

Ricardo Lewandowski intimou a Corregedoria do Ministério Público Federal a informar ao STF, em até 60 dias, se existem ou se foram suprimidas correspondências entre a força-tarefa da Lava Jato e autoridades dos Estados Unidos e da Suíça dentro do acordo de leniência da Odebrecht.
Na semana passada, o ministro determinou a entrega dessas comunicações à defesa de Lula, mas o Ministério Público afirmou que não foi produzida nenhuma documentação sobre isso.
“Essa assertiva, salta à vista, não se afigura verossímil”, afirmou o ministro na nova decisão. “Tais hipóteses, no entanto, além de se mostrarem altamente improváveis, caso confirmadas, caracterizariam procedimento, no mínimo, heterodoxo”, escreveu em outro trecho.
Lewandowski libera ao STJ mensagens roubadas da Lava Jato
Autonomia do BC será julgada no plenário do Supremo
Lewandowski dá ao TCU acesso a mensagens roubadas da Lava Jato para investigar Moro
3 x 2 - Segunda Turma do STF arquiva denúncia contra quadrilhão do PP
Fux contraria Moro e determina 'livre distribuição' de ação contra uso de mensagens roubadas
O objetivo de Lula é apontar supostas irregularidades na cooperação com procuradores suíços e autoridades americanas e abater da multa cobrada de Lula valores já pagos pela Odebrecht.
Na decisão de hoje, Lewandowski criticou o juiz Luiz Antonio Bonat, por permitir que o MPF selecione os documentos do acordo de leniência da Odebrecht a serem liberados à defesa de Lula.
“Não deixa de causar espécie – considerado o elevado discernimento intelectual e preparo técnico que o exercício de funções judicantes e ministeriais pressupõe – o ostensivo descumprimento de determinações claras e diretas emanadas da mais alta Corte de Justiça do País, por parte de autoridades que ocupam tais cargos em instâncias inferiores. Esse fato reveste-se da maior gravidade, quando mais não seja porque coloca em risco as próprias bases sobre as quais se assenta o Estado Democrático de Direito”, afirmou.
Não deixa mesmo de causar espécie…
Se Flávio só pagou R$ 1,09 milhão, não poderia ter declarado quitação de R$ 2,87 milhões na escritura
O caminho até a mansão de Flávio Bolsonaro
Bolsonaro ri ao lembrar que previu suicídios na pandemia
'Vai comprar vacina! Só se for na casa da tua mãe', diz Bolsonaro
Bolsonaro dá chilique para acobertar mansão de Flávio