“Confundir política externa com lacração é coisa de amadores”

Melhor do que examinar a pesquisa Datafolha sobre se o Brasil deve dar “preferência ao governo americano do que a outros países”, é ler o artigo de William Waack sobre a bobagem de confundir política externa com “lacração digital”.

Leia o trecho:

“O estilo Trump de disparar a metralhadora verbal primeiro e depois ver o que aconteceu talvez sirva aos interesses americanos. A longo prazo, duvido – ou vão dizer que a renúncia do general James “Mad Dog” Mattis do Pentágono, decepcionado com Trump, foi gesto de um esquerdista tresloucado infectado pelo globalismo? No caso do Brasil, imitar Trump incentiva a caricatura de quem entra bancando o fortão no salão cheio de bandidos e na hora de sacar o 45 possui apenas uma pistola de plástico.

Memes de política externa, como estamos produzindo, têm sérias consequências raramente visíveis a curto prazo. O novo governo briga com os acordos de Paris como se fossem a causa de qualquer atraso no pujante agronegócio brasileiro, deixando para o Chile (um país de esquerda?) realizar a conferência preparatória que esnobamos aparentemente sem ter gastado dois minutos calculando custos e benefícios diplomáticos. A promessa de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém é outra postura que gera grande tráfego nas redes sociais, mas que faz qualquer estudioso de política externa em qualquer lugar perguntar o que, afinal, se pretende conseguir com esse gesto.

Confundir política externa com gestos fortes e lacração é coisa de amadores. Ampliar o poder nacional, explorar a posição geográfica, formar alianças (sim, em algum momento elas podem requerer algumas renúncias, coisa que Trump parece incapaz de entender, como assinalou Mattis) e definir muito bem o que são os próprios interesses são o ponto de partida de qualquer formulação para trazer resultados, que não são tão imediatos quanto os políticos fascinados por redes sociais gostariam que fossem.

Em outras palavras, política externa é função de pensamento estratégico. Pensamento que fica prejudicado, assinalava o velho Kissinger, quando o governante está muito preocupado com o número de visualizações e os “likes” nas suas redes sociais.”

Alguém precisa explicar aos pitbulls que Waack não é de esquerda.

Temos uma chance única de começar a limpeza do Judiciário. LEIA AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO disse:

    Não. O jornalista não entendeu nada. Cuidado Waack, você não tem mais a Globo pra te segurar. Se você cair de quatro, pasta.

Ler comentários
  1. Sidnei disse:

    É impressionante como a impressa brasileira se acha a sabe tudo,alguns jornalistas pensam que são donos da verdade.

    1. ... ele saiu da globo, e a globo não saiu dele.

    2. Sempre Jones, Maria. WW é só um jornalista menos esquerdista, mas ainda assim, esquerdista. Um direitista jamais apoiaria às políticas globalistas da onu quanto à diplomacia, ao clima, etc.

    3. Auditores criticam o que foi feito; jornalistas criticam o que será feito. Jornalismo é a profissão mais fácil do mundo. Criticar é fácil; difícil é fazer.

    4. Com todo respeito a Waack, entre ele e Alex Jones, sou muito mais as opiniões de Jones.

  2. Gilberto disse:

    Quase 14 anos de idiotas rapineiros Lulistas e Petistas vulgo esquerdistas , todos cegos , e agora vem mais idiotas ditos direitistas e bolsonaristas , tão cegos quanto os antecessores. O brasil é u

    1. És um isentão, ou tucano, ou petista, ou emedebistas, ou liberalóide. Qualquer um desses defende bandeiras progressistas e globalistas. São todos de esquerda. Diferenciam-se na economia.

    2. Este zé ninguém deve ser índio , incapaz de pensar por si só , vive em grupos , tem que andar com a manada agrupada , como boi tangido , incapaz de um pensamento próprio.

    3. Bolsonaristas , são lulistas com sinal trocado , o mal cheiro desta gente é o mesmo , radicais idiotas.

    4. E vc é mais cego ainda, já que não se encontrou em nenhum grupo. Um terapeuta urgente. Não sou um zé ninguém. Tenho muito mais intelecto que vc , um eterno contra tudo e todos. Vai morar numa il

  3. Valdemar disse:

    Esta ai vai para minha coleção de febeapas

  4. José disse:

    Discordo do Waack. É um novo governo e com visão de direita e liberal, chega de fazer o politic correto para ficar bem com os mimimi esquerdistas. Bolsonaro tem que se posicionar e não ficar no mur

    1. Jair Bolsonaro é um governo de direita conservador, anti-globalista, e economicamebte, e só economicamente, liberal. O WW é o contrário disso. Só é mais ético que muitos colegas.

    2. Este zé ninguém deve ser índio , precisa de grupo de tribo , incapaz de pensar por si só , segue a manada como boi tangido.

    3. Se a opinião coincide com a do Antagonista, aplausos, se não, rejeição. É só questão de opinião. Ex. Karnal e Waack. Se o presidente for ouvir os jornalistas antes de agir, não irá a lugar a

    4. Este deve ser um Zé Ninguém , para escrever tanta besteira , um cego bolsonarista.

  5. Valdemar disse:

    Waack é jornalista experimentado e lúcido e emite opinião ponderada sendo até onde é possível isento. Como todo ser pensante tem opinião e a emite. Respeitar opiniões é democrático odiá-las

    1. ... globalista, progressista, no melhor estilo tucano dissimulado de ser. Quem mais defenderia a ONU e suas agendas pra diplomacia, clima, etc?

    2. Ele só é bom em noticiar a polícia nacional e fazer comentários sobre a ética em Brasília, no dia a dia das votações na câmara e no senado. Entrevista bem. Mas é um esquerdista...

    3. falou tudo, respeitar opiniões e de quem divergem é democrático. Concordo com algumas opiniões mas desta eu discordo. Esse novo governo foi escolhido para ser diferente e fazer o novo e não mimim

  6. Louis disse:

    Os árabes mandam no Brasil? Se o Brasil quer mudar embaixada de lugar, eles que têm que respeitar.

  7. Isabelle disse:

    Basicamente o Antagonista queria era: ''Fora PT, mais deixa tudo do jeito que está.'' Patético e bizarro ao mesmo tempo.

  8. Rumanettto disse:

    🐐⛏detected...discipulo do gadu como p murao

  9. Adilson disse:

    O nó é que kissenger empurrou os americanos em direção a China e hj,ninguém sabe o q fazer,aparentemente nem eles.O imperialismo chines é de outra natureza.Ser antiamericano tb não resolve.Solu

  10. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Bolsonaro é pior que Dilma e Lula!

    1. ... Ernesto Araújo é talvez o melhor quadro dentre os ministros.

    2. Política externa com quem liga pro Brasil no contexto de uma civilização, da qual pertencem também EUA, Israel, e todos os países europeus, e países das Américas, e alguns da África.

    3. Política externa com o Ernesto ortodoxo, o Stédile do Bolsonaro? Cê tá brincando! Só o horoscopista com síndrome anal acredita nisso, ou melhor vende isso para incautos.

    4. Nem se quisesse conseguiria ser. Nem seguindo a cabeça do horoscopista e indicador de paspalhões para política externa. Lula e Dilma, Dilma e Lula são insuperáveis.

    5. Vamos aguardar daqui a 4 anos, se ele vai roubar e quebrar ainda mais o Brasil, vamos ver quantos desempregados teremos,ver como vai estar nossa economia e a segurança. Daí podemos voltar e comparar

    6. Nem o capeta e' pior que Lula, que dira Lula e dilma juntos

    7. Tá parecendo mesmo. O sujeito que não consegue controlar a boca dos filhos , bom sujeito não é. A propósito, o que dizer daquele senador com o bonezinho do TRUMP boquinha de siri?

    8. Kkkkk. Comunista sem bandeira vermelha, o Brasil já está endireitando.

  11. Everton disse:

    Você descobre a desonestidade intelectual quando o autor lança mão de recursos como se pronunciar como conhecedor da opinião unânime de "QUALQUER estudioso de política externa". Vergonha.

    1. ... mas que sempre se entrega. É só vermos a diplomacia do Aloysio Nunes e o chorôrô do Itamaraty atual.

    2. Pois é. A globo não saiu dele, ainda. A defesa de políticas globalistas e progressistas da ONU, entrega isso. Ele parece exalar o velho esquerdismo tucano. Aquele que tenta disfarçar.

  12. Giusti disse:

    Concordo c o WW qdo ele descreve o q é diplomacia, q passa muito longe dos benefícios econômicos imediatos d acordos comerciais. Mas não vejo problema em comentar nas redes sobre os rumos, é esti

    1. ... e se aliar a tiranias ou blocos globalista relativiza soberanias

    2. A prioridade nunca deve ser economia, em se tratando de política externa. Economia é consequência. A prioridade deve ser a geopolítica, o fator civilizatório.

    3. A opinião do Waack vale tanto quanto outra qualquer. Para mim a prioridade é a economia. A diplomacia deve servir aos interesses econômicos nacionais. O Waack aprova é a nossa "diplomacia" com

  13. Wolfpack disse:

    Cuma? Já comeu o pão com mortadela hoje?

  14. Chris disse:

    Waack como sempre fazendo a leitura correta dos acontecimentos. O problema é que somos um país de analfabetos funcionais especialmente na política.

    1. ... ele toma as dores da globo, que perde prestígio nesse governo, que não dá exclusivas pro canal, no máximo fala ao vivo no JN, e olhe lá.

    2. Que nada. Qual o mal em dizer que ele saiu da globo, mas a globo não saiu dele? Cinismo é criticar a estratégia digital de comunicação, que é a que tem dado certo. Toma as dores da globo.

  15. Wolfpack disse:

    Blablablablabla, pragmatismo é uma coisa, mas é bom sim deixar claro ao Mundo que o Brasil está sob nova direção. Acabou pilantras! menosprezar o Brasil é o que a esquerda sempre fez. acabou!

  16. Clóvis disse:

    Conservador o Waack não é... O certo é nos mantermos anões diplomáticos??? Somos um dos países mais importantes do mundo!! Finalmente começamos a fazer os demais países entenderem isso.

  17. Antonio disse:

    Há alguns anos atrás, em 2015 ou 2016, o jornal o Globo e Estadão publicaram que existem vários comissionados sem concurso, trabalhando e recebendo altos salários nas embaixadas brasileiras...

  18. Juão disse:

    Se Waack é de esquerda eu não sei, mas a rede Globo ainda não saiu dele; e, qto aos amadores do novo governo,talvez façam o que os profissionais não fizeram até agora.

  19. luiz disse:

    o problema do Brasil começa com rede e termina com globo.

  20. Everton disse:

    Waack e Antagonista unidos na torcida por Hillary, Macron, contra Trump, contra Bolsonaro, contra embaixada em Jerusalém. Comecem a ouvir seus leitores. Vocês não são portadores da verdade.

  21. Ryu disse:

    Cala a boca waack, fala m3rda pra caralh0 hein?! Por essas e outras parei de assistir os vídeos desse velho bobalhão isentão. Alckmin 2.0.

    1. Não consigo assistir, parece que estou perdendo tempo!

  22. José disse:

    A política interna e externa tem que ser clara que é de direita. Sem mimimi de quem quer que seja. Entendeu??

  23. Michel disse:

    A 30 anos todos os entendidos estavam vivendo lá doce vita.

  24. Morrowind disse:

    Pela primeira vez consegui ler seu comentário e de fato gostei.

