Como Lula poderá ou não ser preso

Merval Pereira escreve que tribunais regionais de todo o país, como o TRF4, que julgará Lula, já  determinavam a prisão de condenados em segunda instância mesmo antes da decisão do STF nesse sentido.

Se o STF não voltar atrás na decisão, Lula, uma vez condenado, poderá ser preso, desde que os desembargadores do TRF4 o condenem por unanimidade e mantenham a pena acima de 4 anos.

Nas palavras de Merval:

“Caso a sua condenação a 9 anos e meio no processo sobre o triplex do Guarujá seja confirmada, além de ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa, Lula iria para a cadeia. Mas existe a possibilidade de o ex-presidente se tornar inelegível e não ir preso. Seria o caso se o TRF-4 reduzir a pena a menos de 4 anos de reclusão, considerando os crimes de menor poder ofensivo.

Nesse caso, ele poderia continuar recorrendo em liberdade, mas teoricamente sem poder se candidatar. Mesmo condenado por prazo superior, se não for por unanimidade, Lula poderá recorrer, pois, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a decisão não será final antes que embargos sejam julgados.”

 

13 comentários

  1. Lula ser preso ainda é muito pouco, esse sujo assim como outros tantos políticos, exemplo também de Aécio Neves, merecem pena de MORTE.

  2. Vamos parar com essa palhaçada , o Juiz Sergio Moro Sentencia o Sr Lula , o proprio desembargador da TRF-4 comenta que e impecavel o processo , ai a imprensa etc começa achar pelo em ovo, com achismos , o Lula assaltou os cofres publicos , nós sabemos, e Policia Federal, Desembargadores , Juizes etc todos sabem e tem provas cabais , se essa cupula de autoridade nao executar , nao só prender esse delinquente , mas fazer devolver o dinheiro , podem ter certeza que nao sera SÓ O FIM do Brasil e da inpunidade , mas tambem o fim de carreira do Juiz Sergio Moro , ele ficara desmoralizado mediante toda a população e irao dar combustivel para PT , PCDB etc, ai gente podemos mudar de Pais , podem ter certeza…..Brasil ja era .

    1. Comentário quase perfeito!! O juiz Moro ficar desmoralizado significa o povo brasileiro ficar desmoralizado. E aí, o bicho vai pegar. Nosso nível de tolerância está no máximo! E o de intolerância chegando lá!

    2. É, Altamir
      “Nossa IMPRENSA” – fazendo o seu papel.
      Conseguiram até lançar Lula a candidato quando, na verdade, deveriam estar colocando e cobrando valores da lei, justiça…

      Ah… esqueci, os valores da “IMPRENSA” não são os nossos valores.
      – $eu$ valore$ $ão outro$. Danem-se o país, a moral, a ética…

      CADEIA JÁ para esse energúmeno vagabundo do Lula.

  3. A pergunta é como Lula não está preso? Embora a cada dia que passa eu desejo que realmente o inferno exista pra que estes assaltantes do povo caiam direto no colo do capeta. Só cadeia não é castigo suficiente pro mal que fizeram a este país de gente pobre e sofrida.

  4. Lula não será preso, precisa ser muito, mas muito otimista para esperar o contrário. mas pelo menos, poderia ficar inegível.

  5. Então é só comprar um dos juízes, é isso que irá acontecer,devem estar esperando a melhor oferta. Provavelmente quem vai corromper o juiz é a mesma turma que paga jatinho e caravana de onibus.

  6. Essa é minha aposta há anos. Lula se tornará inelegível, mas a pena será apenas uma restritiva de direitos. Não vejo ele sendo preso.

  7. Lula foi condenado por corrupção passiva (pena mínima de 2 anos) e lavagem de dinheiro (pena mínima de 3 anos). A menos que o TRF4 absolva-o de um desses crimes, a pena não ficará abaixo de 4 anos.

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.