Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

CPI da Covid: o que esperar do depoimento de Osmar Terra

Os senadores vão questionar o deputado sobre sua participação no "Ministério da Saúde paralelo" e como ocorreu o aconselhamento a Bolsonaro
CPI da Covid: o que esperar do depoimento de Osmar Terra
Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) deve prestar depoimento, hoje às 9h, à CPI da Covid. Como sua convocação foi convertida em convite pelo presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), o parlamentar não é obrigado a comparecer à sessão com os senadores.

Entre os integrantes do G7 – grupo de parlamentares de oposição e independentes – a expectativa é que Terra apareça para defender o governo e seus posicionamentos a favor do “tratamento precoce”. O deputado federal é apontado por integrantes da CPI como um dos principais integrantes do “Ministério da Saúde paralelo”, responsável por recomendar medidas contra Covid que já foram descartadas pela ciência, como a prescrição de cloroquina.

Durante a sessão de hoje, os senadores pretendem questionar Terra sobre sua participação em reuniões no Palácio do Planalto e como ocorreu o aconselhamento a Jair Bolsonaro ao longo da pandemia de Covid.

Leia as principais perguntas que devem ser feitas a Osmar Terra na CPI da Covid, conforme apurou O Antagonista:
– As reuniões do “Ministério da Saúde paralelo” eram sistemáticas? Quem participava desses encontros?
– Quantas vezes Osmar Terra esteve com o presidente da República para falar de políticas de enfrentamento à pandemia?
– O presidente Jair Bolsonaro pediu orientações ou conselhos? Que tipo de aconselhamento era solicitado por Bolsonaro?
– Osmar Terra teve algum contato com os filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro ou  o deputado Eduardo Bolsonaro, para dar aconselhamento no combate à pandemia?
– Qual foi a real participação de Carlos Wizard e Nise Yamaguchi no “Ministério da Saúde paralelo”?
– Quais foram os estudos usados por Osmar Terra para embasar suas previsões sobre o número de casos e mortos ao longo da pandemia?
– Osmar Terra ajudou a sabotar as ações do Ministério da Saúde ainda durante a gestão Luiz Henrique Mandetta? Houve interesse do deputado em assumir o ministério?
– Bolsonaro fez algum convite para que Osmar Terra assumisse o Ministério da Saúde?

Mais notícias
TOPO