  25. Johny disse:

    Wack não é de esquerda?! Ele, durante a eleição americana, portava-se claramente pró Hillary. Isso é ser o que? No mínimo, ele é tucano. Um esquerdista, digamos, mais limpinho e intelectual.

    1. ... mas apoiador da ONU, e do nanismo diplomático que a globo apoia, mesmo assim.

    2. Exatamente. Ele é um esquerdista menos politicamente incorreto, e menos revolucionário.

  26. VELHO disse:

    São ridículos"especialistas", eles tem solução para tudo, a mídia os adora, cada um tem seu especialista preferido. Waack foi enxotado pela esquerda, agora quer agradá-la, batendo no Trump e B

  27. Paulo disse:

    Mas é exatamente isso o que o Trump NÃO ESTÁ fazendo. O jogo é de bastidores. A Rússia tem sua área de influência preservada e os EUA podem ter o braço livre em suas próprias áreas.

  28. Rose disse:

    Se eles pensam que toda essa mágica que aconteceu, ou seja, eleição de Bolso e da grande bancada do antes nanico psl, dará aval para idiotices e lacracoes sem noção, estão enganadissimos.

    1. ... eles ajudam não atrapalhando. Mas sabemos que atrapalharão.

    2. Não queira ensinar o padre a rezar a missa, Rose. Tucanos, petistas, emedebistas, e pessoas que votaram nesses, ou no novo, nada tem pra ensinar. Podem tentar ajudar, mas ensinar, não.

  29. Alvaro disse:

    Discordo sobre a reclamação do acordo de Paris. Aparentemente há exigências políticas e supra-nacionais nas sombras do acordo.

    1. O Brasil está certo. O William Wack deve pensar o que acontece com os preços de alimentos e minério internacionais se o Brasil começar a regular as exportações?

    1. ... no mais, parece que a globo não saiu de WW tanto assim.

    2. Perfeito sõ pra petistas tucanos, e demais isentões progressistas, globalistas, etc.

  30. Rumanettto disse:

    Cercado e acuado pela MAÇONARIA da caserna...vamos ver se esta faz menos nerdah que as outras sabotadorad desde djoao6 dpedros vermes fa fonteseca e todos 🐐🐐⛏⛏ que os tem sucedido

  31. Lúcia disse:

    O Brasil não precisava dos filhos do Bolsonaro : primários , mal- educados , culturalmente rasos. Normalmente os filhos saem melhores que nós. Não foi o caso aí ! Tomara que não atrapalhem o gov

    1. É pra rir? Todos são campeões de votos. O Brasil não precisa do mainstream midiático dando pitacos. O mainstream está magoado com a perda do monopólio do fluxo de informações pra internet.

    2. O Brasil não precisava da esquerda . Atraso de vida

  32. Marco disse:

    Certissimo William Waak , esta na hora de se fazer Diplomacia com D maiúsculo , alguem precisa avisar o Bolsonaro que governar uma Nação num é ficar postando qualquer bobagem nas redes socias .

    1. ... que não tem mais trânsito como tinham nos outros governos. Agora, o canal de comunicação é direto com o povo, via internet, via redes sociais. Tem dado certo.

    2. A grande mídia querendo dar pitaco a Jair Bolsonaro, querendo e Sinar o padre a rezar a missa. Hahahaha. Ele está agindo de forma corporativa, defendendo seus companheiros do mainstream...

  33. Alexandre disse:

    William Waack sabe tudo! A Globo se deu muito mal!

  34. Suricato disse:

    O WW tem seu ponto de vista, porém não quer enxergar a desglobulização mundial cada vez mais países deixando acordos intercontinentais de lado e tomando postura unilateral.

  35. Joao disse:

    Que papo... furado. Gosto do WW por ser educado e parecer sincero. Relativamente informado, sobra na submediocridade brasileira. Mas sabe quase nada de geopolítica efetiva. Será que aprende ainda?

  36. Paulo disse:

    Waak é um chutador de cachorro morto. Só falou mal do PT depois das evidências da Lava-Jato. Mas agora virou especialista em política externa e crítico voraz do novo governo. É esquerdista fabia

  37. Brasileiro disse:

    Waack tem muito conhecimento sobre relações internacionais, não significa que esteja certo em tudo, gostaria de vê-lo confrontado com as posições de Jeffrey Nyquist especialista em geopolítica.

    1. ... simples assim. Vejamos como ele se sairá no comentário do dia a dia em Brasília, em 2019.

    2. Ele defende as agendas da ONU sobre política externa e sobre o clima, pelo que se vê nesta análise. Já começa errado daí.

  38. Paulo disse:

    procurando aqui as análises do Waak sobre Lula e as doações aos ditadores. Ele é tão especialista em política externa, mas só agora virou um crítico voraz do governo.

  39. Gabriel disse:

    Waack não é de esquerda? Ele só é burro. De esquerda são é vocês.

  40. José disse:

    O EUA tem poderio para a política isolacionista!! Nós o Brasil e os outros países do mundo não!!

    1. ... não pode se sujeitar a ditaduras islâmicas e ao neo-colonialismo chinês.

    2. Tenho a preocupação do José. O Brasil tem a cultura dos países europeus, dos países das Américas, incluindo os EUA, de Israel, e de alguns países africanos. Tem que se reaproximar destes.

    3. e daí vamos ficar encolhidos e engolidos pelos esquerdinha mimimi da ONU, pelo árabes, Russos, Venezuelanos, cubanos , bolivianos , argentinos e por aí vai. O Brasil tem que mudar de rumo, chg de m

  41. YOUSSEF disse:

    Definir muito bem o que são os próprios interesses,concordo plenamente, a riqueza e o bem estar da população, concertar o mundo não existe pode melhorar um pouco, salvador do mundo não existe.

  42. Paulo disse:

    Waak não é de esquerda, mas está afundado num globalismo que nos domina há 70 anos, no mundo inteiro. Daí uma decisão (de chefe de Estado) que desagrada é sempre retratado como "em busca de li

    1. ... ele saiu da globo, mas a globo não saiu dele.

    2. Globalismo é coisa da esquerda. Não vejo uma pessoa de direita defendendo quebra de soberania nacionais, através de agendas de ongs e blocos de algumas minorias internacionais.

  43. Sueli disse:

    Não sei se já estão sabendo mas, alguém deveria avisar ao Trump: o gato subiu no telhado! Já viram os sinais? Já leram os índices? Começou...

    1. Qual gato? A Bolsa se recuperando, a economia bombando, as empresas voltando a dar emprego ... O gato democrata já escorregou.

  44. Luis disse:

    W.W não é de esquerda. Só é medroso. Prefere o falido caminho perene. O que Bolsonaro percebeu é que o povo não tem esperança materiais. O que o povo quer é ter autoestima. Ter seus valores pr

    1. ... qua to ao clima e quanto à visão sobre Israel.

    2. Ele é. Ele é de uma esquerda menos revolucionária, mais isentona, e não dissimulada nos seus métodos e agendas. É como o psdb. Olha aí a prova. Ele defendendo as pautas da ONU.

  45. Ciro_Bolsonarus disse:

    Esse cara é MUITO CHATO -- pior que ele se acha phodástico.

  46. Antonio disse:

    Quem "Lacra" são os comuno-globalistas do PSOL. A Direita "Mita".

  47. Luis disse:

    Não adianta sua explicação adicional, Sabino. Todos que têm algum desacordo com a política do "mito" é comunista bolchevique.

    1. Podem ser tucanos, tucaNovo. Mas tanto pt, psdb, mdb, novo, odt, rede, etc, enfim, comunistas e liberais (num sentido mais amplo que o econômico), assemelham-se no progressismo e globalismo.

  48. Claudio disse:

    Boa leitura, texto lucido, o competente WW poderia tem uma pasta no governo.

    1. ... ou aqueles que escolhem a independência.

    2. É pra rir? Ele não é alinhado. Governo não pode ter divergência interna. Pra isso serve a oposição.

  49. Elaine disse:

    Ele nao é de esquerda?.?? Prefiro os com.etarios lucidos de alexan dre garcia. N unca vi nenhum aqui.

    1. Jamais iriam postar. Ele, Alexandre, tá mais pra um direitista, que entrevistou até o Figueiredo. O WW tá mais pra um esquerdista à moda tucana.

  50. Nancy disse:

    Eu gostava muito do Programa Painel na GNews com o Waak, sempre excelente, uma pena qdo ele saiu, a gnews é quem perdeu.

  51. Lordh disse:

    Ex-globo com saudades da Globo. Só isso.

    1. Ele é seguramente o.melhor dos jornalistas deste país. Vc está por fora.

  52. Fernando disse:

    Os pitbulls de direita acima citados ,foram gestados pelo canibalismo sórdido criado pelas esquerdas nos últimos 50 Anos de Domínio Cultural dos meios de comunicação ! Tolerância , antagonista..

    1. Nem todos os que votaram no Bolsonaro, são Pitbulls. Vamos se acostumar com o exercício do contraditório sem ROTULAR.

  53. Elizabeth disse:

    Onde estava o WW enquanto o governo petralha patrocinava a política "externa" entre Brasil, Cuba, Venezuela e Bolívia e outras republiquetas?Nunca o ouvi reclamar...

    1. Enquanto ele mamava na Globolixo phoda-se o interesse do País. Agora que está "na rua" trata de achar logo um bando de seguidores cegos para ganhar algum.

  54. Clóvis disse:

    Waack, na eleição do Trump, foi claramente pró Hillary!! É um tucano da esquerda limpinha e cheirosinha...

    1. He, he... A mídia tucana pensa que não é de esquerda, só porque o PT a chama de direita.

  55. Vittorio disse:

    O último evento sobre mudanças climáticas, sediado pela Polônia, teve um painel sobre igualdade de gênero. Se é isso que os "profissionais" defendem, então que chamemos os criadores de memes.

  56. Felipe disse:

    Ué é claro para mim que ao colocar a embaixada em Jerusalém o Brasil está estreitando os laços com Israel, simples.

    1. Demonstrou alinhamento com os EUA. Fez muito bem em fazê-lo

  57. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Janaina disse que bolsonaristas são “ o PT ao contrário “

    1. Ela é uma aliada, mas jamais uma aliada pra estar no círculo fechado, no núcleo duro das decisões. Ela se alinha pontualmente, nas pautas mais convergentes da agenda conservadora. Só.

    2. houve a entrevista dela da Jovem Pan do dia 24/12, verá que ela foi respeitada pelas suas opiniões , compara agora com o CID Gomes??? como reagiram os PTs. Não sou Bolsonarista, sou contra a esquer

    3. Não precisa a Janaina dizer , é obvio que não passam de idiotas de esquerda e de direita , todos cegos pela doutrina.

    1. que não saiu do armário, tá mais com cara de PSDB mesmo.E vamos lá, ninguém saí da Globo e se regenera tão rápido. Concordo com algumas opiniões dele, mas discordo de outras. Democracia, simp

    2. Por um tropeço a esquerda o detonou. Aos poucos vairetornando a agenda

  58. Otao disse:

    1. Para comentar sobre Trump - ponto de vista de cá/BRA - vale a pena acessar livros "Fogo e Fúria"/M. Wolff, e "Medo"/B. Woodward. Trump é um tipo 99,99% desordenado de mente.

    1. 2. Trump retruca p/ auxiliares: "Por que n/ fabricar coisas em casa? Somos país industrial", "Não consigo entender", "Penso assim há 30 anos", "Falei na campanha, sem recuar, vou assinar".

  59. Francisco disse:

    Reconhecer Jerusalém como capital de Israel tem muita importância para judeus e cristãos além de enfraquecer as políticas pró-Palestina que são as principais causas de guerras e terrorismo.

