A cilada de Lula

Lula esperava que houvesse derramamento de sangue.

Não o dele, é claro – ele esperava que houvesse derramamento de sangue de sua massa de manobra.

Sergio Moro e a PF, porém, não caíram na cilada.

Diz Merval Pereira:

“Ao se recusar a apresentar-se em Curitiba às 17h de ontem, e dizer num primeiro momento que Lula não se entregaria, a estratégia do PT beirou a irresponsabilidade, buscando uma ação violenta, possivelmente um conflito grave que pudesse ser utilizado como base para uma acusação de ação desproporcional do Estado repressor.

Um cadáver produzido por um conflito de tal gravidade seria o detonador de uma crise institucional dificilmente superável. Essa estratégia de teor insurgente foi esvaziada pela atitude tolerante da Polícia Federal, que tinha o mandado para operacionalizar a prisão vencido o prazo concedido.

Para conseguir tal objetivo, a Polícia Federal e o próprio juiz Sergio Moro, que autorizou o início do cumprimento da pena, correram o risco de passar à sociedade uma imagem de fraqueza diante do ex-presidente condenado, para evitar uma tragédia que talvez fosse ansiada por uma militância mais radical, que acabou ganhando aparentemente a queda de braço (…).

Foi dada a Lula a possibilidade de fazer uma figuração de resistência para os militantes petistas, ao mesmo tempo em que a Polícia Federal evitava sabiamente alimentar a radicalização dessa mesma militância com uma ação mais violenta.”

Leia o que escrevemos ontem:

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 55 comentários
  1. ESTE CACHACHEIRO BOSTA E FILHO DA PUTA, DEVIA TER IDO PUXANDO UMA CARROÇA!! E AGORA LUCAS SILVA? SÓ PROCURANDO ALGUÉM PRA COMER ESSE SEU CU ARROMBADO PRA VC SE CONSOLAR QUANDO VC SE DESGRUDAR AÍ DA REDAÇÃO DOS ANTAS… ME CAGANDO DE RIR DA SUA TRISTEZA E MELANCOLIA!!! CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA LUCAS SILVA!!!!! 😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄

  2. A petralhada passou o dia e noite em comício com palavras de resistência quanto a prisão do Lula enquanto seus advogados negociavam sua rendição. Lula enganou toda a sua militância. Suprema ironia da PF, Lula foi conduzido a Curitiba num monomotor.

  3. Por que as coisas tiveram que chegar até esse ponto de ruptura institucional no Brasil? Para quê? A que altíssimo preço? Vergonhoso, lastimável e muito preocupante tudo isso.
    Página negra da nossa história, mesmo com a inigualável operação Lava Jato.

  4. O juiz Sérgio Moro demonstrou enorme senso de zelo para com as instituições, em vista do significado histórico de sua decisão. Moro, conhecedor do caráter rasteiro do Luladrão, fundamentou seu mandado sobre a figura de um ex-presidente da República.
    Como um juiz meticuloso, Moro sabe que não precisa desgastar sua imagem com um velhaco criminoso. Afinal, o magistrado ainda tem muita gente para prender!!!

  5. O cumprimento da lei não pode ficar ao Bel prazer dos caprichos de quem quer que seja. A Polícia tinha q ter entrado na marra é prendido lá dentro. Se pra isso morresse 10 ou 20 paciência, eles escolheram a forma de ir preso. O Estado mostrou toda sua fraquesa, tolerância com o crime é criminoso de colarinho branco

  6. “Lula esperava que houvesse derramamento de sangue.
    Não o dele, é claro – ele esperava que houvesse derramamento de sangue de sua massa de manobra.
    Sergio Moro e a PF, porém, não caíram na cilada.”
    O USO DO VITIMISMO DOS PETRALHAS JÁ É NOTÓRIO, A UNICA ARMA DELES QUE FUNCIONA ATUALMENTE. SEGUEM AO PÉ DA LETRA A CARTILHA DA ESQUERDOPATIA MUNDIAL.

  7. Tudo bem, mas se o juiz Sergio Moro não tivesse dado as 24h para o condenado se entregar, ele não teria como armar todo esse circo. Se tivesse mandado prendê-lo às 6h, de surpresa, como seria com qualquer outro cidadão, a situação estaria resolvida sem toda essa dificuldade. As autoridades precisam entender que não pode, também, servir de massa de manobra para esse partido pois, nesse campo, eles são imbatíveis, graças à sua falta de caráter.

