Covid-19: Secretaria da Saúde de SP admite queda na testagem

Covid-19: Secretaria da Saúde de SP admite queda na testagem
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Em entrevista coletiva nesta segunda (30), o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, admitiu que alguns municípios paulistas apresentaram queda na testagem da Covid-19 e isso causou subnotificação no total de casos da doença nas últimas semanas.

Os dados apresentados pelo governo paulista hoje mostram alta de 12% nas mortes provocadas pela doença e de 7% nas internações nas últimas duas semanas –e queda de 14% no número de casos, situação que não é comum.

“O que observamos é que, em alguns municípios, houve uma diminuição da testagem”, declarou o secretário de Saúde.

“Até [há] poucas semanas, tínhamos 100 testes a cada 100 mil habitantes, mas recebemos uma notificação na semana passada de que chegamos a ter 68 testes a cada 100 mil habitantes. Isso não pode acontecer. Precisamos testar, testar e testar”, acrescentou Gorinchteyn.

Segundo o secretário, uma reunião com prefeitos marcada para esta terça-feira (1º) deve discutir a questão da testagem e as regras de endurecimento da quarentena.

Mais cedo, conforme publicamos, a gestão de João Doria ordenou que todo o estado retroceda para a fase amarela do plano de reabertura, devido ao aumento de casos de Covid-19.

Mais lidas
  1. Mensagens de WhatsApp revelam que militares bolsonaristas perderam a chance de comprar vacinas

  2. Huck 2026?

  3. "Não faltam pacientes nas UTIs que tomaram cloroquina"

  4. Carluxo sem imunidade

  5. Doria volta a provocar Bolsonaro: "Nós precisamos de mais vacinas"

Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 4 comentários
TOPO