Ciro quer “botar o governo para proteger os endividados”

Ciro Gomes divulgou no Twitter um vídeo em que aparece ao centro de uma mesa tentando explicar a outras seis pessoas como vai fazer para limpar o nome de 63 milhões de brasileiros no SPC.

Primeiro, o presidenciável do PDT menciona o feirão da Serasa – onde empresas oferecem descontos e mudanças nos prazos de pagamento de dívidas atrasadas – e ironiza os ricos por não saberem do que ele está falando.

“A Serasa é assim: ‘Venha limpar seu nome que nós lhe damos um desconto de 50, 60, 70%’. No cartão de crédito, meu irmão, tem desconto de 95%. Por quê? [Porque] Cobra do consumidor brasileiro 486% de juro ao ano. Sabe quanto é o juro do cartão de crédito nos Estados Unidos, na mesma bandeira (Visa, American Express, Mastercard)? Oito [por cento]! Então o primeiro movimento: pegar essa dívida, que eu já sei quanto é, e botar o governo para proteger os endividados.”

Neste momento, Ciro encarna a voz do presidente eleito, impondo-se na negociação com empresários em nome do povo:

“E agora é comigo que você vai negociar, meu patrão. Senta aqui, traz um desconto pra mim. Meu povo agora não está mais desprotegido. Agora tem um governo comprometido com o povo.”

O candidato então prossegue com a explicação de seu plano:

“Aí eu pego essa dívida descontada – no cálculo que eu faço, dá 1.400 reais, cara, 1.400 reais por família –, aí eu pego o Banco do Brasil e a Caixa Econômica e vou ganhar dinheiro, porque vou tirar o juro de 486% e vou cobrar dez, doze, onze [por cento]. Se os bancos privados se interessar [sic], eu dou uma afrouxadinha no compulsório. O que é o compulsório?”

Ciro dá uma explicação enrolada sobre o tema, mas mostra otimismo:

“O do dinheiro que está depositado no banco, o do governo pra não ficar dinheiro frouxo na coisa da inflação, o governo obriga, pressiona a compulsória a guardar no Banco Central uma parte grande. Se eu der uma afrouxadinha, e o banco se interessar porque vai ganhar dinheiro, não os 480%, mas 12 [por cento], ele pode vir me ajudar, mas eu não vou precisar dele, não. Eu tô preparando um projetinho só com a Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Basa [Banco da Amazônia], Banrisul [Banco do Estado do Rio Grande do Sul]. Vai dar certo.”

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 136 comentários
  1. Lula dizia que iria acabar com os juros absurdos do cartão de credito entre outros, isso tudo quando ainda era candidato a Presidente lá pelo idos dos anos 90 !! Pois bem deu no que deu !!!

  2. Mais paternalismo, é isso que o brasileiro precisa? Brasileiro precisa de emprego e menos imposto, que aqui é usado para sustentar politico, funcionalismo, juízes e paternalismo de araque!

  3. Essa proposta é a bolsa banqueiro? Pega toda a inadimplencia que esta nos bancos privados e quita essa inadimplencia com o dinheiro do Banco do Brasil, Caixa Economica e Banco do Nordeste.

  4. Cala a boca Ciro! Lula é Dilma incentivaram os pobres a se individuar em e agora, você vem trazer esse encargo como programa de governo? Já não chega todas as cacas que a dupla petista fez? VAZA!!!!

    1. “Agora tem um governo comprometido com o povo.” O 1º comprometido (Lula) poderia explicar como permitiu que o CONGRESSO aprovasse a Emenda Constitucional 40/2003! Ela deu fim aos juros 12% a.a.!!!

  5. CANGACIRO passa a seguinte mensagem para os brasileiros: seja DESONESTO, CRIMINOSO e não pague suas DÍVIDAS que eu dou um JEITINHO de ROUBAR do imposto dos BRASILEIROS HONESTOS e passar um pano

  6. mais uma medida pra transferir dinheiro do povo para os ricos, tudo disfarçado de coisa boa, pros trouxas acharem que é bom.. se quisesse ajudar o povo, ajudaria a nao pedir emprestimo

  7. Proposta interessante. Único problema é que o custo do risco do não pagamento não está sendo calculado. Todos irão aderir, mas quantos irão pagar? Melhor ficar devendo com 12% ao ano do que com 500%

  8. Tem é que privatizar tudo. Vender todas as Estatais, todas mesmo, inclusive todos os bancos citados por ele, Petrobrás, BNDES, sistema Eletrobrás, a parte que tem na Embraer e Vale.

