Contra a censura na internet

A censura à internet, aprovada pelo Congresso Nacional, tem de ser vetada por Michel Temer.

ABERT, ANER e ANJ emitiram uma nota, à qual O Antagonista se associa:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) consideram censura o dispositivo da reforma política aprovada pelo Congresso que permite a suspensão de conteúdo de informações e opiniões na internet sem prévia autorização judicial.

O Marco Civil da Internet estabelece que, somente mediante decisão judicial, é possível essa suspensão ou retirada de informações e opiniões.

As Associações condenam o discurso do ódio e a disseminação de informações falsas, no ambiente da internet ou fora dele, mas assinalam que o combate a esses males só pode acontecer dentro da legalidade.

A medida aprovada pelo Congresso é claramente inconstitucional, por se tratar de censura. As Associações esperam que o Poder Executivo vete o dispositivo aprovado e restabeleça a plena liberdade de expressão.

Leia também a nota da ABRAJI:

O Congresso aprovou nesta quinta-feira (5 out. 2017) alteração na lei eleitoral (9.504/97) que poderá silenciar as redes sociais durante a campanha de 2018.

O art. 57-B da lei, sobre propaganda na internet, poderá ter um novo parágrafo que obriga “aplicativo ou rede social na internet” a suspender publicação que tenha sido denunciada como “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido ou candidato”. Não se trata aqui de ação na Justiça Eleitoral ou representação ao Ministério Público, mas da simples denúncia que usuários bem e mal intencionados podem fazer em plataformas como o Facebook.

Após a “denúncia”, a suspensão tem de ser feita em no máximo 24 horas e o conteúdo não pode ser exibido até que o “provedor certifique-se da identificação pessoal do usuário que a publicou”. O Brasil não vive o fantasma de práticas tão explícitas de censura desde o fim da ditadura militar.

É factível imaginar dezenas de milhares de simpatizantes e apoiadores de uma candidatura denunciando todas as postagens dos partidários de outra. E vice-versa. Sites como o Facebook não teriam escolha senão suspender as postagens. O resultado seria um deserto informativo.

A Abraji considera a aprovação deste dispositivo uma grave ameaça ao regime democrático. Agora, apenas o veto do presidente Michel Temer pode garantir a liberdade de expressão na internet no pleito de 2018.

 

115 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Dizem que as instituições brasileiras estão todas funcionando democraticamente e sem pressões. Mas a qualidade de seus integrantes, com raras excessões, são de baixíssima qualidade moral, no caso do Congresso Nacional, e de notória parcialidade e evidentes interesses particulares e corporativos nos julgamentos, no caso do STF.

  2. Foi muito interessante ver o desespero da midia golpista com
    o pires na mão pedindo arrego àquele que é o maior algo de patifarias
    e fake news: Temer, para barrar o tal texto de censura. Sorte que ele é
    um democrata e não vai concordar com tal absurdo.

  3. TAMBÉM SOU GENTE E ESTOU TOTALMENTE SOLIDÁRIO
    contra i.s.s.o aí.
    NÃO É APENAS censura, mas como explicita Reinaldo – às 11:19
    é cortina de fumaça para esconder as PuTifarias destes
    bandidos salafrários xexelentos vagabundos incompetentes
    p.r.o.s.t.i.t.u.t.o.s (PROSTITUTOS, sim! – v. Dic.Houaiss-acp.4 !!! – está lá).
    repito o que alguns já disseram, NÃO É PLÀGIO,
    é meu Conceito também:
    os dedos das mãos são DEMASIADOS para contar os Honestos do dito ””congresso”” tupiniquim !!!!!!!
    e a LIBERDADE DE EXPRESSÃO que tanto apregoam,
    seus pulhas nojentos ?

  4. O Rodrigo Maia era o verdadeiro pai dessa criança. Podem pesquisar no YouTube o discurso de posse dele.
    O Temer veta e o Congresso vai aprovar outra coisa qualquer na surdina. Podem apostar.

