CNJ normatiza mudança de nome e gênero em cartórios de todo país

João Otávio de Noronha, corregedor-nacional de Justiça, decidiu que qualquer pessoa com mais de 18 anos pode pedir alteração do nome e gênero nas certidões de nascimento e casamento, registra O Globo.

Em sua decisão, Noronha afirma que o atendimento ao pedido não depende de prévia autorização judicial, de comprovação de realização de cirurgia mudança de sexo ou apresentação de laudo médico ou psicológico.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. “Parada gay tem apoio popular e respeito da polícia,(…). Valorizadas pela sociedade, as paradas do orgulho LGBT no Brasil contam(…) com atuação positiva das polícias e baixa ocorrência de violência por discriminação. É o que aponta pesquisa inédita(…) financiada [pela] Suécia (…)”.
    (O Globo)

Ler mais 101 comentários
  1. “Parada gay tem apoio popular e respeito da polícia,(…). Valorizadas pela sociedade, as paradas do orgulho LGBT no Brasil contam(…) com atuação positiva das polícias e baixa ocorrência de violência por discriminação. É o que aponta pesquisa inédita(…) financiada [pela] Suécia (…)”.
    (O Globo)

  2. Também estou insatisfeita, quero mudar minha nacionalidade para americana porque tenho complexo de ser brasileira. E outra coisa, quero mudar minha cor de pele para negra porque fui registrada como branca e quero ser cotista. Vou entrar na justiça!

  3. Me sinto uma mulher de 70 anos. Vou no cartório legalizar isso, assim já posso me aposentar e tenho preferência nas filas. Se alguém me agredir, Lei Maria da Penha neles!
    Bora aproveitar, galera!

  4. Então se eu mudar o meu nome para Luciana. Vou poder me aposentar com menos tempo de serviço? Esse juiz é ridículo. E para comprovar que sou uma “NOVA” mulher basta colocar batom? Mas se tiver que tirar o bigode to fora.

  5. Qualquer mulher passa um inferno burocrático para mudar seu nome nas diversas instâncias, após uma separação. O mesmo para jovens que queiram acompanhar o nome materno ou paterno após a separação dos pais.
    Mas porque para gays e lésbicas tudo tem de ser simplificado ?
    Por acaso são super cidadãos ?

  6. É a sociedade tendo que aceitar pela lei, a troca da percepção da realidade pela aceitação da percepção interna de cada pessoa. É a instalação legal do caos psíquico e social, visto que cada um terá a própria definição do que acredita ser em detrimento do que realmente é.
    Engenharia social pura.

  7. Se a gente puxar o histórico desse corregedor, chegaremos em Pedro Malan, que pelo que consta, foi seu “padrinho”. Tudo quanto é esculhambação que ocorre no país tem sempre o DNA do PT, PMDB ou PSDB no meio! Esses 3 partidos NUNCA MAIS! Precisamos fazer uma assepsia nas instituições!

  8. Isso é TENTATIVA de reengenharia social que alguns militantes de toga querem empregar. Tanta facilidade assim pra algo que pode resultar em caos, e ser usado inclusive por pessoas com más intenções, é de se suspeitar. Mas não há nada que possa contrariar a natureza, a religião, a ciência.

  9. Virou zona total….ou muda o nome de certidão de nascimento pra qualquer outro tipo de certidão, ou coloca na certidão como retificação ou REM, ou coloca o campo sexo e ao lado gênero…..

  10. Isso é uma extrema loucura! É o “politicamente correto” levado às últimas consequências!
    Para mudança de nome era necessário que se fizesse judicialmente porque fazia-se, antes, pesquisa em cartórios criminais e cíveis porque a pessoa poderia estar querendo fugir de suas responsabilidades,etc.

  11. Em países sérios, p/ trocar-se um nome p/ motivos sérios, leva-se anos. No Brasil, qq um pode fazer o q quiser, a sacanagem agora é generalizada, c/ a benção da Justiça. Não admira q o país viva os momentos q vive pois aí falta tudo: falta educação, falta moral, falta ética, falta VERGONHA!!!!!!!!!

  12. _
    Nossa!!! O que vai ter de bandido e estelionatário ‘mudando’ de sexo
    .
    E se se ARREPENDER depois, pode trocar novamente?
    .
    Não seria preconceito o sujeito se arrepender e não poder voltar
    .
    Se se querer e reversão da reversão??
    _

  13. Ele não tem competência constitucional para decidir isso, sozinho. Simples assim. Essa decisão, individual, será impugnada. O CNJ é incompetente para decidir sobre o tema.

  14. Faltou a opção de mudar de cor… estou me sentindo negro, mulher e cacique de tribo indígena.
    Quero todas cotas, bolsas e terras… o governo tem uma dívida histórica comigo.

