Conselho defende exame para médicos brasileiros

Com a saída dos cubanos, o Cremesp voltou a defender a aplicação de um exame nacional para testar o nível dos médicos brasileiros durante a graduação, publica o Estadão.

Como lembra o jornal, 40% dos recém-formados não alcançaram a nota mínima do exame que a entidade aplica.

“O exame apontou, por exemplo, que a maioria não sabia tirar pressão dos pacientes nem abordar corretamente vítimas de trânsito”.

O novo Brasil pós-PT. Você CARA A CARA com Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas e convidados. CLIQUE AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Ivan disse:

    É ... e quem tem a manha de fazer um negócio desses com médicos, representados pelos Conselhos Profissionais mais corporativos que existem na face da Terra?

Ler comentários
  1. Lanterna disse:

    Eles só querem ganhar dinheiro, como a OAB faz. Se aplicar o absurdo exame da OAB a todos advogados, sobrariam poucos.

  2. Luiz disse:

    Soltaram um texto no whatsapp que a medicina em Cuba é muito superior à brasileira, que o governo dá estudo gratuíto e alimentação. Um país paupérimo, população passando fome. Esse PT!!!

    1. Eu sinceramente duvido que uma ilha-favela com 9 milhões de habitantes consiga produzir tantos médicos que são exportados para diversos países de bunda, para financiar a ditadura.

    2. É o receituário da ESQUERDA: mentir, mentir, mentir, mentir,.....

    3. Acho que quando se formam prestam o "Juramento dos Hipócritas"!

  3. Enilze disse:

    É exatamente por aí, isso evidenciará as escolas de fachada, sem condições mínimas e mantidas abertas pelo MEC sabe-se lá porque.

  4. Heartbreaker disse:

    Com a falência do país nos últimos 5 anos a medicina de consultório está sendo revista.Os postos de saúde e ambulatórios de especialidades estão lotados.Ninguém tem 400 paus pra falar 5 minut

  5. Alt disse:

    Por pouco, mas muito pouco mesmo, o PT não nos deixava reféns, em termos de medicina, de uma ilha com extensão territorial menor que o Amapá.

  6. Pio disse:

    E o exame (revalida) para médicos cubanos? Isso não? Eles querem "grana", assim c/ o Exame da OAB, q rende 1 fortuna p/ano. Tem q ter Exame, porém gratuito e c/ o fechamento d Faculdades Ruins.

  7. AftasArdem disse:

    Correto. O problema é que estas provas tornam-se grandes negócios e criam os "poderosos" de categorias profissionais. Vide OAB. Então é preciso atacar em várias frentes para dar certo.

    1. Errado. Devemos diminuir a influência de corporações na vida das pessoas. Afinal de contas o governo eleito é Liberal-Conservador. O PT e seu socialismo corporativo já fora chutados na bunda pelo

    2. OAB eu acho uma mafia, uma absurdo um conselho obrigar as pessoas a pagarem um taxa anual carissima para exercer uma profissão e ainda fazer um exame que não é aplicado pelo governo federal

  8. Wagner disse:

    Cuidado, estão querendo criar o monstrengo OAB dos médicos, tem canalhada aproveitando o bonde do Mais Médicos cubano para intrujar suas bandeiras, MUITO CUIDADO!

  9. Henrique disse:

    Assim como OAB esses sindicatos não deveriam ter o poder que tem por exemplo exames deveriam ser feitos pelo governo não por um sindicato que cobra taxas obrigatória dos advogados todos os ano para

    1. Nem 'sindicatos', nem governo. Se resultados dos exames são ruins, exame nacional feito pelos sindicatos ou pelo governo não resolve nada. O que resolve é melhorar os cursos. E acabar com os exam

  10. Ricardo disse:

    Ainda bem rm que eles não sabem "tirar a pressão", assim os pacientes não morrem!

  11. Carlos disse:

    E quem fiscaliza os cursos de medicina?? Curso de medicina só com aulas teóricas? Pode isso Arnaldo?

  12. Antonio disse:

    Não façam isso. O Exame da OAB é uma mina de dinheiro que não melhorou em nada a profissão e que só serve para pagar as aposentadorias de velhos advogados que não contribuiram direito.

