A colunista precisa ler o processo

A colunista da Folha deu voz hoje à defesa do advogado Rafael Valim, alvo da Operação Jabuti. Mas parece que não leu o processo.

Ela escreveu que Valim “sofreu busca e apreensão em sua casa”. Mas isso não é verdade, pois a Lava Jato entrou apenas no escritório do advogado – e com a presença de um representante da OAB.

Reverberando Cristiano Maronna, defensor de Valim, a colunista escreveu também que o advogado foi grampeado. Mas isso tampouco é verdade, pois a Lava Jato monitorou o telefone de Orlando Diniz, que foi gravado conversando com Valim – não o contrário.

É preciso dizer que Valim virou suspeito depois de alertar Orlando sobre o risco de grampo. “Tem boi na linha”, disse Valim, levando o presidente da Fecomércio a reduzir drasticamente o uso do telefone.

A colunista também escreveu que Valim tinha contrato com a Fecomércio, presidida por Orlando Diniz. Outra vez a informação não bate.

Valim foi contratado por Orlando via Sesc/Senac num total superior a R$ 3 milhões – verbas federais.

Em depoimento ao MPF, a então gerente de governança contou que Valim não prestou os serviços ou não os prestou a contento. E que foi transferida de setor depois de se negar a assinar as notas. Ela disse também que o contrato com o advogado foi assinado com data retroativa.

Você provavelmente nunca ouviu falar em Rafael Valim, mas certamente conhece quem está por trás dessas ‘fake news’.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler comentários
  1. LACAIO É PETISTA! disse:

    Por que vocês acham que o Lacaio escreve na Folha??? Só tem petista!!!!!

  2. Marcoss disse:

    VCS NAO SE CANSAM DE CITAR A "PHOLHA DE SAO PRAVDA/UOL????????? ESSE LIXO ESQUERDALHA QUE É UM PAPEL HIGIENICO USADO....

  3. vmc disse:

    A porta-voz dos condenados de colarinho branco?

  4. Marcio disse:

    Mas para ser colunista da folha basta ser militante, não precisa saber ler !!

  5. Enxame de imbecis escrevendo asneiras por ai. disse:

    Em se tratando deste papel higiênico para pets denominado foice de são paulo, tudo é possível no reino das fake news paulistana. Sua circulação decai abruptamente, ninguém mais suporta ler tanta mentira e tanto partidarismo pró pt neste tabloide de quinta categoria.

  6. Laura disse:

    Sim, aquela senhora sobre quem só há certezas.

  7. Nathan disse:

    Sei apenas que faz parte da ORCRIM DOS TABLOIDES VERMELHOS!

  8. chacall disse:

    Ó folha. Melhor ler o papel higiênico, com restos de fezes mas com garantias da verdade. Fecha essa porra.

  9. Nelson disse:

    Quem está por trás da fake news? A Mônica Bergamo é só a escrevente.

  10. Alice disse:

    Essa porta-voz de condenados, indiciados e investigados por crimes de colarinho branco, não tem nenhum compromisso com a verdade, nem poderia, a julgar pelo nível moral dessas pessoas.

  11. Pior é o Reinaldo Azevedo disse:

    Pior é o Reinaldo Azevedo Que não leu o Processo do Tríplex e ainda disse que o Lula foi condenado sem provas. Impressionante o que o Reinaldo não faz para ajudar seu Aécio Neves 😍

  12. LULA NA CADEIA OU GUERRA CIVIL disse:

    Agora a Folhafake vai fazer campanha para proteger os escritórios-lavanderias que defendem o Moluscus Corruptus.

  13. Maurício disse:

    A inspiração de Pinocchio sempre pertenceu à Turma da Mônica!

  14. Antônio Luís disse:

    É a Monica Bergâmo? 🤢 🤮

  15. Renato disse:

    Mal lembrando esses put0s da FSP de que, fechado o regime, os jornalistas são os primeiros a ir pro saco. Ou não foi assim na Venezuela?