  5. Por que toda vez que se referem a ditadura acrescentam a palavra MILITAR. Da uma passadinha nos USA pra eintir o que eh estado militarizado, no entanto aplaudido como democratico. Acho oportuno ateh por zelo politica dizer DITADURA DO PT, DO PMDB, DO PP, DO PSDB, DO PCDOB e por ai vai. Give a break.

  6. Gente o Áureo Ribeiro foi solicitado a incluir esta emenda unicamente para desviar a atenção e retirar da mídia as críticas ao Fundão, atenuando a reação popular ao assalto que o parlamento fez ao povo brasileiro, tirando dinheiro do investimento em educação, saúde, segurança e construção de aparelhos de socialização, para financiar o esbanjar das campanhas eleitorais. Foi incluída para ser vetada!

  7. Vamos nos recuperando aqui no BRASIL:
    Por um bom tempo o nosso problema foi exatamente
    o sufocante autoritarismo do PT.
    Mas em 2016 tivemos um enorme alívio.
    Nos libertamos da adstringente ideologia petista
    devido aos criativos movimentos de rua no ano passado.
    O MBL teve o seu papel empírico, em 2016!
    MBL [Movimento Brasil Livre]
    faz jus ao nome dessa sigla, sem dúvida.
    A diminuição do poder vigarista do PT com
    a saída de Dilma, em 2016, foi fortemente
    permitido devido ao MBL.
    Empírico, corajoso e pragmatista,
    o Arthur do “Mamãe Falei” ajudou enormemente
    a desconstruir o discurso ideológico
    do PT através do método socrático.
    Pelo menos MBL e o Arthur lutam contra
    o lixaço da doutrina
    petista (conhecida como petismo),
    lutam contra o brega, o barangismo petista,
    o mau gosto, o barangão do sertanejo universitário
    do petismo [inventado na Era Dilma-Lula],
    o cafona e lutaram contra o autoritarismo
    sufocante do PT
    e o Kitsch.
    «No reino do
    kitsch se pratica a ditadura do coração.»

    1. Perdoem-me os dignos comentaristas, mas só uma sociedade alienada, prostituída, ignara, permitiria que um bando de safados, distribuídos pelos três poderes (coitado do Montesquieu!) seguissem exaurindo os cofres da nação, ostensiva e descaradamente! Vergonha nacional e mundial!!!
      Mas como em nossa castigada pátria não há nem lei nem ordem nem progresso, ou reprisamos o período de exceção iniciado em 1964, ou afundaremos e chafurdaremos na fedorenta lama composta pela politicalha nacional!
      Quem viver, verá…

  8. Isto não é diferente do que acontecia no NAZISMO-
    onde a GESTAPO é quem decidia quem podia falar, e se a pessoa de identificasse ‘Sou descendente de Judeu’, era perseguida. A diferença é que a GESTAPO agora serão os políticos melindrosinhos que não aceitam ser criticados pelo povo (nos tornamos os novos judeus, no Brasil nazi-fascista dos velhacos da política)

  9. Eu falo faz tempo: Esses caras são sociopatas e sociopatas mesmo, não é brincadeira ou força de expressão. São maléficos e desalmados até o último fio de cabelo. Essa gente não se curva nunca, podem até recuar estrategicamente, mas voltam a carga tão logo seja favorável. Contra essas pessoas só a força bruta. Ingenuidade achar q pode ser diferente. COmeço não ver saída q não seja uma Intervenção Militar forte e Urgente para barrar de forma eficaz esses maléficos q tomaram conta do poder. Também temos q urgentemente acabar com o voto obrigatório e q o voto só possa ser exercido por maiores de 18 anos no mínimo. Para mim o voto deveria ser com idade mínima de 25 anos.

    1. Concordo. A política faz uma bela seleção destes psicopatas. Quanto maior a psicopatia, maior a influência política e os cargos.

