Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Covid: ButanVac é eficaz contra variantes alfa, beta e gama, diz estudo

Foram testadas 2 versões da vacina em camundongos e hamsters; outra pesquisa está em andamento para avaliar o desempenho do imunizante contra a delta
Covid: ButanVac é eficaz contra variantes alfa, beta e gama, diz estudo
Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

A ButanVac demonstrou eficácia contra as variantes alfa, beta e gama durante estudos pré-clínicos, revela uma pesquisa publicada na revista científica Nature Communications. Os trabalhos foram conduzidos por cientistas do Instituto Butantan, da Escola de Medicina Icahn do Hospital Mount Sinai, em Nova York, da Universidade de Maryland, e de pesquisadores do Vietnã e da Tailândia.

Foram testadas duas versões da vacina contra a Covid, produzida no Brasil pelo Butantan, em camundongos e hamsters. A primeira utiliza o vírus inativados para administração intramuscular. Já a segunda versão usa o vírus vivo e sua aplicação é via intranasal.

“Foi observado que camundongos e hamsters vacinados com a NDV-HXP-S [nome internacional da Butanvac] desenvolveram fortes respostas de anticorpos que não apenas neutralizaram o coronavírus SARS-CoV-2, mas também neutralizaram as variantes”diz o estudo.

Os testes pré-clínicos antecedem a fase de testes em humanos. Outro estudo está em andamento para avaliar a eficácia da vacina contra a variante delta, que ainda não havia sido detectada quando a pesquisa começou.

Mais notícias
TOPO