Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Covid: infecções caem, mas ainda não há contenção da pandemia, diz Fiocruz

Covid: infecções caem, mas ainda não há contenção da pandemia, diz Fiocruz
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 divulgado nesta quarta, 28, pela Fiocruz aponta queda no número de casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos no Brasil. Os valores, porém, continuam em patamares críticos, registra o Estadão.

O boletim analisou dados referentes à Semana Epidemiológica 15, de 18 a 24 de abril. A taxa de letalidade da doença no país também preocupa: ela estava em 2% no final de 2020, aumentou para 3% em março e agora subiu para 4,4%.

O número de casos de Covid diminuiu a uma taxa de 1,5 % ao dia, enquanto o de óbitos foi reduzido a uma taxa de 1,8 % ao dia, “mostrando tendência de ligeira queda, mas ainda não de contenção da epidemia”, segundo os pesquisadores.

Em relação à taxa de ocupação de leitos, chamam a atenção as reduções em Rondônia (de 94% para 85%) e no Acre (de 94% para 83%), ainda que ambos continuem na zona de alerta crítico.

Os especialistas também alertam, porém, para as dificuldades de testagem, que  impedem conhecer com precisão o avanço da pandemia e a real taxa de letalidade provocada pela doença.

Leia mais: Assine a Crusoé e apoie a o jornalismo independente.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO