Cidade do RJ gasta 87% do orçamento com folha salarial

Levantamento do Ministério Público Estadual do Rio mostra que pelo menos um quinto dos municípios do estado –19 dos 92– não cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, relata o G1.

Essas prefeituras gastam com seus servidores mais do que o limite estabelecido pela LRF, que é de 54% do orçamento.

A recordista é Itaguaí, no sul do estado, onde o gasto com a folha salarial é de 86,9%. O prefeito, conhecido como Charlinho, editou dois decretos de “calamidade financeira” anulados pela Justiça –que apontou na sentença o descumprimento da LRF.

É um Rio de Janeiro que também está longe de ser maneiro.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. A Flávia detona o erudito Sr. Moro e Sr. Bretas: heróis brasileiros. disse:

    Flavia, você detona Sr Sérgio Moro e o erudito e nobre Sr. Bretas. Beleza. É seu direito. Mas você já pensou o tanto que esses 2 juizes falam um português com afinco. Tem alta cultura. São educados e não grotões e nem barangos ou bregas? Gostando ou não deles essa é a realidade. --- E observe o passado político ontem mesmo de Dilma: O jeito brega de falar e conversar. O maneirismo grosseiro. O inglês de Dilma hiper macarrônico e feio. Ou seja: Kitsch. O Lula com um estilão de ser baranguíssimo. Um caretão e cafonérrico. ° Não é o caso de Sr. Moro ou Sr. Bretas, certo? Flavia, ambos são eruditos!

Ler comentários
  1. Marcelo disse:

    É muito funcionário público vagabundoo para sustentar.

  2. TRISTEZA disse:

    A revista EXAME fez uma matéria sobre concursos públicos em 2018 com salários iniciais até R$ 28 mil reais, isso é um verdadeiro ABSURDO, a folha de pagamento está impagável no RJ, estamos sendo MASSACRADOS com impostos, falta de segurança, falta de saúde e educação. Governo FASCISTA!

  3. mm disse:

    PRIVILÉGIOS E A CORRUPÇÃO SÃO OS MALES DA NAÇÃO. OS SERVIDORES OU A MÁQUINA INCHADA DO ESTADO LEVAM QUASE TODA ARRECADAÇÃO. OS PRIVILÉGIOS FORAM CRIAÇÃO DOS POLÍTICOS EM CAUSA PRÓPRIA. ESTABILIDADE, BENEFÍCIOS IMORAIS, ALTOS SALÁRIOS, FORO ESPECIAL, APOSENTADORIAS ESPECIAIS, ETC. VIVEMOS PARA SUSTENTAR OS QUE NOS SERVEM. ISTO É IMORAL E INCONSTITUCIONAL. QUEM PODERIA MUDAR ISTO, O CONGRESSO OU O STF, NÃO VAI ABRIR MÃO DESTES PRIVILÉGIOS. LOGO VEREMOS AS CONSEQUÊNCIAS DESTE ESTADO MONSTRO, QUE VAI ENGOLIR TUDO COMO UM BURACO NEGRO. O RIO É APENAS O COMEÇO DESTE PROCESSO DE AUTOFAGIA.

  4. Temer BANDIDO disse:

    Faça como o bandido do Meireles, não respeitou a meta fiscal? aumente os impostos dos idiotas. Brasileiro é trouxa.

  5. Tabela de IR defasada em mais de 80%, ICMS de até 50% da Nota Fiscal! Pra quê? Pra não ter nada em troca e ainda ser mal tratado por funcionários que se acham melhores que todos! disse:

    O contribuinte brasileiro está com mais de 80% da Tabela de IR defasada! Todo ano pagamos mais impostos pra sustentar um bando de malandros, um bando de nababos, de marajás, que ganham demais, não trabalham nada, são improdutivos, preguiçosos, se acham melhores do que a população apenas porque passaram num concurso público, que muitas vezes é até fraudado, ou são comissionados, fantasmas... Fora o ICMS, que muitas vezes chega a 40% - 50% da Nota Fiscal! Pagamos tudo dobrado pra sustentar gente que não tem o menor respeito, o menor cuidado, o menor zelo pela população!

  6. Temos um LADRÃO na presidência disse:

    Temos um LADRÃO na presidência. Respeitar a lei nesse País não é possível. STF lixo. República cleptocrata

  7. Caio disse:

    A iniciativa privada sempre é melhor. Mesmo em áreas que seja ruim. se for comparar com o funcionalismo público? A iniciativa privada ganha de lavada! Mas vamos ser honestos. Funcionalismo público não é o único problema das cidades e do estado do RJ. Aliás, o Bozo lidera por lá. Por que esse tido salvador conhecidissimo do povo desse estado zuado não se candidata a governador e arruma a cozinha por lá? Se projete num cargo executivo Bozo! Já que o Fluminense te ama tanto seja governador deles oras! Mostre a todo o país que o senhor é bom e digno do cargo de presidente! Duvido muito que queira descascar esse abacaxi, pois é incompetente.