  16. Tatiana disse:

    Essa baranga não tem vergonha na cara de pau! Mente com uma desenvoltura!

  17. Sérgio disse:

    É a Petista Monica Bergamo? Essa Monica Bergamo, depois da prisão do Marcelo Odebrecht, em junho de 2015, escreveu uma nota muito curiosa na sua Coluna Social. A Folha, na época, era inundada por propaganda da "Odebrecht Realizações Imobiliárias", um braço da empreiteira Odebrecht que vendia apartamentos. Em 19 de junho ou 18 de junho o Marcelo Odebrecht foi preso. Passaram-se algumas semanas e a Monica Bergamo escreveu em sua coluna que a "Odebrecht Realizações Imobiliárias" comemorava o fato de ter vendido todos os apartamentos e dizia que a prisão do Marcelo não tinha prejudicado as vendas. Eu pensei comigo: onde reside o interesse jornalístico você informar que uma empreiteira vendeu todos os seus apartamentos, mesmo tendo seu presidente preso?

  18. Eduardo disse:

    Eu queria saber o que o Ricardo boechat acha desse post? Eu sei que ele lê o antagonista ou alguém passa para telefone dele pois ele adora a colunista da qual só temos certezas e nenhuma duvida

  19. Ernie disse:

    Fake news faz mal à saúde do país, mas quando a imprensa repercute a doença aos poucos vai se tornando terminal.

  20. Cadê o Dirceu disse:

    A colunista da FSP sente falta do Dirceu!!!! PS: graça a Deus já cancelei faz tempo minha assinatura, aliás, vc que ainda é assinante da FSP faça isso vc tb, cancele sua assinatura da FSP e contribua para vc tb para a falência desse jornaleco, ou então, coloque as folhas desse jornal para seu cachorro fazer suas necessidades fisiológicas (quem sabe ele acerte aquele kibe na cara de Lula, heim), o Brasil agradece!

  21. Wilson Ferreira disse:

    OAntagonista está coberto de razão ao citar a colunista da folha que distorce os fatos. E aí Folha, se prestando a esse tipo de serviço? Isso não é imparcialidade.

  22. antonioa disse:

    Esquerdismo nas redacoes e' uma praga. Um bando de imbecis que pensam que estao em 1968 "resistindo a ditadura" e portanto "hay que ser de esquerda"

  23. Verdade disse:

    Tá na hora da folha avaliar seus seus colunistas, tá dando muito na pinta, levantar a credibilidade é difícil, mas para cair basta um escorregãozinho. Não demora muito será uma folha seca.

  24. Marco disse:

    Assim como o Pravda e outros órgãos de propaganda estatal comunista, a Folha se São Paulo não tem o menor compromisso com a verdade. Não é surpresa se deparar com meias-verdades e mentiras descaradas nas paginas desse jornal.

  25. Alexandre Marreta disse:

    Nada mais contraproducente que o exercício criminoso do jornalismo. Intrigante a percepção de que parte da mídia brasileira se veste da ideologia torpe que massacra a verdade com o leviano jogo de interesses. A Folha e a Globo estão repletos de vermelhos que usam da seletividade para destilar seu veneno. Para eles Lula é inocente e Fidel um herói. No Estúdio I da Globo News a hipocrisia corre frouxa. Dá nojo!

  26. Henrique disse:

    Seria a colunista social patrocinada pelo Lula?

  27. Lili disse:

    Sim, conhecemos. Aquela, sobre quem não temos dúvidas, apenas certezas.

  28. VIAJOU disse:

    Publicar matéria "paga"como reportagem, dá nisso!