  13. Getulio disse:

    Aparelharam quase tudo, não? Teria sido pior se a fusão cogitada (Cubrasil) tivesse ido além do papel. Na Venezuela, o coronel do passarinho tb sonhou com a fusão. Imaginem a confusão!!!

    1. Venecuba ou Cubuela? O ajuntamento não prosperou. Talvez por ter adoecido, o coronel descartou a ideia. Com o Maduro (!) dirigindo a lotação do Estado, o desastre teria sido inimaginável.

  14. Marcus disse:

    Entendi!!! Os brasileiros precisam fazer testes de capacidade e os cubanos não kkkkkkkkk pqp eu fico muito puto esses órgãos de merda que só aparecem pra querer ganhar um extra com essas burocraci

  15. 🇧🇷 disse:

    Vão aproveitar o ensejo para peneirar os médicos brasileiros? Dizem por ai que o mesmo ser aplicado aos advogados. Mais fácil um advogado ser nomeado para o STF do que passar pelo buraco da peneira

  16. Marcus disse:

    Chega de putaria p... Tá todo mundo de saco cheio dessas merda... 90% dos médicos do "mais médicos" não tem nem capacidade pra ser enfermeiro

  17. RENATO disse:

    Demorô a Cremesp finalmente se desaparelhou

    1. Desaparelhou nada. Corporativismo e Burocracia são marcas do Socialismo.

  18. Alexandre disse:

    Deve ser assim com todos os médicos do Brasil e estrangeiros legalizados,critério principal competência para exercer a função,bem como condições iguais para todos.

  19. Maria disse:

    Lá vem os oportunistas de plantão quererem mamar, como faz a OAB.

  20. Maria disse:

    Não sabem medir pressão, mas sabem de cor e salteado sobre Marx, Engels e Cia!!! Sabem também fazer pichação nas paredes das universidades! Triste fim da educação no Brasil! Acabou!

    1. Esses filhinhos de papai vão para as universidade custeados pela industria farmacêutica, e transformam-se em vendedores de laboratórios. Ficam 6 anos enrolando os professores.

  21. Mey disse:

    Q medo. Sao esses os médicos formados os 14 anos de PT. As universidades administradas pelo PT PSOL PSdoB criaram esses incompetentes

  22. DE disse:

    esse conselho onde andava com brasileiros médicos sendo preteridos pela dona diuma?

  23. Zemf disse:

    Não ! O CREMESP realiza provas todos os anos aos formandos de SP (prova obrigatoria porem a reprovacao nao impede de exercer a proficao). E já faz tempo que 60% reprovam.

  24. JULIO disse:

    O que é isso, Meu Deus? Qual a finalidade das universidades brasileiras, largar profissionais fajutos para o mercado de trabalho ou afundar o país de vez? De fato, Bolsonaro veio para MUDAR TUDO!

  25. Marcos disse:

    O Antagonista , se tirar a pressão o sujeito vai a óbito,não seria aferir ?

    1. Tirar, popularmente, também significa, colher, obter. No Brasil, de Norte a Sul, todo o mundo entende o que é tirar a pressão. Preciosismo tem hora.

  26. Antonio disse:

    Olha o nível das faculdades de medicina no Brasil, parece que estão formando açougueiros

    1. Você está pensando em cirurgiões? Isto já é especialização. O nível do clínico geral é que está péssimo, o dos especialistas nem foi aferido.

  27. Sueli disse:

    Os médicos fizeram provocação, principalmente os formados nas públicas, no exame do CREMESP.

  28. Nova disse:

    Brasil é o país com mais faculdades de medicina do mundo, não faz nem sentido faltar médico

  29. Zélia disse:

    Concordo com Cremesp de aplicação de exame nacional, para testar o nível dos médicos brasileiros..pois os médicos estão- deixando a desejar e muito....

    1. Você está falando bobagem. Procure saber sobre o tal Exame da Ordem que é um caça níquel puro.

  30. Zemf disse:

    Esta ai, os brasileiros sao iguais ou piores que os cubanos. Até que enfim citaram o fato ! Parabéns antagonistas.

    1. Não, 99% dos cubanos foram reprovados no Revalida, segundo o CRM do Paraná. São piores.

  31. UBIRATAN disse:

    Correto. Corretíssimo. Como médico, concordo plenamente. Como sei que NÃO vai ser feito, Vou ali e volto já. VIU TIRAR MARACUJÁ!

  32. joao disse:

    No caso das obras que cair,maior parte é culpa da corrupção,não dos engenheiros.Os engenheiros não começa no topo,demora anos para conseguir comandar a construção de um edifício,viaduto ou pa

  33. Adilson disse:

    Num dia defendem c desnecessario o revalida em extrangeiros e no outro o exame em brasileiros.Ambos são nescessarios,porem assim é pura retaliação e prepotencia.

  34. Denon disse:

    Não sabia MEDIR pressão arterial... O nível tá baixo mesmo...

    1. Houve criação de novas faculdades de Medicina, com nível muito baixo. Mais uma missão pro Min. Educação. Há mais necessidade de infraestrutura de saúde do que mais médicos (vejam as normas da

  35. Barbosa disse:

    Pressão ninguém sabe tirar mesmo! KKKKKKKKKKK Agora medir ou aferir é outra historia!

    1. Você tem quase razão, pois para tirar a pressão, basta dar um tiro nos cornos do cidadão, ou esfaqueá-lo. Medir a pressão ... quase todos sabem. Esse é o resumo da estória da saúde no Brasil.

  36. Beto... disse:

    Em tese eles não estão errados. Mas levantar esta questão agora serve apenas PARA TUMULTUAR. Não vamos comparar que se forma em faculdades brasileiras legalizadas com quem vem de fora de PAÍS SEM

  37. AM disse:

    E a obrigatoriedade da residência ñ ensinam nada?, então vamos legislar uma lei em que o recém formado em medicina, tenha de passar 1 ano em aulas práticas, e 1 ano em locais sem assistência mé

    1. Tá muito socialista esse seu papo. Cada um que cuide de sua vida talkei.

  38. Beto... disse:

    Se também tiver exames para todos os formandos brasileiros de todas as carreiras, então OK !!!

  39. Julio disse:

    Se "tirar" a pressão do paciente, ele pode morrer de hipotensão. Melhor medir antes. KKKKKKK.

  40. Beto... disse:

    Engenheiros também cuidam da vida, vejam quando caem edifícios, viadutos, passarelas, etc.

  41. Alex disse:

    É IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO COM O BRASIL !! Para sabermos o que está ótimo, bom e o que precisa melhorar... formaremos professores melhores, cursos melhores e profissionais melhores. Contribua.

    1. Alex, vc mora em Nova York ou Paris?, ou vc é ingênuo, simplório e burro

    2. Procure saber com advogados o que é o caça níquel do Exame da OAB e veja a fria que o senhor está propondo.

  42. Adenilson disse:

    Tem que melhorar a eficiência de todos os médicos. Conheço médico que não consegue ler um exame. Faz muito tempo que tenho medo de ir ao médico.

  43. André disse:

    Aprovado, tem muito médico que não tem a menor condição de atuar.

    1. Emily o exame ajuda que o indivíduo volte para casa e estude, aprenda o que nao sabe para que de fato seja um médio e nao um possuidor de "diproma de merdicina". Simples assim.

    2. Se não tem condição de atuar é porque o curso não é bom. Exame vai ajudar em que?

  44. Gláucia disse:

    Pra começar, o termo não é “tirar” pressão e sim “MEDIR” a pressão.

  45. Fábio disse:

    Putz, se tirar a pressão do paciente ele morre!..(rs)

  46. Ester disse:

    Concordo plenamente, afinal para quem formou em Direito , tem que prestar provas de conhecimento na OAB, para tirar carteira para ser um profissional, e por que Medicina não? Explicam por favor.

    1. Simples: bacharéis em Direito não deveriam ter que fazer exame para tirar carteira. É só uma máquina de fazer dinheiro da OAB e não contribui em nada para a qualidade dos advogados formados.

  47. Rosaldo disse:

    O Cremesp ,depois de um longo período de silêncio ,em relação aos cubanos, volta a defender um exame para os nossos médicos....

  48. João disse:

    Tirar a pressão, ou medir a pressão?Fala sério!

  49. Antonio disse:

    Mas é uma palhaçada, esse exame pode ser feito mas não pode ser um outro vestibular para ninguém passar.

    1. Tendo o mesmo conhecimento que um Cubando porem formado nas uniesquinas é bom para vc ? Tem que ter prova sim e impedir sim de trabalhas. CHEGA DE AÇOUGUEIROS !