    1. Verdade quero ter o direito de mudar de sexo e de cor para me aposentar mais cedo e entrar na facu pela cota. Além disso tem uns caras me perseguindo, só porque dei uns calotezinhos e outros golpes, e mudar de nome vai ser ótimo para quando eu fugir.

  15. E a declaração de nacionalidade brasileira? Ficou fora? Xenofobia!
    TODOS podem TUDO em território brasileiro, desde que paguem os mais altos impostos do mundo. C propina. Ficam abolidos os fatos, a razão e a moral, c prisão perpétua para os infratores, ou seja, a maioria! Viva a “democracia”.

  16. Se o Rodrigo Cambará, baseado na sua “profundamente sentida experiência interna e individual” se declarar Ana Terra, ele terá direito a se aposentar mais cedo? Afinal, ele tem documentos expedidos pelo próprio governo e atestando que ele é a mulher Ana Terra. Com a palavra os juristas.

  17. A propósito dessa situação d caos em q o Brasil está sendo lançado, leiam o conto “A Igreja Do Diabo” d Machado de Assis e vejam se não é o Brasil d hj q lá é descrito. Alguém citou “O Alienista” ontem, com razão. Mas temos 1 conjunção das 2 obras em 1 só momento da vida nacional. É impressionante.

  18. Para que um país precisaria de poderes constituídos, como um legislativo (caríssimo, por sinal), judiciário (um dos mais caros do mundo), se temos o ativistas jurídico que DITAM as normas e as leis? A persistir esse modelo, é melhor extinguir os legislativos… Existe o pargr unico art 1º da const?

  19. Agora os tais MILITARES DE ALTA PATENTE que usam CALCINHAS VERMELHAS poderão ter o NOME VERDADEIRO e o BOLSONARO poderá colocar na célula o Nome de LADY PINK , vamo lá “homem’ saia do armário kkkkkkkkkkk.

  20. QUANTO MAIS O ESTADO METE SEU DEDO SUJO NA VIDA DO CIDADÃO, MAIS CAMINHAMOS EM DIREÇÃO A UMA PRISÃO! É Este tipo de conduta do estado ditador, que explica a necessidade de ARMAR A POPULAÇÃO, pra que ela mesma possa corrigir a distorção.

  21. Será que pelo menos houve preocupação em tornar obrigatório um terceiro sanitário para esse pessoal, senão o que vai ter de malandro passando de mulher para entrar em sanitário feminino. Quanto as despesas com construção de mais um sanitário debita no custo Brasil.

    1. …depois, um terceiro, quarto, quinto é infinitos gêneros vão se suceder. No fim, a BANÂNIA assume o seu verdadeiro nome: CLOACA!

  22. A esquerda agora aposta na judicialização da política. Aparelharam a justiça, agora não tem mais volta.
    .
    O pior é que ninguém vai querer desrespeitar a lei, não é?
    .
    Vão empurrar todas suas pautas como aborto, drogas e LGBTismos, guela abaixo da população. Não nos devem nada, não os elegemos…

    1. Vou seguir sua sugestão. Mudo de nome, mudo de gênero, tirou um novo CPF, novo RG e aí não os credores nunca mais vão me encontrar. E o melhor é que posso começar tudo de novo. Esse é o país que sempre sonhei.

  23. O Brasil é uma put4ria. Juízes de m3rda, políticos ladrões, generais frouxos, população desarmada, o paraíso dos bandidos, STF totalmente servindo causas pessoais de políticos. Fud3u, literalmente. Saída para as pessoas de bem é sair fora dessa p0rra.

  24. Alguém sugeriu fechar`o CNJ,poderiam aproveitar e fechar o STF também,que virou um antro de petralhas travestidos de funcionários públicos e gozando com nosso dinheiro.

  25. O Brasil está se tornando um zoológico a céu aberto. Para quem está fora, é recomendável manter distância. Se a curiosidade for grande, melhor apreciá-lo por meio de um drone.

  26. CNJ com seus membros, simplesmente mal intencionados, à serviço do cumprimento da agenda socialista globalista da ONU. E o nosso país segue em frente, administrado por muitos outros loucos revolucionários com eles.

  27. Imaginem, todo o salário e mordomias para estes tipinhos, ainda assim, fazerem tanta merd@! Se estão velhos, ficaram esclerosado. Se não, são simplesmente uns abestados! #ABANÂNIAÉUMLIXO!

  28. O Brasil é a prova provada de que nada é tão ruim que não possa piorar. Marx em pessoa não faria melhor. O próprio Capeta deve se surpreender todos os dias com o sucesso desta sucursal do inferno.

    1. É a casa da mãe, do pai, do X, do trans, do simpatizante, do diabo que quiseres… ISSO AQUI É A BANÂNIA!

  29. Há países que já devem abrir isso como exceção para verdadeiros transgenicos que passaram por uma cirurgia. Agora, duvido que algum país no mundo permita que qualquer um mude toda sua identidade oficialmente simplesmente por que lhe convém.

  30. Pensão alimentícia das crianças vai acabar desse jeito – o cara se separa, juiz estipula pensão, cara passa no cartório muda para Shirley e pronto, novo RG, título, cpf, passaporte, ficha limpa mas tudo,intacto sem necessidade de provar nada.

  31. COMO SEMPRE, O DIREITO DAS”MINORIAS” SE SOBREPONDO AO DA MAIORIA! POR CAUSA DISSO, UM HOMEM QUE ACHA QUE É MULHER PODE EMPORCALHAR A PRIVADA DE UMA MENINA COM URINA NAS ESCOLAS PAULISTAS PORQUE ESSES “CONSELHOS” QUEREM ASSIM!

  32. Bolsonaro deve extinguir o CNJ e todas as suas decisões juntas, é um puxadinho soviet criado para perseguir juízes legalistas e para mudar aquilo que comunistas e globalistas não conseguem pelo voto da maioria da população.

  33. Pois é marcos, mas o puxadinho globalista da ONU tirou essa doença da lista de doença, o mundo caminha para uma desagr e posterior e total destruição da civilização ocidental, e, pelo que estamos vendo, será substituída por islâmicos e comunistas e um front de batalha, a essa altura já estar. mortos

  34. A propósito da discussão, acho interessante que nos esportes, quando a pessoa se dopa, ela pode ser eliminada de uma competição PORQUE ESTÁ EM VANTAGEM. Já uma “mulher” carregada de testosterona pode dar uma surra em outra mulher carregada de estrogênio que muitos acham “normal”. Tempos estranhos!!!

    1. Dez! Uma desculpa indesculpavel, para que tantos imbecis criem leis estupidas poderia ser a qualidade dos cursos de Direito! Ou da burrice genética de quem nasce na BANÂNIA!

  35. CERTAMENTE ESSE VIADO LEVOU DINHEIRO DO CRIME ORGANIZADO PARA GARANTIR A IMPUNIDADE DE BANDIDOS DE AMBOS OS GÊNEROS… FILHO DA PUTA!!!!! ESSA BICHA VAI MUDAR O NOME DELA TAMBÉM????

  36. Agora quando se começar um relacionamento tem que pedir exame de DNA, vai ser o único jeito pra saber o genêro do outro, por enquanto, porque qualquer hora nem isso vai ser possível.
    Brasil, país que só importa coisas inúteis, como o politicamente correto, funk, etc.

  37. E como fica agora o trabalho da polícia para combater o crime, se a qualquer hora você pode ser João, Maria, Anderson, Mário, José, Felipe, etc, etc, etc? não, realmente o crime e suas vítimas não é interessa dessa canalhada que se intitulam “juízes” do TSJ, TSE, STF e o puxadinho deles soviet CNJ.

  38. Essa gente não mede esforço pra destruir vidas, famílias e todo o país em nome de interesses escusos, ou vcs acham que não tem muita $$$$ envolvida?
    Estamos sendo comandados pela escória do inferno.

  39. Então qualquer procurado ou condenado pela justiça poderá mudar seu nome oficialmente e nunca mais ser localizado? Ou então, entrar para o regime feminino da previdência se aposentando 5 anos mais cedo, ou ainda entrar na cota política dos 30%?

  40. Tipo, se eles, os “juízes” do STF, STF e do puxadinho soviet CNJ garantem a liberdades dos bilionários que roubaram a porca República e o nosso dinheiro, porque não garantir as liberdades do ladrão do baixo clero, sim senhores, porque depois disso não haverá mais o que a polícia possa fazer.

  41. A BANÂNIA É COMO UM SAMBA DE “CRIOULO” DOIDO! Quanto ao “crioulo, este pode ser de acordo com o COMUNISTA/DEUS escolhido, um: NEGRO RITINTO, CAFUSO, MAMELUCO, MORENO ESCURO, MORENO CLARO, BRONZEADO, ou declarado NÃO NEGRO! Kkkkkkk.!

  42. Estes camaradas juristas não concebem as consequências e nem protegem as vítimas destas leis insanas não regulamentadas. Não sou contra alguém achar que é isso e aquilo e depois trocar se achar ruim.MAS COMO FICARIA A QUESTÃO DO SEXO NOS ESPORTES OU NAS FAMIGERADAS COTAS??? Ah! É só trocar novamente

  43. A OMS E O ministério da saúde. classificam DISFORIA DE GENERO na CID 10 como D-O-E-N-Ç-A
    não se pode mudar de sexo, é cientificamente IMPOSSÍVEL, o que vemos são pessoas DOENTES MUTILANDO SEUS CORPOS, é algo SATÂNICO o que estão fazendo.. isso é pura ideologia, uma nova luta de classes, LOUCURA