  10. Isso chama-se “estupro”! O cidadão é currado e não pode abrir o bico! Isso sim é DITADURA! Os corruptos roubam, legislam em causa própria e ainda nos tiram o direito de espernear! País dos absurdos! Classe política hedionda, autoritária, como se fossem auto suficientes e independentes! QUEM NAO DEVE NAO TEMER!

    1. Está instalada por bandidos da pior categoria que existe, seria muito melhor que fosse instalada pelos MILITARES, homens sérios que sempre pensaram e trataram o Brasil como uma nação, e não como um PUTEIRO como ele está sendo tratado hoje pela CORJA de uns 15.000 membros que dominam uma nação de 230.000.000 de pessoas desamparadas, sem futuro enquanto o País estiver sob o comando desses BANDIDOS !!!

  11. Mais uma vez, a ABI não está entre os signatários de protestos…

    Cláusula de barreira de 1,5;
    Financiamento de campanha com recursos públicos; e
    Censura da |Internet (que entrou como jabuti, neste projeto).
    Trata-se da implementação do PROJETO PETRALHA de reforma política e censura dos ativistas que salvaram o Brasil da bancarrota e de uma ditadura bolivariana, na Internet.
    O PMDB banca, o que quer dizer que a velha parceria de pilhagem continua, nas próximas eleições.
    Estou doido para ver a lista de votação, porque tenho certeza que os tucanos apoiaram majoritariamente este projeto de lei do jeito que estava – o que aparentemente não tem explicação, mas se explica perfeitamente pelo fato de que tucanos e petistas não são tão diferentes quanto parecem e estão dando um abraço de afogados, no momento em que as investigações da Lava-Jato se precipita para os estados…

  12. Que tal, mais um golpe da DITADURA DO CRIME ORGANIZADO? Da DITADURA SOCIALISTA/COMUNISTA?
    Estão gostando??? Eles atingem a TODOS!
    Saboreiem a verdadeira DITADURA sendo implantada paulatinamente, em doses brandas, no Brasil!
    PRECISAMOS DA INTERVENÇÃO MILITAR PARA BARRAR, PRENDER E CONDENAR ESTES CRIMINOSOS QUE DOMINAM O BRASIL!
    INTERVENÇÃO MILITAR JÁ!

    1. Aprovadíssimo!!!!!
      Senti na pele, nas décadas de 60 e 70 em Porto Alegre, quando tínhamos que perseguir esses criminosos que, a partir de 2003, passaram a (des)governar a nação, a surripiar suas riquezas, a destruir a nação querendo impor um regime “a la Cuba”. Corremos com eles a ponta de baionete e de bala! Intervenção militar já e “sine die” para devolver aos civis que, nos últimos 14 anos, destruíram a nação. Vermes!!!!

  13. Foi o maior GOLPE dos BANDIDOS políticos em cima do povo brasileiro… Teria que vetar tudo que está nesta lei…..até O FUNDÃO…
    Agora não podemos esqucer ESTES POLÍTICOS BANDIDOS QUE votaram nesta lei……

  14. Tentando de novo:por que essas entidades de classe nãoentraram com uma ação direta de incosntitucionalidade, já que tem poderes para tal? Parece que estão apenas jogando para a torcida com tais notinhas.

  15. Uma pergunta: esses mesmos políticos que aprovaram uma emenda para censurar as redes, também liberaram suas próprias campanhas políticas nas redes.
    Como podemos fazer para bloqueá-los?
    Comunicamos que o conteúdo é impróprio e ofensivo também?
    Ou temos algum mecanismo de bloqueio automático para políticos invasivos?
    Chumbo trocado não dói.

    1. Boa! Vamos denunciá-los! Já que não precisa de ordem judicial, todo conteúdo relativo a essa corja será tirado do ar com uma simples denúncia se essa joça passar.

    2. Bora lá!
      Vamos atacá-los com suas próprias armas. Quero ver fazer campanha política sem as redes.
      Bloqueando políticos em 3,2,1…

  16. Agora vocês, Antagonistas, são contra a censura. Ontem, num post divulgado pela manhã, disseram que o Michel Temer tinha que calar os generais. Isso, para mim, é censura. Dá para vocês darem a real do que vocês estão querendo? Vocês são coerentes? Se o Lula faz qualquer coisa, vocês divulgam aqui. Querem a volta dele? Hoje de manhã só li posts, aqui, falando da candidatura do Lula. Depois dizem que ele será preso, condenado, etc… São a favor da censura aos generais, mas contra outras censuras, não pode… De fato, percebo de onde veio este nome do grupo de vocês: antagonistas… vem das inúmeras idéias antagônicas que estão expressando ultimamente.

    1. Tudo bem, mas esse discurso é vazio. Por que essas entidades não entraram como uma ação direta de incosntitucionalidade? Como entidades de classe, elas tem poder para tal.

    2. Quando você ver alguma matéria sobre os seguintes assuntos, poderá confiar nos jornalistas. Caso não sejam omitidos, são de esquerda.
      1. Comunismo no Brasil
      2. Foro de São Paulo
      3. Tática das tesouras de Lenin
      4. Marxismo
      5. Doutrinação nas escolas.
      6. Todos os partidos atuais são de esquerda e fingem que são opostos.

      Somente alguns tópicos, existem vários outros.

    3. Comparação infundada essa sua. Independentemente da nossa opinião sobre o governo, os generais são funcionários do governo e reportam ao Presidente da República. É mais ou menos como você estar no seu local de trabalho e sair xingando seus colegas – em tese, você pode fazer isso, mas não adianta reclamar se levar uma advertência do RH.

  17. As vezes penso que deva deixar como está. Percebi que quanto mais xingam na internet, nestes grupos de ZAP, etc…menos vai pras ruas. É tudo o que quero. Um povo queto. Então, se ficarem quietinhos nas ruas, podem espernear na internet. No entanto, acredito que brevemente o mundo inteiro irá controlar esse instrumento.

  18. Talvez tenhamos mesmo que chegar a um nivel de revolta muito grande para nos manifestarmos…o povo escuta tudo calado.Vamos reagir essas pessoas podres que estao no poder estao fazendo o que querem! Vamos lutar por um Brasil melhor!

    1. A apatia é tamanha que acredito que nem mesmo seria motivo para mobilização se os congressista aprovassem lei que os torna inimputáveis pela prática de crimes de qualquer natureza.

  19. Para que depender de um venal e aliciador que está no momento no balcão de negócios comprando escancaradamente congressistas para escapar de ser investigado, se essa emenda é inócua por ser flagrantemente inconstitucional? O stf está desmoralizado, mas ainda não chegou ao ponto de aceitar medidas inconstitucionais em prol da censura; ainda, é bom que se ressalte.

  20. Agora vocês, Antagonistas, são contra a censura. Ontem, num post divulgado pela manhã, disseram que o Michel Temer tinha que calar os generais. Isso, para mim, é censura. Dá para vocês darem a real do que vocês estão querendo? Vocês são coerentes? Se o Lula faz qualquer coisa, vocês divulgam aqui. Querem a volta dele? Hoje de manhã só li posts, aqui, falando da candidatura do Lula. Depois dizem que ele será preso, condenado, etc… São a favor da censura aos generais, mas contra outras censuras, não pode… De fato, percebo de onde veio este nome do grupo de vocês: antagonistas… vem das inúmeras idéias antagônicas que estão expressando ultimamente.

  21. Os bandidos desejam continuar agindo nas sombras. Não querem que saibamos dos crimes que cometem. A luz incomoda quem está acostumado com a escuridão. Não vão conseguir nos calar e não vamos também aceitar ter criminosos legislando para si e desejando implantar a censura.

  22. Com tanta irresponsabilidade e defesa da LIBERTINAGEM, em pouco tempo os 43% que são a favor da intervenção militar se tonarão maioria. Parece que a IMPRENSA também não entendeu o que a população de bem quer, quer o fim to PODE TUDO sem controle. Isto leva à irresponsabilidade, à promiscuidade, à corrupção.

  23. Gostaria que essa lei fosse levada as ultimas consequencias e pessoas fosse levadas a prisaõ nesse arremedo de uma falsa democracia que esconde um DITADURA que se faz mais feroz e vingativa a cada dia.
    .
    Só assim , talvez, as pessoas voltem a acordar e LOTAR AS RUAS!
    Devem estar esperando isso aqui ficar tão insuportável quanto a Venezuela
    .
    Esse Povo omisso e alienado não pagou o suficiente nesses 15 anos com Lula/Dilma e Temer. Tem que pagar muito mais ate acordar

  24. Quem legisla? É o legislativo.
    Quem executa? É o legislativo também.
    Quem pune? É ali, o legislativo.
    Algo semelhante a propaganda do posto de gasolina não é mera coincidência.
    Onde está a democracia mesmo?
    Mil vezes a intervenção militar.

  25. Quanta IGNORÂNCIA e mais uma vez a imprensa corporativista defendendo o direito à IRRESPONSABILIDADE. Criticam o voto ABERTO no legislativo, mas defendem aqui a publicação irresponsável e sem autor, é DISSO QUE SE TRATA.
    Uma coisa é censura, outra coisa MUITO DIFERENTE é controle e legalidade, senão vira ANARQUIA, no sentido mais pejorativo da palavra. Quer gostemos ou não quem propõe leis é o LEGISLATIVO, e quem julga se é inconstitucional ou não é o JUDICIÁRIO, isto se chama DEMOCRACIA.
    HIPÓCRITAS.

    1. Já existe um Marco Civil da Internet.
      E acho que você ainda não se ligou sobre o mau uso que se fará disso.
      Qualquer assessor de político vai comunicar as redes sociais para tirar as postagens, mesmo que não exista nada de ofensivo, sem necessitar de manifestação judicial para isso. Até provar que não existia, o conteúdo já era.
      Se isso não fere direitos civis, não sei o que mais é preciso.

  26. A censura da mídia é de interesse da petralhada. Veja se algum intelectual petralha vagabundo da Usp se manifestou contra? Lógico vai beneficiar à esquerda e esses inúteis continuaram recebendo sem trabalhar.

  27. Querem saber da atual democracia e censura que vivemos?
    Tente cobra de toda a mídia que informe sobre o Foro de São Paulo. Será bloqueado pelo Foice Buque.
    Tente compartilhar um post sobre intervenção. . O Foice buque limita o compartilhamento.
    Tente compartilhar algo sobre o Foro de São Paulo. O alcance do post fica limitado.
    Tente falar. Com algum órgão de governo. Você será perguntado sobre qual É a Sua Representatividade. Tipo, qual é sua tribo.

  28. Esses políticos estão ótimos: aprovam lei que parcela suas dívidas em 20.000 anos, outra que proíbe expor as suas falcatruas – pois seria discurso de ódio – outra, ainda, que obriga o povo a pagar suas campanhas. O que falta para que o EB entre em ação, apoiando as instituições, não para tomar o poder, que isso eles jamais farão.

  29. A Internet virou uma terra sem lei, onde pessoas protegidas pelo suposto anonimato espalham mentiras e discursos de ódio. A Internet deve ser controlada para que as pessoas só publiquem coisas boas.

    1. Coisas boas para quem? Se forem coisas boa para os politicos, darei o bom exemplo:
      Lula é, sem dúvida, o mais honesto do pRaneta. Só abaixo de Cristo seu bom exemplo.
      Temer, assim como Lula é movido apenas pelas boas intenções e por isso foi chamado por Lula para compor a chapa com Dilma, uma mulher honrada a toda prova.
      FHC, profundo reconhecedor dos méritos dos personagens anteriores, não poupa esforços para defende-los, pois justiça é o sobrenome de FHC.
      Enfim, o PT, PMDB, PP e PSDB, entre outros, não cometeram crimes, foram apenas lapsos e alguns breves desvios de conduta.
      Foras boa palavras, OU PRECISO enaltecer os envolvidos ainda mais?