    1. ... não podemos nos sujeitar a certas culturas que vivem na barbárie.

    2. Guerra quem declara é terrorista e tirania islâmica, que vive desrespeitando até os próprios povos, e mais ainda, cristãos, mulheres, e outros grupos.

    3. Nosso capitão nada , eu não sou boi para ser tangido , para que preciso de porra de capitão. Preciso é de gente competente e que não seja ladrão , nem de salários de colaboradores.

    4. Depois de quebrarem o nosso país e roubarem todo o nosso dinheiro, formando verdadeiras quadrilhas de criminosos, agora querem impedir que o nosso Capitão de governar.

    5. O que é melhor para o Brasil? O objetivo é fazer o certo pois apadrinhar e agradar aos pequenos interesses, até agora não deu muito certo. Haja vista a pobreza e o atraso do Brasil!

  60. José disse:

    Concordo plenamente. de bobô ele não tem nada. Enfrenta a mídia socialista nos EUA e os politicamente corretos de peito aberto. Bolsonaro não é Trump, mas pode copiar algumas coisas que deram cer

    1. Discordo, acho que ele é um socialista enrustido. Quer ser o dono da verdade, tem um ar de soberba. Bem parecido com o ridículo do Reinaldo de Azevedo. Cuidado antagonistas, esse mal pega. acordem

  61. Osvaldo disse:

    Concordo plenamente com o artigo . Só que a mudança de embaixada me parece pertinente. O mundo árabe nem frango anda comprando do Brasil. E a Palestina só serve para pegar grana. Vamos atrás da$$

    1. ... uma pena. Ele saiu da globo, mas a globo.. saiu dele?

    2. Discordo plenamente do artigo, pois o WW sempre foi crítico do Trump. O "direitos no" dele resume-se a um anti-petismo. Mas o apoio às agendas da ONU, como um bom global, parece que ficou.

  62. JULIO disse:

    Ninguém é perfeito. Agora, aos poucos, depois que assumir, Bolsonaro e sua equipe irão ajustando os pingos nos is. O importante é que o bloqueio do comunismo, com todos os seus erros, foi feito!

    1. Verdade, José, tudo que Bolsonaro diz é deturpado! Bolsonaro diz A e eles já acrescentam B, C e o resto do alfabeto!

    2. Bolsonaro deixa claro as suas mensagens, mas não sabemos o por quê tentam decifrar e deturpar as entrelinhas

  63. Sandra disse:

    O povo elegeu Bolsonaro por suas promessas de campanha. Tomara que consiga cumpri-las.

  64. Anderson disse:

    Waack quer mudar o status quo apenas mudando a pessoa dentro do terno. Com Bolsonaro isso é impossível e foi por esse motivo, quebrar as amarras, jogar o terno todo fora ou parte dele, que votei nel

  65. Zeus disse:

    Waack sempre foi uma Anta empertigada. Kissinger, tão louvado, não conseguiu deter o avanço comunista. Trump reduziu o poder do EI, mas não quer mais arriscar a vida de americanos em solo sírio.

  66. Paulo disse:

    Incrível como a imprensa sabe tudo que vai acontecer na Política Externa do novo Governo. Deve ter havido uma reunião secreta, ou clandestina, entre o Governo e essa turma de Profetas/Especialistas

  67. Rachel disse:

    William Waack sempre lúcido e preciso. Análises inteligentes de quem tem experiência em cobrir política externa. Seria bom que o próximo governo seguisse sua página para aproveitar a sua experi

    1. Texto bem globalista e apoiador das políticas da ONU, e do nanismo diplomático. Não tem o que se aproveitar aí.

  68. Way disse:

    Precisa ter e saber o que falar, as obras falam por si, as redes sociais são excelentes instrumentos de comunicação, mas os políticos e a mí(er)dias subestimam demais.

  69. Paulo disse:

    Se eu fosse entrar num saloon do velho oeste com uma pistola de plástico, mister Waack, só se fosse junto com o Xerife Trump, caso contrário, sem a menor chance por que não sou trouxa.

  70. Alison disse:

    Mto bom o texto, impossível de discordar. Acredito no poder de influência e convencimento do General Heleno e do General dos Santos Cruz; em momentos decisivos, espero que façam a diferença.

    1. ... melhor o WW, ficar só na ética mesmo.

    2. Uma portaria de texto eivado de globalismo e louvores as políticas progressistas da ONU, e ao nanismo diplomático das últimas décadas.

  71. Duarte disse:

    Tem um bocó aqui nos comentários que põe em dúvida a expertise do Waack em assuntos externos. PQP ! O cara era correspondente de guerra, jornalista de 1°, mas bom mesmo é o Paulo, que comenta de

    1. Ele saiu da globo, mas a globo não saiu dele. Hoje qualquer um nutra um anti-petismo que já pensa ser de direita. Não é assim. Sem uma base conservadora, com capitalismo, não tem como.

    2. O Waack faz parte de uma antiga geração de jornalistas que calçavam botas. Hoje temos opinadores que não vivenciaram nada, não sentiram nada, não leram nada. É a década da mediocridade e arrog

    3. Me informar com quem ? Contigo ? Com um cara que coloca pontinhos no meio da palavra com medo de ser censurado pelo blog ? Esse é o teu lugar, você não tem destaque neste mundo. Supere isso !

    4. Duarte, rodar o mundo parece coisa de prost.i.tuta de luxo. Até parece que isso qualifica o sujeito a alguma coisa, a priori. Você precisa sair da cadeira de fã de jornalista e se informar.

    5. Me poupe, pirralho. O jornalista rodou o mundo, entrevistou líderes mundiais. Dê mérito a quem tem mérito. Ele argumenta sim com autoridade. Quisera vc ser bem sucedido na sua profissão como ele

    6. A expertise de WW apostou todas as fichas q a máquina e centrão elegeriam Alckimin.....ERRROUUUUUUU

    7. Ah claro, ter sido correspondente de guerra lhe dá o passe livre para analisar errado as coisas. É o famoso "argumento de autoridade", muito usado por fãs idosos e moleques de celebridades menore

  72. Rose disse:

    Pra começar, já seria de bom tamanho secos 3 filhos, adultos que são, reconhecerem que o Predidente eleito não é nenhum deles. Ainda conquistarso antipatia. É o meu caso é o de outros que conhe

    1. Paciência. Eles são bem quistos e muito bem votados. Campeões de votos, recordistas, aliás.

  73. Iracema disse:

    Gente, só pra esclarecer: pit-bulls são aqueles direitistas convictos que pedem o fechamento do Congresso e do STF e ainda manda quem pensa diferente ir morar na Venezuela, Cuba e Coréia do Norte?

    1. Se for, eu me considero uma pit-bull e tenho certeza que o meu cachorrinho, um Yorkshire, tem alma de pit-bull, pois nunca temeu enfrentar qualquer cachorro grande quando o encontra pela frente.

    2. Importante ressaltar que o lula tá preso babaca! E o presidente foi eleito democraticamente, com votação expressiva.

  74. Raphael disse:

    Waack não é esquerdista , é globalista igual a ANTA .

  75. Rumanettto disse:

    Waack não é vermelho mas comungou do secularismo espiritualista da rede Boblo por década. Lá não assumia opiniões deste tipo...eh do tipo pagou levou minha consciência e caráter?

    1. ... qualquer um quer ser direitista hoje. Não basta ser anti-pt pra isso.

    2. Ele é da esquerda tucana, pelo jeito. Apoia todas as agendas, mas é mais ético que o povo da esquerda petista.

  76. Tito disse:

    Willian Wack é ótimo. Treino é treino e jogo é jogo. Na hora do pega pra capar, devemos usar a sabedoria que a natureza nos deu, dois olhos, dois ouvidos e uma boca.

  77. Tuiuiú disse:

    Trump foi apresentador de reality show por 11 anos, seguramente ainda está afetado pelo papel, Bolsonaro não, graças a Deus !

    1. ... da mesma forma Bolsonaro se elegeu aqui. Ele tem agenda conservadora, tem uma base abrangente que vai além do mero anti-petismo.

    2. Trump se elegeu por um sentimento anti-establishment, anti-esquerda, bem além do sentimento anti-partido democrata.

  78. Paulo disse:

    O viés social-democrata de vocês voltou com a corda toda, não é mesmo? Estão precisando de graninha do Deus mercando, confere? Só um aviso, na hora certa, vocês vão definhar, como todo resto d

  79. Trumpão disse:

    Nem li e nem Lerei. Para ficar bem informado sobre política externa basta fugir desses jornalistas da grande mídia, inclusive os deste BLOG.

  80. Rosa disse:

    Os jornalistas estão mesmo achando que poderá ser pior o governo do Bolsonaro do que o governo com o PT? Tenha santa paciência seus imbecis!

    1. São pra lá com tua admiração por Temer, mdb, psdb, Cino.

  81. MarechaldeMAReGUERRA disse:

    A nova política externa é a oportunidade de, pela primeira vez, o Brasil agir com verdadeira independência, coragem e até com superioridade moral. Alguém tem que dar um fim nessa canalhice global

  82. Paulo disse:

    O Trump é tão amador, mas tão amador, que destruiu o IE, criado pela omissão do "super Obama", encurralou a Coréia do Norte e obrigou a China a negociar, e deteve o Irã nuclear. Belo amador...

    1. Sério mesmo? Com o nível de endividamento pessoal acima dos limites aceitáveis e a Bolsa em queda vertiginosa? Tem certeza?

    2. "EI" - Estado Islâmico. A linha do sr. Waack agrada os Antas porque é a linha dos democratas glogalistas americanos. Confronto com a Rússia e imperialismo permamente.

    3. ... e de quebra ressuscitou a economia norte-americana.

  83. Maria disse:

    Existe algo chamado GLOBALISMO (não globalização) que é o o câncer do mundo atual ( e que, por acaso, a esquerda está à serviço). É isso que muitos de nós condena, sr. Waack.

    1. ... ele só é bom em entrevistar e em comentar a ética na política, mesmo.

    2. O WW não é de direita. Ele tá mais pra um tucano. Apoia toda a agenda progressista, esquerdista, e o pior, globalista, marxista, as agendas da ONU, e quer ficar falando besteira.

    3. A verdade quando é da direita vale muito menos que duas mentiras contada pela esquerda

    4. Essa desonestidade intelectual da imprensa é enojante. Não é á toa que preferimos nos informar pelas redes sociais. Fingem, por exemplo, que a crise migratória não é algo PROVOCADO.

  84. Rose disse:

    Certíssimo! Bolsonaro e sua equipe deveriam ler,lassimilar e, decorar. Se houver bom senso, discernimento e inteligência mesmo. Esses três filhos devem dar uma marcha ré e sair da cena presidencia

    1. ... ele saiu da globo, mas a globo não sai dele.

    2. O WW errou feio. Se mostrou um progressista, globalista, na defesa de agendas da ONU, e na diplomacia pequena que tem sido feita.

  85. Duarte disse:

    O antagonista anda meio bipolar. A ração ideológica que alimenta esses "pitbulls" é dada paulatinamente, a cada 10 minutos, por este site. Este site inflama os ânimos, depois quer apagar a cham

    1. ... precisa de mais gente usa do smartphones.

    2. Ainda dívida, Nova? Mas é claro. Os Bolso aros não precisam de Secom.

  86. Tonico disse:

    Waack não é de esquerda, óbvio. Mas é muito mais fácil ser um analista e conjecturar do que definir uma estratégia. Precisamos aguardar e conferir.

    1. Ele é. Só que mais tímido. É um globalista. Um progressista, pelo que se vê. Um isentão, esquerdista mais tímido, bem mais, que os caras do PSOL, por exemplo, que são chegados na globo.

  87. Adriana disse:

    Não é de esquerda. Mas isso não o isenta de errar em suas análises. Está na hora do Brasil ser comandado por homens de palavra. E assim penso que é Bolsonaro. A longo prazo mostrará que está

    1. Ele é. Só que é aquela esquerda isentona, progressista, não-revuciánaria. Ele apoia agendas globalistas, pelo jeito.

  88. Everton disse:

    Promessa de campanha tem que ser cumprida. Parem de tentar boicotar a promessa do presidente aos seus eleitores. Nojo.

  89. Py disse:

    Os diplomatas que levaram carona no Itamaraty estão inconformados. Novo governo, novo cardápio!

  90. Leitura disse:

    E a Delação do Palocci? Quando apresentará efeitos práticos além da libertação dele? A cabeça da Cobra Lula será cortada de uma vez por todas ou não? Cadê a Lava-Jato?

    1. Resposta leitura: a ala MAÇONICA da Pph ja livrou seu maçonzinho criminoso de estimação....O resto, o Brasil, a constituição, as leis, etc..não interessa...acooorrrddemmm

  91. Paulo disse:

    Quem disse que o referido jornalista é especialista em política externa, ainda mais a americana, que é muito complexa? Aliás, quem disse que VOCÊS, os desmoralizados fãs da Clinton, entendem?

    1. ... como comentarista de política externa ele é ruim.

    2. O WW é igual ao Gabeira. Esquerdista. Só que o Waack é um esquerdista tímido. O famoso isentão. Melhor ele escrever só sobre ética na política mesmo.

  92. Mauro disse:

    Sim, WW não é de esquerda, mas ele, PQP, as vezes enche o saco. Novos paradigmas, ele tem que aceitar isso. Só assim, a esquerda vai encolher.

    1. Ele é de centro esquerda. Aliás, não existe centro, existe esquerda tímida.

  93. Fernando disse:

    Nossos comentaristas que sao amadores

  94. Eduardo disse:

    Waack está certo, mas sucede que os Bolsonaros - por razões genéticas, de formação ou qualquer acidente que lhes tenha ocorrido - são incapazes de pensar. Portanto...

    1. ... melhor ler a coluna do Ernesto Araújo, no blog dele.

    2. Ele está errado e só gerou convergência, concordância, entre os tucanos os e isentões, e demais progressistas globalistas.

    3. Você não é aquele mav do mdb que fica postando um monte de bo.s.t.a aqui e pagando de inteligente?

  95. Patrício disse:

    Waack é um dos mais lúcidos jornalistas do mundo. Aqui no Brasil então, nem se fala: reina quase sozinho numa mídia controlada pela mediocridade e incompetência de jornalistas lacradores, doutrin

    1. ... ele é bom como entrevistador e comentarista de ética e furos jornalísticos. Mas como pensador, a globo não saiu dele, apesar dele ter saído dela.

    2. Não tão sozinho. Ele comunga do mesmo globalismo, progressismo, só que de forma mais tucana, e menos petista. Ou seja, de forma mais dissimulada.

  96. Murilo disse:

    votei no bolsonaro e estou decepcionado.O maior vespeiro do mundo é o oriente medio.Idiotice se meter nisso.Vendemos carne pro egito da mesma quantidade do que pra china.Bolsonaro nao é trump!

    1. ... países com os quais divide a civilização.

    2. Alguns não estão a par do risco civilizatório que é manter-se alinhado a tiranias islâmicas, latino-americanas, ao bloco russo-chinês, etc. O Brasil tem que buscar europeus, Israel, e EUA.

    3. Murilo, é concordar que o Oriente Médio torne o Brasil seu refém. Fica difícil.

  97. Francisco disse:

    Talvez o maior erro do Bolsonaro, o que mais irá lhe prejudicar, seja seguir a cabeça do horoscopista Olavo de Carvalho, e colocado aquele idiota no Itamaraty

    1. Só faltou dizer viva ONU, viva globalismo, viva progressismo, viva nanismo diplomático. Basicamente o texto de WW enaltece tudo isso.

    2. Então o ideal seria seguir o conselho do grande Aloysio Nunes que mencionou que não somos poderosos o bastante para pensar e ter atitudes independentes.

    3. Idolatrar o horoscopista Olavo de Carvalho é ter diploma de burro.

    4. Bom mesmo seria seguir a boa e velha política externa falida dos últimos 30 anos, não é mesmo? É cada comentaristas de almanaque recalcado que aparece por aqui, com a tara pelo Carvalho sempre...

  98. José disse:

    Waack não é racista. Mas a esquerda quer que ele seja por que "cresce" em cima de polêmicas

  99. Everton disse:

    Amadorismo é escrever que "QUALQUER estudioso de política externa de QUALQUER lugar do mundo" concordaria com William Waack. Que vergonha escrever essas bobagens para atacar o presidente.

    1. ... ele parece escolher o lado dos ambientalistas progressistas, quando crítica a decisão de não sediar o evento pra discutir políticas de ongs.

    2. Essa babação em cima do WW é engraçada. O cara exala um tucanos no, que é aquele esquerdismo mais disfarçado, a olhos vistos. Quem mais apoiaria o nanismo diplomático e as agendas da ONU?

    3. Dizer o que se perguntaria QUALQUER estudioso de política externa é muita desonestidade intelectual. Amadorismo. Lendo pra quem não sabe ler. Tente ler de novo, até absorver.

    4. Ademais, o que é importante: a afirmativa do WW esta errada? não te preocupa essa coisa de, repentinamente, o sujeito se declarar imitador do Trump? Pra mim isso se chama adesismo, e pra Você?

    5. Oi Cara Pálida, o texto diz LITERALMENTE " faz qualquer estudioso de política externa em qualquer lugar perguntar o que, afinal, se pretende conseguir com esse gesto". Erro de leitura, VOLTE Você

    6. Waack escreveu isso LITERALMENTE. Leia o texto dele.

    7. Cara, você acha mesmo isso, ou ainda está grogue após o Natal! Onde leu essa afirmativa? Ademais, votei no sujeito e estou sim muito preocupado com essas traquinagens políticas.

  100. Jackson disse:

    Negócio de política externa é ver onde está o dinheiro, pensar ideologicamente e tomar calote só é bom pra esquerdista

    1. O caráter civilizatório das negociações entre países é o fator mais importante. Com países com características civilizatórias semelhantes, as possibilidades econômicas são maiores.

  101. Marcos disse:

    Wacck é de esquerda. Evidência óbvia: é anti-Trump, anti-Bolsonaro. Quer oque? Precisa desenhar. Não entendem que a briga tanto de Trump quanto Bolsonaro é pesada: Anti-globalista & anti-establs

    1. O texto é eivado de globalismo, de apoio à ONU, de linguajar progressista, e de críticas ao redirecionamento diplomático, em busca da reaproximação com Israel e EUA.

  102. francisco disse:

    A saída de um general não representa fraqueza de um Presidente...WW você realmente tem vaga na rede "grobo".

  103. Morrowind disse:

    Willian Wack, aquele que foi enxotado do projaquistão por não lacrar mas chama Reinaldo Azevedo pra programa de YouTube.

    1. ... *nem a pau. Enfim, ele parece apoiar toda a pauta da esquerdista ONU.

    2. Eu não considero ele um direitista bem a pai. Tá mais pra um isentão, no melhor estilo tucano de ser

  104. Panaca disse:

    Pitbull..kkkkk..essa é boa. Até "O Antagonista" está perdendo a paciência com vocês. Pois é, fanfarronice tem limite.

    1. E você, quem é? A macaca dos antagonistas? Aliás, sem "vocês" o Antagonista vai ter que pedir dinheiro de novo, como fez no começo. Até parece que leitores de Caros amigos sustentam alguma coi

  105. FABIO disse:

    A piada do Danilo Gentilli foi ótima. Agora esse enxortado da globo, q se acha assim como aqla emissora DINOSSAURA. Isso é coisa de " preto",

  106. Mario disse:

    O trato com a Palestina , Cuba e Venezuela estão na direção correta! O mundo se acovarda com esses terroristas! O dinheiro e o comércio não pode nortear o firme posicionamento que teremos contra

    1. ... o Brasil é um país, não um escritório da ONU.

    2. Eu também não quero ver o Brasil subalterno, indefinidamente, perante ditaduras islâmicas, latino-americanas, africanas, diante do bloco russo-chinês, e diante das políticas da ONU.

    3. Bem falado!!! Ou levantamos a cabeça e tomamos algumas posições.... ou seguimos deitados em berço esplêndido chorando as mazelas eternamente!

  107. Bigorna disse:

    As falaceas da midia convencional para garantir a idiotizaçao global. O estilo global impregnado prá valer.

  108. Dogsplaining disse:

    Os jornas estão todos ansiosos com a chegada de 1/1. Aí nós veremos quem é amador ou profissional.

    1. Que besteira, Rose. O Jair Bolsonaro só é presidente porque ele, os filhos, a militância, assessores antigos, e muitos smartphones trabalharam por isso. E a mídia ainda quer dar pitaco.

    2. O problema é que ele é o presidente, mas os filhos não estão conseguindo enxergar isso. E ele não está se impondo perante os filhos. Estamos assistindo constantemente a tal lactação dos três.

  109. Newton disse:

    Isso é balela!!! O novo governo , tem outra mentalidade. Chega de dizer amém a ditadores árabes, a europeus cagões e a esquerdistas vagabundos. Agora pensaremos com a própria cabeça. Não gostou

    1. CarlZ, eu jamais quero me ver ao lado, seja em que tipo de conflito for, de tiranias islâmicas, ou do bloco russo-chinês vermelho. Eu defendo um país e uma civilização judaico-cristã.

    2. Penso que o mundo se encaminha para 2 grandes forças antagônicas e devemos escolher agora para aonde queremos ir. Não me imagino ao lado de palestinos, iranianos, turcos, cubanos e elite globalista

  110. Everton disse:

    Casos em que o Antagonista desprezou a opinião dos leitores e se deu mal: torceu contra Trump, torceu contra Bolsonaro, torceu por Macron, torceu contra embaixada em Jerusalém. Nunca aprendem.

    1. ... é a cima do Antagonista. Quando torcem contra a algo que tem apoio majoritário, como nós casos do apoio ao Trump e ao Bolsonaro, perdem.

  111. Leonardo disse:

    Estou ficando preocupado com esta classificação pitbull de vocês que está se tornando frequente. Numa reunião de pauta isto também foi dito. Concordo que existe exagero de alguns comentaristas..

    1. A mídia em geral está preocupada pq perdeu o monopólio sobre a verdade. Hoje em dia as pessoas se informam p/meios alternativos, tem opinião própria e não se pautam por opinião de jornalistas.

  112. luiz disse:

    Waack fica em cima do muro, so faltou dizer que a politica do Celso Amorim era certa.

    1. W. Waack vai criticar o Trump por qualquer coisa que ele fizer. O cara odeia o Trump. Se fosse o Obama fazendo a mesma coisa não iria falar nada, ou até elogiaria. Waack não é de esquerda? Hmmm...

  113. Helder disse:

    Alguém precisa lembrar que o Waack sempre foi um crítico do Trump. Lembram o motivo da demissão dele?

    1. Helder: O motivo da demissão dele foi uma piada de mau-gosto sobre um motorista em Washington. Nasa a ver com Trump.

  114. Celso disse:

    Mais uma insuspeita pesquisa manipulada por Datafolha.

  115. Roberta disse:

    Quem são os pitbulls? Sou eleitora de Bolsonaro, não sou cega, tenho senso crítico e discordo de William Waac quanto à adesão bovina à política de vassalagem!!

    1. Você não é pitbull. Pitbull é quem dá piti e fala bull...

    2. Você não é pitbull. Pitbull é quem dá piti é fala bull...

  116. Luix disse:

    Tem como traduzir para os bolsonistas e seus MAVs ou a mente deles é impossível de ser deslacrada??

    1. Vai pastar, troll. Bolsonaristas devoram textos sobre alta cultura, política externa, e todos os assuntos que permeiam a política para além da questão partidária e eleitoral.

    2. A única coisa deslacrada aqui é o seu r.ab.o. seu arrom.ba.do.

  117. Trumpão disse:

    Sabino e Mainardi são adolescentes quando comentam sobre geopolítica. Waack é um pouqinho menos fraco.

    1. Mas é fraco, também. Só que menos pior, como você disse.

  118. Billy disse:

    Nem todo eleitor do bolsonaro é reaça,, mas todo o reaça votou nele

  119. Emilio disse:

    Acordo de Paris é sobre mudança climática, que é um embuste. Essa opinião não vale os bits da conexão.

  120. Guilherme disse:

    Waack é um globalista anti-Trump, um "never-trumper", um "warmonger". Mattis foi uma decepção igual ao Tillerson (quem lembra?). Vai ser esquecido também. Boa, Trump! É a Nova Ordem!

  121. ROBERT disse:

    Lamber bolas da China e dos Estados Unidos não está no meu script de eleitor. O Brasil pode ter luz própria além desses dois aí, no entanto, tem que sempre pensar em ganhar estrategicamente.

    1. ... não é qualquer um. Não pode ser um escritório da ONU.

    2. Mas antes os EUA do que a China. Eu não quero ser uma colônia chinesa ou islâmica. O Brasil tem cultura, história, e civilização.

  122. mineiríssimo disse:

    kkkkk. quem disse que globalista não é esquerdista, oh! anta?

  123. Em disse:

    Waack é ótimo. Mas eu quero convidá-los a ver a entrevista que ele deu há alguns dias a Mariana Godoy. Faz essa análise e diz que, em algum momento, o alinhamento a USA e Israel teria que ocorrer

    1. Ele só é bom pra falar de ética na política, e dondiaba dia em Brasília, política nacional, e pra fazer entrevistas. Em termos de guerra cultural, combate as agendas esquerdistas.

  124. ZEZECO disse:

    Todos agora viraram especialistas em politica extrena.Tava bom antes com o anao diplomatico,o rei do tartaro,grana e refinarias para os ditadores...ninguem falava nada.

  125. Omar disse:

    Belas palavras do Sr. Waack. Todavia, a opinião desse Sr. não vale um tostão. Blá! bla! qua mais parece predições de João de Deus. Papo Furado.

  126. Mauricio disse:

    Será q avisaram WWack q Bolsonaro AINDA não assumiu a presidência? Ele assume em 01 de janeiro 2019. Os jornalistas brasileiros querem assunto...não tem? Avançam cegos...hei laiá

  127. José disse:

    Talvez Waack fosse da esquerda até que uma piada sua sem graça se tornar pública e ser detonado pela esquerda por isso. A esquerda é só isso ou seja qualquer coisa pelo poder. Que se dane a verda

    1. Ele é de esquerda. Direitista não apoia as políticas progressistas e globalistas da onu.

  128. Carlos disse:

    Tudo vaidade de Waack.. ou o povo é representado por “cientistas políticos” que sabem o melhor pro povo mas não o escutam; ou o povo é verdadeiramente representado, não sendo escravo da tecni

  129. Suricato disse:

    Esses acordos globalistas nunca levou pais do mundo a lugar nenhum, são inúmeros os rompimentos desses acordos vide o Japão de volta à caça as baleias.

  130. angelo disse:

    Perfeito, vamos nos alinhar a paraguai, venezuela, equador,bolivia, argentina e morrer todos abraçados....é isso mesmo. Vamos deixar a republiqueta dos EUA pra lá.

  131. Luiz disse:

    Não ganha nada com a capital em Jerusalém e podem atrair terrorismo para cá. Sem falar nas represálias: os árabes podem suspender as importações bilionárias que fazem do Brasil. Amadores.

    1. Parcerias diplomáticas que antecedem acordos comerciais potencializam estes acordos, pois estes trarão consigo acordos tecnológicos, militares, culturais, e civilizatórios, acima de tudo.

    2. Um dos países mais desenvolvidos tecnologicamente e nós não temos nada a ganhar, ah tá! Acorda burrão!

    3. Discordo... normalmente negócios respeitam mais as "leis de mercado" do que a ideologia. Basta ver que Venezuela e EUA ainda são parceiros comerciais no petróleo, apesar do abismo ideológico.

    4. Um governante que teme contrariar o status quo mafioso da esquerda, só pode ser de esquerda pois segue o politicamente correto de uma agenda perniciosa e totalitarista globalista. Nãoé o caso de BO

  132. TempusVeritatis disse:

    Os servos , lacaios, dos papas do globalismo, atacam o quanto podem, principalmente jornalistas que doravante tem de seguir regras restritivas do que e como informar: só informar o que for favoráve

  133. TempusVeritatis disse:

    quanto ao oantagonista chamar de pit bull quem acha de Waak é de esquerda, chamo de toupeira quem torcia pela |HIllary mafiosa bancada em campanha pelo salafrário do Soros.

  134. Alex disse:

    PESQUISAS DATAFOLHA...... NOTÍCIAS DA GLOBO..... chega, não dá mais. O povo não é besta.

  135. ANGELICA disse:

    Pois é!!! fazer política externa dentro do mesmo quadrado, é continuar produzindo o mesmo do mesmo, ou seja, nada! O mundo precisa de um basta no politicamente correto e na falácia que é a ONU.

  136. Elizabete disse:

    Uai, minenral não é matéria prima?

  137. TempusVeritatis disse:

    Esque ci de acrescentar: o velho Kissinger é e sempre foi um pirata mafioso.

  138. TempusVeritatis disse:

    Tá Waak. Candidate-se a Presidente e aí poderás implementar a estratégia que achar devida. ANtes, qualquer palpiteiro pode palpitar tá?

  139. Maria disse:

    Politica externa seria negociar com paises de esquerda e lhes dar grandes vantagens e ficar no prejuizo, como cuba e outros ? !

  140. Raul disse:

    Basta ler a frase final pra chegar a conclusão do quanto é irrelevante a opinião de William Waack.

  141. Icnox disse:

    Waack é um jornalista muito experiente na questão Geopolítica, ele já cobriu mais eventos no mundo, que qualquer zé ruela fez na vida, Geopolítica não é fácil. E ele não é de esquerdista.

    1. ... logo, não tem nada de utilizável no texto dele.

    2. Como é? O fato da pessoa ter feito parte do mainstream midiático não credencia ninguém. Suas visões de mundo sim. E o WW exala muito globalismo e progressismo, pro meu gosto.

    3. Tem muito esquerdista envergonhado com a subida da esquerda no poder. Envergonhados por que acreditaram que os canhoto tinham a alma mais honesta do mundo. Kkkkk

  142. ANTONIO disse:

    Waack é liberal, não conservador. Este é o seu maior problema. Quanto ao Trump fixar base no Iraque, saindo da Síria, deve ter dado um nó na cabeça do Waack, com todo meu respeito a sua históri

    1. ... o liberalismo que dá certo é aquele na economia, casado com o conservadorismo nos costumes, ctura, religião, política externa, etc.

    2. Pois é. Direitista que não é conservador é esquerdista enrustido, não-revuciánario. Mas está lá, apoiando as mesmas agendas globalistas, progressistas, etc.

    3. o que configurou-se uma excelente estratégia dos generais de Trump. Liberal não conservador é globalista que por sua vez é de esquerda. Portanto ele é esquerda sim.

  143. Jayme disse:

    Alguém lembra de ter visto alguma opinião do Waack sobre a nossa política externa limitada às potências da América Latina e Cuba? Aquilo sim, era coisa de profissional...

    1. o pt executou a parte que lohe cabia da agenda, só que sujou barra da esquerda pois a cambada se lambuzou nna e da mamata. Foi ótimo, Mostrou a cara da esquerda.Deus não dá asas a cobra.

    2. A esquerda sempre apoiou a esquerda. Sem essa. O Pt após cumprir a agenda da esquerd, vide Pacto de Princenton com D.Interamericano é descartável.Por isso a esquerda o exacra, agora.Executou parte

    3. Waack sempre criticou violentamente a política externa do PT.

    4. POis então. Se ele não foi capaz de criticas veementes quanto esta, ao desastre administrativo e roubalhento da esquerda, era conivente.

  144. Fabricio disse:

    WaacK não é de esquerda, mas Kissinger preocupado com "visualizações e "likes" nas suas redes sociais" é um pouco demais. Afinal pergunto: Haviam redes sociais na epoca do Kissinger? Qual alc

    1. Eu prefiro as redes sociais do que dar atenção ao mainstream midiático. Parece equebo WW não gosta dessa perde de monopólio pra internet, que o mainstream está sofrendo. Deixa de choro, WW.

  145. joao disse:

    Willian waack vá lamber penico! Brasil x Israel x USA juntos e fortes!!!

    1. Ao invés de USA e Israel o Waack prefere Cuba e Venezuela... Jornalistas deveriam limitar-se a reportar fatos. Quando resolvem opinar o misto de parcialidade e despreparo exibe um desastre.

  146. José disse:

    William Waack saiu da Globo, mas a Globo ainda não saiu de dentro dele. Uma pena

    1. Yeah, ainda vai levar muito tempo para se desintoxicar.

  147. Antonio disse:

    Queria saber se a antiga política externa funcionou pra alguma coisa.. se não, há algum problema em procurar outra estrada?

    1. Sim.. mas não é necessário sair de uma estrada esburacada para pegar outra também esburacada..

  148. silvio disse:

    Tem uma "Nova" aqui que nem deve trabalhar , Responde a todos os comentarios, Deve ser funcionario (a) publico.

    1. ... não queira medir bolsonaristas, conservadores, e assemelhados com réguas tucanas, petistas, e emedebistas.

    2. Negativo. Sou outro que frequenta essa área desde 2015. E vejo isto como uma ocupação de espaços. A diferença é que isentões, esquerdistas, progressistas, e globalistas, usam vários nicks.

  149. Zaga disse:

    Parabéns e avante Chanceler Ernesto Araújo, fora Acordo de Paris, tratado de migração, politicamente "correto" etc.

  150. Antonio disse:

    Firmar uma EMBAIXADA em local diverso do determinado por um ESTADO SOBERANO é desacreditar em suas próprias leis. Quem está errado? Parece q os jornalistas não admitirão.

    1. Eu tbm custo a entender isso Antonio. Onde é a capital da nação? A embaixada vai pra lá e ponto final. Chega de assunto. Parece que é uma obrigação do governo agradar a todos em tudo. Isso não

  151. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    A personal filha do Queiroz recebia dinheiro público sem trabalhar!

  152. Valdir disse:

    Vc tem um pardal um gato e um dragão, quem vc escolheria para aliado???

    1. Se o pardal e o gato compram as únicas coisas que vc sabe fazer e o dragão é seu concorrente...

  153. Guilherme.S.D. disse:

    Confundir lacração com “mitagem” é gesto de jornalista desinformado. Vocês resistem em não aprender.

  154. R.A.F disse:

    Waackgá William! Ex-especialista da esfera giratória. Mais um que não terá coragem e visão para vaticinar o impávido colosso.

  155. André disse:

    Mais um babaca querendo dar pitado no que vai ser o melhor governo que o Brasil já teve. Jornalistas deveriam calar-se e dar os fatos.

  156. J disse:

    VG " JORNALISTAS" continuam presos as amarras, E NÃO É FÁCIL, pois admitir que 6O%foi reduzida A UMA CIRCUNFERÊNCIA E recorrem ao YOUTUBE, para nos mostrar uma realidade que nunca vivenciara

  157. JOSÉ disse:

    Interessante. Aliás, quem viveu de popularidade nos últimos tempos se deu mal por aki. Sem futuro.

  158. CarlZ disse:

    Esquerdalha, por definição, são seres abduzidos e só pensam aquilo que lhes dizem para pensar.

  159. Odorico disse:

    Que benefício a política externa e o Itamaraty geraram ao país? economia das mais fechadas e com impostos de importação mais altos do mundo, embaixadores só servem pra viverem vidas nabanescas

    1. Qdo diminuíram ou isentaram I.I, escancararam o rabo para os chineses, e suas quinquilharias. Até agosto deste ano correios bancaram até fretes para as bugigangas, eram carreta e carretas.

  160. Marco disse:

    WW e Mainardi são Liberais Globalistas, torcem contra Trump e se escancaravam para Ritlery. Não se iludam com os liberais, eles são tão inimigos do Conservadores e Nacionalistas quanto os Marxist

    1. Apoiam toda a agenda progressista e globalista da esquerda mais revolucionária. São como esquerdistas enrustido. A pauta econômica não é base pra definir. Ela é consequência.

  161. Vitória disse:

    Pitbull? Que falta de respeito com os leitores. Que tristeza ver o que o Antagonista virou - mais do mesmo - cópia da Falha de SP. E daí que o Waack não é de esquerda? Falou um monte de asneira...

  162. Presidente-XVII disse:

    Waack, apesar de ético, é de esquerda, só que a mais tímida. É um isentão. É progressista, melhor dizendo. E se alinha aos globalistas da onu, e suas agendas. Que venha Israel e EUA!

  163. ari disse:

    Está ficando cada dia mais interessante a estratégia do Antagonista de apoiar 100% o Bolsonaro até a eleição e voltar-se contra ele depois. Será que os ventos mudaram? Ou o buraco é mais embaix

    1. Apoiaram Bolsonaro apenas na reta final, pouco antes promoviam até o Luciano Huck. Em verdade, os leitores querem se enganar com esse veículo.

  164. Presidente-XVII disse:

    Os ganhos com israelenses, americanos, e europeus vão além dos econômicos, que serão grandes. Tem os ganhos militares, tecnológicos, e até mesmo de intercâmbio. O maior ganho: civilizatório.

  165. Jose disse:

    Papo furado. Trump conseguiu reverter o problema da Coreia do Norte, e já esta sendo sabotando por gente como Matthis, a quem a paz não gera $. Waack é o típico cara que fala de orelhada de CNN.

  166. JORGE disse:

    Se não participar da agenda do establishment esquerdopata é ruim para os negócios, temos de apertar nossos orçamentos e seguir em frente e sair deste mar de lama, rumo ao progresso nacional.

  167. Law disse:

    Dinheiro não aceita desaforo, acorda Brasil

  168. Marcelo disse:

    Nenhuma entidade supranacional que ouse nos dizer como aproveitarmos nossas riquezas e ainda objetivando tetalhar nosso território ou relativizar nossa soberania. Feliz a Nação cujo Deus é o Senho

    1. Esse tal senhor aí não é uma entidade supranacional?

  169. Ronald disse:

    Sem entrar na polarização esquerda x direita, a questão é que o Waack perdeu a isenção de opinar sobre a política do Trump , quando afirmou que sua eleição era um risco para a paz mundial.

  170. Marcelo disse:

    O "tal do crioulo" é mais um querendo renascer criticando Bolsonaro. Nenhuma entidade supranacional que ameace nossa Nação Verde-amarelo gigante e indivisivel! Feliz a Nação cujo o D'us é o S

  171. Valdecir disse:

    Respeito o Willian, mas sugiro que ele não vá além das alparcatas. E serve também a vcs antagonistas.

  172. Maurício disse:

    Respeito o jornalista. Mas, as medidas anunciadas não têm nada a ver com lacração. São convicções e posturas firmes. Vamos tirar a nação brasileira do atoleiro esquerdopata e voltar a desenvo

  173. José disse:

    Discordo totalmente do William, enquanto os esquerdopatas criticam o presidente Donald Trump mais ele faz e a economia americana está crescendo e com pleno emprego.

  174. WILTON disse:

    WAACK não é de esquerda...??? - Até bem pouco tempo, quando estava na MÍDIA PODRE, atuava da mesma forma que seus colegas LEITÃO, CAMAROTE, MERVAL e outros. Enfiando a PORRADA no BOLSONARO.

  175. MeuPartidoÉoBrasil! disse:

    Substituir igualmente um fanatismo por outro é apenas mudar de curral! Elegemos B17 para UNIR o país q está mais dividido do q se pensa! Tenhamos maturidade para esse barril NÃO explodir!

  176. Áquila disse:

    Mainardi, eu já vejo muitos Pitbulls xingando vc de Petista.kkkk. Os Pitbulls têm como dever atacar qualquer crítica ao BolsOlavo. Não importa o histórico dos jornalistas. PTbull Ñ lê; Ñ pensa

  177. Brasil disse:

    Obviamente que lacração na mídia nada resolve. Mas devemos abandonar a subserviência ideológica a que nos submetemos nos últimos catorze anos.

    1. Abandonar uma subserviência ideológica adotando outra? Coisa de amadores mesmo.

  178. Presidente-XVII disse:

    ... a melhor análise é a do ponto de vista civilizatório.

  179. Renato disse:

    Análise boa e coerente. Willam Waack é uma das poucas mentes lúcidas e bem intencionadas em meio ao jornalismo medíocre praticado do país

    1. ... está tomando as dores do mainstream midiático, que perderá cada vez mais trânsito com o governo federal. O governo tem canal direto com o povo, agora.

    2. Análise fraca e eivada de loas ao globalismo, progressismo, e políticas diplomáticas da ONU, e dos governos do pt, psdb, e pmdb. E ainda critica a preferência dos Bolsonaros pela internet.

  180. Baldur disse:

    Aquecimento global é uma farsa...logo o acordo de Paris também é...qualquer relação comercial com os EUA ou com Israel é muito mais vantajosa do que como Oriente Médio...mas fazer essa mídia e

    1. pior é o crime de não informar á leva de imigrantes e nativos da UE sobre a NOva era de Gelo na qual entramos. Morrerão congelados os acampados em Paris?!/3 da pop mundial os globalistas querem ma

  181. Presidente-XVII disse:

    José, ele é de esquerda. Só que é aquela esquerda azul, e não a vernelha.

  182. Presidente-XVII disse:

    O WW não é de direita. É a esquerda estilo tucana, menos agressiva que a petista, psolista, mas mais dissimulada. Apoia as agendas prigressistas, globalistas da onu, e o nanismo diplomático.

    1. E pra mim a esq fabiana é mais perigosa. Pelo menos com pt e psol o confronto é direto, sabemos o que querem e vamos em frente. Já o outro grupo se esconde, esquiva nas palavras e é ardiloso

    2. a meu ver muito mais perniciosa pois são os mencheviques, os que formulam os planos nefstos e põem outros para executar, no caso o pt q agora descartam; a barra sujou.A agenda globalista é cruel

  183. Romeu disse:

    Não é de esquerda, pula etapas em suas análises... afinal por detrás de toda análise na imprensa brasileira, há o interesse do patrocinador. Waak já foi melhor, ele tem se frustrado com suas id

  184. Samia disse:

    Não, ele não é de esquerda, só faz questão de ser mal informado quanto aos porquês, assim como vcs, às vezes.

  185. Wilson disse:

    23 bilhões o comércio com a China. 26 bilhões com os EUA. E Trump já declarou que tem 230 bilhões de dólares para investir no Brasil. Da China ainda temos que engolir is títulos podres comp

  186. Amapaense disse:

    Seguinte, quanto aos árabes, nós brasileiros temos comida, eles têm o dinheiro, se não quiserem negociar, então que comam papel e ouro! O que não podemos é acatar ordens desse pessoal!

  187. Amapaense disse:

    Gosto muito dos textos do Wack, mas esse texto dele só reflete a Síndrome do Vira-Lata! Nunca deixaremos de ser anões diplomáticos se continuarmos com esse tipo de pensamento!

  188. Presidente-XVII disse:

    ... não podemos achar que ele é um primor do conservadorismo, capitalismo. Ele é progressista e globalista

  189. Jacson disse:

    Não tive estômago para ler todo o trecho aqui postado. Por vezes penso que Waack deixou o espírito da Globo. Por vezes resta claro que bate a saudade dos amiguinhos.

  190. Tiago disse:

    Não sei ainda o porquê de tanto pano com essa história da embaixada de Israel. Onde fica a capital da nação? A embaixada vai pra lá e ponto! Quem quer agradar todos não agrada ninguém. #17

  191. Lauro disse:

    Vou comentar sem ler nenhum comentário porque esses direitistas são mais dementes que os socialistas de iphone. Populismo de direita, simples.

    1. Está descaracterizando o país. Ando vendo gente de tudo que é tipo que eu jamais tinha visto. Mais um pouco eles que venham todos e eu vou me embora pra lá na terra deles.

    2. E eu moro numa cidade +ou- pequena. Fora os haitianos. Alguns imigrantes aqui e acolá sempre chegam ao Brasil, mas acho que abriram a porteira demais.

    3. Porém, esses dias vi uma mulher de burca na rua. E meio que não gosto muito do Bolsonaro mas acho que ele veio em boa hora. PQP véio, nunca tinha visto isso no Brasil.

    4. Lógico, eles sabem que isso deixaria os inimigos com os ânimos bem mais acirrados, o que é ruim para moradores de Israel. Isso foi feito para o eleitorado evangélico doidos de pedra do Trump.

    5. Fora que poucos falaram que 70% dos judeus nos EUA eram contra a transferência da embaixada americana para Jerusalém.

  192. REVOLTADO disse:

    W. Waack está certíssimo! Seu texto é uma lição de política externa, assunto que domina como poucos na imprensa. Além de vasta experiência internacional! E não é jornalista seguidor de seita

    1. criticar o que ainda não se concretizou?!?!?! O que está havendo no Brasil é o mesmo que acontece em época de Copa do Mundo, todo mundo e, principalmente, a impresa, quer dar pitaco em tudo! Aguar

    2. Infelizmente, Bolsonaro ainda nem tomou posse e os analistas, que eram os mesmos dos governos PTistas, e nunca se pronunciaram das benesses que o PT deu aos seus aliados internacionais, agora querem

    3. Trabalhar no mainstream não é credencial. Esses ares de isentão impressionam desavisados. Melhor WW ficar só na análise do cotidiano de Brasília, e dos comentários sobre a ética na política.

  193. Presidente-XVII disse:

    Jair Bolsonaro é o bote onde muitos entraram e se elegeram. Inclusive gente de outro partido só se elegeu, nas coxas, quando sinalizou apoio a Bolsonaro, de forma oportunista. Cof, cof, SP.

  194. Presidente-XVII disse:

    ... alguns parecem querer esquecer a eleição à força.

