Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Covid: prefeitura de SP libera 'xepa' da vacina para maiores de 18 anos

Medida valerá nos postos de saúde da capital paulista já a partir desta sexta (18); interessados precisam se inscrever na lista de espera da unidade mais próxima de suas casas
Covid: prefeitura de SP libera xepa da vacina para maiores de 18 anos
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo liberou a inscrição de todas as pessoas com mais de 18 anos de idade, mesmo sem comorbidades, na fila por doses remanescentes de vacina contra a Covid, a “xepa”, nos postos de saúde da capital paulista.

Anunciada no fim da tarde desta quinta-feira (17), a medida passará a valer já a partir de amanhã (sexta-feira, 18).

As doses da xepa são aquelas que sobram em frascos de vacina que foram abertos, mas não aplicados no público-alvo em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde. O objetivo da ação é evitar desperdício de imunizantes.

Uma vez abertos os frascos, as doses vencem depois de seis horas (AstraZeneca/Oxford e Pfizer) ou oito horas (Coronavac).

Para se inscrever nas listas de espera, o interessado precisa procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e informar dados pessoais e um telefone para contato. Caso sobre vacina, o posto de saúde entra em contato, e o candidato terá de ir imediatamente.

Em algumas UBS paulistanas, informa o Agora São Paulo, a lista da xepa tem até 6.000 pessoas na fila.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO