsivo de várias pedras por dia. Seis vezes mais potente que a cocaína, o crack tem ação devastadora, provocando lesões cerebrais irreversíveis e aumentando o risco de AVC's e infartos(...).' {Crack - Efeitos e Consequências, site: www.indicedesaude.com, 2017}

  25. Barrosão a favor das drogas disse:

    O Ministro do STF Luís Roberto Barroso defende a legalização de todas as drogas, o que obviamente inclui o crack! Essa gente não dá ponto sem nó!

    1. Barroso é um militante, que não se conforma com o seu papel de ministro e com os limites que lhe são impostos pela Constituição. Ele quer ser legislador e vende suas idéias como se fossem um novo modelo do pensamento “progressista”. Ele acha que seu papel no STF é rasgar as leis que não estão a seu gosto. Mesmo que exista um Congresso para legislar, por pior que ele seja. Barroso é adepto do liberou-geral para todas as drogas (imaginem...) e tem uma sugestão brilhante para a superlotação das penitenciárias: soltar os bandidos! E a população que se dane. Ele acha que o Brasil é o Posto 9, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, onde o pecado não existe…

  26. Claudio G. de Oliveira disse:

    Alguns acham que droga é só uma questão individual, e se o sujeito resolve cheirar uma carreira ou acender um cachimbo, não nos deve satisfações. É mesmo? Agora eu pergunto: por que nós, contribuintes, que não consumimos drogas, que nos dedicamos ao trabalho honesto, ao estudo, que damos duro para educar nossos filhos e para tentarmos melhorar de vida, devemos arcar com os custos das escolhas dos que decidiram exagerar na dose? SERIAM ELES SERES PLENOS DE DIREITO QUANDO BUSCAM O SEU PRAZER INDIVIDUAL, MAS APENAS “VÍTIMAS” QUANDO A DROGA DESTRÓI SUAS VIDAS? Tem cabimento isso? Se a saúde pública hoje no Brasil já é um caos, imaginem como ficaria com uma descriminação ampla das drogas. O Brasil precisa é de saúde, educação, trabalho, economia forte, segurança e não de (mais) drogas...

  27. opɹɐnpǝ disse:

    Não é para ficar preocupado não, levem as cracolândias para perto desse mafiosos levem todos para lá, Isso é um meio de combate bastante eficaz ...

  28. LULA NA CADEIA disse:

    A Unica coisa que quero é minha liberdade de usar uma 9 MM na cintura e mandar BALA NA CARA DE DROGADO E TRAFICANTE, e Terrorista do MST BOLSONARO 2018

  29. Luizs disse:

    Duvido que os traficantes deixem instalar uma cracolândia na Rocinha. Existe cracolândia em São Paulo, porque a polícia não pode sair atirando nos cracudos, o que certamente não será problema por lá.

  30. JARARACUÇÚ disse:

    Envenenem esse lixo que já para o consumo.

  31. Afonso disse:

    Quem resolverá o impasse serão os chefes dos morros. O Estado não manda nada!

  32. Arthur disse:

    O Rogério 157 é realmente o chefão local ou um boi de piranha? Ele não sabia deste tráfico paralelo?

  33. Arthur disse:

    Um dos trunfos do narcotráfico é exatamente o auxilio coagido e também interesseiro dos moradores da favela ou comunidade (termo criado pela esquerda para dar um sentido de um local isolado do resto da cidade, povo...) Os problemas sociais decorrentes das drogas começam a manifestarem-se na distribuição e agora? Antevejo políticos baseados em ``especialistas´´ jogando a culpa na nossa cara e cobrando da sociedade a responsabilidade.

  34. MULHER X disse:

    SE ISSO É VERDADE"no morro onde traficantes já vendem R$ 10 milhões em drogas por mês, registra O Globo." QUEM LUCRA PQ 157 NAO ESTAVA BILONÁRIO,S E ELE ERA O GERENTE QUEM É O DONO?Ç O INDIO DA BOLIVIA? SÓCIOS BRASILEIROS?

  35. VINGADOR disse:

    DEIXA VENDER, FORMEM-SE CRACOLANDIAS, NAÕ TEM QUE APRENDER NAO.QUERO VER ONDE A ELEITE CARIOCA, OS DESCOLADOS, A TURMA DO FORA TEMER VAI SE ABASTECER,................................................................................................................................... SERIA DELIVERY?????????????????????????????????????????????????????????????

  36. então tá disse:

    Ou seja, o "mercado" vai regular o crack. A Rocinha vai continuar sendo um paraíso para os consumidores de alto poder aquisitivo. Deixa como está para ver como fica... a gente confere daqui 10 anos, queridos.

    1. Daqui 10 anos, cada brasileiro do bem vai ter de adotar um viciado, dar-lhe comida, sombra e água fresca. Ao Governo caberia apenas aposentar-lhes. Ainda mais se tiver um outro PeTista no comando do Brasil. Quando esse tempo chegar, espero ainda estar vivo e saber que o Lula se escafedeu ainda em 2018.

  37. tolentino disse:

    Grande "novidade"... Desinformação, ineficiencia e fracasso dos perdedores de 64 que estão corrompendo e corrompidos. No Brasil da Globo, só importa a ideologia de gênero e a cruzada gay.