  195. Observador777 disse:

    Bolsonaro é mto diferente de Trump... ambos são patriotas mas têm formações mto diferentes... Trump é um "jogador" e Jair é um soldado. Mesmos objetivos; métodos diferentes.

  196. PatriciaV. disse:

    Já ouviram falar em "promessa de campanha cumprida"?! Sei que o País não está acostumado,mas nós, eleitores de Bolsonaro,apoiamos.P/cada tópico criticado Bolsonaro tem 1 objetivo virtuoso, tal

    1. Bolsonaro foi eleito para manter as promessas de campanha (ou a sua maioria). Não tem que dar ouvidos a liberais globalistas. Avante Chanceler Ernerto Araújo.

  197. Pantaleão disse:

    Bolsonaro foi eleito para isso. ponto final. até 2022.

  198. Tom disse:

    A bolsa de Nova Yorque deu um dos maiores saltos positivos dos últimos tempos. O resto é william waaquismo cretino, perdedor e invejoso.

  199. Alexandre disse:

    Nossa, WW com essa moral toda? A imprensa, inclusive este site, pensa que os novos governantes não pensam. Só não falam, no que estão certíssimos, para não alardearem e sofrerem riticas antecip

    1. Alexandre não percebeu q/ JB NUNCA FALOU na campanha, só gesticulou e macaqueou. Após 28 anos no agir político se fez o menos político de todos os tempos. Anti a própria profissão.

  200. Paulo disse:

    Onde chegamos com a politica de relações exteriores da escumalha? NarcoDitaduras, paisecos falidos, intolerantes religiosos, terroristas? Não deu certo. Aliás, deu muito errado.

  201. Rogerio disse:

    onde estava a sapiência" de WW desde Gov FHC, Lula, Dilma e Temer, que pasmem a apoiam grupo terrorista Hamas, FHC chama Fidel de Líder, Lula ser aliado do Irã, Líbia, Cuba, Venezuela etc.. ?!?!

  202. Eliane disse:

    Vcs não entendem M nenhuma de política americana.

  203. Leonardo disse:

    Bla, bla, bla, se não for o Felipe Moura Brasil, Augusto Nunes ou Filipe Martins eu nem perco meu tempo lendo.

  204. Ave disse:

    O Brasil não é tão ínfimo quanto Wack imagina. Se as potências ameaçarem cortar financiamentos, cortamos a comida. Dinheiro não compra comida invisível.

    1. ... que poderemos proteger essas riquezas, explorá-las, e ainda enfrequecer o bloco russo-chinês, as tiranias islâmicas, etc.

    2. O Brasil é celeiro do mundo. Tem terras agricultáveis, riquezas minerais, e biodiversidade como ninguém. Isso sem falar da Amazônia. Basta se aliar aos EUA, Israel, europeus, Japão, etc...

    3. Brasil lidera exportação de alimentos. Poucos países possuem condições de assumir parte dessa produção e mesmo assim apenas no longo prazo. Sem o Brasil os preços seriam absurdos e a fome cata

    4. Tem um monte de país de olho nos países que abastecemos, se pisar na bola esses países abocanham e o Brasil dança. Qdo a recessão que DT está provocando chegar nos EUA Veremos nossos Pitbulls ar

    5. ah sim.. e só o Brasil no mundo produz comida.. muito bom

  205. João disse:

    Porque , então o William Waack não se candidatou à Presidência da República . O cara sabe tudo de tudo de tudo !!! O BOLSONARO É PRESIDENTE e o William está escrevendo para o Antagonista ,PÔ!

    1. A imprensa vive jogando bomba de lamas, torce do contra, e ataca com medo de perder verbas de publicidade ou ver suas dividas expostas, além de abrigar hipócritas que recebem como PJ.

    2. Pq precisamos de jornalistas como o Waack colocando o dedo na ferida. Imprensa boa é assim. A péssima imprensa é o tipo FMB lambe botas do futuro governo. A imprensa crítica ajuda na governabilida

  206. Fersantos disse:

    Pô O Antagonista!, William Waack não é dono da razão... Então, quer dizer q quem discordar dele é um pitbull?? Falam m... e trancam comentários, agora vem com essa... Aonde querem chegar???

  207. Jairo disse:

    O nosso Waak, grande Jornalista, está antecipando coisas para uma REVOLUCIONÁRIA À DIREITA gestão do tomado pelo comunismo ITAMARATY. O Samuel Pinheiro Guimarães DESTRUIU o RIO BRANCO.

  208. Marlene disse:

    Waak é ótimo. Mas o governo ainda não começou. Ainda mais: o pêndulo estava muito à esquerda e, assim, é natural que vá, com força, para a direita. Não somos os fortões e sabemos disso.

  209. Joao disse:

    Quais os benefícios de se manter sob controle do acordo de Paris? Quais os benefícios de manter nossa embaixadas em cidade que não é mais a capital de Israel? Sou um admirador do William Wack mas

  210. Fersantos disse:

    Q falta faz o Cláudio Dantas!!! DANTAS, volte logo, por favor, ou não vou aguentar mais este "O Antagonista!"....

  211. Edson disse:

    O Brasil tem que aliar aos EUA e Israel. Está mais claro que o dia que existe um front Russia China Irã Turquia e demais países árabes, EI, toda a esquerda da Europa e Américas p implantar uma di

    1. ... o Brasil precisa aprender a defender além do país, a civilização da qual faz parte.

    2. Eu mesmo, se fosse militar, jamais me arriscaria a lutar em certas regiões por esses aliados. Preferiria lutar ao lado de americanos, israelenses, europeus, e ismaos da América Latina.

  212. WWG1WGA disse:

    BOLSONARO está certo. Acabou o tempo de ficar em cima do muro e a bússola política aponta para o Nacionalismo Ocidental. Os negócios com os Golbalistas Marxistas estão encerrados.

  213. FABIO disse:

    Este tipo de conselho visa a manter o Brasil na sua situação de submisso. Porque não um Brasil Grande? Inúmeros países saltaram na nossa frente porque enfrentaram a submissão. China, Índia, Cor

    1. Tucano quer o muro e o nanismo diplomático, e a subserviência perante a ONU, Nova.

    2. Concordo, cachorro morto ninguém dá importância.

  214. Hudson disse:

    O Antagonista vai acabar fechando os comentários como fez o Reinaldo Azevedo,é muito tarado no teclado gente.Um pavor,e acham que são de direita.99% do que vomitam é sandice.

  215. Tania disse:

    Tem que fazer coisas novas. Experiências novas. Tudo ao contrário do que a esquerda e a globalização pregam e executam. Pode não dar certo, no fim? O que é que dá certo, no fim?

  216. Hugo disse:

    Mainardi e Waak torceram para Hilary... Hilário o Mainardi falando que o Trump não ganharia, pelo menos aprendeu e não deu a cara para apanhar com o Bolsonaro.

    1. Jamais me esquecerei dos PATETAS DO MANHATTAN olhando um para cara do outro sem saber o que dizer diante da vitória do TRUMP. E estão cometendo o mesmo erro agora, pois a ECONOMIA fará TRUMP vence

    2. acho certo os que se dizem Jornalistas, assumirem suas posições. Gosto muito do Mainardi, mas assumir o Amoedo, em cima da eleição e que ele sabia que n iria mudar nada, foi horrível e pulha

  217. Toin disse:

    Não sou “pitbull” , e não concordo com WW. Entrar em acordo de países globalistas, só gera atraso.

    1. O Waak está preocupado com a venda de frangos para os Árabes. Ora bolas, a importância da exportação de frangos para o Brasil é ZERO!!!!!!! Precisamos COM URGÊNCIA voltar a EXPORTAR VALOR AGREG

  218. Leonardo disse:

    Como o Mainardi morando em Veneza e o Sabino morando em Paris conseguem a proeza de serem dois analfabetos funcionais em geopolítica? Deixem os comentários internacionais nas mãos do Moura Brasil.

    1. Perfeito!!! A Anta gorda de Paris e o pré-vampiro de Veneza fedendo a Manhattan Conn deveriam se antenar e apenas administrar as contas deste site para evitar a fuga dos leitores.

    2. Perfeitamente descritos...... Não tem um jornalista com cérebro e capacidade de ver além do nariz, compram tudo o que ouvem, não tem a menor capacidade de pensarem por si só...... lamentável

    3. já imaginou se o Trump ganha de novo lá nos EUA, contra tudo e contra todos. o que a imprensa socialista vai dizer.Que ele hipnotizou todos os eleitores? kkk vou dar muita risada, ver o 4 poder perd

  219. Capitão! disse:

    Vocês todos são farinha do mesmo saco! Deixem o Presidente e sua equipe trabalharem, confiamos nele e em seus auxiliares e ele foi eleito para tomar as decisões, não vocês, da imprensa!

  220. O disse:

    O FANATISMO DEIXA AS PESSOAS CEGAS, IGNORANTES E ACENTUA A BURRICE... Não votei no bolsonaro para ter uma outra religião, eu queria um outro país, onde eu poderia chamar de meu....

    1. Faço a mesma pergunta, Nova. Você votou mesmo, O? Creio que não. Jair Bolsonaro não é só anti-petismo. Ele tem agenda conservadora e anti-globalista, antes de tudo.

  221. Alexandre disse:

    Existiam redes sociais, no tempo de Kissinger?

  222. Caco disse:

    Jogou as palavras no papel e só saiu bobagem. Ele detesta o Trump. Azar o dele. Acordo de Paris é pauta globalista e alianças com Israel e USA são promessas de campanha. Ótimas, por sinal.

    1. ... o que WW quer é tomar as dores de parte do mainstream, que perdeu o trânsito que tinha nos outros governos os, que perdeu a capacidade de influenciar.

  223. WWG1WGA disse:

    Que artigo RUIM! Esse Waaca acha que o Trump é o GÊNIO da lampada? Que decide sozinho os assuntos de segurança nacional? Kelly se foi. Mattis se foi. Notou o padrão. Marines out.

  224. O disse:

    PENSAMOS QUE HAVÍAMOS LIVRADOS DE UMA SEITA PETISTA, mas agora começamos a nos preocupar com a seita BOLSONARISTA... No final, parece que a novela continuará com mudança dos cenários e alguns ato

    1. A seita dos isentões do extremo-centro é o pior. Acreditam cegamente na extrema-imprensa. Não emitem opiniões, ou trocam delas facilmente. Não se posicionam, vivem no muro.

    2. Calma !!! Ninguém aqui defende Bolsonaro cegamente. Mas é um absurdo - antes da posse - todo mundo já fazer previsões catastróficas. Waak está só fazendo uma análise. Nada demais.

    3. Chora "O" , no mínimo chorar até 31/12/2.022 ka ka ka ka ka Depois até 31/12/2.026 ka ka ka ka ka , depois até 31/12/2.030 ka ka ka ka ka , depois ............ ka ka ka ka ka

    4. tem opinião contrária ao Waack é participar de SEITA? opa, então podemos dizer que vc é da SEITA WAACK. Viu! simples assim rotular e não aceitar o contraditório. Quantas seitas teremos assim no

  225. Marcel disse:

    Consigo visualizar Mainardi, Sabino e Waack, nos bons e velhos tempos de Veja, tomando um cafezinho juntos. Crânios. Waack seria uma boa aquisição para O Antagonista

  226. LRC disse:

    Os "pitbulls" também precisam entender que os likes durante a campanha deram-se por conta de promessas bem objetivas (BNDES, EPC,....). O não cumprimento das mesmas mudará o cenário...

    1. ... são politicamente incorretos e falam o que tem que ser falado.