  8. NO INÍCIO EU TAMBÉM TIVE ESSA LEITURA BENFAZEJA. O VAGABUNDO QUERIA CONFRONTO NÃO SÓ PARA “NOVELIZAR” SUA PRISÃO COMO TAMBÉM PARA MOSTRAR PARA O MUNDO QUE PESSOAS ESTÃO SANGRANDO POR ELE. MAS DAÍ EU ME PERGUNTO, SERÁ QUE O JUIZ FOI INGÊNUO E NÃO IMAGINOU QUE ISSO PUDESSE ACONTECER, SABENDO O QUÃO SUJO SÃO OS PETISTAS? TUDO O QUE ESTÁ OCORRENDO É UMA FACA DE DOIS GUMES: AQUI NO BRASIL A GENTE INTERPRETA COMO RESISTÊNCIA A UMA ORDEM JUDICIAL E DEBOCHE PARA COM A LEI. MAS NO EXTERIOR A IMPRENSA ESQUERDISTA VAI DIZER QUE A MEIA DÚZIA DE PELEGOS PAGOS QUE O CIRCUNDAM É O “POVO BRASILEIRO” QUE NÃO ESTÁ DEIXANDO ELE SER PRESO. DERAM ESPAÇO PARA QUE SE CONSTRUÍSSE UMA NARRATIVA FANTASIOSA, ESSA É A VERDADE.

    1. ERRADO! Se Sergio Moro não tivesse oportunizado a apresentação espontânea iriam criticá-lo e o molusco ladrão iria alegar, como fez na condução coercitiva, que ele se entregaria, que não precisava o uso da força, ou seja, iria se vitimizar. Além disso, reforçaria os discurso de alguns ministros do supremo sobre “o estado policialesco” “os abusos da operação Lava-Jato” e o pior, daria munição para a revisão das prisões em segunda instância. Sergio Moro acertou! O Brasil inteiro viu o verdadeiro Lula: um sujeito sem escrúpulos que acredita que está acima da lei.

    2. Tenho a mesma opinião, o VITIMISMO E A MENTIRA SÃO AS ARMAS NÃO SÓ DOS LULOPETISTAS MAS DA ESQUERDOPATIA MUNDIAL.

  9. SE O GOVERNO TIVESSE CONDIÇÕES MORAIS E NÃO FOSSE TODO ENVOLVIDO EM ESCÂNDALOS FINANCEIROS TERIA SIM COMO PRENDÊ-LO SEM RESISTÊNCIA DOS MILITANTES QUE EM PAZ TERIAM QUE ENYENDER A FORÇA A ORDEM. MAS COMO SÃO MAIS SUJOS QUE OS QIE JULGA , NAO TEM RESPALDO PARA TAL ATITUDE SIMPLES : PRENDER.

  10. A desobediência de Lula e seus advogados perante a justiça, pode causar transtornos ainda maior que o esperado, já que como, todos somos iguais perante a lei, a interferência dás forças armadas poderá ser inevitável!

  11. bonito Brasil néh, onde pedalada fiscal é crime e roubar dinheiro em malas não.
    Fala mal do Lula mas ta recebendo o bolsa família todo mês, bem na verdade esse tipo de gente me envergonha

  12. O derramamento de sangue esperado na prisão de lula é o mesmo quando a polícia subiu o morro para prender o assassino de Tim Lopes. Lula venceu. Impôs ao Estado sua agenda prisional.

  13. Eu gostaria de saber se o MPF, em Brasília, Rio de Janeiro ou mesmo de Curitiba não poderia pedir a prisão preventivade Lula junto aos demais processos que existem contra ele. Havendo preventiva, morre toda essa discussão sobre a constitucionalidade da prisão de segunda instância.

  14. Esse papo de fraqueza não cola fora da militância.
    Seria fácil para o Choque colocar todo mundo para correr. Mas, para que a pressa?
    Pensar que o juiz Sérgio é ingênuo e não esperava isso é uma análise fraca.
    O juiz foi muito, mas muito inteligente. Tanto é assim QUE JÁ TÊM PESSOAS COMENTANDO QUE O JUIZ DEVERIA TER PEGO LULA DE SURPRESA. O juiz não fez isso para justificar a condução coercitiva pela qual foi veementemente criticado.
    Agora Sérgio pode dizer: “Estão vendo o motivo de trazer o Lula de surpresa para depor. Eu queria evitar esse circo”.
    Parabéns ao juiz. Ele não fez firulas. Ele jogou xadrez e ganhou essa partida.
    É a minha leitura

    1. Parabéns Renata, expôs meu pensamento. Desde o início da lava jato defendo a ideia que o Moro é um excelente estrategista. Está sempre 3 a 4 lances à frente destes vermes. O PT está mostrando a sua face esquerdista , extremista, facista, que toda pessoa sensata enxerga. Mas ainda tem uma parcela que não acredita que o que o PT sempre desejou para o Brasil é e sempre foi desde 64 o regime comunista. Deixa eles se desgastarem frente à população brasileira. Melhor para nós. Quero mais atos de destruição e vandalismo, por que é nisso que são embasados. Viva o Brasil, cada vez mais verde e amarelo!