  9. Esse Ciro é uma piada!!! Aí ele empresta ao cara para quitar a divida e limpar o nome. O cara não em emprego e, assim, não tem como pagar esse empréstimo. O Ciro vai negativar de novo. É bola de neve.

  10. Resumindo: o banco privado, que ia ficar no prejuízo, é salvo pelo governo. A dívida que era com o banco passa a ser com a Caixa. E se o inadimplente ainda não pagar? O contribuinte paga.

    1. Tem é que privatizar tudo. Vender todas as Estatais, todas mesmo, inclusive todos os bancos citados por ele, Petrobrás, BNDES, sistema Eletrobrás, a parte que tem na Embraer e Vale.

  11. Deficiência cognitiva assustadora. Atenção, não é ao Ciro que estou me referindo. Estou me referindo é aos destinatários da mensagem. Só um idiota completo e acabado vende o voto por tal “promessa”.

  12. Coitadinhos.

    Fiquei com pena!

    Eu pensava que fosse fanatismo, mas nãããoo!

    É só BURRICE MESMO!

    Não sabem que 500% > 120%

    Pior ainda: preferem que banqueiros ganhem, em vez do Estado

  13. Governam para os pobres e endividados, para isso aumentam impostos, tornando todos pobres e endividados. O Robin Hood tupiniquim, devido ao péssimo ensino fundamental, não entendeu a história.

  14. Plano para quebrar a Caixa e BB. Juros de 10%?? Não entende de economia e é mal intencionado! Os juros são altos não só por ganancia de banco, mas tb por que tem muito caloteiro mesmo.

  15. Pelamordedeus vamos redesenhar esse mapa, dá essa tranqueirada para os gringos, fronteiras novas,não dá mais pra aguentar essa parasitaiada. O Claydevilson acabou de comprar um smart novo.

  16. Pronto !!! O Cangaceiro acaba de resolver o problema da África. “Cirolixo” vai transformar a àfrica em escandinava apenas com uma canetada. O OXIGÊNIO DA ESQUERDA É A MENTIRA !!!

  17. Era esse cara o preparado, que iria destruir todos nos debates? Engraçado mesmo é que seus militantes nem entendem as bobagens que ele fala, são todos analfabetos econômicos.

  18. Tô com uma dívida alta no Cartão de Crédito, mais tô me esforçando e pagando em dia. Já que Ciro vai pagar a conta, vou suspender os pagamentos e esperar Ciro liquidar pra mil.

  19. Ave, César!Teus súditos ajoelham-se diante de ti. Coroné Sardinha diz que o PT está numa viagem lisérgica, mas parece que ele entrou na onda e avariou de vez. Síndrome de imperador romano, muito grave

  20. Em poucos segundos, mostrou ao povo que Bolsonaro não tá preparado e nem seu economista, usou os bolsominions p/ espalhar memes nas redes, gerou debates entre especialistas, reverteu sua queda, etc.

    1. kkkkkkkkkkkkk sua capacidade cognitiva é uma piada. Bolsonaro quebrou esse coroné no meio, tanto é que esta tentando se explicar até agora

  21. Não era melhor aumentar competitividade entre os bancos deixando bancos estrangeiros virem fazer concorrência com esses carniceiros daqui. Agora lei da responsabilidade fiscal em casa mau amigo

  22. Ou seja, a Petrobrás foi pouco, o tarado quer quebrar todos os bancos estatais… na boa, prefiro Bolsonaro que vai acabar privatizando todos eles. Não aguento mais pagar a conta de político retardado

  23. Puxa, que simples! Por que ninguém pensou nisso antes?! A máquina de dinheiro existe, foi o Ciro que a descobriu! É cada uma… E há quem jure que esse é o mais preparado…

  24. Partiu Bolsa SPC/SERASA! Todos pedindo empréstimos e correndo para as casas Bahia a partir de 1 de janeiro! Quê isso, minha gente! Bota candidato bão da peste, esse! Resolveu o poblema!

  25. Coitadinhos dos CALOTEIROS. A esquerdalha é expert em privilegiar os sem caráter, sem ética, sem valores. Brasileiro não gosta disso. Brasileiro gosta de HONRAR seu nome e quitar seus compromissos.