  30. Se Temer não vetar, o STF pode ser acionado. Isto simplesmente não é legal, de nenhuma forma. Por falar nisto, alguém viu algum artista se manifestando contra “esta” censura? Vi ontem, num festival no Rio, eles se manifestando – manifestação que até acho legítima – contra a censura do prefeito às exposições, eu acho. Mas e quanto a censura nas mídias? É que Crivela não é de esquerda e a censura da mídia é de total interesse da esquerda corrupta. Adoram gritar que a Lava Jato é seletiva e eles manifestando apenas em causa própria. Vão acabar perdendo a pouca credibilidade que ainda tem. Precisamos continuar lutando pela nossa democracia! Veta, Temer!

  31. PROCUREM SABER O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM AS REDES COMUNITÁRIAS EM MALHA –> MESH NETWORKS <– PODERÁ SER ÚTIL EM UM PAÍS QUE VIVE AMEAÇANDO SEU POVO COM CONTROLES E CENSURAS, OU EM CASOS DE CATÁSTROFES, CONFLITOS E DESTRUIÇÃO DO SISTEMA FÍSICO DE COMUNICAÇÃO DA INTERNET.
    Ajuda aí Antagonistas.

  32. Esses são aqueles que fazem da política seu feudos. Quem ainda pensa que vive em uma democracia, deve ser feliz e parente de político. Uma pseodo democracia que confunde liberdade com libertinagem e ataca veementemente quem tenta jogar luz nesse Brasil 🇧🇷 obscuro

    1. Engraçado não? Lembra Henry Ford com a sua piada: qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto.

    1. PROCUREM SABER O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM AS REDES COMUNITÁRIAS EM MALHA –> MESH NETWORKS <– PODERÁ SER ÚTIL EM UM PAÍS QUE VIVE AMEAÇANDO SEU POVO COM CONTROLES E CENSURAS, OU EM CASOS DE CATÁSTROFES, CONFLITOS E DESTRUIÇÃO DO SISTEMA FÍSICO DE COMUNICAÇÃO DA INTERNET.
      Ajuda aí Antagonistas.

    2. Não, porque nem a China comunista consegue bloquear o sistema de comunicação em malha (MESH NETWORKS). Procurem saber o que é.

  33. É meus amigos, não era só os petralhas que queriam a lei da mordaça, a bancada dos pilantras evangélicos é o próximo inimigo.
    E é mais difícil de pegar esses pilantras, pois eles roubam legalmente com financiamento de trouxa

  34. Esse Congresso analógico Antigo Regime é o deserto dos tártaros. Não serve ao país. Não serve pra nada a não ser para seus próprios interesses ilícitos de garagem privativa. Deve ser extinto. Além de contumazes venais e corruptos foro privilegiado são ineptos trogloditas foro privilegiado. Se não for por bem STF Piaget irá por mal Pinochet. O tempo urge! General Mourão ruge…
    “As novas tecnologias nunca vêm sozinhas. É um pacote: mudanças tecnológicas seguidas de mudanças sociais, políticas e culturais”. Alvin Toffler, A Terceira Onda.

  35. Esse Congresso analógico Antigo Regime é o deserto dos tártaros. Não serve ao país. Não serve pra nada a não ser para seus próprios interesses ilícitos de garagem privativa. Deve ser extinto. Além de contumazes venais e corruptos foro privilegiado são ineptos trogloditas foro privilegiado. Se não for por bem STF Piaget irá por mal Pinochet. O tempo urge! General Mourão ruge.
    “As novas tecnologias nunca vêm sozinhas. É um pacote: mudanças tecnológicas seguidas de mudanças sociais, políticas e culturais”. Alvin Toffler, A Terceira Onda.