    2. concordo com voce renata,para que a pressa ,ele vai eventualmente ser preso ,e logico era so colocar o choque la jogar umas bombas de efeito moral,spray de pimenta e se preciso umas balas de borracha ,igual fizeram em mvarias ocasioes brasil afora ,inclusive recentemente no parana contra os manisfestantes contrarios ao criminoso de sao bernardo ,meia duzia de bomba de gas lacrimogenio e spray de pimenta e expulsou o povo.

  15. Teria sido muito simples a policia fazer um cerco e, DA MESMA FORMA QUE SE COMUNICA COM BANDIDOS AMEAÇANDO REFÉNS, comunicar-se com os bandidos exigindo que se entregassem juntamente com seu chefe. Informando ainda que seria preso a força e que todas as vitimas que do CUMPRIMENTO da LEI decorressem seriam creditadas ao ato de resistência. Ainda solicitando que o criminoso NÃO SE VALESSE DO USO de INOCENTES PARA SE PROTEGER da LEI.
    Fora isso o sindicato seria fechado, tendo todas as suas contas bloqueadas para indenização das vitimas e do Estado.
    .
    Simples assim.

  16. Claro como o dia que Lula continua se achando acima da lei e que o país é eterno devedor para como ele! Isso é doença mista com soberba!! Correta a polícia em não dar mais argumentos para a vitimização! Cercar o tal sindicato … quanto tempo sem cachaça vão aguentar???

  17. Leio comentários cheios de autoridade, pessoas puras que não se corrompem por nada nesse mundo, basta por a prova… Um cenário esdruxulo e vergonhoso, mostra o país o que é, um ex presidente corrupto, que breve se tornará um preso; um juiz imparcial; uma sociedade fingida, e candidatos que se aproveitam da falência para debruçar no status de “ se não estou na lava jato, eu sou idôneo” confiar em quem? Votar em quem? Só me resta o nojo disso tudo.

  18. Tem ser preso hoje, nada de segunda feira, a justiça não deveria aceitar mais nenhum tipo de acordo com este meliante, maior corruptos da historia do Brasil, quem defendem esse meliante são sindicalistas e militantes, assim for preso, não veremos mais falar desse ladrão, no maximo uma ou duas semanas, depois noticias somem, so cumprir sua pena por longos anos.

  19. Ainda menino aprendi que a melhor tática para lidarmos com um bêbado seria…..
    “deixar o bêbado solto….. de certa forma ignora-lo….. pois:
    # se apanho de um bêbado….. sou um covarde….. que não encaro nem um bêbado;
    # se bato em um bêbado………. sou um covarde….. que somente bate em um bêbado.
    No caso especifico deste “ex-presidente” a tática foi perfeita:
    # deixar espernear….. buscar briga….. incitar os inocentes úteis…. ou os nem tanto;
    # passada a bebedeira….. haja vista as dezenas de caixas de cerveja de ontem…..
    chama-lo a razão e PRENDE-LO.
    Ou como diria o sábio Moro ==>>> SIMPLES ASSIM !!!!!
    PARABÉNS a PF, a PRF, aos “meninos” Procuradores e aos nem tão “meninos” assim…
    e aos Juízes de DIREITO que nos dignificam e nos dão orgulho !!!

  20. CONCORDO COM MERVAL…A PF NÃO ENTRARÁ NA ESTRATÉGIA DOS ALOPRADOS…E AINDA ESPERARÁ ELE DESENTERRAR SUA ESPOSA E FAZER SEU ÚLTIMO DISCURSO FALSO E MENTIROSO PARA TENTAR MOSTRAR QUE SERÁ PRESO POLÍTICO…

  21. O safado não cumpre a ordem judicial, o mandato de prisão, e ainda quer arbitra a forma de se entregar. Afrontou e desmoralizou as autoridades. Um condenado sem lei.

    Eu fico imaginando a MORDOMIA desse cara na “prisão”.

    Sem falar que não demora muito estará em prisão domiciliar. Esse País é uma piada.

    1. Isso já era esperado! O caso do Lula é um caso ímpar, jamais visto antes na história do Brasil. É necessário muita cautela pra executar essa ordem de prisão provisória. O que mais me deixa indignado é a inércia dos apoiadores do PT, esses coitados levariam a pestanejar um tiro no lugar do ex-presidente.

    2. Lamentamos que o Brasil passa por uma crise política, quase chegou a se nivelar á política Bolivariana, promovida pelos Petistas, quadrilha comunistas esquerdistas, felizmente estão, alguns estão no xadrez e o chefão foragido.