  29. Renata Chaves Silva disse:

    Muito pior é jornalista que diz que entende de direito sem ter frequentado faculdade e se contradiz. . Dilma PODE SER INVESTIGADA por atos anteriores ao mandato. . Michel NÃO PODE ser investigado por aros inferiores ao mandato. . . O que mudou? R: Apenas o personagem, a honestidade intelectual e a boa-fé. Só essas coisas mudam. . . Para mim isso é fim de carreira. É fim do que restava de credibilidade. Ainda que venha a argumentar algo com o qual eu concorde nele não acreditarei e procurarei outra fonte. Não sou eu ou os jornalistas, ou Barroso que está jogando o país no caminho da desgraça. O QUE JOGA O PAÍS NA DESGRAÇA SÃO OS CORRUPTOS. Outra coisa que joga O PAÍS NA DESGRAÇA É ESSE TIPO DE JORNALISTA manipulador. Brasil país do futuro que não chega e jamais chegará

  30. FakeNews disse:

    Onde essa colunista se formou? Ainda bem que parei de ler a folha há muito tempo, não perco tempo em nem ler os títulos, basta os fake news da internet.

  31. Grosso e Grande disse:

    23 cm será\ que a\ satisfaz ?

  32. Paulo Cardoso disse:

    Alguém com mais de dois neurônios perde tempo lendo esse lixo? É o mesmo tipo de gente que assisti uma Ana Maria Brega

  33. Jânia Paula disse:

    Eu não sei de nada disso, o que sei que é muito comum certos macacos sentarem em seus r@bos para falarem do r@bo alheio. Esses tridimensionais precisam estudar processo, pois só assim saberiam que matéria processual não depende do fato, matéria processual tem objeto, não é necessário ler todos os autos para certificar a validade do feito e o ato judicial. Por exemplo, o HC de Lula que rendeu o acesso ao tráfico de influência no STF foi interposto apontando uma autoridade de uma decisão monocrática, com o julgamento colegiado está prejudicado, independente do resultado ou de outro fato. E não, com a manifestação do MPF nos autos, o HC já não pode mais ser aditado.

  34. Roberto disse:

    Essa Lulista da Folha e da Band não se emenda. Poderia arrumar emprego também na Globo.

  35. Jânia Paula disse:

    Além de supressão à instância, o HC foi intempestivo, muitos erros grassos para não levantar suspeitas. Logo, da estratégia dos advogados, podemos concluir três coisas: (1) o objeto não era a Ordem, provavelmente era apenas a supressão de instância e o acesso direto das comitivas de tráfico de influência na Suprema Corte; (2) a defesa pode ter conseguido ambas as coisas porquanto poderá, quando o TRF 4 julgar os Embargos, suprimi o STJ e interpor um novo HC diretamente no STF já com as cartas marcadas; (3) a moralista sem ética da presidente possui uma necessidade patológica de álibi e popularidade.

  36. Tereza disse:

    Essa colunista precisa criar vergonha na cara.

  37. J.Pinto disse:

    Ah! agora entendi: o cara tá com o c. na mão...

  38. Aurelio Laborda Neto disse:

    Depois de tanta vergonha por ser desmascarada como porta-voz da quadrilha petralha essa colunista ainda tem alguma influência na opinião pública?

  39. Monica da Foia de SP disse:

    Jornalista de coluna social!!!!

  40. Gadinho do Pedro Caroço disse:

    Não sei como essa mulher não foi parar na Globo, que pega todas as tranqueiras da Folha de SP.

  41. Luix disse:

    Mônica Grelo Duro Bergamo. A fake News da Folha. Graças aos deuses que o Facebook ficou livre das mentiras dessa petista da esgotosfera.

  42. Monica Ferrara disse:

    Por isso que o grupo folha saiu do Facebook. Eles iriam ser expulsos pois eles sao a propria encarnacao de fake news. Essa Monika Modena recebeu muito dinheiro do PT.

  43. Fato comum disse:

    A jornalista precisa ler o processo e os jornalistas em geral precisam fazer mínimo de 5 anos de direito pra começar a entender algo e não basear notícias em senso comum. Jornalista é tão bem preparado que critica o juiz pela lei ruim, sendo que quem faz lei é o legislativo

  44. FOLHA DE SÃO PAULO = Fake News disse:

    A Folha de São Paulo consegue se superar a cada dia. Que lixo!