  8. Silvio disse:

    Eles não servem o público. Eles se servem do povo. São 200.000.000 trabalhando e pagando impostos para sustentar 5.000.000 de vida mansas.

  9. Avelino Castro Assis Vicente disse:

    Nada é por acaso, quando a má política toma conta da situação só cresce o sofrimento e ranger dos dos dentes do povo.

  10. SPA CURITIBA disse:

    Fácil ver quem recebe os salários mais aviltantes : viúvas de desembargadores e juízes , políticos e ex-politicos , Conselheiros de Tribunais de Contas , ocupantes de cargos comissionados , amigos do Cabral infiltrados na máquina do Estado , . ...

  11. João V. de Souza disse:

    Quem é vc, maloqueiro??? Não é nem homem ou mulher para se identificar!!! Covarde! Pilantras! Delinquente! Seria mais um petista ávido por destruir a Polícia Federal e o Ministério Público? CANALHA!!!!Acabei confundindo esse teu texto mentiroso, oportunista e covarde como obra do Antagonista. Não creio q o Antagonista seja tão pilantra e irresponsável.

  12. João V. de Souza disse:

    Argumentação, isto é, se assim pode ser chamada, dizendo q a ampla maioria dos servidores é esse monte de bobagens q fala. A propósito, o setor privado é mesmo tão infinitamente bom assim. Quem q escreve nesse site não vive sendo passado para trás em quase toda transação comercial q se faz nesse país. Um país q precisa de código para tudo, até do consumidor, de outro modo, a "ultra pujante e honesta iniciativa privada brazuca massacra o seu cliente enganando-o canalhamente. Acho q o problema desse país é muito mais de falta de um sistema penal de verdade é de cultura da honestidade, coisa q definitivamente esse país não tem. Lembro q policiais federais e procuradores são servidores públicos, e hj foram solenemente chamados de malandros, preguiçosos, arrogantes, por vcs, oportunistas!!!

  13. encostados disse:

    Só gente encostada no serviço público. Todo mundo de calção coçando o sac0, ninguém produz nada. Sem contar o bando de aposentado do funcionalismo público. Rio de Janeiro é prejuízo para o Brasil. Cerveja, pinga, futebol e carnaval... sem esquecer a mulherada encostada que não faz nada... a não ser...

  14. SERJÃO disse:

    Manda o Estagiário corrigir a manchete. Quando fala que "Cidade do RJ", parece que é o município do Rio que tem gasta 87% do orçamento com folha salarial. Ficaria melhor "Cidade do Estado do RJ gasta 87% do orçamento com folha salarial"

  15. Brasil precisa de uma ampla REFORMA DO ESTADO! Depois a Reforma Tributária para DIMINUIR os impostos de modo a atrair INVESTIMENTOS e gerar EMPREGOS! disse:

    E a Lei de Responsabilidade Fiscal deixa os gastos com pessoal atingir 54% de tudo o que se arrecada. Qualquer pai de família sabe que um lar que gasta 54% com a empregada doméstica está fadada à falência! Nenhuma empresa privada gasta isso! Nenhuma família gasta tanto com pessoal! O pior é que a população não tem nenhum serviço que preste minimamente, os funcionários são em sua ampla maioria malandros, preguiçosos, arrogantes e acham que estão fazendo um grande favor à população! O Brasil precisa fazer antes da Reforma Tributária uma ampla Reforma do Estado, acabar com a estabilidade, estipular metas, avaliação dos funcionários por parte da populacao(assim como já faz o Uber, por exemplo), reduzir os gastos pra depois ver os cortes de impostos para poder gerar investimentos.

    1. FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS. O ESTADO É UM MONSTRO QUE VAI ENGOLIR O ORÇAMENTO COMO UM BURACO NEGRO. ACIMA ESCREVI QUE ESTE PROCESSO DE AUTOFAGIA VAI SE ESPALHAR COMO UM CÂNCER. O RJ É SÓ O INÍCIO DESTE PROCESSO.

    2. Ué, mas cadê os TCEs, TCMs, TCU etc...Não tem fiscalização? Não tem controle?Não tem Câmarapara fiscalizar? Não é motivo para intervenção em todos os órgãos que deveriam fiscalizar e não fizeram?

    3. Quem é vc, maloqueiro??? Não é nem homem ou mulher para se identificar!!! Covarde! Pilantras! Delinquente! Seria mais um petista ávido por destruir a Polícia Federal e o Ministério Público? CANALHA!!!!Acabei confundindo esse teu texto mentiroso, oportunista e covarde como obra do Antagonista. Não creio q o Antagonista seja tão pilantra e irresponsável.

