ACESSE

Covid-19: Bolsonaro envia a parlamentares relatório destacando governadores

Telegram

Em mais uma tentativa de empurrar para governadores e prefeitos a responsabilidade pelos mais de 100 mil mortos pela Covid-19, Jair Bolsonaro enviou a parlamentares um relatório em que destaca nomes de governadores e prefeitos dos locais com o maior número de novas mortes e novos casos confirmados da doença.

Segundo o Estadão, o documento enviado por WhatsApp é assinado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Seaf), subordinada à Secretaria de Governo de Luiz Eduardo Ramos, e usa dados do Ministério da Saúde.

O relatório destaca os “top 5” governadores com mais mortes e novos casos. A lista é liderada por João Doria, um dos principais adversários políticos de Bolsonaro, cujo estado, São Paulo, ultrapassou os 600 mil infectados e as 25 mil mortes.  O ranking de prefeitos é feito com base apenas no número de diagnósticos da doença.

Outros quatro governadores são citados no ranking de novos casos: Eduardo Leite (RS), Rui Costa (BA), Romeu Zema (MG) e Carlos Moisés (SC). No de novas mortes, depois de Doria, aparecem Zema, Leite, Ronaldo Caiado (GO) e Rui Costa.

A Seaf afirma que o documento visa “monitorar a disseminação da Covid-19 nos entes federativos para auxiliar na articulação do governo federal”, mas não explica o porquê dos nomes de governadores e prefeitos terem sido destacados.

Leia mais: O erro dos governadores na pandemia. Clique aqui para ler mais

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 75 comentários