  26. Compre os seus móveis, troca o seu carro e mude o guarda roupa sem precisa pagar, porque Pai Cangaciro quita suas dívidas! Vá logo, porque daqui a 1 ano não haverá mais lojas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  27. Eu pensei que ele estivesse pretendendo fazer a economia crescer e os salários melhorarem muito… Quer parcelar dívidas ??? Então SPC passará a denominar a sigla dos “Sem Paciência com Ciro”…

  28. Candidato que não sabe como ajudar pessoas a saldar a dívida e limpar o nome no SPC não deveria ousar ser Presidente! E economista que também não sabe, não deveria ousar ser Ministro da Fazenda.

  29. O camarada já é conhecido como Inflacionista e ainda quer reduzir o compulsório como brinde aos bancos por se tornarem cúmplices de uma política populista/paternalista. O Brasil merece!

    1. BURRO. Burro. Burro. Quem ajuda banco é o comunista PT + PDT + PSOL e todos da quadrilha comunista.

    2. Quem mais deu dinheiro para os banqueiros foram os governos comunistas do Luladrão e da dilma, não foi a direita, sua CAVALGADURA ! Nunca os bancos ganharam tanto dinheiro.Vai pastar !

  30. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é um comedor de capim de primeira! Se for pra fazer isso coloca de novo a Dilma kkkkkkkkkkkkk PQP QUE ASNO MERMÃO!

  31. Programa do CIRO: dobrar o bolsa família; anistia geral para o minha casa minha vida; salário máximo de doze salários mínimos – PODEMOS da Espanha…. ; carro popular juro zero, 180 meses…..

  32. O Tiro Gomes deve ter pedido ajuda prá Dilma prá fazer esse plano MARAVILHOSOLembrando, Dilma é economista e também possui ‘título de doutorado’ em Harvardi.

  33. Essa proposta vai elevar às alturas a taxa d inadimplência q já está embutida em tdos os empréstimos e é paga pelos trouxas q pagam em dia. Se hj é, sei lá, uns 15%, iria subir p/200%.

  34. Ciro Gomes é mais louco que Bolsonaro: vai dar calote de quinhentos bilhões dos juros da dívida interna do Tesouro Nacional, porque os banqueiros rentistas e suas imensas famílias ficam nas praias…

  35. Eu achando que era uma coisa melhor, tipow Bolsa presidiário. Veja o exemplo do presidiário no brasil. O preso come, bebe, dorme, tem segurança 24h por dia, e ainda recebe uma bolsa de R$ 1.319,18.

  36. Somente uma pessoa com uma compreensão muito precária da realidade econômica, e são muitos. ou alguém fortemente mal intencionado afirma estar de acordo com esta bravata tão absurda quanto o Plano Cru

  37. Procurem os vídeos d Glória Alvarez no Youtube. Ela explica essa receita básica de POPULISMO q CangaCiro está querendo aplicar no Brasil, e aonde isso termina, com fome e miséria como na Venezuela.

  38. Com essa proposta populista, CangaCiro espera ocupar o lugar de Encantador de Jegues q ficou vago com a prisão d Luladrão, aquele q fez escola d como enganar eleitores da Rocinha ao Leblon.

  39. Quem sabe diminuir a intervenção do Estado na economia, aí as pessoas conseguirão pagar as suas dívidas…e não o calote institucionalizado…realmente os comunistas não entendem de economia…

  40. Já avisou que os grandes banqueiros serão preservados, ESPOLIANDO só os bancos estatais e , nos finalmentes, o grande espoliado é o trabalhador que não sonega imposto e NÃO deve prá ninguém.

  41. Este fabuloso – de fábula – Programa Econômico do CIRO GOMES – caloteiro da dívida interna e dos juros da dívida interna – é CRTL C CRTRL V – de tudo o que LULADRÃO e DILMA ANAFABETA fizeram: inflação

  42. O Ciro tá dizendo que o Governo e os Bancos NÃO vão dar, VÃO emprestar e GANHAR DINHEIRO com isso e não perder! Pois, vão ganhar uns 12 % ao ano; mesmo porque, é um dinheiro já considerado perdido.

  43. Ele também tem um plano para limpar as multas de trânsito e você recupera a carteira de habilitação em uma semana. Também tem um plano onde você pode recuperar o teu namorado ou namorada em 30 dias.

  44. Só uma pergunta : Como é que alguém que tem o nome sujo, emporcalhado como esse Ciro Gomes vem se arvorar em limpar o nome alheio ? Esse cara não passa de um maluco autoritário, cuidado com ele !

  45. Conclusão: nós que pagamos em dia corretamente fazendo sacrifícios, vamos pagar os calotes de gente que não honram seus compromissos, é isso? Demagogia pura, que país fez uma po.rra dessa? 🚮