  16. Diego disse:

    Lei de responsabilidade fiscal é das poucas boas heranças deixadas por FHC. Plano real, início das privatizações e nada mais. Outras heranças são Gilmar Mendes e as reeleições, verdadeiros ovos de serpente.

  17. Chega de sustentar BARNABÉS!!! disse:

    Metade é fantasma, uma boa parte é comissionada, outra parte ganha acima do teto ou tem nível de segundo grau incompleto e ganha mais de 20 mil por mês! Se a imprensa investigar direito, cada órgão público federal, estadual ou municipal, ministérios, secretarias, agências... é tudo a mesma coisa, 85% do orçamento vai para o pagamento da folha desses Barnabés! O exemplo mais explícito é o da Ancine e do MinC: mais de 87% do orçamento vai para a burocracia e folha salarial da barnabezada!

  18. KNIGHT disse:

    Problema deles, q se danem, não entenderam que nenhum político é apto para cuidar dos interesses da nação brasileira. Eu se fosse os cariocas ia cobrar dos artistas da globo, pois quem não se lembra deles em propaganda de políticos ou festas tecendo elogios, né preta nojenta gil , comuna gorda escrota

  19. Douglas disse:

    E ai você pega um Bolsonaro, que tem seu eleitorado base no RJ e ele diz o que? Que é contra a reforma da previdência por considerar ilegítima.. daí se vê o nível de demagogia/populismo da pessoa. E 54%, mesmo sob a lei de responsabiliade, já é um absurdo, o funcionalismo público simplesmente pegou o estado de refém, e o pior são governadores e derivados não querendo mexer neste vespeiro com medinho, é impressionante. É uma irresponsabilidade sem tamanho, até o dia que declararmos falência total, tudo parar ai quem sabe os idiotas se tocam. E nem esta tão longe disto não.

    1. Vc deve ser aquele tipinho meio oligofrênico que ganha mal na iniciativa privada e morre de inveja de servidor público, até de gari.

    2. E tem legitimidade, seu Bunda mole? E os benefícios do judiciário, da classe política, o número de ministérios? Cortar do povo é fácil!

  20. Miro Távora disse:

    Tá tudo certo. Estão fazendo a maior queima de fogos de todos os tempos. Estão, literalmente queimando dinheiro, enquanto população sofre. Depois vem o dinheiro pra patrocinar o carnaval. Isso a imprensa não fala, porque também lucra. Vamos acordar gente.

  21. luizs disse:

    Mas tem Carnaval, Samba e Virada. O povão fica contente e não protesta.

  22. Costa disse:

    Faltou dizer a que partidos pertencem os prefeitos que colocaram a cidade nessa situação...

  23. Holding JJ&F disse:

    O título desse post mostra bem o viés sensacionalista e intelectualmente desonesto que dragou O Antagonista ao longo de 2017. A maioria massacrante dos leitores entenderam que se referia à capital (e alguns seguiram entendendo mesmo após lerem o post). Sinceramente, desejo a vocês melhor sorte em 2018.

  24. E a gayzada do Rio? Que cidade cheia de gay, puxa-vida! disse:

    Esse Sr. Wesley, por tabela, ajudava com seu dinheiro os projetos e Culturais do Brasil: Por exemplo: baranguíssimo sertanejo universitário da Era bregona lula-dilmista. Além de muitas outras coisas! Com dinheiro se faz de tudo e se toca muito projeto pra frente, não é mesmo? O kit gay de dilma. (Projeto educativo para as escolas). E dilma hein? Sempre soube despistar e provavelmente — via baruscos da vida –, “roubar por tabela”! O gôsto particular de dilma e como presidente do Brasil foi um gôsto extremamente nivelado por baixo. Muito de baixo nível! Ao estilo do gôsto de Anitta; de Canivete Semgalo; do Kit Gay do ex-Ministro Haddad (Ministério da Educação do Governo vagaBUNDO de dilma). Ser barangona é tão bom! Tão chique.

  25. OLS disse:

    Sem a reforma da Previdência e teto para o setor público e privado, as coisas ficarão muito piores no Brasil... BOLSONARO 2018

  26. Rubens Pavan disse:

    Esse absurdo é histórico no Estado do Rio de Janeiro: a maioria da população vivendo de recursos público; milhões de funcionários públicos; aposentadorias milionárias, etc. Chegou o tempo em que faliram o Estado. Apareceram os atuais ladrões (Cabral & Cia) que repetem muitos outros. Fim da fartura dos royalties do petróleo, da Petrobrás, da Elotrobrás, do Bndes. Só resta à população carioca mudar de vida, deixar de depender das “repartições” e procurar se desvincular dos “empregos” públicos. O país não consegue mais bancar isso tudo. Não tem mais Brizola, Lula, Garotinho, Cabral et caterva.

  27. Apoteose do Samba disse:

    O melhor presidente do Brasil foi Janio Quadros, pois moralizou o Brasil! Hoje, as nossas praias parecem um FESTIVAL DE HORRORES com muita celulite, pereba, corrimento, banha, pernas cabeludas e verrugas que são EXIBIDAS SEM VERGONHA EM FIOS DENTAIS anti-higiênicos. Queremos ir à praia e não tomar sustos com tanta feiúra de biquini! Janio Quadros, além de proibir o biquíni nas praias, vetou a transmissão televisada dos concursos de miss, as rinhas de galo e o lança-perfume no carnaval.

  28. Sistema é Podre! disse:

    O pior é que o Poder Judiciário e o MPF deveriam ser os primeiros a se manifestarem e fazerem com que a LRF fosse cumprida! Mas a maioria dos gastos do funcionalismo público é justamente para pagar a folha salarial dessa gente, que ainda entope os gabinetes com apadrinhados, com parentes, amantes, filhos bastardos, seguranças, empregadas domésticas, chofer, copeiras... e ainda fraudam concursos públicos, exigem vantagens sobre os demais funcionários, etc... Quem deveria dar o exemplo de ÉTICA, MORAL e HONESTIDADE na verdade são os maiores picaretas do país!

  29. O Brasil não tem democracia. Temos cleptocracia disse:

    Dilma Rousseff pilantra Lula LADRÃO Temer LADRÃO. Em 2018 vamos trocar um ladrão por outro ladrão e eleger qual quadrilha vai dominar nosso País.

    1. certíssimo. nossas eleições são uma fraude para enganar os trouxas. quem elege são os ignorantes comprados com mortadelas, a maioria da população, graças ao voto obrigatório e do dinheiro roubado do eleitor. só uma intervenção salva a nação.

  30. Militar e comunista disse:

    Bolsonaro para governador do Rio e não para presidente do Brasil! Destrua o Rio!

  31. Brazika disse:

    Prefeitos, vereadores, governadores e a pqp empregam os filhos, mulheres, sogras, amantes, amigos dos filhos, amigas da patroa, primos, cunhados, cabos eleitorais dos currais e por aí vai..depois eleições e o próximo cafajeste empregará mais analfabetos. Qualquer cidadezinha porcaria tem mais da metade da população pendurada no sacoooo do prefeitinho meia boca e todo o tempo vemos denúncias que a grande maioria dos concursos públicos são fraudados e nada acontece. Lembrem-se, 80% da população brasileira é analfabeta funciona e quanto mais ignorante o candidato mais a massa ignara o venera.

  32. tico tico: deus é improvável, mora nos psiquismos. disse:

    O caiçarismo é doença naqueles quadrantes.

  33. Patrizia Suzzi disse:

    Pezão não moveu uma palha para enxugar o Estado e fazer a reforma fiscal, nem terceirizados desocupados ele demitiu.

  34. Levi disse:

    Simples. Os chefes do executivo sempre trabalharam com a folha no limite da LRF. A receita subia ano após outro desde 2000 até 2014. Eis que a receita começou a cair...e a folha se manteve...essa é a explicação. Agora é não contratar mais (o que economiza muito mas piora ainda mais o serviço...profdessores, médicos, policiais), esperar que uns inativos vão falecendo (é a realidade, não pensem que é crueldade) e parte dos ativos se aposentarem quando custarão um pouco menos e racionalizar o trabalho onde der, adequando a folha à receita. E cortar, pra ontem, cargos comissionados.

    1. enquanto não acabarem com os privilégios dos servidores, como a estabilidade de emprego, o estado não tem como enxugar a máquina, que virou um monstro que vai engolir o orçamento. Trabalhamos para sustentar aqueles que nos servem. Além de imoral, os privilégios dos servidores são inconstitucionais e quem poderia mudar isto, o congresso ou o STF, não vai abrir mão dos privilégios que eles criaram em benefício próprio. Este processo de autofagia vai se espalhar como um câncer. O RJ é só o começo.

  35. CONCURSADO/APADRINHADO com funções duplas ou triplas ? disse:

    TUDO ERRADO, tem mais "empregados" que "empregos" !!!!!

  36. Temer e um belo câncer. Cagando sangue. Vamos ter ânimo que logo, logo nos livramos desse maligno disse:

    Temer tem câncer de próstata. Usa fraldão. Não passa de fevereiro. Estamos preparando um belo funeral. Cortejo aberto e grande crematório. Marcela não vê a hora de se livrar do cão do inferno

  37. Maira Trindade disse:

    30% são funcionários fantasma! É muito fácil verificar!