  50. Olga disse:

    Esses são os profissionais que estão por aí desatendendo e colocando a população em perigo.

  51. Wilma disse:

    Importantíssimo a aplicação de exames para a avaliação dos nossos futuros Médicos em todo território Nacional. Selecionar, aprovar ou reprovar nossos futuros Doutores. Se estão aptos ou não.

    1. Importantíssimo é melhorar os cursos de medicina, fechar os ruins, etc. Exame não contribui para formar médicos melhores.

  52. Mineiro disse:

    Pela lei, profissional sem registro no CRM exerce ilegalmente a profissão, sujeito às penalidades previstas nela. Os cubanos não tinham registro. E ai dona dilma? E aí CFM?

    1. Tem registros mostrando como Cuba forma milhares de técnicos q são paramédicos e eles chamam de doutores, e enviam para varias regiões como fonte de renda pra ilha.

  53. Adriano disse:

    Deveria haver exames rigorosos para verificar se o cara está de fato apto... em tudo (medicina, engenharia, etc.). As faculdades são fábricas diploma. Inclusive as públicas, com raríssimas exceç

  54. Jose disse:

    Imaginem então se aplicassem o "Revalida" na Cubanada??? Reprovação de 95%!!!

  55. Candida disse:

    No jornaldacidadeonline tem uma matéria sobre formação de “ médico cubano” na verdade eles são paramédicos, são técnicos formados num modelo soviético, vale ler a matéria

  56. Marco disse:

    Melhor mesmo é não "tirar" a pressão arterial para não ficar sem! O ideal é aferir ou medir...

  57. Bruno disse:

    Concordo. Basta ver quantos candidatos são reprovados no exame de ordem da OAB para se ter uma ideia do nível geral dos universitários brasileiros.

    1. Eu acho que o problema não é o estudante; é a escola. Ensino fundamental e médio de péssima qualidade entregam às universidades alunos semi-analfabetos. Vão ser que tipo de profissionais?

    2. Também! Com estas universidades em que se vende drogas nos diretórios, fazem sexo nos corredores e andam nus, aprendem o quê?

  58. Clóvis disse:

    Como é que é? De quem é essa expressão..."tirar a pressão", que jornalismo medíocre, não precisa ser do ramo para afirmar que se mede a pressão arterial. Se essa foi tirada do Conselho, lame

  59. Serena disse:

    Concordo em gênero, número e grau. Têm muito médico ruim, mesmo nas capitais. Só sabem pedir exames e mais exames e com os resultados em mãos, receitam quilos de remédios inúteis.

  60. ContraOsAcadêmicos disse:

    Quais foram os resultados do brasil na era PT? Cultura, educação, artes, esporte, economia etc, tudo no fundo do poço. Por que só a medicina sobreviveria?

  61. Geraldo disse:

    O Exame REVALIDA tem que ser para TODOS, cubanos, venezuelanos, americanos e porque não os brasileiros?

  62. Jose disse:

    A OAB exige exame ( a maioria é reprovada) Por que não exigir de médicos???

    1. Emily deve ser formada em alguma Cuba da vida, ou seria na Bolívia ? Ou no paraguai ?

  63. Mendes disse:

    Se 40% dos Médicos Recém-Formados Não estão capacitados,como o BRASIL,os ABSORVE,igualando aos seus colegas qualificados? Algo mui GRAVE, precisa ser diagnosticado com ás Faculdades que os formam

  64. Alberto disse:

    Conclusão: mais uma lambança do PT no poder. Milhares de vagas em "universidades" de amigos, pra formar n°s de "médicos" pra falar em campanha eleitoral.

  65. Marcello disse:

    Mas médicos cubanos não precisam de teste?

    1. Não , Marcelo , a Dilma fez uma Lei em que os " médicos " Cubanos poderiam trabalhar no Brasil sem o Revalida , obrigatório a todos os diplomados no exterior , até brasileiros . Coisas dos petra

  66. Renata disse:

    É assustador pensar que um médico recém formado não saiba tratar uma crise de hipertensão ou uma de asma! Imaginem as trágicas consequências desse despreparo!