    2. Durante a campanha? Eita visão errada. Eles sempre foram ativos e interativos, os Bolsobaros. Principalmente nas redes sociais, na internet. Eles não são produto de marqueteiros.

  227. Jaci disse:

    Claro que Waack é esquerda globalista, igualzinho ao globalista que escreveu essa nota. Vcs formam o mês grupo.

  228. Carlos disse:

    Texto lindo, bem escrito, bem argumentado. Porém, argumenta um erro: que um governo deve pensar apenas em manipulações estéticas de relacionamento, enquanto deve defender princípios morais como p

  229. Rogerio disse:

    WW, o mesmo lacrador da Glbonews ?! ..."boa mesmo" é a política externa dos comunistas FHC, Lula, Dilma e Temer( este tem até um terrorista como Chanceler ! qual o nome, Mateus, Beto, Aloysio ?!

  230. Everton disse:

    Como discordar de um Willam Waack que se sonha conhecedor do que QUALQUER estudioso de política externa pensaria a respeito da embaixada em Jerusalém? Ninguém tem vergonha dessas bobagens?

  231. Fernando disse:

    Bolsonaro tem de pensar no Brasil e negociar com quase todos (menos Venezuela, Cuba, Nicarágua, etc). Tomara que ouça William Waakc, gostei quando Ernesto Araújo chamou Marcos Troyjo.

    1. Ouvir globalistas e quem aposta em diplomacia com ditaduras, radicais, e tiranias islâmicas, ou com a permanência da subserviência ao bloco russo-chinês?

  232. José disse:

    Waack poderia ter se candidato a presidência, pois sabe mais que Trump e sua equipe. Ele seria um dos melhores presidentes de todos os tempos nos E.U.A. No Brasil só mesmo o Antogonista o valoriza.

    1. Não só o Waack mas qualquer jornalista serviria pois o jornalista é o único profissional que sabe tudo sobre tudo.

    2. Kkkkkkkkk, parabéns José pelo sarcasmo inteligente! 🤣🤣🤣

  233. CarlZ disse:

    VTNC Waack !!! com os teus comentários fedendo a Globosta! Se voce não serviu para a Globolixo, por que serviria para dar palpites do quê o Brasil deveria pensar e fazer?

  234. Gustavo disse:

    Acompanho o trabalho do WW a muito tempo, li os livros dele, mas uma coisa é fato, em tempos atuais ele tem dado muitas bolas fora, cometido grandes erros de análise.

  235. Carlos disse:

    O Antagonista elogiar um blablabla sem sentido desses. O cara usou Kissinger como referência. PQP. Pra terminar diz ahe Wilian Wack não é de esquerda. KKKK MENOS!!

    1. Já viu a quantidade de comentários a esse post? Faz tempo que percebo a existência de posts visando a quantidade de comentários. Afinal, patrocinadores exigem quantidade de leitores.

  236. Bruno disse:

    Waack, Mainardi, Sabino, Villa. A turma da mediocridade com seu horizonte amplo de notícias cotidianas e de curto prazo.

    1. E claro um ego mais hipertrofiado que suas prostatas...

  237. Maria disse:

    Concordo plenamente! direita CANHOTA e arrogante, cada vez mais igual a esquerda maldita: camisetinhas provocativas são muita, MUITA infantilidade. Cadê o "cristão"? bando de babacas fazendo mer

    1. ... WW parece estar tomando as dores do mainstream que cada vez mais, perde o monopólio do fluxo de informações. Ainda bem que perde, e a internet ganha.

    2. Ui, é muito politicamente incorreto...! Quer saber? Tenham a santa paciência! Não queiram ensinar o padre a rezar a missa. Não queiram ensinar os Bolsonaros, e conservadores, a se comunicar.

    3. Quer dizer então que a partir da posse o Bolsonaro deve passar a elogiar o Lula e os demais corruPTos para dar uma de bonzinho para quem ainda defende o ladrão?

    4. Camiseta provocativa!? Essa esquerda criminosa é uma piada! 😂

    5. Usar camisetas não é problema, mas futura primeira dama fazer provocações a parte dos brasileiros que irá representar é sinal de arrogância e uma superioridade q ela não tem

  238. Dayse disse:

    Alguém que,em um antigo emprego, diante dos entrevistados, se autorrefere como “ nós alemães”, não tem minha atenção.

    1. Tu tens alguma coisa contra alemães? Tu és racista se assim o fazes! Mais respeito e menos preconceito! Vá estudar um pouco, quiçá, aprenda alguma coisa!

  239. Rogerio disse:

    Jerulsalém é a capital de Israel e é impossível agradar aos fanáticos palestinos pois eles não querem paz, querem ser atacados, morrer pelo islã e se vitimizarem para gerar empatia nos incautos

    1. ... não se pode fazer diplomacia com radicais, tiranias, e terroristas.

    2. Jerusalém é a capital de Israel, desde tempos multimilenares.

    3. Tel-Aviv é a capital de Israel. O governo fica lá.

  240. Tiago disse:

    Se for só aos políticos nào ajuda em nada mesmo. Teria que pedir mais que teconologia.. teria que pedir a Administracao deles sobre a água no nordeste.

  241. Rogerio disse:

    Desenhando: Israel é uma nação geograficamente cercada de inimigos e sabe cultivar em áreas secas. O Brasil é uma nação geograficamente cercada de inimigos e precisa cultivar em áreas secas (N

    1. Problema nao eh terra seca no brasil desinformado é o custo da água. Nordeste tem déficit de água e de solo melhor desenvolver turismo ou agronomia alternativa com espécies nativas e adaptadas

  242. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    É melhor Bolsonaro Renunciar e Mourão assumir em janeiro!

    1. MAÇONS detectem...cuidado com os Brutus ao seu lado Capitão

  243. Marcelo disse:

    William Waack é estúpido. Este sítio também. Ninguém falou que Mattis é um "esquerdista". Pelo contrário, se é que alguém ainda me entende.

  244. Pedro disse:

    Fuja daqui, Bibi! Quando teus patrícios virem os vídeos de Bolsonaro, teu partido vai naufragar.

  245. anderson disse:

    O que dizer um cara que não troca a tecnologia Israelense para acabar com a seca no Nordeste em vez de meia duzia de frango pros Arabes.. mentes antigas. ainda da epoca e o Brasil n deu certo

    1. Não observador cego. Mas será uma parceria fruto de muita sintonia do ponto de vista civilizatório. Os dois países sairão ganhando. Brasil e Israel compartilham muita coisa além da economia.

    2. Cada usina de sal custa mais de 2 bilhões! Acha que judeu vai doar ??

    3. Quanta erda dita junta por ignorantes e incultos nestes assuntos

    4. Se fosse só meia dúzia de frangos.. mas é uma das principais fotnes de renda de Santa catarina (Que como vc deve saber é o partido MENOS PT de TODO o Brasil.)

    5. Cada usina israelense custa 2 bilhões e gasta muita energia elétrica ! É muito dinheiro do Povo Sofrido indo para os judeus!

  246. Eliane disse:

    Quem são os pitbuls, palhaço idiota?

    1. Pessoas que em uma única frase já agridem os outros com palavras como "idiota".

  247. Jaedson disse:

    Os pit bulls de Bolsonaro mandam os esquerdistas TNC. Os acordos prejudiciais ao Brasil estão com os dias contados.

  248. Hudson disse:

    Lembrem a primeira dama, que o último governante que ficou desfilando de camiseta com dizeres,caiu!!!

  249. Marcos disse:

    Willian Waak sozinho era a globo news inteira, agora lá, só tem foqueiros contando o que aconteceu, fora os lacradores do Ixtudio Y, ele é melhor que vcs do antagonista, deviam convida-lo...

  250. cleytonnovais@gmail. disse:

    O Waack foi infeliz do começo ao fim de sua análise. 1) o D.T está cumprindo uma promessa de campanha e buscando cobrar pela segurança q os EUA realizam. Se querem os EUA como "polícia do mundo

  251. Mauro disse:

    Este humilde pitbull pergunta se vamos fazer parcerias tecnológicas com Israel ou com os árabes, e se é necessário abrir mão de soberania sobre nosso território. Waack não tem moral na direita.

  252. ZEZECO disse:

    Nao da pra levar em q conta o q os jornalistas falam pq eles precisam seguir a orientacao do editor.Esse waack ainda esta traumatizado pela experiencia na globo e nao tem coragem de sair do polit corr

  253. Bentner disse:

    Hahaha para criticar a Politica Externa do Governo Bolsonaro, o cara usa como como exemplo positivo Henry Kissinger, um dos maiores vermes e proponentes do Globalismo.

  254. Bentner disse:

    Antagonista sentiu o golpe, após o Carlos Bolsonaro sugerir que eles mudaram de postura, depois que Bolsonaro lhes negou a SECOM.

  255. Panaca disse:

    Bolsonaro está muito mal de eleitor viu. Se as opiniões aqui publicadas representam algo, eu diria que Bolsonaro não tem noção dos psicóticos que o apoiaram.

    1. Olha o teu Nick. Mal de eleitor estão aqueles que foram apoiados pelas viúvas eleitorais que vemos aqui.

    2. Teve idiotas apoiando ele sim.. mas teve também todos os inteligentes... porque votar no haddad é 100% de idiota.

  256. Rose disse:

    Não votei nis filhos, votei em Bolsonaro. Recomendo rédeas curtas por aí, quero ver as opiniões, as ações do presidente eleito, e não lacracoes de gente mimada, que não enxerga os próprios li

    1. Os filhos são uma extensão do pai, com personalidade própria, mas com os mesmos valores. Não queira ensinar eles a fazer política. São campeões de voto. Muito ajuda quem não atrapalha.

  257. Bentner disse:

    É muita presunção de alguém exigir a Secretária de Comunicação do Governo, e achar que vai tutelar o Governo Bolsonaro.

  258. Eronildo disse:

    Desde a nova democracia o Itamaraty adotou a política proposta por Waack. Agora, é hora de algo novo. Como disse um colega comentarista, o Brasil tem força sim. Hoje comida e água valem ouro!!

    1. Um dos. Vamos ver se não temos a força que dizem que não temos! A parceria com Israel e USA parece promissoras e são fundamentais para o Brasil ingressar numa Era de prosperidade. Eu fico na confi

    2. E engraçado que estamos tentando jogar fora exatamente isso ignorando nosso principal comprador de comida.. os árabes?

  259. cleytonnovais@gmail. disse:

    ...Terão que pagar à conta. O D.T cobrou isso diversas vezes na ONU. Quanto ao Brasil mudar a embaixada para jerusalem, escrevam, nao vai dar em nada! De todos os países da L.A, o B so tem grandes.

    1. Nova vc de férias ninguém aguenta. Consulte um psicanalista para suprir suas necessidades

  260. gadoXgado disse:

    Imprensa-gado, governo-gado- povo-gado, nações-gado, fanáticos-gado, pastores-gado, mundialismo-gado, desbussolados-gado... Com todo respeito pelos bovinos-ovinos, MÚÚÚÚÚÚÚÚHHH-BÉÉÉÉHHH

  261. thelma disse:

    Dá gosto ver tantos palpiteiros de uma hora pra outra! Por que será que viver no Brasil tá cada dia pior hem?? será que os "ensinamentos" dos palpiteiros falharam? que tal menos pegação no pé

  262. Willian disse:

    Imagino a vergonha dos donos do site lendo os comentários. "É este nosso público?"

    1. Sabe nada, pense, pensar não dói. Os donos do site não estão interessados na qualidade dos comentários mas sim e principalmente na QUANTIDADE.