  36. BESTEIRA , QUE SÓ PODE TER SAIDO DA CABEÇA DAQUELES ASNOS CONGRESSISTAS .
    E SE A OUTRA PARTE SE RECUSAR A RETIRAR DO AR ???
    A QUESTÃO VAI PRA ONDE??? JUDICIARIO CLARO , SOLICITANDO O QUE ??? UMA ORDEM JUDICIAL …

  37. Depois de impedir as opiniões na internet o próximo passo será impedir passeatas.
    Esperem e verão, se bem que esse povo preferir colocar o cabresto e pagar mais impostos para a rapinagem continuar próspera!

  38. E a ditadura vai apertando a corda no pescoço desse povo marcado, ê ê, povo feliz.
    Fiquemos em casa até ser muito tarde! Nada de lotar as ruas todo fim de semana como na Coreia do Sul. Aquele é um povo estúpido e nós somos muito politizados e inteligentes, além de termos um orgulho (olimpico) justificado

  39. E não é que a reforma política acabou aprovando uma emenda que abre as portas para a censura? Aí dirá alguém: “Mas a Constituição proíbe tal expediente. É verdade! Vamos pensar:
    1: a Constituição não permite punição retroativa. E se fez isso com o Ficha Limpa. Boa parte da imprensa aplaudiu;

    2: a Constituição não prevê a punição de parlamentares com medidas cautelares. Foi o que se fez com Aécio Neves. Boa parte da imprensa aplaudiu;

    3: a Constituição não admite provas ilícitas. A ilicitude das produzidas contra Temer e Aécio é escancarada. Boa parte da imprensa aplaudiu;

    4: a Constituição não permite que o presidente da República, no curso do seu mandato, seja processado por atos que lhe são atribuídos quando ainda não chefiava a nação. A nova denúncia de Janot contra Temer se baseia em supostas ocorrências de quando ainda não era presidente. Boa parte da imprensa aplaudiu. Pois é agora o descalabro bate a sua porta e começa a gritaria, e a constituição, como podem fazer isso esses políticos? É assim mesmo enquanto os problemas estão nos vizinhos está tudo bem pode-se tudo, até rasgar a constituição, agora quanto bate na nossa porta comessa a gritaria.

  40. Rodrigo tá quietinho … capaz “que” o Temer caia do cavalo .
    É inconstitucional , não passa nem uma semana com produzindo efeito , já que vai ser suspensa liminarmente pele STF .. Pior é ver essa vontade de parlamentar de ser seu próprio juiz … já escrevi aqui no caso do Senado /Aecio , OLHA O FLERTE COM O REGIME DE EXCEÇÃO!!! Isso pode não acabar bem .

  41. Vamos aos fatos .; o autor dessa obra é o dep.Aureo, ex camelô em Caxias RJ . Não me parece embasado pra conduzir um tema dessa importância. Brincam com coisa séria .

  42. Faça uma boa ação, Temer: VETE ESSA ABERRAÇÃO QUE O CONGRESSO NACIONAL APROVOU.
    A primeira foi a extradição do Battisti; essa a segunda; a terceira, acabe com o horário eleitoral gratuito e a quarta, o horário de verão. E se puder, acabe com as votações malandras na madrugada pelos congressistas. Mas que seja determinante, sem o vai-e-volta-atrás costumeiro.

  43. O que esperar dos canalhas do congresso que querem continuar roubando incognitamente?
    Vamos aguardar um momento de lucidez do presidente para barrar essa aberração.
    Deus nos livre dessa gentalha!

  44. “As Associações condenam o discurso do ódio e a disseminação de informações falsas, no ambiente da internet ou fora dele, mas assinalam que o combate a esses males só pode acontecer dentro da legalidade”. Todo o anterior é perfeito e tem que ter todo o apoio, Antagonistas. Mas é engraçado agora ver vocês defender o devido processo legal com tamanha sanha. É muito engraçado, mesmo…

  45. Isso é um assunto que nem merece atenção ou discussão
    Evidente que é uma jabuticaba para desviar foco.
    Nao vao aguentar a proliferacao de blogs em outros paises nos quais eles nao tem o menor controle.