  67. Geraldo disse:

    O CRM está ansioso para fabricar uma ''mina se ouro'' igual ao Exame da OAB

    1. Exato! E o argumento é 'brilhante': resultado de exame facultativo em SP não é bom, então tem que criar um exame nacional obrigatório.

    2. Pois é... E lembrando que a prova da OAB não melhorou a qualidade dos advogados, mas criou mais uma indústria, monopolizada por uns poucos espertalhões. Cursos preparatórios, editoras... Só espe

  68. Giusti disse:

    Uma coisa d cada vez, pf. Não vamos aumemtar o problema com um bode na sala q já deveria ter sido resolvido há muito tempo. Agora querem consertar tdo d errado d uma vez, não dá.

  69. Paulo disse:

    Para os cubanos, tudo. Para os brasileiros, a lei! Não deveria exigir o cumprimento da lei em todos os casos? Pois é...

    1. São hipócritas! Com certeza esquerdistas que vivem de explorar a categoria. Fizeram vistas grossas com os cubanos por serem comunistas e propagadores da mentira de que a Medicina cubana ser maravilh

  70. Wagner disse:

    Eh ainda bem que não aprenderam a tirar a pressão do paciente só a sim nao os matariam mais rápido....

  71. Emily disse:

    Ah, tenham dó! Se os resultados do exame que a 'entidade' aplica não são bons, solução é melhorar os cursos de graduação, fechar os ruins.

  72. Kiko disse:

    Conselho não serve pra nada, pertenci ao CRC/CFC como Contador só paguei anuidade obrigado por lei, por quase 30 anos não obtive nada desses vagabundos

    1. São burocratas que vivem da categoria que dizem representar. Nosso país se tornou uma fábrica desses personagens. Esse é um dos motivos do nosso atraso.

  73. Brasil disse:

    🇧🇷 Esses 40% onde foram formados? Havendo consistência da procedência é preciso reavaliar a instituição...

  74. Daisy disse:

    O Teste deveria ser aplicado a todos os médicos, brasileiros ou não.

  75. CLAUDIO disse:

    Tá aí uma coisa que ia acabar com a farra de universidades que ganham rios de dinheiro formando médicos a "granel", sem utilidade nenhuma, pois não passam, pagos com nossos impostos através do

  76. PAULO disse:

    Pc. Hipocrisia. Não fizeram isso com os cubanos.

    1. Quando pensou-se em fazer eles foram embora. Esses medicosw brasileiros incompetentes bem que tambem poderiam ir junto ... ( CHEGA DE AÇOUGUEIROS !)

  77. Andrea disse:

    Deveria ser obrigatório o exame p médicos formandos tanto quanto das de inúmeras faculdades recentemente abertas ,provavelmente satisfazendo as necessidades / interesses dos políticos da ocasião

  78. Eder disse:

    Obs: o exame JÁ está sendo feito. É realizado a cada dois anos, ou seja, a cada mudança de ciclo no curso (básico, clínico, internato).

  79. REVOLTADO disse:

    Também o jornalista/assessor do Estadão seria reprovado! Pois não conseguiria "tirar" a pressão e, sem pressão, o paciente estaria morto! Melhor medi-la!

  80. CarlosM disse:

    Advogado só pode exercer a profissão se passar no exame da OAB. Então, acho recomendável que para exercer a medicina tenha que mostrar aptidão. Ou será que advogado é uma profissão mais nobre?

    1. Não fala isso. Tottofoli nunca passoukkkkkk

  81. Maria disse:

    É válido! Se as coisas andam dessa forma! Muito válido! O povo agradece!

  82. tokosakonalua disse:

    Qquer aparelhinho de pulso mede pressão. Se não souber nem isso, pode voltar para o vestibular. Agora se for burro não aprende mesmo

  83. Pensador disse:

    Quem "tira a pressão dos pacientes" são os cubanos... Tanta exigência dos brasileiros, tanta leniência dos cubanos - dois pesos e duas medidas...

  84. Marco disse:

    Construtivismo + Paulo Frere + aprovação continuada FHC + auto estima da ignorância nos anos PT = Gerações perdidas de incompetentes funcionais (nem-nem)

  85. ELOI disse:

    É certo sim fazer o exame. Se é para o brasileiro será para todos também! Esses vigaristas de esquerda terão de ser neutralizados no governo. Que fiquem, e assistam o fim da esquerda, mas calados