Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

CPI da Covid: o que esperar do depoimento com as vítimas do novo coronavírus

Nesta segunda-feira, os parlamentares ouvirão representantes de cinco regiões do país, além do presidente da ONG Rio de Paz
CPI da Covid: o que esperar do depoimento com as vítimas do novo coronavírus
Foto: Pedro França/Agência Senado

A CPI da Covid (foto) realiza hoje, às 10h30, uma audiência pública com representantes de vítimas do novo coronavírus ao longo da pandemia.

Serão ouvidos pelos senadores Mayra Pires Lima, Giovanna Gomes Mendes da Silva, Katia Shirlene Castilho dos Santos, Rosane Maria dos Santos Brandão e Arquivaldo Bites Leão Leite.

Os senadores escolheram um representante de vítima por região: Mayra Pires é enfermeira e irmã de uma pessoa que morreu após o colapso da falta de oxigênio no Amazonas; Giovanna Mendes tem 19 anos, é maranhense, perdeu a mãe e agora tem a guarda da irmã menor, de 10 anos; Katia Shirlene, natural de São Paulo, perdeu o pai e a mãe e seus familiares ficaram internados em unidades da Prevent Senior; Rosane Brandão é gaúcha e perdeu o marido, que era professor da Universidade Federal de Pelotas e Arquivaldo Leite, de Goiás, está com graves sequelas.

Além deles, a CPI vai ouvir hoje Antônio Carlos Alves de Sá Costa, fundador da ONG Rio de Paz e o taxista Márcio Antonio Silva, que perdeu o filho para o novo coronavírus.

Para esta segunda-feira, estava previsto o depoimento de um dos representantes da Comissão Nacional de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) Nelson Mussolini. A CPI desistiu do depoimento de Mussolini após O Antagonista revelar, na sexta-feira passada, que ele é presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e integrante da Confederação Nacional da Indústria.

Por essa razão, os senadores entenderam que ele pouco contribuiria nas investigações relacionadas a uma possível intervenção de Jair Bolsonaro nas decisões do Conitec relacionada à prescrição de cloroquina.

Assim, a CPI decidiu agendar para terça-feira o depoimento de um outro integrante da Conitec: Elton da Silva Chaves, representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde no colegiado.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO